Baixe em PDF
Baixe em PDF
O alto uso de processamento pode ser sinal de diferentes problemas. Se um programa estiver consumindo todo o seu processador (também conhecido como CPU, do inglês Central Processing Unit ), sinal de que ele não está se comportando como deveria. O problema também pode ser causado por uma infecção, que deve ser resolvida o quanto antes. Outro possível motivo para a lentidão pode ser um hardware defasado que precisa de atualização. Vamos lá?
Passos
-
Pressione . Ctrl + ⇧ Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas. Trata-se de um programa que monitora todos os processos e softwares sendo executados no computador no momento.
-
Clique na aba . Processos para exibir todos os processos sendo executados no PC.
-
Clique na coluna "CPU" para filtrar os processos quanto ao uso atual de processamento.
-
Identifique os processos que mais consomem o processamento do computador. Normalmente, haverá um próximo do máximo, entre 90% e 100%. Também é possível que existam vários programas usando valores altos de processamento.
- Os jogos e programas de edição costumam usar 100% da CPU ao serem executados. Trata-se de um comportamento normal, pois tais softwares são projetados para serem usados isoladamente no computador.
-
Grave o nome dos processos. Assim, você poderá pesquisá-los na internet para descobrir como impedir o alto uso de processamento.
- No Windows 8, você verá o nome completo do programa em vez do nome do processo no sistema. Assim, vai ser muito mais fácil descobrir qual o programa problemático.
-
Selecione o software problemático e clique em . Encerrar Processo . Uma janela de confirmação perguntará se você deseja mesmo interromper o programa.
- No Windows 8, clique no botão Encerrar Tarefa .
- Forçar o encerramento de um programa fará com que perca o progresso não salvo. Ao encerrar um processo do sistema, o computador pode acabar travando e precisar ser reiniciado.
- Não é preciso encerrar o item "Tempo Ocioso do Sistema". O valor de uso de processamento dele na verdade é negativo, identificando o uso liberado do processador.
- Se estiver com dificuldade para encerrar um programa, experimente métodos mais avançados.
-
Descubra como proceder no caso de um programa problemático. Faça uma pesquisa na internet com o nome do processo que encerrou para descobrir qual a utilidade dele e como mantê-lo sem usar 100% da CPU. Existem algumas opções diferentes para se evitar o problema: [1] X Fonte de pesquisa
- Desinstale o programa se ele não for necessário.
- Reinstale ou atualize o programa para corrigir possíveis bugs que estejam causando o consumo excessivo de processamento. Essa pode ser uma solução rápida e fácil para o seu problema.
- Impeça o programa de ligar junto com o computador. Caso o software esteja deixando a inicialização do micro lenta, mas ainda precise dele instalado, você pode impedir que ele seja aberto junto com o sistema.
- Escaneie o sistema em busca de vírus e malwares. Caso a pesquisa na internet informe-o de que o programa encerrado é malicioso, é melhor removê-lo usando um antivírus ou antimalware. O processo pode ser complicado e, dependendo do caso, pode ser necessário reinstalar o sistema. Clique aqui para aprender a remover um vírus e aqui para aprender a remover malwares e adwares. [2] X Fonte de pesquisa
-
Confira as configurações de energia (apenas para notebooks). Caso o seu note não esteja conectado a uma tomada, é possível que o computador esteja rodando com menos potência para poupar energia. Adapte as configurações de energia para aumentar a capacidade do processador, mas saiba que isso reduzirá a carga da bateria drasticamente.
- Abra o Painel de Controle e selecione "Opções de Energia". Se a opção não estiver visível, clique em "Hardware e Som" -> "Opções de Energia".
- Clique na opção "Exibir planos adicionais" para expandir a lista.
- Selecione a opção "Alta performance" para desbloquear toda a capacidade do processador.
-
Faça um upgrade de hardware caso esteja com dificuldade para rodar programas. Se você está usando 100% do processador com frequência e nenhum programa é culpado, talvez seja preciso trocar algumas peças do computador.
- Habilite o Ready Boost para usar um pen drive como memória disponível no sistema.
- Aumente a quantidade de RAM no computador para que o processador não fique tão sobrecarregado.
- Instale um novo processador, mais adequado para suas necessidades.
Publicidade
-
Abra o Monitor de Atividade. Ele está localizado na pasta Aplicações. Outra opção seria clicar no menu "Ir" e selecionar "Utilitários". [3] X Fonte de pesquisa
- O monitor exibe todos os processos ativos no Mac.
-
Clique na coluna "CPU". Assim, você organizará os processos com base no uso atual de processador.
-
Identifique os processos que mais consomem o processamento do computador. Normalmente, haverá um próximo do máximo, entre 90% e 100%. Também é possível que existam vários programas usando valores altos de processamento.
- Os programas de edição de mídia costumam usar 100% do processador ao serem rodados, principalmente quando se está gravando ou renderizando alguma coisa. Esse comportamento é normal, pois tais programas são projetados para aproveitar ao máximo o processamento da máquina.
-
Identifique o nome do processo problemático. Assim, vai ser mais fácil pesquisá-lo na internet para aprender a evitar que o problema se repita.
-
Selecione o processo e clique em "Encerrar Processo". Uma janela de confirmação perguntará se deseja realmente fazer isso.
- Ao forçar o fechamento de um programa, você perderá os progressos não salvos dele. Ao forçar o fechamento de um processo do sistema, o seu computador pode travar e precisar ser reiniciado.
- Se estiver com dificuldade para encerrar um processo, experimente métodos avançados .
-
Descubra como proceder no caso de um programa problemático. Faça uma pesquisa na internet com o nome do processo que encerrou para descobrir qual a utilidade dele e como mantê-lo sem usar 100% da CPU. Existem algumas opções diferentes para se evitar o problema:
- Desinstalar o programa, caso ele seja desnecessário; esse pode ser o jeito mais fácil de manter o sistema fluindo bem.
- Reinstale ou atualize o programa para corrigir possíveis bugs que estejam causando o consumo excessivo de processamento. Essa pode ser uma solução rápida e fácil para o seu problema.
- Impeça o programa de ligar junto com o computador. Caso o programa esteja deixando a inicialização do micro lenta, mas ainda precise dele instalado, interrompa a inicialização automática dele.
- Escaneie o sistema em busca de vírus e malwares. Caso a pesquisa na internet informe-o de que o programa encerrado é malicioso, é melhor removê-lo usando um antivírus ou antimalware. Os vírus não são muito comuns no Macintosh, mas eles existem. O adware é um problema bem mais comum que acaba sobrecarregando o processador. Para resolver a situação, experimente o AdWare Medic, um software gratuito que pode ser baixado em adwaremedic.com .
-
Remova arquivos da área de trabalho. O Mac gerará pré-visualizações para todos os arquivos disponíveis, o que pode sobrecarregar o computador rapidamente e causar uso máximo do processador, dependendo do número de arquivos na área de trabalho. Ao mover os itens para pastas, você só sobrecarregará a CPU quando abrir o Finder. [4] X Fonte de pesquisa
-
Faça um upgrade de hardware caso esteja com dificuldade para rodar programas. Se está usando 100% do processador com frequência e nenhum programa é culpado, talvez seja preciso trocar algumas peças do computador. No caso do Mac, as opções são um pouco mais limitadas, mas aumentar a quantidade de RAM pode ser útil.
- Clique aqui para obter mais instruções sobre como adicionar mais memória RAM ao seu Mac para reduzir a carga sobre o processador.
Publicidade
Referências
Publicidade