Você sofre com o cabelo cacheado que fica seco, danificado, frisado ou totalmente fora de controle? Está disposta a tentar algo novo? O método "curly girl" (também chamado de "sem xampu") é baseado no livro "Curly Girl", escrito por Lorraine Massey. O apelido “sem xampu” faz menção à regra de não usar xampus com sulfato, porque este tende a retirar todos os óleos naturais do cabelo. Assim que você tira o sulfato da equação, o cabelo consegue reter sua hidratação natural.
Este artigo possui instruções básicas para seguir as principais regras do método "curly girl" (nada de usar silicones, nada de sulfatos ou xampu e nada de aparelhos térmicos), assim como também como seguir uma boa rotina para o cabelo cacheado, maximizando o potencial dos cachos. Assim como muitas receitas de beleza, os resultados vão variar de pessoa para pessoa, mas este método pode funcionar para você. Então, diga adeus ao frizz e às pontas duplas e olá para cachos macios e saudáveis .
Passos
-
Retire as impurezas do seu cabelo usando um xampu (pela última vez) antes de continuar. Isso vai retirar quaisquer silicones – ingredientes presentes em alguns produtos capilares que não são solúveis em água (veja a seção Avisos abaixo) do cabelo. Não é preciso comprar um xampu novo para fazer isso: use alguma coisa que tiver de canto em casa. Tanto os xampus com sulfato quanto os sem sulfato vão funcionar para remover silicones.
-
Jogue seu xampu fora! A maioria deles contém sulfatos agressivos e ressecantes que danificam muito os cabelos cacheados (sulfato de amônio laureth, sulfato de amônio lauryl, sulfato de sódio laureth, sulfato de sódio lauryl, etc.). Esses detergentes comuns encontrados em xampus deixam o cabelo cacheado frisado e difícil de lidar. [1] X Fonte de pesquisa O condicionador pode ser usado para limpar o cabelo de uma forma muito mais gentil. Se você não conseguir se desfazer do xampu, use um mais suave, que contenha substâncias de limpeza mais brandas (por exemplo, betaína de cocamidopropil ou betaína de coco).
- "Você nunca nem pensaria em lavar um bom suéter com detergente. E ainda assim a maioria dos xampus contém detergentes agressivos (sulfato de sódio lauryl ou sulfato laureth) que também podem ser encontrados nos detergentes usados para lavar louça. Eles são ótimos para panelas e caçarolas porque quebram a gordura com bastante eficiência. Mas o seu cabelo, por outro lado, precisa reter alguns óleos naturais, que protegem os fios e o couro cabeludo. Tirá-los priva o cabelo da hidratação necessária e de seus aminoácidos, fazendo com que ele fique com uma aparência ressecada e sem brilho." - Lorraine Massey
- Abaixo há uma imagem de um vidro de xampu e de um detergente. Acima, o mesmo tipo de sulfato está circulado na lista de ingredientes.
-
Compre condicionadores e produtos para modelar que não contenham silicones. Você provavelmente vai precisar de um condicionador para lavar seu couro cabeludo, um condicionador hidratante mais encorpado para hidratar o comprimento e um creme sem enxágue para ficar no cabelo durante o dia. Você pode usar o mesmo condicionador ou produtos diferentes. Talvez também queira usar séruns, géis ou mousses, mas lembre-se de que todos esses produtos precisam ser livres de silicones (talvez seja uma boa ideia usar um xampu sem sulfato se costuma ter muito contato com cloro). Para obter mais informações sobre conseguir os ingredientes certos, dê uma olhada na seção de dicas ou leia este artigo.
-
Apare seu cabelo. Isso vai livrá-lo de qualquer dano ou das pontas duplas. É claro que, se você não quiser ir até um salão de beleza, é sempre possível aparar o cabelo sozinha .Publicidade
-
Lave seu couro cabeludo com condicionador (lavagem com condicionador). Comece sua rotina molhando o cabelo no banho. Distribua o condicionador por todo o couro e massageie-o com a ponta dos dedos (e não com as unhas). O ato de esfregar e a fricção resultante vai soltar a sujeira, os resíduos de produtos e a caspa (não se esqueça de evitar usar silicone nos produtos capilares; veja a seção "Avisos"). Enxague seu couro cabeludo por inteiro depois disso, ainda massageando com a ponta dos dedos enquanto deixa a água correr. [2] X Fonte de pesquisa Dependendo do nível de secura do couro cabeludo , você pode lavar o cabelo com condicionador uma vez por semana, duas vezes por semana ou todos os dias.
- "As pessoas de cabelo cacheado podem deixar o cabelo hidratado com seus óleos naturais e limpar os couros cabeludos muito bem enxaguando-os apenas com condicionador uma vez por semana, ou até menos. Esfregar o couro firmemente com os dedos é o suficiente para soltar a sujeira." - Lorraine Massey
-
Distribua o condicionador por todo o seu cabelo e desembarace-o com delicadeza. Use as mãos ou um pente de dentes largos. Comece a desembaraçar pelas pontas e então vá subindo gradualmente. Deixe o condicionador agir nos fios por cinco minutos ou mais para obter uma hidratação extra.
- É uma boa ideia repartir o cabelo neste momento usando um pente. Recomenda-se que você o deixe de lado para evitar que ele fique com um “formato de triângulo”.
- Se estiver difícil de desembaraçar o cabelo desse jeito, lembre-se de usar uma boa quantidade de condicionador quando ele estiver molhado, ou talvez seja preciso cortar suas pontas danificadas.
- Desembaraçar o cabelo enquanto ele está seco, com a ajuda de qualquer objeto, não é uma boa ideia; separar os cachos secos apenas causa mais frizz e muitos danos.
-
Dê o último enxágue no seu cabelo com água fria ou gelada. Isso vai diminuir o frizz e dar mais brilho. Deixe um pouco de condicionador no cabelo, especialmente nas partes mais secas, como as pontas. Não tem problema passar seus dedos pelo cabelo delicadamente, mas não o penteie depois deste passo.
-
Aplique produtos no seu cabelo. Faça isso enquanto ele ainda está molhado se for bem encaracolado, mas espere cinco minutos ou mais se for ondulado ou levemente cacheado. Coloque o produto desejado nas mãos e esfregue-as para emulsificar. Então passe suavemente ou alise o produto com os dedos no cabelo, mecha a mecha. Um método comum é começar com um creme para pentear ou condicionador para diminuir o frizz e então dar sequência com gel ou mousse para dar fixação e definição; não tem problema nenhum usar um condicionador comum como creme para pentear. [3] X Fonte de pesquisa ) Alguns preferem cremes para ativar cachos ou apenas condicionador para que eles fiquem mais macios, mas esses produtos não vão ajudar o cabelo a durar no dia seguinte. Use qualquer ordem ou tipo de produtos que preferir (contanto que eles não tenham silicone). Depois disso, dê forma aos cachos com os dedos amassando-os (pegue o cabelo na palma da mão e amasse-o, movendo a mão para cima) ou enrolando cachos individuais em volta dos dedos.
-
Amasse seu cabelo delicadamente com uma camiseta, papel-toalha ou uma toalha de microfibra para remover o excesso de umidade. Uma toalha felpuda comum vai deixar o cabelo com frizz. Se preferir, é possível dar forma aos seus cachos usando os dedos neste passo. Depois disso, espere cinco minutos ou mais para que o cabelo consiga reter o formato permanente.
-
Diminua o tempo de secagem do seu cabelo enrolando-o com um tecido . [4] X Fonte de pesquisa Estique uma camiseta velha ou um tecido de microfibra em uma superfície plana (como a privada com a tampa abaixada). Abaixe seu tronco e posicione o cabelo no meio do tecido. Com sua cabeça tocando o pano, enrole a parte de trás sobre a sua cabeça. Torça as laterais até que elas formem tubinhos e prenda-as ou amarre na base do seu pescoço. Você também podem usar as mangas de uma camiseta de manga comprida para prender. Após um período entre quinze e trinta minutos, remova o tecido. Se o cabelo ainda estiver frisado, passe um pouco de gel nele.
- O processo de enrolar com um pano funciona melhor para cabelos cacheados médios a longos. Os cachos geralmente ficam parecendo “espremidos” depois de usar tal método em cabelos curtos. Veja como enrolar seu cabelo para obter mais informações.
-
Seque seu cabelo. Deixá-lo secar ao natural é a forma mais fácil e gentil com os fios. Se você precisar secá-lo com secador, use um difusor para evitar o frizz. Apenas seque-o parcialmente (cerca de oitenta por cento) e deixe que o restante seque ao natural. [5] X Fonte de pesquisa Não toque no seu cabelo enquanto ele está secando ou vai bagunçá-lo e deixá-lo frisado. Os dois tipos de difusores funcionam bem em termos de difundir e diminuir o frizz:
- Um difusor tipo tigela com dedos causa mais volume e aglomeração (cachos grudando uns nos outros em vez de ir cada um para seu lado), é maior, mais pesado e provavelmente só vai caber no secador com qual veio. Coloque uma mecha de cabelo na tigela e pressione-a na sua cabeça. Ligue a potência “morna” do seu secador (pressione o jato de ar frio se sua cabeça ficar muito quente).
- Um difusor tipo “meia” é leve, se encaixa em qualquer secador e é portátil. Mire o difusor em partes diferentes do seu cabelo enquanto você o amassa com suas mãos. Pare de amassar quando o cabelo estiver cinquenta por cento seco. [6]
X
Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Encontre um cabeleireiro experiente. Nem todos os profissionais de beleza são iguais, então pergunte com antecedência ao seu cabeleireiro se ele tem experiência em cortar cabelos cacheados e quais produtos vai usar no seu cabelo. Cortes de cabelo sem planejamento podem ser desastrosos para os cabelos cacheados. Se os produtos dele tiverem silicones na fórmula, talvez seja preciso insistir em trazer os seus próprios. Se o seu cabeleireiro utilizar uma navalha para afinar seu cabelo, isso vai fazer suas pontas ficarem rebeldes e propensas a virarem pontas duplas. Lembre-se, é preciso de um cabeleireiro habilidoso para fazer cortes em camada ou outros cortes nos cabelos cacheados.
-
Apare seu cabelo a cada quatro a seis meses. Um aparo de dois ou um centímetro geralmente é o suficiente para se livrar das pontas duplas. Camadas compridas e arredondadas são mais adequadas para o cabelo cacheado; camadas mais curtas tendem a ficar arrepiadas e ficam estranhas. O cabelo cacheado geralmente consiste de uma combinação de texturas (a coroa da cabeça é a parte mais encaracolada). Por causa disso, é difícil dizer como fica a aparência do cabelo cacheado seco quando ele está molhado; considere cortar seu cabelo com os fios secos. Leve em consideração também que o cabelo cacheado é muito mais curto quando está seco do que quando está úmido.Talvez você só perca uns cinco centímetros quando ele está molhado, mais isso pode pode atingir entre onze e doze centímetros quando ele estiver seco!
-
Dê um tempo ao seu cabelo para que ele se acostume. Demora de duas a seis semanas para que o seu cabelo se acostume com a falta de xampu, e no começo ele até pode ficar com uma aparência pior que a habitual. Cabelos são um projeto de longo prazo e podem demorar algumas semanas para que ele recupere sua saúde após ter tido sua hidratação natural roubada por anos de xampu.
-
Exiba seus belos e glamourosos cachos!Publicidade
Dicas
- Produtos diferentes funcionam melhor para diferentes tipos de cabelo cacheado. A chave é experimentar e verificar fóruns sobre cabelos para ficar sabendo de produtos que funcionam para o seu tipo de cabelo. Algumas linhas de produtos de alta qualidade para cabelos cacheados são Jessicurl, Curl Junkie, Kinky Curly e Devacurl (lista criada parcialmente por Lorraine Massey).
- Se o seu cabelo estiver “pastoso”, macio e frisado., você provavelmente usou condicionador demais nele. Mesmo que o cabelo cacheado tenda a ser seco e a precisar de muita hidratação, alguns produtos podem sobrecarregar o cabelo, especialmente se ele for normal ou pouco seco. Se o seu cabelo ficar super-hidratado, tente limpá-lo com um xampu que não contenha sulfato e use condicionadores e hidratantes mais leves. Não se esqueça de não hidratar profundamente os fios com muita frequência.
- Dê uma olhada na loja de alimentos naturais ou orgânicos para encontrar produtos para cabelo. Muitos xampus são livres de sulfato e os produtos frequentemente não contém silicones. Algumas marcas boas incluem Aubrey Organics, Desert Essences, Nature's Gate, TJ Nourish, Giovanni, Kinky Curly e Jane Carter.
- Tente adicionar mel no seu condicionador. Misture uma parte de mel para uma de condicionador e então aplique e use normalmente. Você pode deixar um pouco de mel no seu cabelo, mas não mais do que uma ou duas gotas; caso contrário, ele vai acabar ficando grudento e viscoso. Um pouco de mel limpa o cabelo e adiciona hidratação e brilho.
- Se você acha que a água está contaminada com produtos químicos prejudiciais, como cloro ou carbonato de cálcio, pode ser uma boa ideia investir em um filtro para chuveiro. Esta é uma forma simples de evitar toda essa química que vem junto com a água. Estas substâncias nocivas frequentemente se acumulam no cabelo cacheado poroso rapidamente e só pode ser removida com sulfato de sódio lauryl.
- Tente dormir com uma fronha de cetim para prevenir a quebra e o frizz.
- Pode ser difícil tomar banho de manhã e arrumar seu cabelo antes de ir para o trabalho ou para a escola. Tente tomar banho na noite anterior e então fazer o método de enrolar com tecido (explicado no Passo 10 acima) enquanto você dorme. Quando acordar, seu cabelo deve estar seco. Pulverize um pouco de gel misturado com água, spray revitalizador ou água nos seus cachos, amasse e pronto.
- Você também pode optar por um método de alisamento sem calor. Lave seu cabelo à noite, enrole-o em volta da sua cabeça, prenda com grampos e vá dormir. Resultado: cabelo desembaraçado e sem danos!
- O cabelo cacheado tem necessidades diferentes durante as estações. No verão, use produtos mais líquidos para não sufocar os fios. Também ajuda deixar menos condicionador ou creme para pentear no cabelo para prevenir o frizz e aumentar a definição. No inverno, é mais ou menos o inverso. Você deve usar produtos mais cremosos e encorpados, e mais condicionador ou creme para pentear para combater o ar seco e frio.
- Seja paciente e experimente produtos e mudanças na sua rotina. Seu cabelo pode nunca ficar perfeitamente sem frizz o tempo todo, mas pode chegar perto disso. Visite a seção "Fontes e Citações" para obter mais sugestões e dicas em sites úteis.
- Se estiver tendo dificuldades em lidar com seu cabelo, não desista dos cachos. Tente lavar com um xampu sem sulfato para remover as substâncias acumuladas, troque de produtos ou mude a forma como usa os produtos atuais. Se ainda estiver desanimada com seu cabelo, tente usar gel para abaixá-lo e fazer um rabo de cavalo chique ou faça uma trança antes de correr atrás da prancha alisadora. Colocar uns acessórios bonitos também pode ajudar.
Avisos
- A maioria das pessoas vai elogiar seus lindos cachos. Mas algumas nunca vão saber apreciar a beleza dos cabelos cacheados. Não deixe isso afetá-lo. Não importa o quanto você tentar lutar contra usando pranchas alisadoras
e spray, seu cabelo é cacheado Aproveite!
- Nunca penteie ou escove o cabelo cacheado seco. Isso não só vai fazer o cabelo ficar parecendo com uma bola fofa, mas também danificará bastante os fios. Não passe nem os dedos pelo cabelo se ele for um pouco mais que ondulado. Puxe um nó cuidadosamente ou separe os cachos. É claro que, se você preferir o estilo afro, penteie à vontade.
- Doenças, remédios, mudanças na dieta e altos níveis de estresse “podem” fazer com que você perca mais cabelo que o normal. [7] X Fonte de pesquisa Então, se notar que o cabelo está afinando ou, ainda, perceber irregularidades no couro cabeludo, consulte um médico o mais rápido possível.
- Se você costuma alisar o cabelo e mudar para o método "Curly Girl", pode parecer que está perdendo bastante cabelo quando estiver desembaraçando os fios no banho. Não entre em pânico! É normal perder cerca de cem fios por dia. Se estiver usando o cabelo liso ou mais liso que o normal, ele vai cair e você provavelmente não vai nem perceber. Se usar cacheado, ele vai cair quando estiver desembaraçando; é por isso que parece que está perdendo mais cabelo.
- Muitos produtos disponíveis em farmácias e salões contêm silicones. Por exemplo, todos os produtos na imagem abaixo, exceto Suave Naturals, têm silicone na composição. Esses ingredientes podem geralmente (mas não sempre) ser reconhecidos por seus nomes, que costumam terminar em -cone, -conol ou -xane. Faça todo o possível para evitar silicone e ceras nos seus produtos capilares
(isso também inclui óleo mineral e óleo de rícino). A curto prazo, os silicones vão fazer o cabelo parecer mais lustroso e com menos frizz, mas em longo prazo, eles vão criar uma cobertura que vai impedir a entrada de hidratantes, deixando o cabelo seco e maltratado, menos definido e frisado. Por isso, os silicones são uma solução rápida para o frizz, mas, com o tempo, acabam danificando o cabelo. Os xampus eliminam os silicones, mas às custas de remover todos os óleos naturais do seu cabelo! A solução para tais problemas é eliminar tanto o xampu quanto o silicone (nos seus condicionadores e produtos para modelar). Uma exceção para essa regra: quanto o silicone tiver “PEG” na frente do seu nome, ele é solúvel em água e não vai se acumular nos fios. Veja este artigo para obter mais detalhes sobre como identificar produtos que são aprovados pelo método "Curly Girl".
- Compostos de silicone que não são solúveis na água e criam acúmulo de substâncias no cabelo: meticone cetearílico, dimeticona cetílica, ciclometicona, ciclopentasiloxano, dimeticona, dimeticonol, dimeticona estearílica, amodimeticona (e) trídeceth-12 (e) cloreto de cetrimônio e trimetilsililamodimeticona. Nota: trídeceth-12 e cloreto de cetrimônio só são considerados um silicone quando estão misturados com amodimeticona.
- Compostos de silicone que são parcialmente solúveis em água e vão se acumular na maioria dos tipos de cabelo cacheado: amodimeticona, dimeticona Behenoxy e dimeticona Stearoxy.
- Compostos de silicone que são solúveis em água e seguros para o uso (eles não estão listados com PEG na frente): Copoliól de Dimeticona, proteína de trigo hidrolisada, polisiloxano hidroxipropil e meticone copoliol Lauryl.
- Se você vai usar um xampu ocasionalmente, verifique se ele não tem um dos sulfatos listados aqui. Procure por substâncias de limpeza suaves na lista de ingredientes se precisar usar xampu às vezes para limpar o cabelo ou após nadar na água tratada com cloro. Em contrapartida, a água salgada do mar é na verdade benéfica para os cachos, já que o sal marinho é um definidor de cachos natural.
- Alguns sulfatos comuns são sulfonato de alquilbenzeno, amônio laureth ou laurilsulfato, xilenosulfonato amômico ou sódico, sulfonato olefina sódico C14-16, sarcossinato sódico cocoil, sulfato laureth, myreth ou lauryl sódico, sulfoacetato sódico lauryl, TEA-dodecilbenzenosulfonato, PEG-15 sulfato cocamina etil e Sulfossuccinato de dioctilo e sódio.
- Algumas substâncias suaves para limpeza menos ressecadoras e inclusas no método "Curly Girl" modificado são betaína de cocamidopropil, betaína coco, cocoanfoacetato, Cocoamfodipropionato, cocoanfodiacetato disódico ou Cocoamfodipropionato, lauroanfoacetato e isetionato cocoil sódico.
Materiais Necessários
- Cabelo cacheado ou ondulado
- Pente de dentes largos
- Camiseta velha, toalha de microfibra, linho ou papel-toalha
-
Produtos (geralmente usados na ordem listada):
- Xampu sem sulfato
- Condicionador para lavagem
- Condicionador para ser enxaguado
- Creme para pentear
- Creme para realçar cachos/ ativador de cachos
- Gel
-
Itens opcionais:
- Secador de cabelo e difusor
- O livro "Curly Girl" escrito por Lorraine Massey
- Piranhas ou bicos de pato para levantar a raiz
- Faixas largas, bobes, elásticos, etc.
Referências
- ↑ http://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/to-poo-or-not-to-poo-that-is-the-question
- ↑ http://www.naturallycurly.com/curltalk/showthread.php?t=14702
- ↑ http://livecurlylivefree.com/curl%20care.htm
- ↑ http://www.naturallycurly.com/tips/to-plop-or-not-to-plop
- ↑ http://youtube.com/watch?v=cyyOypbTHI0
- ↑ http://youtube.com/watch?v=cyyOypbTHI0
- ↑ http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/hair-loss/tc/hair-loss-topic-overview
- "Curly Girl - The Handbook A Celebration of Curls: How to cut them, care for them, love them, and set them free" by Lorraine Massey with Deborah Chiel – research source
- http://www.naturallycurly.com/ – research source
- http://youtube.com/watch?v=HtnLEHCQ8iA – research source