PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Algumas plantas, como as camélias, os lírios de jardim e as prímulas, amam solos ácidos. Se seu solo não estiver ácido o suficiente ou tiver sido tratado excessivamente com cal, aqui vão alguns métodos para aumentar um pouco sua acidez para que suas plantas continuem crescendo felizes.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Testando o pH do solo e da água

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez não seja muito conveniente pagar caro para que alguém apenas lhe informe um número. Mas, se você leva a sério o cultivo de plantas ou deseja deixar o solo mais ácido por alguma razão, o teste profissional é mais exato do que os caseiros. [1] Pode não parecer, mas a diferença entre um solo com pH 5,5 e um com pH 6,5 é muito grande!
  2. Experimente um teste de pH caseiro . Se você não tem condições de testar o solo profissionalmente, é possível fazê-lo facilmente em casa, mas tenha em mente que não será tão preciso quanto um exame profissional. Há várias maneiras de realizar um bom teste em casa:
    • Use tiras de papel para testar o pH. Esse método mostrará apenas se o solo é predominantemente ácido ou básico, mas é um exercício divertido que você pode usar com muitas ervas, vegetais e flores diferentes.
    • Use vinagre e bicarbonato de sódio para testar o pH. Outra forma rudimentar de testar a acidez é esse método que envolve adicionar vinagre e bicarbonato de sódio separadamente ao solo e ver se há efervescência. Se efervescer com o vinagre, é alcalino. Se efervescer com o bicarbonato, é ácido.
    • Compre um kit de teste caseiro. Esse kit informará o pH do solo em um número. Esse número é mais informativo do que um simples "o solo é ácido" ou "o solo é básico".
  3. O pH da água subterrânea, que talvez você use para regar suas plantas, varia em cerca de 6,5 a 8,5, mas geralmente fica mais no lado alcalino, por isso não corrói os encanamentos de água. [2] Se a água utilizada para regar as plantas for alcalina, assim como seu solo, saiba que você precisará de um método mais potente para produzir o efeito ácido desejado nas plantas.
    • Uma maneira de solucionar esse problema é usar água filtrada. A água pura tem um pH de 7, sendo quase que totalmente neutra. Usar água pura e filtrada é eficaz, mas pode ficar caro após certo tempo.
  4. O pH é uma medida do quão básica ou ácida uma substância é. Essa medida existe em uma escala de 0 a 14, sendo 0 muito ácido (como o ácido de bateria) e 14 muito alcalino (como um limpador de ralo líquido). [3] 7 é considerado neutro na escala de pH.
    • Por exemplo, se seu solo está em 8,5 na escala de pH, significa que está um pouco alcalino. Será necessário adicionar um pouco de matéria ácida nele. Se tiver um pH de 6,5, significa que está um pouco ácido. Se você desejar que o solo fique ainda mais ácido, adicione mais matérias ácidas.
    • Se quiser se aprofundar nisso, considere o pH como uma escala logarítmica, sendo que cada número representa uma diferença 10 vezes maior que o outro. Portanto, um pH de 8 é 10 vezes mais básico que um de 70. Um pH de 8.5 é 15 vezes mais básico, e por aí vai.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Acidificando o solo

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse procedimento é diferente do teste de pH e é um passo muito importante. O tipo do seu solo lhe informará qual método de acidificação deve ser utilizado.
    • Um solo bem drenado e relativamente solto facilitará a acidificação. Esse tipo de solo pode se beneficiar de grandes quantidades de compostos orgânicos que acidificam o solo enquanto se desfragmentam.
    • Um solo amontoado com argila e muito compactado dificultará a acidificação. Se adicionar matéria orgânica nesse tipo de solo, ele ficará mais alcalino.
  2. Para acidificar esses tipos de solos, as matérias orgânicas são a melhor opção. Elas acidificam o solo enquanto desfragmentam, mas grandes quantidades são necessárias para reduzir a acidez. [4] Veja abaixo alguns excelentes compostos orgânicos que você deveria usar:
    • Turfa de esfagno;
    • Folhas de carvalho compostas;
    • Adubo e esterco.
  3. Como mencionado anteriormente, adicionar compostos orgânicos a um solo muito denso pode piorar os problemas, visto que o solo retém mais umidade, deixando-o mais alcalino. Por essa razão, adicionar enxofre elementar ou sulfato de ferro é a melhor maneira de acidificar um solo com muita argila.
    • O enxofre elementar acidifica o solo enquanto as bactérias o transformam em ácido sulfúrico. [5] Para reduzir o pH de um solo com 7 de pH para 4,5, é necessário cerca de 1 kg de enxofre elementar para cada 9 m². [6]
    • O enxofre elementar tem reação lenta e, por isso, o melhor é adicioná-lo um ano antes de plantar para obter os melhores resultados. [7]
    • Trabalhe o enxofre no solo, a uma profundidade de até 15 cm.
  4. Esse elemento necessita de uma reação química para criar acidez. Por isso, depende menos das condições de temperatura do que o enxofre elementar, o qual depende das bactérias para produzir uma reação biológica. [8]
    • Para reduzir 1 ponto na escala de pH, talvez seja necessário mais de 4,5 kg de sulfato de ferro para cada 84 m² de solo. [9]
    • Se estiver adicionando mais do que 4,5 kg de sulfato de ferro para cada 84 m² de solo, você precisará dividir a aplicação em duas. Espere de um a dois meses entre uma aplicação e outra. Assim, o solo terá tempo para absorver o sulfato de ferro após a aplicação.
    • Os sulfatos de ferro agem muito mais rápido do que os enxofres elementares. Eles podem reduzir significantemente o pH em questão de duas a três semanas. [10] Essa característica lhes dá a vantagem de ser utilizados na mesma estação de plantio.
    • Tenha cuidado ao aplicar sulfatos de ferro. Eles podem causar manchas de ferrugem em roupas, calçadas e pátios. O melhor é separar as roupas que forem atingidas por sulfatos de ferro das outras roupas — lave-as separadamente para evitar uma contaminação.
  5. Em muitos casos, tudo o que será necessário fazer para acidificar o solo é usar um adubo à base de amônia. Muitos dos adubos que são utilizados para plantas que amam acidez contêm sulfato de amônia ou ureia revestida com enxofre.
    • O nitrato de cálcio e o nitrato de potássio não devem ser utilizados como adubos, mesmo se conterem amônia. Eles na verdade aumentam o pH do solo. [11]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo um pH saudável para suas plantas

PDF download Baixe em PDF
  1. Por ser de reação lenta, é difícil cometer erros nas dosagens recomendadas. Trabalhe-o no solo úmido o máximo possível, sem danificar os sistemas de raiz. Continue monitorando o pH do solo com o passar dos meses.
  2. Essa substância reduzirá o pH imediatamente. A alteração ocorre muito radicalmente, desaparece rapidamente e mata organismos benéficos do solo. [12] Não utilize o vinagre, a não ser que não se importe com a possibilidade de suas plantas morrerem.
  3. Por exemplo, você já tratou o solo com sulfatos de ferro e acabou de plantar mirtilos. Mantenha o pH do solo baixo aplicando boas quantidades de adubos acidificantes naturais, como a farinha de semente de algodão. Esta é ótima, principalmente para plantas que amam acidez, como azaleias, camélias e rododendros. [13]
  4. Verifique-o próximo à base das plantas, adicionando adubos como sulfato de alumínio (principalmente para hortênsias) sem danificar o sistema da raiz. Para obter os melhores resultados, use um kit de teste de pH comercial ou envie uma amostra do solo para ser testada profissionalmente.
    • Plantas e vegetais ornamentais geralmente preferem um solo levemente ácido entre 6,5 e 6,8.
    • Hortênsias, azaleias, rododendros e mirtilos preferem um solo mais ácido — entre 5 e 5,5.
  5. . Em alguns casos, seus esforços para acidificar o solo funcionarão tão bem que o solo ficará muito ácido para suas plantas. Nesses casos, será necessário alcalinizá-lo com a adição de cal. Esse elemento vem em três variedades básicas — calcário, cal queimado ou cal hidratado — e o quanto incluir dependerá do tipo de solo que você tem, bem como a variedade de cal que você escolher usar. Inspecione a embalagem do produto procurando por instruções ou converse com um horticulturista para obter maiores informações.
    Publicidade

Dicas

  • Os sais de ferro talvez também sejam benéficos; os solos que são muito alcalinos podem prender o ferro, impedindo-o de chegar até as plantas que precisam dele. Avalie o resultado do primeiro tratamento antes de adicionar ferro.
  • O enxofre de cor amarela é um pó fino de enxofre puro. É possível encontrar este em centros de jardinagem ou comprar na internet com fornecedores autorizados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 87 910 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade