Este artigo foi coescrito por Lauren Sanders
. Lauren Sanders é Cupido, Coach de Namoro e Fundadora da Dating for the Soul. Com mais de quatro anos de experiência, é especialista em ajudar solteiros a encontrar o amor. Lauren é autora de Lipstick Faith: A Collection of Inspirational Writings and Life Lessons, You Deserve the World, Rainbows and Strawberries: 100 Devotions for the Brighter Side of Life, e Let's Go Outside Mommy. Lauren se formou na Dillard University e terminou seu Mestrado na University of North Georgia.
Há 11 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 18 008 vezes.
Você está tentando decidir se vale a pena investir mais tempo e energia em um relacionamento? Esse questionamento é normal e frequente, não importa se você saiu com a pessoa duas vezes ou está com ela há dois anos. Seja como for, não se preocupe! Este artigo pode ajudar a tirar algumas das suas principais dúvidas. Só não se esqueça de que elas não indicam que sua relação está em apuros: de vez em quando, é muito bom parar e refletir sobre o estado em que as coisas se encontram!
Passos
-
Se a pessoa tem alguma característica que você considera intolerável, provavelmente é melhor não insistir no relacionamento. Querendo ou não, todo mundo tem uma lista de "exigências" de possíveis parceiros. Se sua dinâmica com a pessoa é boa no geral, mas há uma coisa específica que não dá para engolir, talvez seja melhor terminar. E não precisa ficar com a consciência pesada: nessas horas, infelizmente não há escapatória. Ninguém tem culpa! Por exemplo: [1] X Fonte de pesquisa
- Se sua parceira (ou seu parceiro) não quer ter filhos, mas você tem o sonho de aumentar a família, eis um motivo razoável para terminar.
- Talvez vocês sejam sexualmente incompatíveis. Caso as coisas pareçam não fluir entre quatro paredes, sua decisão é mais que justificada.
- Comportamentos ilegais, agressão e situações de abuso são outros sinais óbvios de que é melhor terminar.
Publicidade
-
Se o relacionamento não consegue suprir suas necessidades básicas, então é melhor terminar. Querer é diferente de precisar . Por exemplo: você pode querer uma namorada que goste de jazz tanto quanto você, mas precisar de uma namorada que diga sempre a verdade. Um é negociável, o outro é indispensável. Ponha sua dinâmica na balança e reflita se vale a pena insistir na relação. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: não vale a pena insistir se sua linguagem do amor é o toque físico, mas a pessoa não gosta muito de contato — ou se ela não gosta de fechar compromissos, ao passo que você precisa dessa segurança.
-
De vez em quando, até casais que têm química terminam seus "lances" casuais. Muita gente que não quer um relacionamento sério fica com a consciência pesada porque gosta da companhia, mas não está pronta para viver nada fixo. Não se culpe por isso! Se você acha que ainda não encontrou "a pessoa certa", é mais que compreensível terminar e retomar a vida de solteiro. [3] X Fonte de pesquisa
- Por outro lado, se você está em busca de algo sério e acha que essa pessoa pode cumprir o requisito, vale a pena sim dar uma chance à relação.
Publicidade
-
Você se sente realizado quando a pessoa está por perto? Isto é muito importante! Pare e reflita sobre o estado em que sua vida se encontra: sua parceira (ou seu parceiro) incentiva você a trazer o melhor de si à tona, inclusive nos momentos ruins? A resposta a essa pergunta pode dizer muito sobre a possibilidade de futuro para o relacionamento. [4] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Todo mundo está sujeito a se apaixonar perdidamente por alguém que faz mal à sua vida. Se acontecer com você, tente não romantizar o impacto dessa pessoa no seu dia a dia — ainda mais se houver sinais claros de perigo no comportamento dela.
-
É difícil justificar um relacionamento com uma pessoa que não tem um comportamento legal. Se sua parceira (ou seu parceiro) fala coisas cruéis quando vocês discutem, tem acessos de raiva quando não consegue o que quer ou desconta a frustração que sente nas suas costas, então vocês não foram feitos um para o outro. Caso nada disso aconteça — e ela seja uma boa companhia até nos momentos ruins —, então vale a pena insistir um pouco. [5] X Fonte de pesquisa
- Aquela história de estar com "bad boys" ou "bad girls" é divertida no começo, mas não costuma se sustentar em longo prazo. Se o que chamou sua atenção no começo foi o quanto a pessoa é "perigosa", nada mais normal que essa atração se dissipar com o tempo.
Publicidade
-
Nenhum relacionamento dá certo quando os valores das pessoas são fundamentalmente diferentes. Mesmo que sua parceira (ou seu parceiro) tenha um bom coração, pode ser que ela não seja feita para você . Não há muita escapatória quando seus valores estão desalinhados ou cada um tem uma visão diferente para o futuro. Reflita se é o caso e, a depender das circunstâncias, talvez seja melhor terminar de uma vez. Veja exemplos: [6] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- A religião é motivo de discórdia entre vocês? Pode ser muito difícil deixar isso de lado.
- Você tem alguma crença política que bate de frente com a da pessoa? Eis outro obstáculo que pode ser impossível de superar.
- Querer ou não ter filhos é mais um motivo de término para muitos casais, ainda que isso não seja um plano para curto prazo.
-
Talvez não valha a pena insistir se a pessoa tem medo de compromisso sério. Caso você esteja ficando com a pessoa há um tempo, mas queira dar um passo adiante na relação, o ideal é que ela esteja pensando mais ou menos o mesmo. Mesmo se ela não estiver, mantenha a calma: pelo menos dá para terminar antes que as coisas fiquem mais sérias (mas continuem sem futuro). [7] X Fonte de pesquisa
- O medo de "rótulos" é um sinal claro de que você a pessoa querem coisas diferentes. Se ela ficar nervosa ou ansiosa só de ouvir palavras como "namorada" e "namorado", então é porque não tem nenhuma intenção séria.
- Ao mesmo tempo, se você gosta mesmo da pessoa, vale a pena esperar um pouco até ela se sentir pronta. Quem sabe as coisas não mudam depois que vocês estiverem se conhecendo há um ou dois meses?
- Por outro lado, pode acontecer de você querer terminar por ter medo de compromisso. Isso indica que não há compatibilidade entre seu futuro e o da pessoa.
Publicidade
-
Não há nada de errado você e a pessoa continuarem ficando mesmo com a correria do dia a dia. Caso vocês não estejam em um ponto da vida em que dê para investir tempo em um relacionamento sério, qual é o sentido de forçar a barra? É só ficar sem compromisso! Dito isso, é claro que você tem o direito de terminar se não tiver disposição para nada casual. Não cobre tanto de si mesmo! [8] X Fonte de pesquisa
- Se você e a pessoa estão se divertindo juntos, continue ficando com ela. Ainda que o relacionamento não tenha um futuro claro, pelo menos seu lance não vai terminar fora de hora.
- Vale a pena terminar agora caso você não queira investir mais na pessoa porque sabe que não vai ficar com ela no futuro (por causa de objetivos diferentes, por exemplo).
-
Sua primeira reação ao ver a pessoa indica o que você sente de verdade. Qualquer um consegue se convencer a insistir em um relacionamento usando a lógica, listas de prós e contras ou estratégias parecidas! No entanto, nada supera aquele friozinho na barriga que só surge quando encontramos alguém legal. [9] X Fonte de pesquisa Se isso não acontecer com você — ou pior, se a sensação for ruim —, é sinal de que o relacionamento não tem sustentação. [10] X Fonte de pesquisa
- Pense nisso da próxima vez que você tiver um dia corrido e quiser mandar mensagem para a pessoa. Qual é a sensação de receber uma notificação dela? É algo positivo e gostoso por causa dela ou qualquer amigo causaria a mesma reação?
Publicidade
-
A parte da diversão é muito importante para qualquer relacionamento com futuro. Se você e a pessoa não se divertem de verdade quando estão juntos, talvez não tenham tanta compatibilidade assim. Todo relacionamento tem que ser leve e descontraído! Nenhum casal sobrevive sem risadas, brincadeiras, atividades interessantes a dois etc. Esses estão entre os indícios mais claros de que as coisas têm tudo para dar certo. [11] X Fonte de pesquisa
- Se vocês buscam se divertir separados (cada um com sua turma de amigos, por exemplo), tente mudar um pouco essa dinâmica e ver o que acontece quando um dá uma chance aos hobbies do outro. Pode ser que o resultado surpreenda!
-
Se suas conversas com a pessoa fluem naturalmente, quer dizer que vocês têm química. Parece que o tempo voa nos seus momentos juntos? Vocês conseguiriam se divertir até se ficassem acordados até tarde da noite falando abobrinha por WhatsApp? Se sim, é porque sua relação tem um quê de especial. Vale a pena investir nesse tipo de conexão, já que ele não acontece com frequência. [12] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Se você tem dificuldade de se conectar com a pessoa — a ponto de vocês terem vários desencontros, por exemplo —, talvez o relacionamento não tenha futuro.
Publicidade
-
Ter que refletir sobre tudo que você pensa em falar é um mau sinal. Quanto mais tempo você passar com sua parceira (ou seu parceiro), maior tem que ser sua liberdade de conversar com ela sobre qualquer assunto. Se isso não acontecer, significa que sua dinâmica não tem espaço para vulnerabilidade. Isso é preocupante — e, por isso, pode ser justificável decidir não insistir na relação. [13] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Reflita por que você não se sente à vontade para falar o que pensa: medo da reação da pessoa? Ou receio de fortalecer seus laços com ela e criar um compromisso mais sério sem querer?
- Se isso tem mais a ver com você do que com a pessoa, tenha uma conversa de coração aberto com ela. Caso ela não dê tanta abertura, fica mais fácil entender que não há compatibilidade real.
-
Vocês confiam um no outro? Ótimo sinal! As pessoas costumam ficar com ciúmes, possessivas e até com medo quando acham que não conhecem seus parceiros de verdade. Se não for o seu caso, quer dizer que você e sua parceira (ou seu parceiro) confiam na base do relacionamento. Isto faz total diferença e pode indicar um futuro muito positivo a dois. [14] X Fonte de pesquisa
- O que você sente quando a pessoa sai com os amigos ou faz algo sozinha? Se for receio de ela se envolver com outro alguém ou coisa do tipo, então o relacionamento está frágil e não vai resistir a muitos baques.
Publicidade
-
Você fica feliz quando acontecem coisas boas na vida da pessoa (e vice-versa)? Viver um relacionamento é quase uma dinâmica de negócios: se a pessoa fizer algo bom, os dois têm que sentir o efeito. Isto vale para tudo, desde as pequenas vitórias às grandes conquistas pessoais ou profissionais. Se não for o caso, é porque não há tanta compatibilidade assim entre o casal. [15] X Fonte de pesquisa
- Talvez vocês não comemorem as conquistas um do outro porque se enxergam como concorrentes, não parceiros.
-
O relacionamento tem muito mais chances de dar certo se os dois estiverem dispostos a se esforçar. Toda relação dá trabalho! Caso vocês dois se comprometam em mesma medida a fazer tudo dar certo, então vale a pena insistir. Se não for assim — digamos que você sempre toma iniciativa de mandar mensagem, por exemplo —, quer dizer que a dinâmica não tem o equilíbrio que deveria ter. Pense só: [16] X Fonte de pesquisa
- Quem marca os encontros? Se você sempre está tomando iniciativa de escolher a data e a atividade, a pessoa provavelmente se acomodou.
- Quem paga pelas coisas? Se vocês não estão juntos há tanto tempo, o ideal é que os dois dividam as contas de forma igualitária sempre que possível.
- Quem manda mensagem para quem? Se a iniciativa sempre parte de você, temos um problema. A pessoa também tem que dar o primeiro passo de vez em quando.
Publicidade
-
Se você e a pessoa estão juntos há um tempo, é bom haver certo nível de conforto entre os dois. Muita gente começa a se desesperar quando aquele "fogo" da paixão perde um pouco de força. Caso seu relacionamento tenha passado de intenso para calmo nos últimos seis meses, quer dizer que a fase da lua de mel acabou. E isso é normal! Todo namoro, casamento etc. evolui e muda com o tempo, e aquele friozinho na barriga não dura para sempre. Não se assuste! [17] X Fonte de pesquisa
- Se você quer uma relação mais passional, converse com a pessoa! Quem disse que não dá para explorar coisas novas a dois? Basta haver intenção e disposição de ambas as partes.
- Caso essa mudança na sua dinâmica com a pessoa esteja incomodando de verdade, então pode ser que você não esteja pronto para nada sério. Isso também faz parte — e é uma ótima justificativa para terminar o relacionamento.
-
Se seus amigos e familiares acham que a pessoa combina com você, isso é um bom sinal. Buscar uma perspectiva externa ajuda bastante! Caso você esteja saindo com alguém, mas não saiba se vale a pena levar a relação ao próximo nível, peça a opinião de amigos e familiares. Eles vão ter um olhar muito mais "claro" do que o seu nesse aspecto. [18] X Fonte de pesquisa
- Se seus amigos e familiares acham que você merece alguém muito melhor, é bem provável que eles estejam certos.
- Fica difícil examinar seu relacionamento com objetividade depois de já ter desenvolvido sentimentos pela pessoa! É por isso que buscar essa perspectiva de alguém de fora ajuda a deixar sua visão um pouco mais clara.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/close-encounters/201510/the-top-10-relationship-deal-breakers
- ↑ https://time.com/5373451/break-up-someone-love/
- ↑ https://time.com/5373451/break-up-someone-love/
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/tips-for-finding-lasting-love.htm
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201601/12-crucial-questions-about-your-relationships-future
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/tips-for-finding-lasting-love.htm
- ↑ https://www.freep.com/story/life/advice/2016/04/25/carolyn-hax-boyfriend-commit/83348408/
- ↑ https://www.glamour.com/story/you-can-totally-be-too-busy-for-a-relationship
- ↑ https://repeller.com/intuition-gut-feeling/
- ↑ https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2020/jun/18/leading-questions-i-feel-unhappy-with-my-girlfriend-but-i-fear-if-i-end-things-it-will-destroy-her
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201601/12-crucial-questions-about-your-relationships-future
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/tips-for-finding-lasting-love.htm
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/tips-for-finding-lasting-love.htm
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201601/12-crucial-questions-about-your-relationships-future
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201601/12-crucial-questions-about-your-relationships-future
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/addiction-and-recovery/202007/are-you-in-relationship-no-give-and-take
- ↑ https://www.abc.net.au/everyday/what-happens-when-your-relationship-loses-the-sexual-spark/10929576
- ↑ https://time.com/5373451/break-up-someone-love/
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!