PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo dono responsável de um gato deve vermifugar o bichinho regularmente. Entretanto, muitos donos não sabem que os gatos podem ser afetados por dois tipos diferentes de vermes, as lombrigas e as tênias. Se você achar que o seu gato está sofrendo com algum desses parasitas, procure um veterinário para obter o tratamento adequado.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando a tênia em gatos

PDF download Baixe em PDF
  1. Elas são vermes achatados que podem atingir até 60 cm de cumprimento. Elas tem uma cor esbranquiçada e possuem segmentos achatados por todo o corpo.
    • As tênias se prendem firmemente à parede do intestino, e isso faz com que seja difícil que elas fiquem muito grandes, a não ser que o animal não seja tratado por um bom tempo.
    • É comum encontrar conjuntos de ovos de tênia no pelo do animal, especialmente próximo à região do ânus.
  2. Uma tênia é capaz de colocar centenas de pequenos ovos ao preencher certos segmentos do corpo dela, chamados de proglótides.
    • As tênias adultas colocam esses conjuntos de ovos no lúmen intestinal do animal, de onde eles migram para a região do ânus do gato.
    • As proglótides têm formato e tamanho parecidos com o de um grão de arroz. Se você vir algum objeto que apresente essas características no pelo do animal, provavelmente ele estará com tênias.
  3. Se estiver em dúvida, tente prender os conjuntos de ovos em uma fita adesiva e mostre-os ao veterinário. Para fazer isso, retire um pedaço de cerca de 15 cm de fita, pressione-a levemente sobre os objetos brancos e então então cole-a sobre um pedaço de papelão.
  4. Existem diferentes tipos de tênias, e elas têm hospedeiros intermediários diferentes. A Dipylidium caninum (o tipo mais comum de tênias em gatos) utiliza as pulgas como vetor de transmissão.
    • Os gatos com pulgas têm uma maior chance de contraírem tênias porque as pulgas jovens se alimentam de ovos de tênia presentes em fezes de gatos. A tênia consegue se prender e se desenvolver no interior da pulga (vetor de transmissão), e quando o gato lambê-la e engoli-la, acabará sendo infectado após o trato digestivo do dele abrir o corpo do parasita e liberar os vermes.
    • Por conta disso, é imprescindível controlar as pulgas regularmente para prevenir e controlar as tênias em gatos.
  5. A segundo tipo mais comum de tênia, a Taenia taeniaeformis, se desenvolve em seu estágio larval dentro de roedores, como ratos. Por isso, gatos de caça acabam tendo uma maior chance de contrair esses vermes.
    • Os roedores se infectam com a forma larval das tênias ao comer plantas contaminadas por fezes de gatos que contenham ovos do verme. As tênias entram nos músculos dos roedores, e isso faz com que o gato acabe ingerindo elas ao comer um roedor infectado.
    • Por conta disso, os gatos de caça precisam ser vermifugados em intervalos de no máximo três a seis meses.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratando as tênias

PDF download Baixe em PDF
  1. Se possível, leve uma amostra dos proglótides que você pode ter encontrado no pelo do animal. Isso ajudará o profissional a determinar que tipo de tênia foi contraída. O veterinário prescreverá um produto contra tênias que contém o fármaco praziquantel.
    • Mesmo que o tratamento seja o mesmo independentemente do tipo de tênia, é importante saber qual o tipo do verme para evitar que o animal o contraia novamente no futuro.
    • O praziquantel é o único ingrediente que pode matar as tênias, mas muitos produtos contra elas combinam essa substância com outros ingredientes para que ele seja efetivo contra as lombrigas também.
  2. Essa substância paralisa a tênia, fazendo ela se desprender da parede do intestino. Depois disso, o verme morrerá e será eliminado através das fezes.
    • O praziquantel causa paralisia ao fazer o tegumento de fosfolipídios (a pele) da tênia se tornar permeável aos íons de sódio, potássio e cálcio.
    • Uma grande entrada de íons de cálculo paralisa o sistema nervoso primitivo da tênia, o que faz com que a boca do verme solte a parede do intestino, causando a morte do parasita. [1]
  3. Por muitos anos, os únicos produtos que possuíam o praziquantel eram os comprimidos de Drontal e as injeções Droncit. Entretanto, outros produtos apareceram, incluindo os comprimidos da Natu Verm e o eficiente Profender, que pode ser aplicado na pele por trás do pescoço do gato. Um resumo das opções disponíveis pode ser encontrado abaixo:
    • Injeção de Droncit: contém praziquantel e só é efetivo contra tênias (não contra lombrigas).
    • Comprimidos de Drontal: contém praziquantel para combater as tênias e pirantel, que é eficiente contra as lombrigas.
    • Comprimidos de Natu Verm: contém praziquantel para combater as tênias e pirantel contra as lombrigas.
    • Profender spot-on: contém praziquantel contra tênias e emodepsida contra lombrigas.
  4. Aproximadamente 2% dos gatos apresentam efeitos colaterais leves após a administração oral, que incluem enjoos, diarreia e diminuição no apetite. Se o gato parece estar sofrendo com esses efeitos colaterais, procure um veterinário imediatamente.
    • Os medicamentos contra tênias matarão os vermes presentes no momento da medicação, mas não terão efeito caso o gato volte a contrair esses parasitas no futuro. [2]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando as tênias

PDF download Baixe em PDF
  1. Caçar e ingerir pragas, como ratos, é uma das principais formas de infecção. Por isso, evitar que o gato cace é uma excelente forma de prevenção contra a espécie taenia.
  2. Elas são a outra principal forma de infecção. O gato e todos os outros animais da casa devem ser tratados com um produto eficiente de acordo com as instruções do fabricante.
    • Existem várias opções disponíveis, mas as mais eficientes são as que contém fipronil (Frontline, Frontline Plus e Effipro) ou selamectina (Zoetis Revolution).
  3. Os conjuntos de ovos de tênia são um sinal de que há uma infecção ativa e de que o animal deve ser vermifugado o mais rápido possível.
    • Da mesma forma, se o gato contrair pulgas, você deve usar um produto eficiente contra as tênias e ao mesmo tempo um outro contra as pulgas.
    Publicidade

Dicas

  • Infecções de parasitas são comuns e todos os gatos devem seguir uma rotina de controle de parasitas. Converse com o seu veterinário de confiança sobre quais parasitas são endêmicos na sua região.
Publicidade

Avisos

  • Na maioria dos gatos, as injeções de Droncit causam uma dor passageira durante a aplicação.
Publicidade

Referências

  1. Plumbs Veterinary Drug Handbook. Donald Plumb. PharmaVet
  2. BSAVA Small Animal Formulary. BSAVA publications.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 797 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade