Baixe em PDF Baixe em PDF

A lavanda é uma flor cheirosa e delicada que pode ser fácilmente desidratada e conservada para usar em sachês perfumados ou como parte de um arranjo floral. Para secá-la, é importante colher as flores no momento certo: quando a cor delas está mais viva e o perfume mais forte. Dependendo da aplicação, você pode escolher entre secar as flores em um quarto escuro ou no sol, conforme será mostrado nos passos descritos a seguir.

Método 1
Método 1 de 2:

Secando a lavanda no escuro

Baixe em PDF
  1. O corte deve ser feito na base da haste, pouco antes de os botões florais se abrirem. Dessa forma, a lavanda ficará com uma fragrância mais forte e uma cor mais roxa depois da secagem. [1]
  2. Tente cortá-la de modo que a haste fique a mais comprida possível. Ao colher a lavanda, você também estará podando a planta, contribuindo para ela crescer mais forte no inverno. [2]
    • Você deve manter as folhas e as hastes das plantas para finalizar a fase de maturação da lavanda.
  3. Em seguida, apare a parte inferior do feixe de modo que as pontas das hastes fiquem niveladas. [3]
  4. Fazer isso também ajudará a evitar o crescimento de mofo e bolor. Em seguida, amarre as hastes com um elástico. Você deve envolvê-lo em em torno da base do feixe, de modo que as hastes fiquem bem presas, mas não esmagadas. [4]
    • Como a lavanda geralmente encolhe durante o processo de secagem, o elástico é a melhor opção de amarração para evitar que as hastes escapem do feixe.
  5. Secá-la dessa forma é a melhor maneira de preservar sua cor, pois o sol desbota as flores roxas. Procure um lugar que seja seco e escuro, como um porão, uma garagem ou um sótão. [5]
  6. Utilize o mesmo elástico que foi usado para amarrar o feixe para pendurá-lo em um gancho ou prego fixado no teto. Também é possível usar um barbante para amarrar o elástico a um gancho ou suporte. Além disso, você também pode desenrolar parcialmente um clipe de papel e usá-lo para prender o elástico a uma corda, corrente ou um gancho. [6]
  7. [7] Verifique de vez em quando para conferir se ela já está seca. As flores estarão secas quando começarem a cair facilmente das hastes. Você pode optar por deixá-las nas hastes ou removê-las para usar em sachês perfumados ou na culinária.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Secando a lavanda no sol

Baixe em PDF
  1. O corte deve ser feito na base das hastes, de modo a preservá-las o máximo possível.
  2. Uma tábua de corte ou outra peça de madeira grande é perfeita para secar lavanda ao sol. Se você usar uma bandeja de metal, a planta ficará muito quente. Já uma superfície de plástico, corre o risco de derreter e prejudicar o trabalho.
  3. Leve a tábua de madeira para um local interno ou externo que haja bastante incidência de luz solar. Secar a lavanda dessa maneira é um processo muito mais rápido do que secá-la no escuro, mas saiba que o sol desbotará as flores em uma cor bem mais clara do que a natural.
    • Se você mora em uma região que chove muito, uma dica é colocar a lavanda para secar em uma janela interna que recebe luz solar ou fique atento para movê-la para dentro quando o tempo fechar.
  4. Isso pode demorar cerca de uma semana. Verifique a cada poucos dias para conferir se ela está seca. Quando estiver pronta, as flores devem começar a cair facilmente das hastes.
    Publicidade

Dicas

  • Ao amarrar a lavanda para secar, você pode fazer um nó simples para poder reutilizar o pedaço de barbante várias vezes.
  • O tempo de secagem da lavanda dependerá do clima da sua região. Se você mora em uma área úmida, pode levar mais tempo para secá-la.
  • As mariposas não gostam de lavanda, de modo que, além de perfumar o local onde ela é pendurada, a lavanda também mantém esses insetos afastados. [8]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 14 517 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade