PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Boa parte da população de gatos de rua vive em becos, terrenos abandonados e quintais em todas as partes do mundo. Mesmo sendo inofensivos aos seres humanos, os gatos de rua podem destruir a população local de aves. Além disso, eles podem transmitir doenças para os gatos domésticos. Para afastá-los da sua casa, procure remover as fontes de alimentos e os abrigos do quintal. Você pode levar o gatinho para um centro de proteção aos animais para que ele seja castrado e pare de procriar, podendo ser futuramente adotado.

Método 1
Método 1 de 3:

Removendo fontes de alimentos e abrigos

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece verificando se a lixeira tem tampa, se está bem fechada e nunca a deixe lotada. Não jogue restos de comida em volta da casa, como cascas de frutas e coisas do tipo. Peça para os vizinhos usarem lixeiras com tampas também. [1]
    • No entanto, saiba que eles podem sobreviver com pouquíssima comida, portanto pode ser impossível remover completamente todas as fontes de alimentos da área.
    • Se vai alimentar os gatos, coloque a comida 10 m de distância de sua casa, pelo menos. Não a coloque em frente à sua porta, a não ser que queira incentivar os felinos a fazerem fila ali.
  2. Eles vão procurar espaços quentes e secos para se proteger da chuva e do frio. Se não conseguirem encontrar um lugar apropriado, devem seguir em frente, procurando esses abrigos em outras ruas. Sendo assim, isole as entradas pequenas de porões e sótãos e sempre deixe a porta do quintal bem fechada. Elimine pilhas de madeira e apare arbustos frondosos para que os gatos não os utilizem como moradia. [2]
    • Se perceber a presença de um grupo de felinos em um local específico do terreno, descubra o que eles usam como abrigo. Em seguida, bloqueie a entrada para impedir o acesso.
    • Compensados e tela de galinheiro são materiais baratos e muito eficazes para tapar essas entradas. Pregue ou grampeie a tela de arame na madeira compensada e crie um bloqueio.
  3. Existem diversos produtos químicos em forma de spray para repelir gatos. Esses sprays contêm ingredientes e odores (naturais ou sintéticos) que os bichanos consideram desagradáveis. Siga as instruções da embalagem e informe-se sobre a frequência da aplicação. Uso e produto nos locais do quintal onde os gatos costumam ficar. [3]
    • Você pode comprar repelente de gatos na maioria dos pet shops e em lojas de artigos domésticos.
    • Esses produtos são seguros e não tóxicos, tanto para os animais de rua quanto para os domésticos.
  4. Caso o seu vizinho não cuide do quintal e acabe atraindo uma população grande de gatos de rua, alerte-o sobre o problema e sobre a precariedade das condições para todos. Se ele não tomar uma atitude, peça uma vistoria da autoridade sanitária. Dessa forma, os responsáveis podem orientar, intimar e, se houver infração, impor penalidades de acordo com a gravidade.
    • A remoção de uma comunidade de felinos pode acabar com o problema apenas por um tempo, pois, com a presença de recursos, outros gatos logo ocupam o local e começam a procriar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Repelindo os gatos do jardim

PDF download Baixe em PDF
  1. Todo mundo sabe que gatos e água não se misturam, portanto os felinos vão sair correndo da água, dando o fora do seu gramado. [4] Programe os aspersores para esguichar água nos bichanos que se aproximarem a uma distância de 1,20 m à noite, evitando molhar pedestres.
    • A vantagem é que assim as flores e o gramado já ficam regados.
  2. Os gatos não gostam do cheiro e do sabor das frutas cítricas, como laranja, limão, lima e tangerina. Na próxima vez que você comer ou espremer uma dessas frutas, jogue as cascas no jardim. Os bichanos devem se manter a uma boa distância. [5]
    • Nem adianta plantar árvores de frutas cítricas, pois o cheiro das plantas não é tão forte.
  3. Se o felino estiver escavando o seu jardim ou roendo as raízes das plantas, você pode impedi-los colocando tela de galinheiro no chão. Compre uma medida suficiente pra cobrir a metragem do jardim. Estique a tela diretamente no solo e coloque pedras nas quatro extremidades para que os animais não consigam levantá-la. [6]
    • É possível comprar qualquer metragem de tela de galinheiro em uma loja de materiais de construção.
  4. Essa ideia é semelhante à das cascas de frutas cítricas. Se você lotar o jardim com plantas ou ervas aromáticas que os felinos não suportam, é menos provável que eles cavem buracos na terra. Coloque ao menos três ou quatro plantas repelentes para afastá-los. Alguns exemplos são: [7]
    • Lavanda.
    • Tomilho-limão.
    • Arruda.
    • Poejo.
  5. Os gatos se sentem incomodados com a pimenta, que gruda nas suas patinhas. Caso a aplicação de pimenta no quintal seja frequente, não vai demorar para eles associarem essa característica negativa ao local. Espalhe-a nas varandas, galpões, no pátio atrás da casa ou em qualquer lugar onde tenha visto os bichanos brincando ou dormindo.
    • A pimenta também serve para manter os gatos longe do gramado. Mas aí é preciso reaplicá-la no gramado frequentemente, principalmente depois de um temporal.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Empregando o sistema de armadilhas

PDF download Baixe em PDF
  1. O jeito mais eficaz de se livrar deles por um bom tempo é com armadilhas para pegá-los e poder castrá-los. Compre uma caixa de plástico ou de metal com porta e coloque-a em um lugar onde os gatos costumem comer, usando um pedaço de atum ou sardinha como isca. Ponha a caixa perto do lugar onde eles costumam se alimentar e cubra-a com um cobertor. [8]
    • Quando o gato entrar na caixa, não deixe que ele fuja da armadilha. Cubra a caixa com um cobertor para acalmá-lo.
    • Você pode comprar uma armadilha humanizada para gatos em pet shops, abrigos de animais ou em uma loja de utilidades domésticas.
  2. Se encontrar um abrigo com vagas, esse é o lugar perfeito. Se o gato for selvagem, você pode soltá-lo em algum lugar longe da sua casa; na maioria dos casos, tratam-se de animais que fugiram de casa ou que foram abandonados.
    • Outra opção é se responsabilizar por alguns cuidados em relação à saúde dele e abrigar o gato na sua casa, como lar temporário, se você tiver condições. Divulgue fotos nas redes sociais e em grupos de animais perdidos ou de adoção para encontrar um lar definitivo para o bichano. [9]
  3. A castração não é um procedimento caro, mas, se você não tiver condições, também há programas da prefeitura ou de organizações em apoio aos animais que oferecem castração gratuita. Em alguns casos, é preciso entrar em uma fila que pode demorar um tempo para andar. Procure na internet mais informações sobre esse tipo de programa na sua cidade. [10]
    • Uma ideia é fazer uma vaquinha entre amigos para levantar fundos para uma castração mais rápida com um veterinário se você não tiver dinheiro e não conseguir encontrar nenhum programa gratuito.
    • A castração é um jeito humanizado de evitar que o gato se reproduza e, assim, ajudar a controlar a população de felinos do local.
  4. Depois de levá-lo ao veterinário, você passa a ser responsável pelo bem-estar do bichano nos próximos dias. Leve o gato para casa e espere-o se recuperar bem da cirurgia para tomar os próximos passos. [11]
    • Nunca solte um gato que esteja ferido ou anestesiado na natureza.
  5. Ele pode estar traumatizado com toda essa mudança de ambiente e o território familiar pode acalmá-lo. O objetivo principal de retornar o gato castrado ao seu local de origem é impedir que haja uma procriação contínua e uma superpopulação de felinos nas ruas. Se o gato não for selvagem, você pode buscar um abrigo ou oferecê-lo para adoção em grupos de redes sociais e para amigos.
    • Para que o método de retorno à natureza seja eficaz e ajude a controlar uma população de gatos de rua, a maior parte dos felinos deve ser capturada e castrada. Com o tempo, a população de animais de rua diminui, já que eles não vão mais se reproduzir.
    • Se usar esse método, não tem problema alimentar o gato em casa, já que ele não vai mais se reproduzir.
    Publicidade

Dicas

  • Os gatos de rua são animais que se perderam dos donos ou foram abandonados, enquanto os selvagens são os que não foram domesticados que nasceram e sobreviveram na natureza.
  • O método de devolução do animal ao habitat após a castração deve ser empregado para gatos verdadeiramente selvagens. Os gatos de rua que foram domesticados, mas não vivem mais com seus donos, devem ser levados para um abrigo, onde podem ser cuidados até serem adotados. [12]
  • Se o gato que invadiu o seu quintal tiver coleira e registro, entre em contato com o dono e peça para que ele mantenha o gato dentro de casa.
  • O método mais eficaz de redução da população de gatos de rua selvagens é o da armadilha. Se não se sente bem em fazer isso sozinho, peça a ajuda de alguém capacitado.
  • As lixeiras de restaurantes muitas vezes servem como fontes de alimentos para gatos selvagens e de rua, principalmente se ficarem destampadas. Se uma lixeira do bairro parecer ser a origem do problema, converse com o dono do restaurante sobre estratégias para manter o lixo fechado.
  • Tente ler artigos ou perguntar aos seus amigos sobre gatos. Pode ser que você comece a gostar deles ou deixe de se incomodar com a presença de felinos nas redondezas.
Publicidade

Avisos

  • Nunca tente machucar ou prejudicar um gato que esteja invadindo o seu quintal. Essa ideia, além de ser desumana e cruel, também é ilegal.
  • Não tente prender ou encurralar um gato selvagem, pois eles podem ser muito ferozes. Se você for mordido ou arranhado por um deles, procure atendimento médico para que possa tomar a vacina antirrábica.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 189 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade