Baixe em PDF Baixe em PDF

Miles Davis, Dizzy Gillespie e Maynard Ferguson. Esses são trompetistas lendários, mas nem por isso nasceram sabendo tocar — pelo contrário, trabalharam duro. Se você acabou de ganhar ou comprar seu trompete, comece a praticar hoje! Com algum treino, você vai poder se exibir para seus amigos, formar uma banda ou apenas tocar por diversão. O trompete é um hobby — e um dom — que dura a vida toda.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Escolhendo um trompete

Baixe em PDF
  1. Vá à loja de instrumentos local e peça ao atendente que lhe mostre os instrumentos para comprar ou alugar. Certifique-se de que a tonalidade dele é Bb (Si bemol, a mais recomendada). Tudo bem se a tonalidade for outra, mas essa é a mais fácil de manejar. Talvez o trompete não tenha marca, mas não se preocupe; eles servem muito bem para os músicos iniciantes (e, na verdade, é com instrumentos assim que a maioria dos aprendizes de música começa a tocar). Lembre-se de que adquirir um trompete pode sair bem caro. E, se for alugar, tome algumas precauções:
    • O pistão não deve estar amassado;
    • Os pistões devem apertar e se soltar com facilidade, e fazer o menor ruído possível;
    • As bombas devem se movimentar livremente para frente e para trás.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Aprendizado inicial sem o trompete

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Primeiramente, diga apenas o fonema da letra "M" (como se para fazer um som parecido com "mmm") e congele a boca nessa posição. Agora, assopre enquanto mantém os lábios dessa forma. Vai parecer estranho no começo, mas é assim que se deve usar a boca para tocar trompete.
  2. imagine que há um pedacinho de papel na ponta da sua língua. Empurre a ponta dela um pouco para frente, como se tentasse cuspir o papel. Seus lábios devem ser pressionados um contra o outro e produzir um som parecido com um sibilo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Aprendizado com o trompete

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Depois de montá-lo, apanhe fôlego pela boca, assuma a embocadura, encoste o instrumento nos lábios e assopre. Não aperte nenhum pistão, por enquanto. Você vai perceber que a tensão da sua boca muda ao tocar diferentes notas. Não aperte os pistões ainda!
  2. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Enquanto ainda executa a primeira nota, aperte os lábios um pouco mais e abaixe os pistões nº 1 e 2 (os pistões são enumerados de 1 a 3; sendo o primeiro o mais próximo de você e o terceiro, o mais próximo da campana) e o trompete produzirá uma nota mais aguda do que a anterior.
    • Parabéns! Você acaba de executar suas duas primeiras notas no trompete!
  3. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Se você conseguir usá-lo da forma correta, vai ser capaz de produzir um som homogêneo no trompete. Ao fazer o exercício, você soará um pouco como o Pato Donald, mas não se preocupe: isso é sinal de que você está treinando direito.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Aprendendo a primeira escala

Baixe em PDF
  1. 1
    Essa seção usa material de um outro site para auxiliar seu aprendizado. Você vai perceber que os nomes das notas nessa página são diferentes dos que aparecem no site que usamos como apoio. Isso ocorre porque adaptamos um exercício de piano para o trompete e, neste processo, as notas precisaram ser transpostas para soar corretas. Você conseguirá entender isso melhor depois que tiver alguma prática.
  2. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Uma escala é uma coleção de notas ascendente ou descendente e com intervalos pré-definidos entre si.
  3. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Use como referência este link: musikit.com/Merchant2/SOUND/Midi/Bb3.mid. Encontre o mesmo som no trompete sem pressionar nenhum pistão. Essa nota é C.
  4. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Se não conseguir alcançá-la, tente relaxar um pouco os lábios.
  5. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Contraindo a boca um pouco mais, toque um E: musikit.com/Merchant2/SOUND/Midi/D4.mid.
  6. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Contraia a boca ainda mais e toque F: musikit.com/Merchant2/SOUND/Midi/Eb4.mid.
  7. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    musikit.com/Merchant2/SOUND/Midi/F4.mid.
  8. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    musikit.com/Merchant2/SOUND/Midi/G4.mid.
  9. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    musikit.com/Merchant2/SOUND/Midi/A4.mid.
  10. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    musikit.com/Merchant2/SOUND/Midi/Bb4.mid.
  11. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Você tocou sua primeira escala no trompete! Essa é a escala em C, também conhecida como "concertina B# " (você entenderá mais sobre isso assim que começar a estudar a teoria).
    • A seguir, seria uma boa ideia estudar a concertina E#. Ela é composta de notas mais agudas e inicialmente pode parecer difícil, mas, com alguma prática e persistência (e obviamente a ajuda de um instrutor), você a dominará. Depois de aprender essas duas, passe para escalas mais agudas (ou mais graves, se quiser).
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Praticando e se aprimorando

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Tocar Trompete
    Tente fazer pelo menos uma sessão de 15 minutos por dia, embora seja recomendável que você treine por uma hora ou mais, assim que tiver resistência para tal. No início, e especialmente enquanto você ainda estiver aprendendo a primeira escala, 15 minutos devem bastar.
  2. Explore técnicas mais avançadas do que as expostas neste artigo. O que mostramos aqui é apenas uma entre doze escalas. O livro deve abordar pelo menos uma ou duas. Estude-as antes de passar para teorias mais avançadas ou de começar a ler partituras. Boa sorte! O trompete é um excelente instrumento e tocá-lo com maestria requer muita prática.
    • Para começar, leia "Rubank Elementary Method - Cornet or Trumpet" ou qualquer livro escrito por Robert W. Getchell.
    Publicidade

Dicas

  • Um bom método (livro) fará a diferença no aprendizado. Recomenda-se o Arban`s.
  • Não use força para tocar, isso pode comprometer sua embocadura e atrasar muito o processo de aprendizagem. É preciso mais jeito que força; então tente tirar o som com o mínimo de força possível e com o tempo irá ver como o avanço será satisfatório.
  • Se você sentir que seus lábios estão prestes a sangrar ou perceber que há pedaços soltos de pele na boca, interrompa sua sessão de exercícios do dia imediatamente. Continuar a tocar com o lábio machucado pode prejudicar sua embocadura por uma semana ou mais.
  • Se você precisar chegar a uma nota mais aguda, tensione só os cantos da boca! Contrair a boca toda apenas deixa os lábios mais rígidos, ao passo em que contrair apenas os cantos dá suporte à embocadura enquanto deixa os lábios relaxados para vibrarem livremente.
  • Mais uma vez, eis as notas da escala em C: C (sem pressionar nenhum pistão), D (pistões nº 1 e 3), E (nº 1 e 2), F (1º), G (nenhum pistão), A (nº 1 e 2), B (2º), C (nenhum pistão).
  • Se, ao soprar, o trompete ficar mudo ou produzir apenas uma ressonância fraca, certifique-se de que sua embocadura está correta. Se ela estiver correta e o problema persistir, um dos pistões pode estar desalinhado. Para arrumá-lo, rosqueie-o até o fim segurando pelo topo e o problema deverá estar resolvido. Caso contrário, leve o instrumento à loja onde o adquiriu e alguém te ajudará!
  • A dica mais importante: se você pensa seriamente em desenvolver suas habilidades de trompetista, aulas particulares podem ser de grande ajuda. Você definitivamente não perderá seu investimento, desde que encontre um instrutor solícito, experimente e agradável.
  • Respirar pelo nariz pode até ser mais fácil e agradável, já que o ar que entra por ele parece ser mais quente, mas, para apanhar o fôlego mais rapidamente, respire pela boca.
  • Se você usa aparelho ortodôntico, tome cuidado extra ao praticar, especialmente se for iniciante. Se possível, peça ao seu dentista que lhe receite cera protetora — talvez ele até dê uma amostra. Aplique-a antes de tocar para evitar arranhar a boca. Outros dentistas lhe recomendarão um protetor de plástico, mais higiênico do que a cera, que se encaixa sob medida por cima do aparelho (e sem causar dor!). E o melhor de tudo: você não perderá o calo dos lábios quando retirar o aparelho!
  • Quando você atingir um nível que lhe permita executar peças mais avançadas, vai perceber que é impossível atingir notas agudas logo após começar a tocar. Isso acontece porque você não está aquecido. Para se aquecer sem prejudicar os lábios, toque notas graves (C, D, E, F, G; da mais grave para a mais aguda, e depois faça o sentido inverso). Depois de passar um tempo se aquecendo, você deverá ser capaz atingir notas altas. Além disso, lembre-se de que zumbir os lábios em excesso pode gerar um vício. Por mais que todos digam que o zumbido é necessário, tente apenas assoprar para obter um timbre mais claro.
  • No seu trompete pode haver uma peça parecida com um anel de dedo mindinho. Esse anel serve para micro-afinar as notas que requerem o 3º pistão e é usado apenas por instrumentistas mais experientes.
  • Tente colocar o bocal exatamente no meio dos lábios. Dependendo do formato dos seus dentes ou do fato de você usar aparelho, o bocal pode se mover para cima ou para baixo da posição em que deve ser usado. Sem corrigir esse hábito, você talvez perca a capacidade de tocar o trompete na posição correta.
  • Antes de começar a tocar, assopre no trompete sem contrair os lábios. Isso serve como aquecimento para o instrumento e para a sua embocadura.
  • Ocasionalmente, faça este exercício de aquecimento: inspire pelo nariz ininterruptamente por 8 pulsos, depois expire ininterruptamente por mais 8 pulsos; depois, inspire por 4 e expire por outros 4; inspire por 2 e expire por 2; finalmente, inspire por 1 e expire por 1. Isso lhe ajudará a expandir o diafragma. Não permita que os ombros se ergam ao inspirar.
Publicidade

Avisos

  • Não se frustre demais. Quando sentir assim, pare e respire fundo antes de tentar novamente.
  • Se policie para não pegar o costume de pressionar o trompete contra os lábios para atingir as notas mais altas.
  • Não desgaste sua boca. Pratique frequentemente, não constantemente. Tente fazer pelo menos três sessões semanais e lembre-se de fazer pausas.
  • Encontre músicas que você goste de tocar que estejam dentro das suas capacidades e da sua extensão (ou seja, o espectro de notas que você consegue executar).
  • Para se livrar de um vício, cole um lembrete na parte da campana que fica voltada para os seus olhos, onde seu professor não pode ver. Deixe o lembrete no trompete por algumas semanas ou até que você consiga perder o vício.
  • Evite derrubar ou quebrar seu instrumento. O conserto pode sair bem caro.
  • Nunca toque depois de comer! Pedaços de comida podem entrar no trompete e danificá-lo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Trompete e bocal
  • Óleo de pistão (para lubrificá-los caso se movam com dificuldade)
  • Graxa para as bombas (para impedir que elas fiquem emperradas)
  • Músicas que você consiga tocar

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 135 254 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade