Baixe em PDF Baixe em PDF

A henna é uma planta comercializada em forma de pó e que é muito utilizada como tintura para cabelo e pele. [1] Prepare uma pasta para tingir seu cabelo grisalho ou para retocar suas raízes caso tenha receio de usar os componentes químicos presentes nas tinturas comerciais. O processo é relativamente simples, mas como cada cabelo é único, é importante testar a aplicação em uma mecha e na pele antes de seguir com a tintura de todo o couro cabeludo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tingindo todo o cabelo

Baixe em PDF
  1. Existem diversas cores de henna no mercado, mas a vermelha é a que funciona melhor em fios grisalhos, pois tem a melhor cobertura. Após o tingimento, seu cabelo ficará com um tom avermelhado com toques de laranja.
  2. Para pintar o cabelo, é preciso criar uma pasta com pó de henna e água morna. O pó é vendido em sachês, e a quantidade necessária vai depender do seu tipo de cabelo. Se as madeixas batem no ombro, você precisará de apenas um sachê. Caso seu cabelo chegue ao meio das costas, use dois sachês. Já se os fios chegam à cintura, use três sachês.
    • Despeje o pó de henna em uma vasilha de 1 litro. Como a henna mancha as coisas com facilidade, é bom cobrir a superfície de trabalho e vestir roupas velhas que não se importe de estragar. [2]
    • Adicione água quente — cerca de 50 °C devem bastar — em pequenas quantidades, misturando bem com o pó. Não há uma medida exata, o importante é formar uma pasta.
  3. É importante que os fios estejam bem limpinhos antes da aplicação da henna, evitando assim que sujeira e resíduos fiquem presos no cabelo. Lave o cabelo normalmente com shampoo.
  4. Depois de lavar o cabelo, retire o excesso de umidade com uma toalha — não há necessidade de usar o secador de cabelo. Como a henna resseca os fios, é bom que eles estejam levemente úmidos.
  5. É importante dividir as madeixas em áreas de tamanhos similares, prendendo com presilhas ou grampos, pois a aplicação da henna deve ser feita por partes. A quantidade de seções depende do comprimento do seu cabelo: se os fios são curtos, basta dividi-os em duas partes; no caso de cabelo comprido, pode ser preciso dividi-lo em quatro ou seis seções.
    • Lembre-se de que a henna mancha. É bom usar prendedores baratos e que não se importa de manchar nesse processo. O ideal é usar presilhas de plástico, que podem ser lavadas. [3]
  6. Solte uma seção do cabelo e comece a trabalhar nela, já que a ideia é aplicar a henna direto no couro cabeludo, uma parte de cada vez. Para melhores resultados, calce luvas descartáveis de plástico e use-as para a aplicação.
    • Pegue um pouquinho da pasta e aplique sobre uma seção do cabelo, indo da raiz às pontas.
    • Encha bem cada seção com a mistura de henna. Ao terminar com uma parte do cabelo, prenda-a novamente e retoque as raízes com henna. Depois, passe para a próxima seção e repita o processo.
  7. Uma hora normalmente basta, mas a tonalidade deve ficar mais forte após duas horas. Depois desse tempo, é pouco provável que o cabelo fique ainda mais escuro, e não há necessidade nenhuma de insistir.
  8. Enxágue os fios depois de deixar a henna agir, mas não o lave com shampoo. Remova todos os resíduos de henna do cabelo — prepare-se, pois isso provavelmente vai levar um tempinho. Ao terminar, seque os fios com um secador por dez minutos e você provavelmente já notará a diferença na cor.
  9. É importante deixar a cor assentar nos fios, e lavá-los antes da hora evitará isso. Não lave o cabelo por pelo menos um dia inteiro depois da tintura.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Retocando as raízes

Baixe em PDF
  1. A henna desbota com o tempo, deixando suas raízes grisalhas aparecerem novamente. É preciso tingir as raízes e retocar o cabelo de tempos em tempos, e para isso você precisará preparar mais pasta de henna, mas será preciso usar menos do produto.
    • Assim como na mistura original, use água quente — cerca de 50 °C. Não há uma quantia exata, basta adicionar água suficiente ao pó de henna para formar uma pasta grossa.
  2. Calce luvas de plástico descartáveis nas mãos e aplique uma camada generosa de henna nas raízes, cobrindo todas as partes grisalhas. Tome cuidado para que sobre um pouquinho da pasta ao terminar.
  3. Deixe a pasta agir no cabelo por pelo menos uma hora. Em seguida, enxague os fios, mas não os lave. Retire todos os resíduos de henna da cabeça.
  4. A ideia é aplicar uma camada leve de henna por todo o seu cabelo — novamente usando luvas descartáveis. Como tem menos pasta, a cobertura deve ser bem leve, e o objetivo dela é simplesmente escurecer a cor dos fios, de forma que fique uniforme com a raiz recém-retocada.
  5. Ao terminar, enxague todo o cabelo e remova os resíduos de henna, novamente sem usar shampoo. Espere pelo menos 24 horas para lavar o cabelo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando erros comuns

Baixe em PDF
  1. É sempre bom testar a pasta de henna em uma mecha antes de tingir todo o cabelo para poder conferir a cor final. É possível que seu cabelo também reaja mal ao tingimento e fique ressecado, e o teste pode ajudar a identificar isso. Use uma mecha da região da nuca para poder cobri-la caso algo dê errado.
    • Assim como faria ao tingir todo o cabelo, deixe a pasta agir por uma a duas horas antes de enxaguar a mecha.
  2. A henna pode causar irritação na pele e é importante fazer um teste antes. Aplique uma pequena quantidade na sua pele e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, enxágue e aguarde um dia. Se houver qualquer reação adversa, como vermelhidão ou inchaço, é melhor evitar o uso da henna para tingir seu cabelo.
  3. A henna não costuma reagir bem às tinturas comerciais. Portanto, se usou alguma química no cabelo recentemente, espere pelo menos um mês antes de usar a henna.
  4. A henna não deve ser ingerida e também não deve entrar em contato com seus olhos. É importante tomar esse cuidado durante a pintura do cabelo.
    • Caso a pasta entre em contato com seus olhos, lave-os com água corrente em abundância. Se a irritação persistir, procure um médico.
    Publicidade

Dicas

  • Caso tenha cabelos compridos, peça ajuda de um amigo para a aplicação da henna.
  • Caso umedeça o cabelo antes de aplicar a henna, a pasta deve acabar escorrendo bastante sobre seu rosto. Por mais que a umidade dos fios facilite a aplicação, você provavelmente vai ficar com manchas na pele ou nas roupas.
Publicidade

Avisos

  • Dê preferência para henna orgânica caso queira evitar componentes químicos, pois ela tem menos pesticidas. Evite também pigmentos com p-fenilenodiamina, pois ela pode irritar a pele.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 188 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade