Baixe em PDF Baixe em PDF

Os arquivos “Dynamic Link Library” (Biblioteca de vínculo dinâmico) ou “.dll” contêm códigos e objetos para referência de programas do Windows para quando eles precisam completar tarefas. Ao contrário dos aplicativos, os “.dll” não são arquivos que podem ser executados ou utilizados sem softwares especiais, e não podem ser abertos em editores de texto para visualização do código. Para explorar o conteúdo de um “.dll”, experimente uma das ferramentas gratuitas descritas neste artigo; será possível avaliar, descompilar, editar e extrair mídia deles. Cuidado apenas para não modificar um “.dll” em uso por qualquer software, já que ele poderá parar de funcionar.

1

Usando o Resource Hacker

Baixe em PDF
  1. Se você deseja obter um certo conteúdo dele, incluindo sons e vídeos, o Resource Hacker vai facilitar muito sua vida; ele possui uma interface gráfica simples, dando até a possibilidade de modificar os “.dll” com texto simples e editores binários.
    • Baixe-o gratuitamente neste site . Basta selecionar “Download” e depois a versão desejada (em arquivo “.zip” ou “.exe”).
    Publicidade
2

Utilizando o Resource Tuner 2

Baixe em PDF
  1. É uma ferramenta parecida com o aplicativo Resource Hacker, mas com alguns recursos a mais, como a capacidade de fazer a extração de vários outros tipos de arquivos, como “.png”. A desvantagem é que o Resource Tuner 2 é gratuito apenas por 30 dias; depois, será preciso pagar para continuar utilizando-o.
    • Acesse este link para baixar a versão de testes do Resource Tuner 2. Clique no ícone com um disquete ao lado.
3

Experimentando o Dependencies

Baixe em PDF
  1. Quem deseja apenas navegar por uma lista de todos os componentes indispensáveis aos arquivos “.dll” vai gostar do Dependencies. Baseado na antes bastante popular ferramenta Dependency Walker, que era incluída com o Microsoft Visual Studio, o Dependencies escaneia um arquivo desse formato e mostra uma “árvore hierárquica” de todas as dependências e arquivos necessários. [1] O programa não descompila o “.dll” ou permite edições, mas é ótimo para identificar e solucionar erros com esses arquivos.
    • Obtenha o Dependencies gratuitamente aqui . Basta rolar a tela um pouco para baixo e clicar em “Download Here” (Clique aqui para baixar).
    Publicidade
4

Usando o ILSpy

Baixe em PDF
  1. Com base no código “.NET”, o ILSpy está disponível para o Linux e macOS, além do Windows, é de código aberto e mantido pela comunidade. [2] Ele pode ser usado para investigar o conteúdo de um arquivo “.dll”, para descompilá-lo ao Visual Basic e salvar o código como um projeto em C#.
    • O programa ILSpy pode ser obtido aqui . Desça a tela e clique em “latest release” (versão mais recente).
    • Se preferir, obtenha o plugin do Visual Studio aqui Basta clicar em “Download”.
5

Utilizando o descompilador dotPeek

Baixe em PDF
  1. Se o objetivo é transformar um “.dll” .NET em um código C# ou IL equivalente, o dotPeek pode ajudar, já que oferece muitos recursos e apresenta uma interface simples. Ele também permite que o código seja salvo no formato “.csproj”, que pode ser aberto, modificado e recompilado no Visual Studio. [3]
    • Faça o download do dotPeek aqui .
    Publicidade
6

Usando o HxD (editor hexadecimal)

Baixe em PDF
  1. Como são arquivos de código compilados, que não podem ser modificados com um editor de texto tradicional, esse programa será a melhor alternativa para editar conteúdo binário, principalmente se não quiser descompilar o “.dll” e editar de forma direta os arquivos de código-fonte linkados. Há diversos editores hexadecimais, porém o HxD também tem a capacidade de comparar o código de dois arquivos distintos!
    • Obtenha o aplicativo nesta página . Basta clicar na versão do seu Windows (64-bits ou 32-bits) embaixo do título.
    • Lembre-se de que código hexadecimal é, literalmente, um monte de “1” e “0”; com o HxD e programas do tipo, não é possível editar código de programação.
7

Abrindo com o Dumpbin

Baixe em PDF
  1. O Dumpbin faz parte do Visual Studio — inclusive das versões gratuitas do Community — e exibe os dados sobre esses arquivos. [4] O Dumpbin precisa ser executado a partir do Prompt de Comando do Visual Studio, não do Prompt do Windows. Use a seguinte sintaxe dumpbin [options] nomedearquivo.dll , substituindo “nomedearquivo” pelo nome do “.dll” e “[options]” pelos comandos abaixo:
    • dumpbin /DEPENDENTS nomedoarquivo.dll para visualizar todos os programas dependentes. [5]
    • dumpbin /HEADERS nomedoarquivo.dll para ver os cabeçalhos de cada objeto de membro. [6]
    • dumpbin /EXPORTS nomedoarquivo.dll para visualizar todas as definições exportadas do “.dll”. [7]
    • Acesse esta página para consultar uma lista de todos os comandos do dumpbin.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 920 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade