Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você pode usar as cinzas da lareira a lenha ou de uma fogueira para nutrir o jardim. As cinzas da madeira contêm a maioria dos nutrientes essenciais que as plantas precisam. Saber usá-las como fertilizante permite reciclar resíduos e, ao mesmo tempo, ajuda a manter um jardim exuberante.
Passos
-
Use as cinzas da madeira como um corretor de solo no início da primavera (quando a terra ainda está seca e a planta ainda não começou a se desenvolver).
- Quase todas as plantas se beneficiam do teor de potássio presente nas cinzas da madeira. Além disso, outros elementos das cinzas são benéficos para o solo e para o crescimento da planta.
- Como as cinzas da madeira agem como um produto para calagem, elas reduzem a acidez do solo. Plantas que preferem solo ácido, como mirtilos, azaleias ou rododendros, não se desenvolverão se as cinzas forem incorporadas.
-
Use 9 kg de cinzas de madeira para cada 93 m² de terra, misturando-as completamente no solo. Deixar as cinzas em pilhas concentradas pode causar um acúmulo grande de sal em áreas do solo que possivelmente prejudicariam as plantas.
-
Espalhe cinzas sobre cada camada da pilha de compostagem. Elas ajudam a decompor a matéria orgânica enquanto se transformam em adubo.
-
Potencialize o solo argiloso usando cinzas de madeira. Elas soltam a terra e ajudam a reter mais ar.
-
Impeça o aparecimento de pragas de jardim usando cinzas de madeira. Espalhar uma camada fina sobre o canteiro repele larvas, pulgões, lesmas, caracóis e taturanas. Reaplique as cinzas após chuvas fortes.
-
Para manter as cinzas no local desejado, espalhe-as em um dia sem muito vento. Caso contrário, elas podem ser varridas pelas correntes de ar antes de se fixarem no solo.
-
Seja cuidadoso ao espalhar cinzas no jardim.
- As cinzas contêm uma boa quantidade de hidróxido de sódio: um agente cáustico. Por essa razão, não as aplique em plantas jovens. Use luvas ao manusear esse material, bem como uma máscara respiratória para evitar inalar o resíduo. Além disso, proteja os olhos com óculos de sol ou um desenvolvido para proteção.
- Evite usar cinzas de papelão, carvão ou madeira pintada. Esses materiais contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais para as plantas.
- Monitore a terra para garantir que ela não se torne muito alcalina. Use um kit de teste para solo a fim de verificar os níveis de pH ou leve uma amostra de solo para um laboratório adequado para ser avaliada. Uma terra alcalina precisará de adição de enxofre.
-
Produza mais cinzas queimando madeira de lei em vez de madeiras macias. Ela renderá 3 vezes a quantidade de cinzas por cada 3,5 m³ de material do que a madeira macia.Publicidade
Dicas
- Adcione sua urina às cinzas da madeira. Um estudo recente publicado em 2009 no Jornal de Química Agrícola e Alimentar norte-americano, chamado "Urina Humana Suplementada com Cinzas de Madeira como Fertilizante em Plantações de Tomate e Seus Impactos sobre o Rendimento e Qualidade do Fruto”, constatou que a urina humana misturada com cinzas de madeira leva a melhorias substanciais na quantidade de tomates produzidos.
Publicidade
Avisos
- Nunca use cinzas de madeira em plantações de batata, pois elas promovem o desenvolvimento da sarna de batata.
- Evite misturar cinzas de madeira com fertilizante nitrogenado, pois pode resultar em amônia, um gás perigoso.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 180 930 vezes.
Publicidade