Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem diversos motivos para redirecionar um URL e algumas formas básicas de fazê-lo. Para um website com um grande tráfego de acesso e bons resultados em um mecanismo de busca, mas que precisa alterar seu endereço de domínio, o redirecionamento é uma boa opção durante o período de transição. O tráfego ainda vai ser redirecionado para o domínio antigo, mas ele será redirecionado automaticamente para o URL novo. Com o tempo, ao passo em que os mecanismos de busca atualizam seus bancos de dados, o domínio novo vai receber seu próprio resultado de busca. Um redirecionamento também pode fazer com que diversos URLs sejam direcionados para um único website e encurtar um endereço URL muito complexo. Os métodos de redirecionamento de um URL dependem do código no qual o website foi programado e no seu nível de experiência e confiança para editar esse código.

Método 1
Método 1 de 4:

Codificando um redirecionamento .htaccess 301

Baixe em PDF
  1. Isso é necessário para continuar com o método ".htaccess" — verifique com a empresa que hospeda seu site caso não tenha certeza.
  2. O arquivo ".htaccess" é usado pelos servidores web para verificar informações de como lidar com erros, segurança e pedidos de redirecionamento de um site. Verifique o diretório raiz (onde todos os arquivos do site são armazenados) e baixe esse arquivo para editá-lo.
  3. Caso ele não exista no diretório raiz, você pode criá-lo usando um aplicativo como o "Bloco de Notas" (ou outro editor de texto parecido). O código para o arquivo encontra-se no próximo passo.
    • Ao salvar o arquivo, ele precisa começar com um ponto (".").
    • Observe que esse arquivo não possui uma extensão final (como ".com" ou ".txt").
  4. Cole o seguinte código no arquivo de texto ".htaccess ": . redirect 301 /old/URLantiga.com http://www.URLnova.com
    • No código, "URLantiga.com" representa o endereço da página da qual os visitantes precisam ser redirecionados, enquanto "http://www.URLnova.com" representa o endereço para o qual eles devem ser redirecionados.
    • Deve haver exatamente um espaço entre "URLantiga.com" e "http://"
    • Não adicione o prefixo "http://www" ao URL antigo na primeira parte do código! [1]
    • O código "301" é mais comumente usado em sites redirecionados, e significa "movido permanentemente". Pesquise os demais códigos "300" para aprender sobre suas funções.
  5. Defina o novo URL de destino. Altere "http://www.URLnova.com" para o endereço do domínio para o qual deseja redirecionar seus visitantes.
  6. Altere o menu suspenso "todos arquivos" e salve o arquivo como ".htaccess" e sem extensão.
  7. Renomeie quaisquer arquivos "htaccess" ou "html" com os mesmos nomes para criar uma cópia de segurança. Por exemplo, use o nome ".htaccessbackup" para poder encontrar e reconhecer o arquivo no caso de você restaurar um código anterior.
  8. Após modificar o código, é preciso enviar o arquivo de volta para que o URL antigo possa lê-lo e executar o redirecionamento conforme programado.
  9. Abra uma nova janela de navegação privada e digite o nome do domínio antigo. Caso tenha feito tudo corretamente, você vai ser redirecionado para o site novo. [2]
    • O uso de uma janela privada garante que o navegador de internet acesse o novo redirecionamento, e não o cache (dados salvos para ajudar as páginas mais acessadas a serem carregadas mais rapidamente).
    • Em vez disso, você também pode limpar o cache do seu navegador de internet por meio do menu de preferências. Para obter maiores informações de como fazê-lo, clique aqui .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando um serviço de redirecionamento

Baixe em PDF
  1. Caso não esteja seguro o bastante de suas habilidades de edição de código, ou apenas queira redirecionar um URL sem codificar arquivos, existem diversos serviços de redirecionamento disponíveis, e seu hospedeiro web pode ter algum deles. Muitas empresas de hospedagem de sites oferecem serviços de redirecionamento e suporte para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Verifique os serviços do seu plano atual ou entre em contato com a empresa para saber quais são as opções disponíveis.
  2. Caso o hospedeiro web não ofereça o serviço de redirecionamento, existem muitas outras opções disponíveis. Dependendo das suas necessidades, você pode conseguir fazê-lo de graça. [3]
    • Muitos serviços permitem opções de configuração para o redirecionamento, como o tipo (permanente ou temporário) ou se os parâmetros de consulta serão redirecionados também.
    • Poucas dessas opções permitem o encaminhamento de links HTTPS (seguros).
  3. Geralmente, eles possuem uma interface bastante amigável e podem guiá-lo por cada passo de todo o processo.
    • Observação: em alguns casos, você ainda vai precisar ser capaz de editar os registros do DNS ( Domain Name System — Sistema de Gerenciamento de Nomes) dos nomes de domínio que quiser redirecionar. Eles podem ser acessados pelo hospedeiro web.
  4. O provedor de redirecionamento de terceiros vai avisar se isso é necessário, e você pode acessar e editar esses registros diretamente pela conta do seu hospedeiro web.
    • As instruções para editar os registros do DNS neste passo variam de acordo com o serviço usado, mas geralmente tanto o serviço de redirecionamento quanto o hospedeiro web fornecem instruções muito fáceis de serem seguidas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando um comando meta

Baixe em PDF
  1. Este é um método diferente que envolve a alteração do código da página diretamente; para isso, vai ser preciso baixar os arquivos associados com o URL que vai ser redirecionado.
    • Saiba que, na maioria dos casos, usar um comando meta não é ideal para o seu redirecionamento. As páginas web com código meta geralmente são filtradas pelos mecanismos de busca, visto que essa é uma técnica de spam conhecida.
  2. Use o "Bloco de Notas" ou um editor de texto parecido para abrir o código da página. Como medida de segurança, salve um backup ou crie uma cópia antes de editar o código.
    Publicidade

Altere o código. O código meta é inserido após a tag "head" (<head>) no código da página. Digite: . <META http-equiv="refresh" content="0;URL=http://www.sitenovo.com/urlnovo.html">

  1. 1
    • Existe exatamente um espaço em branco entre "refresh" e "content".
    • O "0" é o tempo em segundos antes que o redirecionamento aconteça.
    • "www.sitenovo.com/urlnovo.html" é o URL específico para o qual a página vai ser redirecionada.
    • Também é possível criar uma mensagem de erro personalizada ou um aviso informando que o site foi movido, mas isso pode atrair uma atenção indesejada para o redirecionamento! [4]
  2. Caso esteja redirecionando o tráfego de um URL antigo, é provável que outras mudanças também assumam o lugar do código URL (como a remoção do conteúdo do site). O importante é que agora o código URL contém o código de redirecionamento meta.
  3. Digite o URL diretamente no navegador de internet ou use um mecanismo de busca para encontrá-lo. Agora, a página deverá ser redirecionada imediatamente para o novo URL específico no código sem nenhuma mensagem ou interrupção durante esse processo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando outras linguagens de programação

Baixe em PDF
  1. Para cada linguagem de programação, o código de redirecionamento apropriado pode ser um pouco diferente. Caso não tenha certeza, entre em contato com a empresa que hospeda seu site e solicite essa informação.
  2. Existem diferentes comandos e opções disponíveis para cada linguagem. Uma busca rápida na internet provavelmente vai resultar nos códigos apropriados para o seu site.
    • Por exemplo, é fácil procurar e encontrar os códigos para os redirecionamentos on-line em PHP ASP, ColdFusion e Javascript. [5]
  3. Após encontrar o código correto, sua implementação vai ser bem parecida com os métodos descritos neste artigo. Por fim, sempre teste o redirecionamento acessando o URL antigo para ver se tudo está funcionando como planejado.
    Publicidade

Dicas

  • Os usuários do "FrontPage" (uma ferramenta de gerenciamento de website que já foi muito popular) precisam modificar os arquivos ".htaccess" nas subpsatas "_vti_bin", "_vti_bin", "_vti_adm" e "_vti_aut".
  • Embora alguns websites usem uma página de aviso explicando a mudança do URL juntamente com um link para o redirecionamento, essa forma de redirecionamento manual é menos eficiente e pode custar ao novo site um grande número de visitantes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 077 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade