PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você não precisa de redes sociais para ter uma vida plena. Dedicar menos tempo às redes sociais vai ajudar você a recuperar um tempo que você nem sabia que tinha: tempo que você pode usar para fazer coisas que realmente deixam você feliz. Não importa se você decidiu abdicar completamente das redes ou só diminuir o uso, busque alternativas para coisas que você normalmente faria nas redes sociais. Substituir o tempo ocioso com atividades e interações sociais positivas vai manter você feliz e conectado com as pessoas sem redes sociais.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Saindo das redes sociais

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez seja mais fácil parar de usar as redes sociais se você desativar suas contas ou excluí-las. A maioria das redes permite que você desative a sua conta em vez de deletá-la para caso você queira voltar.
  2. Toda vez que você pegar o celular e vir o aplicativo do Facebook, pode ficar tentado a abri-lo. Apagar esses aplicativos facilita a tarefa de ficar longe das redes sociais e focar no que importa mais para você.
  3. Se você está com dificuldade de não acessar sites de redes sociais, baixe uma extensão de navegador, como o StayFocusd, para bloquear esses sites. [1]
    • Se achar isso muito extremo, faça o meio-termo. Bloqueie esses sites apenas no seu navegador principal para que você ainda possa acessá-los em outro lugar. Se preferir, você pode optar por limitar o tempo que passa em certos sites em vez de bloqueá-los completamente.
    • Se precisar, também é possível bloquear esses sites no seu iPhone.
  4. Algumas pessoas olham as redes logo que acordam de manhã, nos intervalos no trabalho ou na escola e antes de dormir. Pense em quais momentos você tende a entrar nas redes sociais e encontre outra atividade para preencher esse tempo.
    • Enquanto faz suas refeições, tente focar na comida. Repare no sabor e na textura dos alimentos. Se estiver comendo junto com outras pessoas, converse com eles em vez de ficar no celular.
    • Quando quiser conversar com alguém, faça isso pessoalmente. Se não houver ninguém por perto, vá até um café ou outro lugar movimentado para encontrar pessoas para conversar.
    • Deixe o seu celular longe de você à noite. Isso não só evita que você use as redes sociais como também vai ajudá-lo a pegar no sono mais facilmente. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Encontrando alternativas para as redes sociais

PDF download Baixe em PDF
  1. Se parar para pensar, há pontos negativos e positivos nas redes sociais. Se elas não tivessem um lado positivo, você não passaria tanto tempo nelas! Para viver feliz sem redes sociais, você terá que substituir as coisas positivas delas. Comece fazendo algumas listas.
  2. O que você gosta nelas? Dê exemplos concretos, como: [3]
    • “Eu posso manter contato com amigos que moram longe.”
    • “Posso descobrir o que está acontecendo na minha região.”
    • “Tem lembretes dos aniversários dos meus amigos.”
  3. Agora que você já tem a lista de pontos positivos das redes sociais, descubra formas de realizar essas tarefas (ou obter as mesmas sensações) sem ficar grudado em um computador ou celular. Por exemplo:
    • “Vou mandar cartas e fazer planos de visitar meus amigos que moram longe.”
    • “Vou encontrar eventos olhando o jornal ou perguntando aos meus amigos o que eles vão fazer.”
    • “Farei uma lista de aniversários e pendurarei na parede.”
  4. Agora chegou a hora de fazer uma lista de coisas concretas nas redes sociais que irritam você. Leve em conta as coisas que você não fez ou não terminou porque ficou tempo demais nas redes. Veja exemplos abaixo:
    • “Eu fico nas redes sociais em vez de [algo que eu amo fazer].”
    • “Eu não durmo direito por causa das redes sociais.”
    • “Eu me sinto inseguro quando vejo alguns conteúdos nas redes sociais.”
  5. Como esses pontos negativos vão se tornar positivos se você não usar mais as redes?
    • “Terei mais tempo para fazer [algo que eu amo].”
    • “Conseguirei dormir mais cedo se não ficar olhando as redes sociais.”
    • “Vou me sentir melhor comigo mesmo se não vir coisas que me deixam inseguro nas redes sociais.”
  6. Além de ficar ótimo em algo, dedicar tempo a um novo hobby vai ajudar a preencher o tempo ocioso que antes era gasto nas redes sociais. Ter um hobby também vai melhorar a sua criatividade e manterá sua mente estimulada. [4] Se estiver com dificuldade de pensar em um novo hobby, veja algumas ideias abaixo:
    • Arte: ilustração para gibis, cinema, fazer bijuterias, fazer suas próprias roupas , macramé, decoupage, design de interiores, maquiagem e etc.
    • Música: produzir música eletrônica, cantar em um coral, fazer pedais para guitarras, se tornar um DJ e etc.
    • Escrita: escrever poesias, ser jornalista amador, escrever contos, escrever suas memórias e etc.
    • Exercícios: artes marciais, natação, dança, yoga e etc.
    • Trabalhos sociais: angariar fundos para uma boa causa, ajudar pessoas que não são nativas a aprender a sua língua, treinar animais de estimação, doar refeições para pessoas desabrigadas.
  7. Se parte do que você gosta nas redes sociais é a facilidade de conhecer pessoas novas, procure um amigo por correspondência. Quando for procurar alguém, pense em que tipo de coisa manteria você interessado em escrever para alguém novo. Você pode perceber que receber algo interessante na caixa de correio é mais legal do que qualquer notificação de redes sociais.
    • Encontrar um amigo por correspondência que more em outro país é uma forma divertida de aprender sobre lugares diferentes.
    • Além de escrever cartas, você também pode enviar e receber CDs com suas músicas preferidas, artes, adesivos, fotos e livros.
  8. Já que a maioria das pessoas veem as notícias pelas redes sociais, você pode ficar surpreso de perceber que há outras formas de se manter antenado nos eventos atuais. [5] Muitas cidades ainda têm jornais impressos e eles geralmente podem ser encontrados na internet. Rádios de notícias, podcasts e os canais de notícias na TV podem até exibir informações mais variadas que o que as redes sociais fornecem.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo uma vida social fora das redes

PDF download Baixe em PDF
  1. Estudos mostram que, mesmo que as redes sociais nos mantenham conectados com as pessoas pela internet, elas diminuem a qualidade dos relacionamentos fora da internet. [6] Você pode fortalecer essas relações pedindo os números de telefone e endereços das pessoas que você mais gosta. Anote essas informações em uma agenda ou organizador pessoal para deixá-las fáceis de encontrar.
    • Também é uma boa ideia perguntar a eles como preferem que você entre em contato. Algumas pessoas gostam mais de falar ao telefone que outras.
    • As pessoas que não são fãs de telefone ou de marcar encontros pessoalmente podem preferir receber e-mails.
  2. Quando estiver passando um tempo com alguém, peça para a pessoa deixar as redes sociais e mensagens para outra hora. Ter que competir com as redes sociais pela atenção dos seus amigos não é uma sensação legal. Além disso, ficar sabendo do que está acontecendo no Facebook pode deixar você tentado a voltar antes de estar realmente pronto para isso.
  3. Ter experiências e interações positivas com seus amigos vai ajudar você a se manter saudável e feliz. [7] Quando se tem eventos sociais divertidos para esperar, a sensação de isolamento não será tão grande.
    • Descubra quais bandas ou artistas virão para a sua cidade e marque de ir aos eventos com seus amigos.
    • Pesquise bons cafés ou restaurantes na sua região e convide um amigo para ir comer com você.
    • Planeje uma viagem para acampar com um grupo de pessoas. Tente escolher um lugar que não tenha conexão com a internet!
    • Se matricule em alguma atividade que faça você e um amigo se encontrem em um horário programado. Por exemplo, aulas de yoga semanais, oportunidades de voluntariado ou grupos de escrita.
    • Comece um projeto com um grupo de pessoas, como uma banda, um time de futebol (ou outro esporte) ou um grupo de estudos de uma língua estrangeira.
  4. Se você costuma olhar as redes sociais quando fica entediado, então terá que encontrar outras coisas para manter o foco. Limpe a casa, leia, estude, faça as lições ou saia. Isso não só deixará você atualizado nos estudos ou com a casa arrumada como também reduz a tentação de ficar nas redes sociais.
  5. Passar tempo nos mesmos lugares fará você conhecer pessoas que gostam das mesmas coisas que você. Quando for a esses eventos, procure parecer relaxado, amigável e aberto a conversar para que as pessoas venham falar com você.
    • Vá no mesmo lugar que tem microfone aberto todos os meses. Você pode até participar se quiser!
    • Encontre uma galeria de arte que você goste e vá às aberturas de exibições todos os meses.
    • Vá ao mesmo café regularmente para que as pessoas comecem a reconhecer você.
  6. Você pode usar sites para encontrar novos amigos que gostem de encontros em pessoa. Você pode encontrar um grupo que compartilhe uma identidade, como descendência, profissão ou orientação, ou com algum interesse em comum, como pintura, produzir música, jogar basquete, e até esquecer das redes sociais.
  7. Se não conseguir ficar fora das redes, procure seus amigos e familiares. Diga por qual motivo quer parar de usar as redes sociais e peça a ajuda deles para preencher o seu tempo.
    • O vício em internet pode interferir na vida das pessoas a ponto de se tornar algo sério. [8] Se você está com vergonha e com dificuldade de ficar longe das redes sociais, existem terapeutas e grupos de apoio que podem ajudar você a vencer esse vício.
    Publicidade

Dicas

  • Se não quiser parar completamente de usar as redes sociais, use-as com moderação.
  • Se viver sem redes sociais não foi uma escolha sua (por exemplo, se os seus pais não deixam você as usar), tente transformar isso em algo positivo. Faça caminhadas, visite seus familiares e amigos e aproveite outras formas de entretenimento que divirtam você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 793 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade