Baixe em PDF Baixe em PDF

Saber usar óculos é importante não só por causa da vista em si, mas também por causa do impacto que eles causam na aparência! Em primeiro lugar, escolha um modelo que você ache bonito e que combine com o seu rosto. Depois, aprenda a cuidar das lentes e da armação e até a colocar o acessório do jeito certo no seu nariz! Siga as dicas deste artigo e os seus problemas vão acabar.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando óculos que combinem com o seu tipo de rosto

Baixe em PDF
  1. Você tem todo o direito de escolher óculos porque os acha bonitos, mas alguns estilos combinam mais com algumas pessoas do que com outras. Sendo assim, determine se o seu rosto é mais longo ou largo, se a sua mandíbula é arredondada, quadrada ou mais pontiaguda e se o contorno do seu couro cabeludo é mais grosso ou fino. [1]
  2. Rostos redondos e arredondados têm largura e altura mais ou menos iguais e, no geral, trazem traços mais suaves e curvados. Nesse caso, lentes retas e retangulares os deixam mais longos e magros, ainda mais se ficam no topo da ponte do nariz. Se vale para você, opte por uma armação mais fina.
    • Escolha óculos com forma de "borboleta", daqueles em que a armação é mais baixa na ponte do que nas pontas. Eles geram um contraste maior se o seu rosto é angular.
  3. Rostos quadrados costumam ter traços angulares, como queixo mais achatado e mandíbula pronunciada. Nesse caso, escolha óculos com lentes arredondadas para suavizar esses traços. Por outro lado, se prefere acentuá-los , mas não quer parecer "ameaçador" com os óculos, escolha um quadrado com lentes grandes e de altura e largura iguais.
    • Não use óculos com lentes finas e retangulares, pois eles vão criar um contraste muito grande com os seus traços naturais.
    • Escolha uma armação mais fina para não deixar o seu rosto carregado demais.
  4. Rostos ovais costumam ser longos e mais ou menos magros, com queixo arredondado e bochechas destacadas. Eles combinam com quase todos os tipos de óculos, desde que não seja nada extremo. Experimente, por exemplo, uma armação curvada ou quadrada. Você também tem essa liberdade de escolha com as lentes, que podem ser largas ou finas — mas, de preferência, não completamente redondas ou quadradas.
    • Uma armação mais grossa ajuda a definir o rosto. Só tenha cuidado para não escolher um acessório que abafe os seus outros traços.
  5. É um pouco mais difícil escolher óculos quando se tem bochechas finas e queixo pequeno. Caso você queira disfarçar esses traços, escolha um modelo de óculos cujas lentes fiquem inclinadas na direção da ponte do nariz (aqueles de forma de "borboleta").
    • Não use armações muito quadradas ou retangulares. Geralmente, elas não dão certo com rostos com forma de coração.
    • Armações muito finas também não são legais, já que ficam com um aspecto frágil nesse tipo de rosto. Opte por um acessório de arame ou plástico que seja mais grosso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Combinando óculos com maquiagem

Baixe em PDF
  1. Algumas armações de óculos projetam sombras escuras em volta dos olhos sob determinadas luzes. Nesse caso, passe uma base mais clara debaixo dos olhos até o centro do nariz. Essa técnica é muito comum entre artistas, como drag queens . Você pode até ir um pouco além e passar um bronzer nas bochechas, na testa e dos lados do nariz. Misture bem a base e o bronzer para deixar os efeitos mais naturais. [2]
  2. Por outro lado, complete as sobrancelhas se a armação é mais fina. Essa parte do rosto depende do tamanho e da forma da armação, bem como da espessura e do contorno dos pelos em si. [3]
    • Ter sobrancelhas grossas, definidas e arqueadas pode até estar na moda, mas nem sempre combina com óculos. Não exagere na maquiagem na região se a sua armação é maior e mais grossa. O mesmo vale se você tem cabelo claro ou sobrancelhas mais finas. Nada de passar uma cor escura demais nelas!
    • Se a sua armação é menor e mais sutil, complete as suas sobrancelhas com a cor natural delas para acentuar os seus olhos. Passe um lápis de sobrancelha ou um pincel fino na região em movimentos curtos e finos. Não carregue no resto dos produtos e lembre-se de seguir a forma natural das sobrancelhas.
  3. Faça o efeito do olho de gato, defina os seus cílios e passe uma sombra colorida para acentuar os olhos. No caso da sombra, escolha um tom que combine com a cor da armação dos óculos. Se ele não combinar, o resultado vai sair brega. [4]
  4. É melhor acentuar os olhos ou a boca, mas nunca os dois de uma vez. Se a armação dos seus óculos chama atenção e você quer passar uma sombra, use um brilho labial sem cor ou bem sutil. Caso prefira acentuar a boca, escolha apenas um delineador ou rímel e não passe nada de sombra. Esse estilo combina com aqueles óculos vintage !
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando óculos de forma segura

Baixe em PDF
  1. Pegue os óculos pela frente da armação com as duas mãos, passe as pernas por cima das orelhas e abaixe a ponte até encostar no nariz. Sempre pegue o acessório assim, com as duas mãos, para não desgastar as dobradiças.
    • Não empurre os óculos contra a pele do nariz. Esse movimento pode deixar uma marca definitiva na ponte do seu nariz.
    • Coloque os óculos perto dos olhos, não no meio ou na ponta do nariz. Essa é a posição que mais aumenta a visibilidade. Ela pode até ser desconfortável no início, mas você logo vai se acostumar.
  2. Encoste na ponte do seu nariz com o indicador e afaste a armação até ela chegar ao "topo" dele. O ideal é que o acessório fique sempre desse jeito, a menos que o seu oftalmologista recomende que você o use em outra posição.
    • Tente não relaxar as pernas dos óculos. Não coloque o acessório em cima da cabeça, pois isso acaba deformando as pernas dele aos poucos.
  3. Limpe as lentes com um pano de microfibra e um pouco de água (principalmente se houver manchas mais resistentes). Faça uma limpeza mais profunda com água e sabão de vez em quando e remova o acúmulo de óleos e outras impurezas que possam afetar a sua pele.
    • Não limpe as lentes em peças de roupa, como camisetas e blusas. Elas só acabam deixando riscos irreparáveis na lente.
    • Não encoste nas lentes com os dedos. Isso as deixa borradas e sujas com milhares de bactérias.
  4. Levante as pernas da armação ao mesmo tempo a partir das têmporas e puxe os óculos para frente com as mãos. Além disso, sempre feche as pernas dele — mesmo que os vá colocar de volta em seguida. E nunca ponha o acessório com as lentes viradas para baixo em qualquer superfície.
    Publicidade

Dicas

  • Tente investir em um par de óculos esportivos se você pratica alguma atividade mais arriscada. Além disso, compre uma alça para os momentos de movimentação intensa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 28 493 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade