PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo mundo fofoca de vez em quando. Entretanto, pode ser muito doloroso descobrir que tem alguém falando mal de você pelas suas costas. Para descobrir se tem um amigo ou um colega fofocando a seu respeito, aprenda a prestar atenção no que dizem e como agem. Com isso, você pode decidir dar um fim no mexerico pelas suas costas e melhorar o seu relacionamento na escola ou no trabalho.

Método 1
Método 1 de 3:

Ouvindo as palavras do suspeito

PDF download Baixe em PDF
  1. Preste atenção em como a pessoa suspeita se comporta cara a cara. Quem fala pelas costas, geralmente, fica irritado ou desconcertado quando está de frente para a vítima. Eles podem acabar expressando esses sentimentos por meio de alfinetadas e elogios sarcásticos. [1]
    • Ainda que a pessoa venha a negar o que disse – acrescentando um “Foi brincadeira”, por exemplo –, o fato é que ela está tendo dificuldades em esconder os sentimentos.
    • Um bom exemplo de elogio sarcástico é: “Parabéns por passar no vestibular... ouvi dizer que a faculdade é boa, para uma particular”.
  2. Quem fala mal dos outros pelas costas faz de tudo para esconder os sentimentos. Fazer perguntas a um suspeito pode ajudá-lo a descobrir se ele está escondendo algo. Se ele não quiser responder ou parecer estar mentindo sobre a resposta, pode ser que ele tenha destilado o veneno pelas suas costas. [2]
    • Quando perceber que tem alguém nervoso com você ou com o seu desempenho em algum trabalho, pergunte: “Tem algo errado?”. Se ignorarem a sua pergunta ou disserem que não querem conversar a respeito, pode ser que já tenham falado sobre isso com outra pessoa.
  3. Procure um amigo de confiança para saber se ele desconfia de que tenha alguém falando mal pelas suas costas. Deixe claro que, se decidir enfrentar o culpado, não envolverá o amigo no assunto. Diga que seu interesse é apenas saber o que fez de errado para estarem falando mal de você, pois isso tem o magoado muito.
    • Fale, por exemplo: “Acho que a Lúcia está falando mal de mim pelas costas, você está sabendo de alguma coisa? Pode deixar que eu não vou dizer a ela quem me contou. Só quero saber o que eu fiz para deixá-la brava.”
    • É muito importante honrar a confiança do seu amigo e não o envolver no seu problema. Não é justo que ele também acabe sendo vítima de rumores e da ira dos outros por ter confiado em você.
  4. Quem fofoca para você de outras pessoas também fala mal ao seu respeito pelas costas. Caso tenha identificado amigos assim em seu círculo, distancie-se deles. Da próxima vez que alguém vier fofocar de outra pessoa para você, diga, educadamente, que não quer ouvir.
    • Fale, por exemplo, mais ou menos assim: “Sabe, eu acho muito indelicado falar mal das pessoas que não estão presentes para se defender. Não gostaria que alguém fizesse isso comigo, e você?”
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Avaliando as ações do suspeito

PDF download Baixe em PDF
  1. E mais, veja se as pessoas dentro dele fazem contatos visuais rápidos e desconfortáveis entre si antes de ficarem quietas. Quando chegar, eles deverão evitar fazer contato visual com você, pois quem fala pelas costas dos outros tende a ser covarde e evitar um confronto direto com a vítima. Em resumo, eles ficarão desconcertados quando forem interrompidos pela pessoa de quem estavam falando mal.
  2. Normalmente, quem fala mal pelas costas dos outros costuma ter dificuldades para esconder os sentimentos negativos que carrega. Desse modo, eles podem querer influenciar pessoas de confiança como o chefe ou o professor da vítima, para que eles também passem a demonstrar os mesmos sentimentos negativos. Por isso, caso perceba que alguém influente começou a tratá-lo diferente, saiba ouviram falar mal de você. [3]
    • Por exemplo, se o seu chefe preferiu confiar um projeto seu para outra pessoa, procure ir mais fundo nessa história.
  3. Os principais sinais que a pessoa demonstrará são: evitar contato visual, sair do recinto quando perceber a sua presença e fingir não o ver. Procure também por sinais de que estão o ignorando nos meios eletrônicos. Se alguém que mandava mensagens regularmente ou ligava com frequência parar abruptamente, significa que tem caroço nesse angu. A pessoa pode estar se sentindo culpada por falar mal pelas suas costas ou estar tentando dizer que está zangada. [4]
    • Se tiver coragem, teste a teoria. Quando suspeitar que tem alguém falando mal pelas suas costas para um grupo, aproxime-se rapidamente e sente-se. Se o suspeito se levantar e sair do local, a teoria estará confirmada. A sua atitude também servirá para deixar claro para todos que você não será intimidado.
  4. Quem costuma andar com pessoas que não vão com a sua cara, pode acabar sendo influenciado. Caso perceba que um amigo começou a andar com quem não gosta de você, conclua que ele pode estar falando mal pelas suas costas e se esforçando para deixá-lo magoado. [5]
  5. Observe se tem algum amigo que esconde o celular quando você se aproxima ou fica incomodado quando percebe a sua tentativa de ver com quem estão trocando mensagens. Quem fala mal dos outros pelas costas costuma ficar com medo de ser descoberto. Por isso, esconder o celular pode querer dizer que eles andaram falando mal de você pelas costas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo com que a pessoa pare de falar pelas suas costas

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas que costumam demonstrar comportamentos desagradáveis são, no fundo, inseguras. Portanto, saiba que as palavras maldosas ditas contra você estão descrevendo, na verdade, a própria pessoa que as disse. Tente seguir em frente e ignorar o que estão dizendo para não acabar enaltecendo a atitude errada. [6]
    • Para se sentir melhor e mais valorizado, passe mais tempo com os seus amigos de verdade e a sua família.
  2. É muito fácil começar a imaginar coisas quando não se conhece uma pessoa muito bem ou quando se está mal por algo que fez. Não se deixe levar por esses pensamentos paranoicos sem ter, de fato, provas para comprovar que tem alguém falando mal de você. Quando estiver se sentindo paranoico, dê uma volta ou respire profundamente várias vezes para se acalmar. [7]
  3. Sentir-se culpado pode ser um sinal de que algo não vai bem consigo mesmo, pare um pouco para refletir. Ainda que tenha feito algo de erado por acidente, ou não, seus atos podem dar brechas para que os outros comentem por trás. Caso tenha feito algo errado, pense em como poderia ter agido diferente naquela ocasião. Mas lembre-se de que, às vezes, as pessoas falam mal por trás mesmo sem terem motivos.
  4. Caso não tenha feito nada para despertar a difamação pelas suas costas, a melhor solução é procurar o assediador para uma conversa direta. Seja sincero e, apesar de tudo, não seja agressivo. Peça-o para tratá-lo com o respeito que merece dentro da relação de amizade ou de coleguismo que existe entre vocês. [8]
    • Diga, por exemplo: “Creio que esteja falando mal de mim pelas costas e não estou gostando disso. Se tiver algum problema comigo, resolva-o diretamente comigo. Como temos que conviver diariamente, é melhor que encontremos um jeito de superar esse problema”.
  5. Se a pessoa não parar de assediá-lo ou de espalhar mentiras pelas suas costas, será necessário fazer uma denúncia formal contra ela. Procure o departamento de RH de sua empresa ou um professor de confiança na sua escola. [9]
    • Se os rumores forem graves e muito maliciosos, eles podem configurar difamação ou injúria. Nesse caso, você pode até processar a pessoa.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 92 696 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade