PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Eles podem estar entre nós, trabalhando para agências do governo, entidades corporativas e organizações particulares. O trabalho consiste em reunir informações e fazer um relatório baseado nelas. Se o seu desejo é entrar nesse jogo cheio de segredos e intrigas e acha que tem os requisitos necessários para fazer esse trabalho bem-feito e ser aceito por uma agência de inteligência secreta, este artigo foi feito sob medida.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Trabalhando com suas capacidades de espionagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Quem diria, mas o famoso James Bond não é considerado um bom agente secreto pela sua força ou inteligência. Ele nem mesmo seria um bom herói de filme de ação, mas ele compensa tudo isso com sua habilidade de adaptar-se à situação e ao ambiente em que está. Além disso, ele tem carisma de sobra. O segredo de um bom agente secreto é saber cativar completos estranhos e manipulá-los para que façam a sua vontade. Se o seu objetivo é fazer altas apostas no poker em Marrocos, você tem que ter um xaveco capaz de dobrar o segurança, o porteiro e ainda por cima conseguir entrar na roda do jogo. Mas como fazer tudo isso? Resposta: carisma.
    • Para exercitar o carisma, peça o telefone de completos estranhos em locais públicos. Passe a conversa em gente que você não conhece para que façam o que você quer. Pratique seu senso de humor, respostas curtas e certeiras e o seu charme natural.
  2. Vá para lugares onde não é muito bem-vindo e tente ser aceito nesse ambiente. Aprenda tudo que puder dos que já estão ali. Será que você conseguiria passar por um agricultor no sul do Brasil, suando para conseguir pagar as contas no final do mês? Ou fingir ser um diplomata canadense? E um músico e compositor riponga? Um bom agente secreto deve tirar tudo isso de letra.
    • Aprenda mais sobre todos os níveis culturais. Em uma semana podem enviar você para se misturar a altos funcionários envolvidos em operações de contrabando ilegais. Será preciso falar sobre os melhores vinhos e ópera com alguns deles. Na semana seguinte, podem lhe designar uma tarefa em uma mina de carvão. Você terá que beber com verdadeiros pés-de-cana e saber conversar sobre os ídolos da música sertaneja ou do funk, por exemplo.
  3. Quando um agente secreto é flagrado pelos seguranças abaixado em uma sala escura com uma lanterna na mão, ele precisa dar uma desculpa ótima e ainda por cima convencer. Tudo isso em uma fração de segundo. A situação oposta também exige de você: se flagrar alguém em atitude suspeita, é preciso identificar rapidamente se a pessoa está mentindo ou não. A vantagem de saber detectar mentiras é que essa habilidade o torna um mentiroso mais convincente.
    • Fique atento à linguagem corporal. Os mentirosos tendem a manter os braços cruzados e o corpo virado na direção contrária da dos outros, como se quisessem fugir. Já quem diz a verdade tem uma postura mais "aberta".
    • Os mentirosos costumam repetir a mentira palavra por palavra para ganhar tempo na hora de elaborar uma história convincente. Para não cometer esse mesmo erro, pratique sua desculpa e mentiras antes para que não percebam que você está mentindo.
    • Ao mentir, procure relaxar. Se você sabe que terá que mentir, relaxe. A maior parte dos mentirosos é pego por ficar agitado ou ansioso demais. Se estiver calmo na hora de mentir, você parecerá mais convincente. Um artigo interessante sobre a detecção de mentiras é o Como Detectar Mentiras .
  4. O trabalho de um agente secreto pode incluir a tarefa de passar por cercas de arame farpado, ficar dependurado de um helicóptero em pleno voo ou entrar no sistema de esgoto de uma grande indústria alimentícia. E, em todo caso, é essencial ser capaz de correr, e bem rápido. É preciso estar sempre preparado para o que der e vier.
    • Concentre-se mais em exercícios aeróbicos do que no trabalho de força. A maioria dos agentes secretos não se parece em nada com os fortões musculosos do cinema, mas conseguem correr como um atleta olímpico na hora de fugir de cães de guarda, seguranças, etc.
    • Por incrível que pareça, o segredo de muitos agentes pode estar na yoga. A habilidade de controlar o próprio corpo, contorcer-se por corredores estreitos e estar bem fisicamente como um todo. A yoga pode proporcionar todos esses benefícios e muito mais.
  5. Caso a situação saia do controle, pode ser preciso arregaçar as mangas e partir para o corpo-a-corpo. Se você não for bom de briga, vai acabar nos fundos de uma casa abandonada, sendo torturado e interrogado pelas pessoas que estava espionando. [1]
    • Para dar um bom soco, mantenha os dedos fechados mas não apertados demais. Deixe uma pequena folga e tensione os dedos apenas na hora de desferir o golpe. Deixe o polegar embaixo dos outros dedos.
    • Acerte o alvo com o meio da mão (com o osso do dedo médio, não do anelar). O ideal é golpear usando as duas primeiras articulações (dos dedos indicador e médio), acertando o meio do rosto do seu adversário (o nariz e os olhos). Ao mesmo tempo, evite a mandíbula e a cabeça. Por serem partes mais duras, elas podem acabar quebrando a sua mão. Soque reto e com força.
    • Pratique a postura de defesa. Mantenha os punhos ao lado do rosto como se fosse lutar boxe. Vá na direção do adversário, mesmo que ele esteja tentando socar você. Dessa forma é possível virar o jogo.
  6. Se você deseja exercer seu trabalho pelo mundo afora, é preciso saber falar a língua exigida por determinada missão. [2] Essa habilidade é ainda mais importante quando se trata de espionagem corporativa, missões que envolvem agências oficiais governamentais e países passando por turbulências sérias. As línguas mais requisitadas no mundo da espionagem incluem:
    • Árabe.
    • Farsi (uma das línguas faladas no Afeganistão).
    • Russo.
    • Mandarin .
    • Pashto (uma das línguas iranianas, falada entre outros países, no Paquistão).
  7. Uma das habilidades mais importantes em um agente secreto iniciante é saber decifrar a linguagem corporal. Aprender a identificar informações que a pessoa dá mesmo sem perceber é uma habilidade essencial para um agente secreto.
    • Para praticar a habilidade de ler lábios, experimente assistir a filmes sem som e a observar com atenção o formato da boca dos atores. Compare os movimentos da boca com a legenda. Em seguida, desligue a função da legenda e tentar decifrar o que se diz. Vá a locais públicos como restaurantes para praticar a habilidade de ouvir sem ser notado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Entrando para uma organização de inteligência secreta

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao contrário do que alguns imaginam, um agente secreto não é recrutado nas ruas, e nem por acaso. Exige-se qualificação acadêmica.[[Image:Be a Secret Agent Step 8.jpg|center|550px]
    • Pode-se encontrar agentes com diferentes formações, mas as áreas mais valorizadas costumam ser a de negócios, línguas e direito internacional. É preciso estudar algo que o envolva em política internacional. Experiência na área militar também é valorizada.
    • No Brasil, é preciso passar em um concurso público para ingressar na ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). Há casos em que funcionários públicos de outras áreas do governo são relocados para a agência.
  2. É preciso estar por dentro dos concursos público da ABIN através de jornais especializados (disponíveis em todas as bancas). A agência não realiza concursos todos os anos, pois precisa da aprovação do Ministério Público primeiro. O concurso costuma ser composto por três etapas. Uma com provas objetivas e discursivas. A seguinte é composta por investigação social e funcional, acompanhada de uma avaliação médica. Já a terceira consiste no curso de formação em Inteligência da ABIN.
    • Para prestar o concurso público para agente secreto, é necessário ser brasileiro ou português, ter curso superior em qualquer área e 18 anos completos.
  3. Além de antecedentes criminais, irão investigar cada passo que você deu na vida, além de entrevistar familiares e vizinhos.
    • A peneira é fina. Além de ter que passar nas provas rigorosas de Línguas Estrangeiras, Economia, Direito, Psicologia e outras matérias, o candidato pode ser submetido a um teste de avaliação física (que pode incluir natação). Para aumentar suas chances de ser aceito, fique longe de qualquer droga ou álcool ou de qualquer coisa que possa causar problemas de ordem legal. Quaisquer problemas psicológicos ou jurídicos podem acabar com o seu sonho de ser agente secreto.
    • Para os poucos que passam, a rotina na Escola de Inteligência é bem puxada. Os alunos devem usar sempre terno e gravata nas aulas (que começam às 8 e vão até as 18) e são monitorados o tempo todo. Não dá para bobear.
  4. Se conseguir ser um dos poucos aprovados, parabéns! No entanto, é agora que começa o trabalho duro de verdade. É preciso estar pronto para se mudar para um país completamente diferente, estando sempre à disposição do serviço secreto.
    • É preciso também desapegar-se dos bens materiais e levar uma vida um tanto frugal. Evite criar laços que o prendam caso tenha que sumir por um tempo a mando de uma missão. Se você é um agente secreto, o seu trabalho é a sua vida.
    • Ser um espião significa abrir mão de uma vida pessoal e afetiva. Nem mesmo seus melhores amigos ou familiares mais próximos podem saber sobre o que você realmente faz. Você conseguiria viver assim?
  5. Caso você tenha as habilidades necessárias mas tem um defeito ou outro no seu histórico, uma alternativa é trabalhar para grandes empresas que contratam esse tipo de profissional para espionar as concorrentes.
    • Se você acabar não trabalhando para o governo por um motivo ou outro, pode ser uma boa ideia começar como um investigador particular. É um jeito esperto de conseguir uma boa reputação como espião e ser requisitado por grandes empresas.
    • A espionagem do mundo dos negócios não é necessariamente ilegal. Porém, pode causar muita dor de cabeça caso você assine um acordo de sigilo absoluto. É mais provável que você trabalhe para uma empresa X como funcionário disfarçado na empresa Y para ser um tipo de informante.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Passando despercebido

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim que passarem o lugar, o alvo ou a tarefa a ser facilitada, aprenda o máximo que puder sobre o cenário político do lugar. Por exemplo, uma missão nos Emirados Árabes para espionar um magnata do petróleo vai exigir um abordagem completamente diferente de uma missão para desmantelar um grupo militante em um ponto turístico.
    • Estude tanto o cenário contemporâneo quanto a história do lugar. Aprenda sobre a cultura e procure entender o espírito e a mentalidade do povo que vive ali. O que faz com que elas abram um sorriso e baixem a guarda? No que elas diferem de você?
    • Informe-se sobre a geografia do local. Se estiver no Iraque e precisa saber quanto tempo leva para ir de Bagdá até o Kuwait e voltar antes do anoitecer, não haverá tempo a desperdiçar fuçando o iPhone sem parar para descobrir isso, certo?
  2. É provável que lhe deem uma identidade falsa para cumprir a missão. Por exemplo, a de um alto executivo trabalhando para uma grande empresa alimentícia da Ásia a fim de determinar quais cidades oferecem melhor infraestrutura para as fábricas. Seus superiores vão lhe passar um roteiro geral, mas você é quem terá que desenvolver os detalhes da sua vida falsa.
    • Encare tudo como se fosse um ator. Sua vida pode depender disso. Qualquer detalhe que permita que rastreiem seus dados rumo à sua identidade verdadeira pode fazer com que seus inimigos descubram a farsa.
    • Na maioria das missões, será necessário encontrar uma pessoa que possa dar boas referências a seu respeito. Esse alguém deve fazer parte do cenário local. Esforce-se para estabelecer o maior número de contatos possível no local da missão.
  3. Mantenha-o próximo. Na maioria das vezes, você não vai ficar espionando seus alvos à distância com um binóculos para flagrar negócios escusos. Pelo contrário, você estará cara a cara com eles, fuçando os computadores deles e, em seguida, desaparecendo. É por esse motivo que você precisa cativar e conquistar a confiança dos seus alvos.
    • Aprenda tudo que puder sobre seus hábitos, rotina, preferências e do que não gostam. Por exemplo, caso descubra que o general que trafica maconha por baixo dos panos curte uísques caríssimos, tudo que você precisa para cair nas graças dele é uma garrafa de Laphroaig.
    • No entanto caso tenha que ficar na cola do alvo, pode ser preciso manter uma boa distância e planejar uma fuga perfeita se tudo der errado. Já pensou ser pego numa perseguição dentro do supermercado? Planejar é preciso.
  4. Se quer espionar, é essencial passar despercebido por multidões e a comunidade local como se fosse realmente um deles. Tenha um ótimo motivo para estar nesse lugar, além de vestir-se como os habitantes locais. Evite a todo custo chamar a atenção.
    • Dedique um bom tempo misturando-se ao cenário local antes de começar a agir. Na maioria das missões, não será preciso fazer nada extraordinário. Pelo contrário, irão pedir que você fique apenas de olho na situação. O seu objetivo principal deve ser o de passar despercebido.
  5. Aprenda a pensar rápido e a ter jogo de cintura em qualquer situação imaginável e possível. Procure encontrar novas utilidades para objetos do dia a dia ou carregue sempre consigo uma ferramenta multiuso. Aqui vão algumas habilidades que podem salvar a sua vida como agente secreto:
    • Consertar motores em geral
    • Atirar facas .
    • Consertar um rádio.
    • Soltar-se de algemas.
  6. Fique atento a qualquer evento ou detalhe que fuja do normal na rotina do seu alvo, local da missão ou situação. Mesmo que você não saiba exatamente por que considera algo estranho, relate o que notou para a agência.
    • Desenvolva sua intuição enquanto está em ação. Durante toda carreira de um espião, é raríssimo ouvir o inimigo na linha dando bandeira dizendo algo como: "Vamos trazer a cocaína amanhã ao meio-dia." Os criminosos não são burros, e será preciso identificar padrões de comportamento que levem a mais evidências relacionadas aos negócios ilegais ou às informações que você quer.
  7. Ele é essencial para o seu trabalho. Atualmente os aparelhos de escuta são minúsculos, e provavelmente aprender[a a usá-los durante o curso da ABIN. Dependendo da natureza da sua missão, será preciso dedicar bastante tempo monitorando os aparelhos de escuta, ouvindo apenas ruídos estáticos ou uma conversa pra lá de chata entre o presidente de um complexo de armas falando sobre cavalos com sua amante.
  8. Um bom agente secreto deve estar sempre pronto para sumir no mundo caso seja necessário . Carregue sempre uma bolsa com um kit de sobrevivência, roupas versáteis para que sirvam em qualquer tipo de clima e um rastreador de emergência (um aparelho que responde a frequências de rádio) para que o pessoal da agência consiga localizá-lo depois que você tiver fugido dos inimigos.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre mantenha a calma e aja com naturalidade.
  • Controle suas emoções.
  • Procure não dizer a ninguém que você é um agente secreto.
  • Esteja ciente de que, se alguém for muito legal com você, é porque talvez saiba mais sobre você do que o esperado.
  • Saiba como falar e espionar.ao mesmo tempo.
  • Domine a técnica de ler lábios muito bem.
  • Use o elemento surpresa a seu favor.
  • Você pode inspecionar áreas também!
  • Confie apenas em seus companheiros de equipe.
  • Compre roupas mais formais.
  • Tenha mais que cinco agentes secretos. Assim, vocês poderão revezar na hora de espionar.
  • Mantenha seus amigos por perto, mas mantenha seus inimigos mais próximos ainda.
  • Siga o código de conduta do mundo da espionagem — pergunte, observe e escute.
Publicidade

Avisos

  • Sua autoconfiança e ego devem estar sob controle.
  • Você deve estar ciente das leis e não fazer nada ilegal, o ou você pode acabar em apuros com a polícia.
  • Se carregar uma arma de fogo em locais públicos, você acabará tendo problemas com a polícia. É melhor usar objetos que não causem mais do que uma contusão!
  • Isto não é como em James Bond ou Inspetor Bugiganga! Todos os dias agentes secretos da vida real morrem.
  • Lembre-se de manter-se sempre consciente sobre o que se passa ao seu redor.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma bolsa pequena.
  • Notebook.
  • Canetas.
  • Disfarce.
  • Binóculo.
  • Óculos de Sol.
  • Fita Adesiva.
  • Dispositivo de comunicação (telefone, walkie talkies, ou telefones celulares).
  • Uma garrafa de água.
  • Armas.
  • Habilidade.
  • Experiência em artes marciais ou em defesa pessoal.
  • Tente ouvir tudo ao seu redor.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 302 139 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade