PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existem muitas subculturas modernas que se enquadram no estilo alternativo, incluindo: góticos, emos, scene, skatistas e indies. Por mais que você possa se inspirar em um ou mais estilos, a mentalidade alternativa é o ponto mais importante a se desenvolver. Pode ser difícil ser alternativo de verdade, principalmente no trabalho, mas desenvolva sua confiança e se expresse de forma genuína para chegar lá! Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Entrando na mentalidade alternativa

PDF download Baixe em PDF
  1. Confie em sua individualidade e em suas inspirações, sem depender da aprovação externa. Por mais que muitas pessoas acreditem que o alternativo tem influências punks, emo, góticas e de rock, cada caso é um caso.
  2. Tudo bem dar uma controlada no seu estilo em ocasiões inapropriadas, mas não abra mão de quem você é. Caso se adeque à norma e se sinta desconfortável, você não vai estar sendo alternativo.
    • Por exemplo, se acredita que um moicano rosa é inadequado para uma entrevista de emprego em um escritório, mantenha a cor, mas mude o penteado. Se não puder ser quem você é por dentro, você se sentirá triste e inadequado. Ou seja, tente exibir o máximo possível de sua personalidade, até onde for adequado.
  3. Ter um estilo alternativo não significa que você não pode dar toques pessoais ao seu visual. Por exemplo, o preto é muito associado ao estilo alternativo, mas você pode abrir um leque de opções de cores, sem se limitar a regras. Siga seus instintos!
  4. Em alguns momentos, determinados estilos são sim inadequados. Por exemplo, por mais que caveiras sejam comuns no estilo alternativo, usar uma estampa de caveiras em um funeral pode ser meio inadequado. Minimize qualquer coisa que pareça muito ofensiva, sempre que necessário.
  5. O fato de não sentir vontade de pintar o cabelo ou colocar piercings não significa que você não pertence mais ao estilo alternativo. Por exemplo, você pode abrir mão dos saltos-plataforma se eles atrapalharem demais sua locomoção no dia a dia. Adaptar e modificar alguns aspectos do seu guarda-roupa não muda sua mentalidade alternativa.
  6. Saia da zona de conforto e procure por inspirações em lojas diferentes daquelas às quais está acostumado em comprar. Mudar de estilo faz parte da atitude alternativa, e buscar a mudança significa que você realmente se encaixa no modo de vida alternativo.
    • Existem lojas que com foco no público alternativo, e você provavelmente já conhece as da sua região. Nesse caso, isso significa que muitas pessoas alternativas fazem as compras no mesmo lugar, se conformando à norma. Afaste-se um pouco disso e encontre seu próprio estilo em locais diferentes.
  7. Siga seus instintos e livre-se de qualquer coisa que não se veja usando mais, abrindo espaço para novas peças alternativas. Doe suas roupas antigas ou as venda para brechós, dependendo do estado de conservação das peças.
    • Procure por pessoas dispostas a comprar ou trocar roupas com você nas redes sociais.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Sendo alternativo no ambiente de trabalho

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem muitas cenas alternativas no mundo adulto, incluindo emo, grunge e punk. Pesquise na internet em busca de influências que possam ser adequadas para um ambiente de trabalho. [1]
    • Por exemplo, você pode colar um adesivo da sua banda punk preferida na bolsa ou no computador que usa no escritório.
  2. Se há uma estampa ou estilo de roupa que está na moda dentro da cena musical alternativa, tente incorporá-la em suas roupas profissionais. [2]
    • Por exemplo, caso o batom vermelho vivo esteja em alta na cena punk da sua região, use um batom vermelho um pouco mais sutil no trabalho.
  3. Os estilos alternativos normalmente são associados com tons de cabelo bem vibrantes. Como nem todo ambiente de trabalho aceite bem um cabelo verde, entretanto, experimente fazer uma mecha colorida apenas. Se o seu serviço é mais informal, talvez seja tranquilo pintar o cabelo inteiro. [3]
    • Outra forma de dar um toque de cor às roupas e aos acessórios, caso seu escritório seja muito quadradão, é pintar as unhas com um esmalte ou usar um óculos colorido.
  4. Existem muitas estampas e padronagens consideradas alternativas, como a renda preta, o couro, os rebites, o veludo, as caveiras, a de oncinha, cruzes, correntes e até mesmo o xadrez. Inclua toques coloridos e estampados em seu guarda-roupa, sem precisar ousar e usar uma saia com estampa de oncinha. [4]
    • Converse com o departamento de recursos humanos da empresa para se familiarizar com o que é considerado adequado em seu trabalho, já que essas coisas normalmente são diferentes em cada local.
  5. O fato do seu ambiente de trabalho não permitir algo não significa que não possa usar a criatividade e se expressar de outra forma. Por exemplo, talvez você não possa usar uma camiseta com uma caveira enorme estampada, mas pode usar um botton de caveira em sua jaqueta. [5]
    • Orgulhe-se do fato de que nem todo mundo fica bem com o seu estilo.
  6. Talvez leve um tempo até que você chegue na versão mais "simples" e "segura para trabalho" do seu estilo pessoal. Vá às compras e procure por acessórios e roupas que se encaixem no estilo, mas tenham um toque mais pessoal. Divirta-se experimentando novas combinações em seu guarda-roupa para formar modelitos alternativos, mas que ainda possam ser usados em um ambiente profissional. [6]
  7. Antes de ousar no trabalho, acostume-se com o ambiente e fique confortável. Vá adicionando detalhes que mostrem seu estilo aos poucos, como em estampas que combinem com saias-lápis. Por exemplo, uma blusinha com uma estampa sutil de insetos e teias de aranha pode combinar bastante com um blazer e uma saia-lápis, já que a padronagem pode acabar lembrando uma estampa floral. [7]
    • Invista em estampas e padronagens sutis até que seus colegas conheçam você melhor e vocês tenham desenvolvido respeito mútuo.
  8. A melhor forma de se destacar em um ambiente profissional é trabalhar bem. Seu estilo visual não deve impactar sua vida profissional, portanto, desde que não ofenda ninguém com suas roupas e trabalhe além do esperado, as pessoas não devem questionar a forma com a qual se veste. [8]
    • Vai ser difícil trabalhar se o ambiente ficar hostil só pelos julgamentos voltados para a forma com a qual você se veste. Se o seu normal é visto como estranho, converse com seus colegas de forma educada e polida para que possam se conhecer melhor e ninguém questione seu estilo.
    • Faça o possível para ser valorizado por seu trabalho. Tudo bem ser considerado diferentão quando o assunto é moda, mas você deve ter seu trabalho reconhecido. Não dê motivos para seus superiores tomarem medidas disciplinares contra você. Faça um trabalho digno de feedbacks positivos e vista-se de acordo com as diretrizes do departamento de RH.
  9. Caso tenha mechas coloridas e chamativas, disfarce um pouco o estilo mantendo o cabelo preso. Se raspou um dos lados da cabeça, jogue o cabelo sobre ele para que o corte fique menos perceptível e chame menos atenção. [9]
  10. Uma ótima forma de se expressar sem transformar completamente seu modelito é apostar em joias e acessórios. Procure por peças que complementem seu guarda-roupa e que deixem sua personalidade transparecer de forma sutil. [10]
    • Por exemplo, use um anel com caveirinha ou brincos diferentões.
  11. Entenda que as pessoas veem você de outra forma, mas orgulhe-se de sua autoexpressão e por ter um visual diferente de todos os outros. Assim como não quer receber julgamentos, não julgue ninguém pela forma de se vestir. [11]
  12. Pode ser difícil controlar sua personalidade durante a semana, mas avalie se o seu trabalho é mais importante do que o seu estilo. Se a resposta for positiva, deixe que sua personalidade brilhe mesmo fora do expediente. Uma parte importante da vida profissional é aderir às regras de conduta.
    • Caso seu estilo seja mais importante do que o emprego, encontre outro trabalho no qual possa ficar mais confortável.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Sendo alternativo na escola

PDF download Baixe em PDF
  1. Confira as regras da escola para ver se há alguma restrição quanto a cores diferenciadas primeiro. É bom também conversar com seus pais antes de pintar o cabelo. Quando tiver a aprovação deles, vá em frente! Escolha uma tintura sem muitos químicos ou vá até um salão profissional. Lembre-se de que a tinta vai sair com o tempo e seu cabelo vai crescer. Nada é permanente!
  2. Sempre teste tudo antes de fazer uma mudança permanente. Por exemplo, por mais que pareça uma boa ideia fazer uma tatuagem ou um piercing, experimente acessórios temporários antes de se comprometer com a mudança. É possível que você fique desconfortável com o piercing ou que encontre um desenho mais legal para tatuar no futuro.
    • É uma boa ideia pensar bem antes de fazer uma tatuagem ou um piercing, já que essas coisas são permanentes e você pode acabar mudando de ideia no futuro. Dependendo de sua idade, seu corpo pode estar passando por mudanças físicas e a arte corporal pode acabar se transformando com o tempo.
  3. Não importa se vai conversar com seus pais, com seus irmãos, com professores ou com amigos que também pertençam ao movimento alternativo, é preciso encontrar pessoas que se identifiquem com sua vontade de ser diferente. Caso se destaque muito dos outros alunos da escola, é possível que pratiquem bullying com você por ser diferente, e ter um sistema de apoio vai ajudar você a se lembrar de que ser diferente é bom e que vale a pena ser você mesmo.
  4. Não importa se vai mexer com música, moda ou esportes, faça aquilo que deixa você feliz. Não existem regras claras quanto ao que é considerado alternativo, portanto, não deixe que outras pessoas digam o que pode ou não pode fazer. O importante é se manter seguro e não machucar ou ofender ninguém.
    • Caso vá praticar atividades esportivas diferentes, como skate ou parkour, lembre-se de focar na segurança e usar equipamentos de proteção sempre.
  5. Não sabe como ser alternativo, mas acha que alunos mais velhos sabem? Imite o estilo deles e converse com eles para saber quais músicas ouvem e quais programas de TV assistem. Se você for muito tímido, observe-os de longe e faça pesquisas na internet para descobrir o que fazer.
  6. Procure por grupos alternativos em sua escola ou região nas redes sociais. Bata um papo com outras pessoas e troquem ideias para aprender mais sobre a cultura alternativa. Pesquise por bandas que sejam de seu interesse e acesse os fóruns e grupos de fãs delas para se inspirar. Leia também blogs para continuar acompanhando as últimas tendências da moda.
  7. Não existem regras quanto ao que caracteriza o "ser alternativo". Acha que pintar seu cabelo de verdade vai ser legal? Vá fundo! Quer se vestir todo de preto? Boa ideia! Só você sabe o que o deixa feliz e confortável, portanto seja você mesmo!
    • Obviamente, suas formas de autoexpressão devem se enquadrar nas regras da escola. Não leve advertência ou suspensão por uma estampa de camiseta obscena, por exemplo.
  8. O gosto musical normalmente é muito importante na cena alternativa. Ouça podcasts sobre o assunto e participe de grupos nas redes sociais para encontrar artistas e músicas que inspirem seu estilo. Descubra o que os outros estão ouvindo e o que inspira seus artistas preferidos.
    • Assista a shows ao vivo em locais que sejam livres para todas as idades. Caso assista ao show de uma banda local legal, tente conversar com eles depois do show. A maioria dos artistas alternativos e independentes gosta de conversar com os fãs! Descubra o que eles mais ouvem e o que os inspira.
    Publicidade

Dicas

  • Se possível, evite usar coisas de marcas famosas. Por serem conhecidas mundialmente, elas normalmente não são consideradas "alternativas".
  • Compre suas roupas em brechós. Essas lojas normalmente têm peças e acessórios muito diferentes do que está na moda no momento.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 362 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade