Baixe em PDF Baixe em PDF

Você costuma se esquecer das tarefas de casa com frequência? Vive perdendo os lápis por aí? Talvez você nem perceba, mas essas coisas podem prejudicar bastante sua performance nas aulas. Por sorte, esses problemas costumam ser resolvidos com um pouco de organização. Mantenha seu espaço de estudos, sua agenda e suas anotações organizadas e sua vida estudantil vai mudar da água para o vinho. É possível até mesmo que suas notas melhorem! Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 4:

Organizando as tarefas

Baixe em PDF
  1. Mesmo que faça as tarefas no computador, você ainda vai receber papéis com instruções e folhas para preencher dos professores. Organize tudo em pastas ou fichários, usando divisórias para as diferentes matérias.
    • Se as folhas não tiverem furos para serem colocadas no fichário, coloque-as dentro de saquinhos coloridos perfurados para dividir as matérias e guardar os materiais separados de cada aula. Por exemplo, você pode usar um caderno, uma pasta e uma divisória no fichário para matemática, identificando todos pela cor azul.
    • Sempre que receber um material de uma aula específica, coloque-o na pasta ou no fichário correspondente. Assim, você não perderá os papéis e nem precisará ficar se organizando mais tarde.
    • Avalie qual método de organização funciona melhor para você. Algumas pessoas preferem separar trabalhos já corrigidos dos trabalhos a serem entregues, por exemplo. [1]
  2. Assim como precisa organizar os materiais impressos recebidos, é preciso separar também os digitais. Sempre que for salvar um documento, seja um arquivo final ou um esboço, guarde-o em uma pasta para aquela aula específica. Você pode até mesmo usar subpastas para separar diferentes tipos de arquivos de uma única matéria. [2]
    • Por exemplo, você pode criar uma pasta chamada "Biologia". Dentro dela, você poderia criar subpastas como "Anotações", "Tarefas de Casa", "Pesquisas" e "Trabalhos".
    • É uma boa ideia utilizar um serviço digital como o Google Drive ou o iCloud para armazenar seus arquivos na nuvem, para não perder nada caso o computador dê algum problema.
  3. Leve sua agenda consigo para nunca se esquecer de nenhum trabalho importante. Confira-a diariamente e anote os prazos de tarefas, provas e apresentações de trabalhos assim que receber as informações do professor.
    • Caso tenha organizado os cadernos e pastas por cor, use as mesmas cores na agenda. Por exemplo, escreva todas as tarefas de matemática na agenda com azul, e todas as de inglês com vermelho.
    • Coloque outras atividades na agenda também. Assim, vai ser mais fácil identificar os dias mais cheios para poder planejar os estudos da semana. [3]
  4. Você pode experimentar um aplicativo de calendário no seu celular ou computador para organizar as tarefas, os trabalhos e as provas, por exemplo. Coloque todos seus compromissos no Google Agenda ou procure por um aplicativo próprio para o controle de tarefas de escola, como o Trello ou o Tarefa de Casa [4] para gerenciar seus trabalhos. [5]
    • Algumas escolas fornecem aplicativos próprios para o gerenciamento de tarefas também, o que pode ser uma ótima opção.
    • Na dúvida entre uma agenda física ou digital? Avalie qual delas você tem mais chances de conferir com frequência. Por exemplo, se você já tem uma agenda de papel, mas se esquece de conferi-la com frequência, a agenda digital provavelmente é uma boa opção.
  5. Mesmo que esteja usando uma agenda, é possível perder alguma data por falta de atenção. Portanto, se precisa gravar algum prazo importante, configure um alarme no seu celular para que tenha tempo de correr atrás do prejuízo em caso de esquecimento. [6]
    • Por exemplo, digamos que você tenha um trabalho para entregar para a aula de português. Configure um alarme para a semana anterior à data de entrega para não se esquecer do trabalho. Crie outro alarme na manhã da data de entrega, para não se esquecer de levar o trabalho pronto para a aula.
    • A sua agenda on-line pode ter alguma configuração de notificação. Vale a pena conferir as opções do aplicativo para ver quais funções estão escondidas nele!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo anotações

Baixe em PDF
  1. Sempre que sentar na carteira para começar a estudar, pegue uma folha nova e escreva o nome da aula e a data no canto. Deixe a folha de lado enquanto ouve o professor e use-a para anotar os pontos importantes. [7]
    • Caso o professor passe uma tarefa, escreva a data de entrega na agenda imediatamente .
    • Colocar uma data na folha de anotações vai ajudar na organização e também permitirá que você retome alguma matéria de um dia específico ao estudar para uma prova.
  2. Suas anotações devem ser simples, focadas apenas em palavras-chave e frases curtas. Não escreva tudo o que o professor falar! Foque apenas nos pontos principais, escrevendo-os sempre em suas próprias palavras.
    • Para destacar alguma coisa importante, use um marca-textos.
    • Sempre anote as coisas que o professor diz que vai cair na prova.
    • Reescrever as coisas em suas próprias palavras pode ajudar na memorização, compreensão e aprendizado!
  3. Organize suas anotações utilizando o método Cornell . Para seguir esse método, faça uma linha horizontal na sexta linha da página, contando de baixo para cima. Depois, faça uma linha vertical a cerca de 5 cm da margem esquerda do papel. No fim, você terá três campos na página. Use o campo esquerdo para anotar os pontos principais e o campo direito para fazer anotações gerais. No fim da aula, use o campo inferior para revisar, esclarecer e resumir tudo. [8]
    • Ao estudar para um teste, leia primeiro o campo horizontal. Caso precise de mais informações, confira os outros campos.
    • O método Cornell pode ser o ideal para quem está estudando história, por exemplo, pois ele ajuda na identificação de pontos-chave e detalhes específicos.
  4. Para isso, você precisará de uma folha não pautada. Os mapas mentais funcionam com a criação de bolhas que conectam palavras-chave individuais. O lado bom disso é que fica mais fácil identificar a relação entre duas ideias com uma olhada rápida. [9]
    • Se você costuma ficar entediado na hora de fazer anotações, o mapa mental pode ser uma boa saída, já que ele foca mais no lado criativo!
    • O mapa mental costuma funcionar bem com matérias como literatura, nas quais um único assunto (como um livro, por exemplo) tem diversos pontos importantes (como temas, pontos da trama, personagens, entre outros).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Estudando e controlando o tempo

Baixe em PDF
  1. Assim como é mais fácil acordar cedo quando se levanta todos os dias no mesmo horário, é mais fácil estudar e fazer as tarefas quando se programa um horário para isso. Pode ser meio estranho fazer isso no começo, mas atenha-se ao cronograma por algumas semanas e ele vai parecer mais natural e automático. [10]
    • Conforme planeja o cronograma, pense bem nos horários em que costuma ser mais produtivo. Você prefere descansar ao chegar em casa e fazer as lições só depois de jantar, ou prefere fazer tudo assim que chega em casa, para se livrar logo das tarefas?
    • Se está estudando remotamente, pense bem nos horários do dia em que costuma ser mais produtivo e programe-o para as matérias mais difíceis. Deixe os temas mais fáceis para os momentos em que você costuma enrolar mais.
  2. Não importa se vai estudar em casa depois da escola ou se vai estudar à distância no computador, é importante escolher um espaço tranquilo e silencioso para poder focar na matéria. Procure por um espaço fora do caminho dos outros moradores da casa, mas se não for possível, converse com eles e peça para não ser incomodado por um tempo enquanto estuda. [11]
    • Procure desabilitar as notificações no seu celular enquanto estuda, para evitar distrações de mensagens de WhatsApp ou de redes sociais.
    • Algumas pessoas preferem estudar melhor em silêncio, enquanto outras se saem melhores ouvindo músicas ou ruídos brancos. Teste as duas opções e veja qual funciona para você.
    • Caso se distraia durante os estudos, pare por 15 minutos para descansar. Depois, volte mais focado ainda.
  3. Não acumule trabalhos grandes, pois isso vai gerar ansiedade e fazer com que você faça tudo na pressa, o que certamente prejudicará suas notas. Comece a fazer projetos mais complexos, como ensaios e trabalhos de arte, assim que os receber. Divida-os em tarefas menores e mais fáceis de gerenciar, avançando pouco a pouco até terminar. [12]
    • Por exemplo, se você tem que escrever uma redação de três páginas para a semana seguinte, marque um dia para pesquisas, um dia para criar um resumo das ideias, um dia para escrever o primeiro esboço e dois dias para revisões. Assim, você ainda terá alguns dias livres para caso algo não saia como o planejado.
    • Faça um pouco por dia para que sua carga de trabalho pareça menor e que sobre mais tempo para descansar.
  4. Mesmo que esteja ocupado com as tarefas de casa e outros trabalhos, tire alguns minutinhos por dia para revisar as anotações que fez, pois isso vai ajudar na retenção do aprendizado. Lembre-se de que é muito mais fácil estudar aos poucos do que virar a noite estudando. [13]
    • Esse é um bom momento para reescrever as anotações que estiverem confusas ou bagunçadas.
  5. Antes de ir dormir, confira sua agenda e veja se está com tudo certinho para o próximo dia letivo. Coloque os materiais na mochila e, se possível, arrume seu lanche também, para não precisar fazer nada correndo pela manhã. [14]
    • Você pode até arrumar o uniforme para o dia seguinte, para ter menos preocupações de manhã. Assim, é só acordar, escovar os dentes e tomar café da manhã!
    • Caso precise se lembrar de algo importante no dia seguinte, coloque um post-it em um local de fácil visibilidade, como o espelho do banheiro, a sua lancheira ou a porta do seu quarto.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Organizando os materiais e seu espaço de estudos

Baixe em PDF
  1. Leve os materiais escolares na mochila e guarde-os também no armário da escola, caso tenha direito a um. Caso esteja estudando remotamente, organize tudo na sua mesa ou em uma cestinha no seu quarto. Utilize estojos e bolsinhas para guardar materiais pequenos como lápis, canetas, colas, tesouras e calculadoras de forma organizada.
    • Entenda que não há uma forma correta ou errada de se guardar e organizar os materiais escolares. O importante mesmo é guardá-los sempre do mesmo jeito para que saiba onde eles estão. Perder tempo procurando um lápis ou uma borracha não vai ajudar sua vida de estudos, afinal de contas.
    • Use um estojo para guardar as canetas e os lápis, de escrever e colorir. Para os papéis soltos e cadernos, use pastas ou fichários.
    • Todos sabemos que a vontade é de sair correndo assim que o sinal de fim de aula tocar, mas você vai ter menos problemas depois se guardar seus materiais com cuidado antes de sair da sala de aula.
  2. É importante ser preparado! Portanto, quando estiver ficando sem lápis, borrachas ou quaisquer outros materiais, peça para seus pais comprarem mais. Guarde os novos itens na mochila ou no estojo assim que os comprar, para não correr o risco de esquecê-los. [15]
    • Não estar preparado vai causar mais distrações para você e para seus colegas, já que vai ser preciso atrapalhá-los para pedir materiais emprestados. Isso pode também acabar prejudicando suas notas na escola, principalmente no quesito de participação.
  3. Dê uma geral na mochila, no armário e em seu espaço de estudos para ver se alguma coisa está sobrando por ali. Descarte pedaços de papel, embalagens de doces, lápis quebrados e qualquer outra coisa que seja inútil. Mantenha seu espaço organizado para conseguir focar exclusivamente nos estudos. [16]
    • Não jogue fora provas e trabalhos velhos, mesmo que já tenham sido avaliados pelo professor, pois eles podem ser úteis na hora de estudar para provas bimestrais ou semestrais.
    • Caso você estude em um espaço compartilhado, como a mesa de jantar, é melhor guardar seus papéis e livros em seu quarto quando não estiver estudando.
    Publicidade

Dicas

  • Saiba que você não vai se tornar uma pessoa organizada de um dia para o outro. Esse processo leva tempo, portanto, tenha paciência e confie que tudo vai dar certo no futuro.
  • Esvazie sua mochila pelo menos uma vez por semana para jogar fora todos os lixos e ver o que não está sendo usado e pode ser deixado em casa.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Estojo.
  • Pastas.
  • Lápis.
  • Canetas.
  • Cadernos.
  • Papéis.
  • Marca-textos.
  • Agenda.
  • Bloco de notas adesivas.
  • Ferramentas organizacionais (pastas, cestinhos, porta-lápis, entre outras coisas).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 83 982 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade