Baixe em PDF Baixe em PDF

A anemia é uma doença em que o gato não tem glóbulos vermelhos ou hemoglobinas o suficiente no sangue. Isto é, a capacidade de circulação de oxigênio do felino fica prejudicada, o deixando mais fadigado. Normalmente a anemia é consequência de alguma outra doença. Portanto, para tratá-la é necessário que se descubra a causa subjacente.

A veterinária Pippa Elliott aconselha: "A anemia pode ser grave e quase sempre tem alguma causa subjacente. O mais importante é identificar essa causa e tratá-la para que a anemia não piore."

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando e tratando as causas da anemia

Baixe em PDF
  1. Uma lesão com sangramento pode causar anemia no bichano. [1] Caso ele tenha sofrido alguma, leve-o ao consultório veterinário urgentemente.
    • Se o bichano estiver ainda sangrando, faça uma bandagem ou pressione o local com uma toalha de algodão limpa para contê-lo.
  2. A anemia também pode ser causada por sangramentos através do trato digestivo. [2] Ao notar que as fezes ou o vômito do gato contêm sangue, avise o profissional urgentemente. Na duvida, colete uma amostra e leve ao consultório.
    • Se o gato estiver tomando medicamentos, principalmente AINEs (anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno, tylenol, aspirina, etc.), interrompa o tratamento e informe o veterinário. É sabido que os AINEs podem causar úlceras.
    • Para saber se o sangramento advém de algum tumor, o veterinário fará alguns diagnósticos por imagem como ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética e radiografia. O objetivo é determinar qual será o melhor tratamento.
  3. Se infestado por pulgas ou carrapatos, o gato pode ter anemia porque tais parasitas chupam sangue. O primeiro passo para tratar o quadro é eliminar os aracnídeos para cessar a perda de sangue. Depois disso, o corpo do gato começará a regenerar os glóbulos vermelhos perdidos. [3]
    • Há no mercado diversos medicamentos antipulgas. Peça para o veterinário recomendar um de uma marca de renome como o Comfortis, o Capstar e o Advocate. Não compre de marcas desconhecidas ou não recomendadas pelo profissional.
  4. Alguns parasitas como os do gênero Babesia e Haemobartonella danificam os glóbulos vermelhos e causam anemia também. No caso de infecção por algum micro-organismo do tipo, leve o bichano ao veterinário urgentemente, pois será necessário administrar medicamentos específicos, como primaquina e quinina no caso do Babesia, ou tetraciclina se a infecção for pelo Haemobartonella. [4]
  5. As doenças hepáticas também são uma causa comum de anemia. O motivo é que os rins produzem um hormônio chamado eritropoetina, que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos vermelhos. Se o órgão falhar, o tecido renal é substituído por tecido fibroso. A consequência é que menos células produzirão eritropoetina. [5]
  6. A doença autoimune se caracteriza quando o corpo se volta contra os próprios tecidos. O sistema imunológico passa a atacá-los como se fossem invasores. Eis aí outra causa de anemia em felinos.
    • Se o veterinário identificar que causa da anemia é a doença autoimune, será necessário dar ao gato medicamentos imunossupressores, como os corticosteroides. Tais drogas desligam o sistema de defesa, param o ataque e permitem que o corpo regenere os glóbulos vermelhos. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratando a anemia do gato

Baixe em PDF
  1. Pode ser que o profissional recomende suplementos de ferro e vitaminas B para tratar a doença. Os bichanos com problemas hepáticos costumam ter menos apetite e, como consequência, ficam com deficiência de vitaminas do complexo B. De qualquer maneira, o benefício trazido pelos suplementos são limitados, e por isso eles não devem ser a única arma no combate à anemia. [7]
  2. Se o bichano perder muito sangue, pode ser necessária uma transfusão. O procedimento é complexo nos gatos, pois há várias possíveis reações cruzadas – algumas graves, outras nem tanto. [8] Como a transfusão é complexa e arriscada, o veterinário certamente o encaminhará para um especialista no assunto.
  3. Normalmente, a anemia é consequência de outra doença. É essa doença causadora que precisa ser tratada para que o gato melhore. O tratamento inclui medicamentos, cirurgia e outras intervenções veterinárias.
    • Siga todas as instruções do profissional e entre em contato se o gato piorar ou não melhorar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Identificando a anemia em gatos

Baixe em PDF
  1. É possível que a doença só fique claramente perceptível nos estágios mais avançados. [9] É por isso que é prudente levar o gato para fazer um check-up todos os anos. Assim você identifica quaisquer problemas de saúde a tempo de tratá-los antes que piorem. Caso ainda não conheça um veterinário de confiança, trate de entrar em contato com um e marcar uma consulta para o bichano.
  2. Todo mundo sabe que os gatos são mesmo meio preguiçosos. Todavia, não é normal que eles fiquem muito letárgicos. Dois sinais claros são: o gato deixa de comer para ficar dormindo e fica horas no mesmo lugar, ali permanecendo até você voltar no fim do dia. [10]
  3. Outro sintoma que pode ser um indício de anemia é a perda de apetite. Preste atenção no quanto ele anda comendo. Se estiver comendo menos que o normal, pode ser que o gato esteja anêmico. [11]
  4. Se estiver com as gengivas pálidas, pode ser que o bicho esteja com anemia. [12] A cor normal das gengivas é rosada, assim como a nossa. Leve-o para um local com luz natural e olhe as gengivas dele. As luzes artificiais podem dar às gengivas do bichano uma tonalidade meio cremosa ou amarelada.
    • Basta levantar delicadamente o lábio superior dele e olhar. Se as gengivas estivem pálidas, pode ser que o gato esteja com anemia.
  5. Se o gato estiver com as gengivas pálidas ou outros sintomas de anemia, leve-o ao consultório imediatamente. O veterinário o examinará em busca de pulgas, carrapatos e outros problemas. Ele também verificará se algum órgão do felino aumentou de tamanho e se ele apresenta alguma massa no abdome que poderia ser um tumor. Ademais, ele colherá uma amostra de sangue para fazer exames laboratoriais. [13]
    • Os biomédicos responsáveis pelos exames avaliarão a bioquímica e a hematologia do gato e medirão os glóbulos brancos e vermelhos. Assim será possível ter um diagnóstico preciso da anemia, sua gravidade, desde quando o gato está doente e se o organismo dele está ou não regenerando os glóbulos vermelhos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 023 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade