Este artigo foi coescrito por Jessica Swenson
. A Dra. Jessica Swenson é Psicóloga Comunitária e Terapeuta Clínica. É Fundadora da Transformative Growth Counseling. Com mais de 10 anos de experiência, é especialista em relacionamentos — tanto românticos quanto familiares. É Formada em Psicologia Comunitária pela National Louis University e é Mestra em Psicologia Clínica pela Roosevelt University. Também é Profissional Habilitada para Tratamento de Traumas.
Este artigo foi visualizado 9 134 vezes.
A arromanticidade pode até parecer simples — ou seja, um indivíduo que não tem atração amorosa ou interesse por relacionamentos —, mas as coisas são um pouco mais complexas. E quando alguém assim tem uma "quedinha" em outra pessoa? Como acontece com a maioria das orientações, a afetiva existe dentro de um espectro mais amplo de comportamentos e sentimentos. Leia o artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas!
Passos
-
1A arromanticidade é uma orientação afetiva na qual a pessoa expressa pouca ou nenhuma atração amorosa pelas outras. Pode ser que ela não tenha interesse em buscar relacionamentos — ou mesmo sinta certa repulsa deles. Existe ainda a possibilidade de um indivíduo arromântico não ficar à vontade com atividades como beijos, abraços e sexo.
- A arromanticidade é mais um espectro, ou seja, não segue regras específicas e fechadas. Algumas pessoas ficam mais confortáveis com noções afetivas do que outras. Vai de cada um.
Publicidade
-
1Sim, arromânticos ainda são capazes de sentir tipos diferentes de atração. De vez em quando, uma pessoa assim pode até ter interesse sexual ou afetivo em alguém — o que, muitas vezes, leva a uma relação platônica que é mais que amizade, mas não necessariamente romântica ou sexual. [1] X Fonte de pesquisa
- Não é porque uma pessoa é arromântica que ela nunca vai sentir atração romântica por ninguém! É bem possível que ela desenvolva sentimentos após criar laços emocionais com o tempo, o que a tornaria demirromântica.
- Na dúvida sobre o que você está buscando ou se é capaz ou não de sentir amor romântico? Pode ser que você esteja em uma "área cinzenta", ou seja, ainda em busca da sua identidade ou sem vontade de se definir em termos exatos. [2] X Fonte de pesquisa
- Arromânticos também podem gostar de coisas românticas! Cada pessoa é única e tem o direito de buscar aquilo que a deixa feliz.
-
1Sim, arromânticos podem viver todo tipo de relacionamento amoroso. O fato de eles não buscarem romance não quer dizer que não podem ter relacionamentos afetuosos e platônicos. Essas pessoas conseguem formar relações de amizade e estar próximas de amigos e familiares como quaisquer outras. [3] X Fonte de pesquisa
- É possível que uma pessoa seja arromântica caso ela tenha vivido ou esteja vivendo um relacionamento amoroso, mas não sinta atração romântica.
Publicidade
-
1Não, a assexualidade é uma orientação sexual — ao passo que a arromanticidade é uma orientação afetiva. Nada impede que uma pessoa seja arromântica e assexual ou só um dos dois. Assexuais não têm interesse sexual nos outros, o que pode acontecer com arromânticos. [4] X Fonte de pesquisa
- Tanto assexuais quanto arromânticos fazem parte da comunidade LGBTQIA+.
-
1Uma pessoa assexual e arromântica não tem atração sexual e nem amorosa pelas outras. Assim como é possível ter esses dois tipos de interesse, existem pessoas que não tem nenhum deles. [5] X Fonte de pesquisa
- Cada pessoa pode viver uma série de experiências diferentes. Por exemplo: talvez um arromântico assexual tenha interesse físico em alguém, mas não a ponto de se envolver sexual ou amorosamente; e talvez ele goste de beijos e abraços, mas nada além disso.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ http://www.michianaglbtcenter.org/difference-aromantic-asexual/
- ↑ https://asexualitytrust.org.nz/what-is-asexuality/aromanticism/
- ↑ https://www.oulgbtq.org/acearo-mythbusting.html
- ↑ https://www.oulgbtq.org/acearo-mythbusting.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/magnetic-partners/201406/asexuality
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!