PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Nada pior para estragar uma sessão de pintura do que deixar a tinta cair na roupa. Na maioria das vezes (a menos que você seja muito sortudo), a tinta é de uma cor completamente diferente da cor da calça jeans e acaba deixando uma mancha bastante feia se não tratada de forma rápida e eficaz. Embora não haja um tratamento 100% eficaz contra manchas, felizmente existem alguns deles que conseguem dar conta desse problema desagradável. É claro que a forma mais fácil de remover manchas é evitando-as, mas, ainda que isso não tenha sido possível, você pode conseguir recuperar o tecido.

Método 1
Método 1 de 3:

Removendo tinta à base de água

PDF download Baixe em PDF
  1. Como as tintas à base de água são solúveis em água, costumam ser mais fáceis de ser removidas do que as tintas à base de óleo. A primeira coisa a ser feita para tratar esse tipo de mancha é adicionar água morna na área afetada. Umedeça um pano em água morna e pressione-o delicadamente sobre a mancha, deixando o tecido absorver o líquido. [1]
  2. Após deixar o tecido absorver um pouco de água morna na área da mancha, ele deverá estar pronto para uma limpeza de verdade. Adicione 1 colher de sopa de sabão para roupas em 1/2 xícara de água e misture bem. Após misturar e formar uma solução consistente, esfregue um pouco sobre a mancha usando o pano úmido. Esfregue a mancha suavemente fazendo movimentos circulares; se ela for muito grande, comece a esfregar de fora para dentro. Dessa forma, você minimiza os riscos de espalhar a sujeira pela calça jeans. [2]
  3. Embora uma solução suave de sabão possa funcionar, provavelmente não vai resolver completamente o problema. Se for esse o caso, usar uma solução de álcool isopropílico sobre a mancha pode ajudar a remover a tinta do tecido.
    • Um removedor de esmaltes serve como uma alternativa ao álcool, mas pode danificar o tecido. Se estiver preocupado com a possibilidade da acetona deixar uma nova mancha, faça um pequeno teste utilizando-a em uma parte mais discreta do jeans que não possa ser vista facilmente, como o interior da calça. [3]
  4. As cerdas da escova de dentes vão oferecer a precisão não abrasiva necessária para remover a mancha. Após aplicar o álcool isopropílico e esfregar a mancha, você deverá ver o resultado dentro de alguns minutos. [4]
    • Aplique mais um pouco de álcool sobre a mancha caso não esteja obtendo os resultados desejados.
  5. Depois de realizar os procedimentos anteriores, a melhor coisa a ser feita em seguida é lavar a roupa adequadamente em uma lavadora. As tintas à base de água geralmente estão sujeitas à limpeza em uma máquina de lavar, e qualquer resto da mancha deverá ser removido (ou pelo menos amenizado) agora.
    • Como sempre, lembre-se de lavar a roupa de acordo com as instruções da etiqueta.
  6. Se ainda houver uma mancha notória no jeans após as tentativas de limpeza, você pode tentar removê-la com a ajuda de uma caneta para tecido. Encontre uma que seja da cor mais próxima possível da calça jeans e rabisque sobre a mancha. Embora isso seja basicamente trocar uma mancha por outra, a semelhança das cores pode ser difícil de ser detectada pelo olho humano.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Removendo tinta à base de óleo

PDF download Baixe em PDF
  1. As tintas a óleo são conhecidas por dar mais trabalho para serem removidas, pois a água é menos efetiva no caso delas. Se a tinta que quiser remover estiver seca, você pode tentar remover parte dela usando uma faca. Raspe uma faca cega sobre a superfície; ao fazer isso, vai conseguir remover o excesso que não foi absorvido pelo tecido.
    • Recomenda-se uma faca cega para essa etapa, pois uma faca afiada tem o risco de danificar a calça.
  2. Diferentemente das tintas à base de água, que podem ser tratadas facilmente com água morna, as tintas a óleo exigem produtos químicos específicos para serem removidas. Embora os removedores de tinta sejam a solução mais eficaz, podem não ser totalmente seguros para serem usados em peças de roupas. Um solvente de óleo é a aposta mais segura; ele custa relativamente barato e pode ser comprado em qualquer supermercado ou loja de artesanato. [5]
    • Mesmo se você ainda não tiver uma peça de roupa manchada, é sempre uma boa ideia ter um solvente de óleo em casa para que, se necessário, possa tratar a mancha o mais rápido possível.
  3. Umedeça um pano levemente com o solvente e aplique-a sobre a área manchada do jeans. Esfregue a mancha fazendo movimentos circulares, começando de fora e avançando para dentro da mancha gradativamente. Tratar a mancha dessa forma minimiza o risco dela se espalhar nas áreas adjacentes do jeans. Se aplicado corretamente, o solvente de óleo deverá remover a tinta da calça.
    • Use uma escova de dentes se achar que o pano não esteja funcionando tão bem quanto deveria.
    • Se acredita que um produto químico mais abrasivo seja necessário, como um removedor industrial de tinta, não se esqueça de testá-lo em uma parte discreta da calça (como o lado avesso). Dessa forma, se ele danificar o jeans, o dano vai ser causado em um local relativamente irrelevante.
  4. [6] Se esfregar um produto químico na mancha não resolver completamente o problema, cubra-a com uma camada fina de glicerina e deixa-a agir durante a noite. Os agentes químicos da glicerina deverão agir sobre a mancha, removendo as partículas da tinta do tecido.
    • Caso não tenha glicerina em casa, é possível comprá-la facilmente em qualquer supermercado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando manchas de tinta

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora possa parecer óbvio ou até mesmo condescendente, é bastante comum que uma pessoa fique muito confiante e comece a pintar rápido demais. Isso acontece principalmente ao pintar áreas grandes, como tetos e paredes. Nem é preciso dizer que o tempo que você provavelmente economiza pintando não vale o risco de danificar uma peça de roupa. Trabalhe devagar e fique de olho no excesso de tinta nos rolos e pincéis antes de aplicá-los à superfície.
  2. Usar um avental é uma forma bastante comum de proteger as roupas. Como são feitos para isso, ninguém vai se importar se tiverem manchados de tinta. Se tiver um avental de cozinha e não se importar com a aparência dele, use-o quando precisar pintar algo.
  3. Embora esse conselho esteja limitado a pinturas caseiras (pois não serve para uma situação profissional), a forma mais fácil de evitar manchas de tintas em roupas é removê-las. Dessa forma, se a tinta cair no corpo, você poderá removê-la facilmente no banho.
  4. Mesmo com todo o cuidado do mundo, sempre há uma chance de algo dar errado. Ao manchar uma roupa, é sempre bom ter os materiais (como álcool isopropílico e solvente de óleo) por perto para tratar a mancha o mais rápido possível, já que o tempo é um fator crucial nesse caso.
    Publicidade

Dicas

  • Trate a mancha no jeans o mais rápido possível. Quanto mais tempo a tinta tiver para secar, mais difícil vai ser para removê-la. [7]
  • Se a calça for cara e você não tiver certeza se consegue recuperá-la, considere levá-la a uma lavanderia profissional. Esse tipo de mancha não vai ser novidade para eles, e é bem possível que tenham produtos especializados para resolver esse tipo de problema. [8]
Publicidade

Avisos

  • A melhor forma de combater a mancha é evitando uma. Tome todos os devidos cuidados, mas não se preocupe se manchar algo. Existem muitas opções disponíveis para lidar com esse problema.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 128 919 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade