Baixe em PDF Baixe em PDF

A maioria das câmeras digitais modernas também funciona como webcam — basta ter o programa e os acessórios necessários. Caso a sua máquina tenha suporte USB, você pode tentar fazer videochamadas pelo computador com ela em qualidade HD. Caso ela não tenha (ou tenha , mas a imagem fique ruim), é só comprar um adaptador ou uma placa de captura HDMI. De resto, siga as dicas deste artigo para aprender a configurar todos os equipamentos e usar os aplicativos de chat mais populares!

Método 1
Método 1 de 2:

Usando um adaptador HDMI

Baixe em PDF
  1. Você pode usar um adaptador ou uma placa de captura HDMI para USB se a sua câmera digital tem uma saída HDMI e você quer fazer videochamadas de alta qualidade.
    • Esse provavelmente é o jeito mais fácil de usar a sua câmera digital como webcam, mas o processo sai bem mais caro se você ainda não tiver um adaptador de HDMI para USB ou uma placa de captura HDMI. Nesse caso, siga o método descrito na próxima seção deste artigo.
    • Se a saída HDMI não for "limpa", o programa de videochamadas vai exibir tudo o que aparecer no visor da câmera: menus, relógio, status da bateria etc. [1] Leia o manual dela ou acesse o site do fabricante para saber se tudo está em ordem.
    • A maioria dos adaptadores e das placas de captura HDMI é compatível com as versões modernas do Windows e do macOS, mas não custa nada você dar uma olhada antes de comprar.
  2. Isso varia de acordo com o fabricante, mas talvez você precise instalar algum programa ou driver antes de usar a sua câmera no Windows ou macOS. Acesse o site do fabricante e veja se é o caso do seu equipamento.
  3. Você provavelmente vai precisar de um cabo HDMI ou micro HDMI, mas isso também varia de acordo com o fabricante. A ponta menor se conecta à câmera, enquanto a maior entra no adaptador.
    • A maioria das câmeras permite que o usuário ajuste a resolução da imagem recebida pelo adaptador HDMI. Acesse o menu de configurações da sua e faça os devidos ajustes para chegar a uma opção que seja compatível com a placa HDMI.
    • Dependendo do modelo, você também pode precisar colocar a câmera em modo "Filme" ou "Vídeo". No geral, dá para fazer isso pelo botão circular que fica em cima do painel.
    • Também é bom colocar a câmera na tomada para ela não correr o risco de ficar sem bateria.
  4. Desta vez, você vai conectar o cabo USB saindo do adaptador HDMI a uma das entradas USB do computador. Ele vai reconhecer o adaptador automaticamente. Se não for o caso, acesse o site do fabricante do periférico e descubra se é preciso instalar algum driver.
  5. Primeiro, coloque a câmera no modo "HDMI" se houver essa opção no menu. Caso você esteja usando um programa próprio do fabricante, abra-o e siga as instruções do visor.
  6. Quase qualquer programa serve, como Zoom ou Skype.
  7. O programa provavelmente vai usar a webcam do computador automaticamente. Por exemplo: caso você abra o Zoom no seu Windows ou macOS, clique na foto de perfil, acesse Configurações > Vídeo e selecione a câmera no menu "Câmera". Pronto!
    • Se você não conseguir selecionar a câmera digital no programa e não encontrar nenhum programa ou driver para download no site do fabricante, use um aplicativo de streaming , como o Twitch ou o OBS (Open Broadcaster Software), para receber o sinal antes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando um cabo USB

Baixe em PDF
  1. Algumas câmeras digitais mais recentes, como a FUJIFILM X-47 e a X-T200, também têm funcionalidade de webcam via USB — e dispensam a instalação de programas específicos ou o uso de adaptadores. [2] Leia o manual do equipamento e veja se é o caso. Se sim, siga as instruções de configuração em seguida.
    • Dependendo do modelo da sua câmera, você pode precisar instalar atualizações de firmware específicas. Acesse o site do fabricante para descobrir mais.
    • Você provavelmente vai conseguir usar a câmera em videochamadas pelo cabo HDMI ou USB mesmo se o manual e o site não trouxerem nenhuma informação.
  2. Hoje, a maioria dos fabricantes de câmeras digitais oferece programas gratuitos de videochamadas por cabo USB. Tente encontrar o seu modelo nas listas abaixo — e, se não encontrar, mas ela tiver uma saída HDMI (ou se você quiser fazer chamadas com imagens de maior qualidade), leia a seção anterior. Veja alguns exemplos compatíveis com cabos USB:
    • Canon: o aplicativo EOS Webcam Utility, que a própria Canon desenvolveu, serve para conectar a câmera ao computador com Windows ou macOS via cabo USB. Ele funciona com os modelos Canon EOS-ID C/1D X/1D X MARK II/1D X MARK III, EOS 5D MARK III/5D MARK IV, EOS 5DS/5DS R, EOS 6D/6D MARK II, EOS 60D, EOS 7D/7D MARK II, EOS 70D, EOS 77D, EOS 80D, EOS 90D, EOS M200, EOS M50, EOS M6 MARK II, EOS R, EOS R5, EOS R6, EOS Ra, EOS Rebel SL1/SL2/SL3/T3/T3i/T5/T5i/T6/T6i/T7/T7i/T8i/T100, EOS RP, Canon PowerShot G5 Mark II, PowerShot G7X Mark III e PowerShot SX70 HS. [3] Clique aqui para baixar.
    • FUJIFIlM: o aplicativo FUJIFILM X Webcam tem versões para Webcam e macOS. Ele é compatível com os modelos GFX100, GFX50s, GFX50r, X-t4, X-t3, X-t2, X-h1, X-Pro3 e X-Pro2. Clique aqui para baixar.
    • GoPro: o programa de webcam da GoPro tem suporte USB para os modelos GoPro Hero8 Black e Hero9 Black. Clique aqui para baixar.
    • Nikon: o programa Webcam Utility, da Nikon, funciona no Windows e no macOS e tem suporte aos modelos Z7, Z6, Z5, Z50, D6, D850, D780, D500, D7500 e D5600 via cabo USB. Clique aqui para baixar.
    • Olympus: o programa OM-D Webcam Beta tem versões de Windows e macOS e é compatível com os modelos Olympus E-M1X, E-M1, E-M1 Mark II/Mark III e E-M5 Mark II. Clique aqui para baixar.
    • Panasonic: o programa LUMIX Tether for Streaming (Beta) tem versões para Windows e macOS e é compatível com os modelos DC-GH5, DC-G9, DC-GH5S, DC-S1, DC-S1R e DC-S1H. Clique aqui para baixar.
    • Sony: o programa Sony Imaging Edge Webcam permite que o usuário faça videochamadas via USB no Windows 10 e no macOS. Ele tem suporte aos modelos E-mount ILCE-7M2, ILCE-7M3, ILCE-7C, ILCE-7RM2, ILCE-7RM3, ILCE-7RM4, ILCE-7S, ILCE-7SM2/7SM3, ILCE-9, ILCE-9M2, ILCE-5100, ILCE-6100, ILCE-6300, ILCE-6400, ILCE-6500, ILCE-6600, Sony A-mount ILCA-77M2, ILCA-99M2, ILCA-68, Sony Digital Still Camera DCS-HX95/HX99, DCS-RX0/RX0M2, DSC-RX100M4/RX100M5/RX100M5A/RX100M6/RX100M7, DSC-RX10M2/RX10M3/RX10M4, DSC-RX1RM2, DSC-WX700/WX800 e DSC-ZV-1. Clique aqui para baixar.
    • Se o fabricante da sua câmera não estiver nesta lista, acesse o site dele e descubra se há algum programa disponível para download. Se o seu modelo não estiver na lista, talvez seja preciso recorrer a programas de videochamadas pagos e que sejam compatíveis com o Zoom, o Facebook Live, o OBS Studio e afins. [4] De todo modo, acesse o site da plataforma de videochamadas e descubra se ela tem suporte ao seu equipamento e sistema operacional antes de comprar.
  3. Execute o instalador para abrir o programa do Iniciar (no Windows) ou da pasta Aplicativos (macOS). Dê um clique duplo no arquivo que você abriu e siga algumas instruções simples:
    • Se o programa veio em um arquivo comprimido e terminado em .ZIP, leia este artigo para aprender a extrair o conteúdo e dê um clique duplo no instalador em seguida.
  4. Praticamente toda câmera digital vem com cabo USB na caixa. Se você não tiver mais o original da sua, acesse o site do fabricante e descubra quais outros tipos são compatíveis. Conecte a ponta menor do periférico na câmera e a maior na entrada USB do computador.
    • Conecte o cabo USB da câmera diretamente na entrada do computador, sem usar um hub.
    • Veja se a câmera está carregada antes de começar.
    • Você vai ter que colocar a câmera na tomada por um tempo se ela não carregar enquanto estiver conectada ao cabo USB. Do contrário, a bateria pode acabar de repente!
  5. Você vai ter acesso a alguns detalhes da câmera se o computador a detectar automaticamente. Se necessário, navegue pelas opções de configuração antes de começar. Além disso, talvez seja preciso colocar o equipamento no modo "USB" — se o programa ou o visor da câmera fizer essa indicação. [5]
    • Dependendo do modelo, você também pode precisar colocar a câmera em modo "Filme" ou "Vídeo". No geral, dá para fazer isso pelo botão circular que fica em cima do painel.
    • Você vai ver uma prévia do vídeo na câmera se o programa a detectar normalmente.
  6. Quase qualquer programa serve, como o Zoom e o Skype.
  7. O programa provavelmente vai usar a webcam do computador automaticamente. Por exemplo: caso você abra o Zoom no seu Windows ou macOS, clique na foto de perfil, acesse Configurações > Vídeo e selecione a câmera no menu "Câmera". [6] Depois que ele reconhecer o equipamento é só começar!
    • Não é possível transmitir áudio via USB. Sendo assim, você precisa usar o microfone do computador.
    Publicidade

Dicas

  • Dê uma olhada na distância do foco da câmera digital. A distância mínima da lente determina o quanto você pode chegar perto dela. A imagem vai ficar borrada se o seu corpo aparecer próximo demais.
  • Como a maioria das webcams tem lente grande angular, o ideal é que a sua webcam também tenha.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 204 438 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade