PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Guppies são peixes ativos que costumam ser coloridos, o que os tornam animais de estimação de aquário populares. Alimentá-los é uma tarefa simples, mas é bom atentar sobre as necessidades que possuem, para evitar excessos. Guppies jovens precisam de uma dieta especial, que pode ser facilmente encontrada em uma loja de peixes, e até mesmo adultos serão mais saudáveis se você complementar a ração de peixe com alimentos mais nutritivos.

Método 1
Método 1 de 2:

Alimentando guppies adultos

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode comprar ração em flocos em uma loja de animais ou peixes para usá-la como fonte básica de alimento diário. Apesar dos guppies comerem qualquer tipo de alimento em flocos, marcas de melhor qualidade que contêm proteínas e matéria vegetal são as mais indicadas. Ração em flocos destinada a peixes tropicais muitas vezes incluem potencializadores naturais de cor que farão com que seus guppies pareçam mais brilhantes e coloridos. [1] Não compre ração de peixe na forma de pastilhas, uma vez que é difícil ou impossível para guppies as comerem com suas bocas pequenas.
    • Se você comprar mais ração em flocos do que for usar em um mês, congele o excesso para preservar os nutrientes. Descongele alguns dias antes de precisar de um reabastecimento.
  2. Jogue uma pequena pitada de flocos na água e observe os guppies comendo. Eles devem terminar de comer em cerca de 30 até 60 segundos, e certamente não mais do que uns poucos minutos. [2] [3] Você pode decidir alimentá-los uma ou duas vezes por dia, enquanto o fizer com quantidades adequadas. É fácil de alimentar os guppies com muita comida, e é difícil alimentá-los pouco.
    • Guppies continuam a comer ou procurar comida mesmo quando não precisam. Não alimente o seu peixe com uma refeição adicional só porque eles parecem estar com fome. Na verdade, quando os guppies buscam ativamente por restos de alimentos, evita-se que detritos se acumulem sujando a água.
  3. Apesar de guppies sobreviverem apenas com ração em flocos, plantas e animais vivos ou congelados contêm nutrientes extras ideais para complementar uma dieta à base de ração em flocos. Substitua uma refeição de flocos a cada dois a sete dias, sem fornecer mais alimento que os guppies possam terminar em menos de 60 segundos. Qualquer um dos seguintes itens são guloseimas apropriadas, e a maioria pode ser encontrada em lojas de peixes:
    • Camarão bebê de água salgada é composto principalmente de proteínas e suplementos, e é ideal se a sua ração em flocos possui alto teor vegetal e baixo teor proteico (40% ou menos). Eles estão disponíveis na forma de flocos, vivos e congelado.
    • Sanguessugas ou larvas de mosquitos são boas guloseimas que você pode conseguir através de uma fonte de água parada. Adquira pequenas quantidades de larvas de cada vez para evitar que elas se transformem em mosquitos. As minhocas também são apropriadas, mas devem ser desfiadas e lavadas antes de serem dadas de alimentos aos guppies.
    • Alimente seus guppies com ervilhas sem casca, alface picada ou pepino picado em fatias finas, especialmente se o seu alimento em flocos for rico em proteína, mas pobre em conteúdo vegetal.
  4. Existem muitos outros tipos de alimentos para peixes, e funcionários de lojas de peixes ou outros donos de guppies poderão recomendar outros tipos de alimento. No entanto, você deve evitar larvas tubifex e dáfnias, mesmo que tenham sido recomendadas a você. Apesar dos guppies as comerem com entusiasmo, larvas tubifex, às vezes, contêm bactérias letais. Dáfnias vivas apenas causarão danos se estiverem presentes em grandes quantidades, uma vez que removem o oxigénio do aquário, mas são tipicamente mais caras e difíceis de criar do que outros alimentos vivos.
  5. Guppies possuem estômagos pequenos, mas ainda assim são capazes de ingerir grandes quantidades de comida, se disponível, o que torna a superalimentação algo comum quando se trata de guppies. Se notar qualquer um dos seguintes sintomas, reduza o número de refeições que você os está alimentando ou a frequência com a qual as oferece. Alguns donos de guppies apenas alimentam seus peixes apenas seis dias por semana, deixando-os passar fome no sétimo para a sua saúde.
    • Extensões de resíduos pendurados atrás do peixe são um sinal de um intestino bloqueado devido a excessos. [4]
    • Guppies machos adultos desenvolverão uma "pança" ou peitoral caso sua dieta tenha muita gordura. Reduza a quantidade de alimentos e substitua alimentos gordurosos, como sanguessugas ou bifes de coração, por pedaços de presunto sem gordura.
    • Se o seu tanque de água ficar turvo e sujo com frequência, excesso de alimentos ou resíduos poderão ser a causa. Como regra geral, você deve trocar de 20 a 30% da água de seu tanque uma vez a cada uma ou duas semanas, ou ainda com mais frequência para tanques lotados.
  6. Quando saudáveis, guppies adultos podem aguentar até uma semana sem comer antes de sofrerem quaisquer efeitos duradouros, por isso, se você for ficar fora alguns dias, considere simplesmente não alimentá-los. Para uma viagem mais longa, um dos seguintes métodos é recomendado [5]
    • Use um distribuidor de alimentos automático para fornecer alimentos em intervalos regulares. Certifique-se de fornecer alimento suficiente para todo o período que você estiver longe, e programe o dispensador para liberar alimentos uma ou duas vezes por dia.
    • Teste alimentos em blocos ou em gel antes de sair. Esses blocos de alimentos secos ou cobertos de gel são deixados no tanque e ingeridos lentamente. No entanto, os blocos secos podem causar alterações químicas perigosas na água, enquanto que a grande maioria dos de gel, por vezes, é ignorada pelos peixes. Teste algum deles alguns dias antes de sair para que você possa ter certeza de que não haverá problemas.
    • Peça para um amigo ou vizinho alimentar os peixes com seu alimento em flocos de costume uma vez a cada dois ou três dias. Como pessoas inexperientes muitas vezes dão muita comida, é melhor colocar cada porção em uma caixa de comprimidos ou outro recipiente com o dia da semana cuidadosamente anotado sobre ele. Deixe claro para o a pessoa que superalimentação pode matar seus guppies.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cuidando e alimentando guppies jovens

PDF download Baixe em PDF
  1. Guppies jovens, também conhecidos como "peixes miúdos", precisam de uma alimentação especial diferente da dos adultos, e também devem ser separados para sua segurança. [6] Prepare um tanque de 20 litros com cuidado, certificando-se de que ele possua tudo o que os guppies necessitam para sobreviver. Como em qualquer aquário, fazer um ciclo sem peixes é uma excelente maneira de preparar o tanque antes de introduzir qualquer peixe.
  2. Compre uma rede de criação ou malha em uma loja de peixes para dividir o tanque em duas seções. Os guppies recém-nascidos serão capazes de nadar através dos furos da rede e escapar da mãe, que pode vir a tentar comê-los.
    • Se você não quiser comprar uma rede ou não tem certeza se a rede tem os furos no tamanho ideal, poderá proteger os filhotes plantando diversas plantas de aquário para eles se esconderem.
  3. As fêmeas têm uma mancha escura em seu abdômen, também chamada de ponto de grávida, que se torna muito mais escura quando os ovos internos são fertilizados. Os ovos crescem dentro dela de 21 a 30 dias, e seu abdômen se tornará maior e mais escuro. [7] Transfira a fêmea de volta para o tanque principal assim que notar que ela deu à luz, para que ela não dispute alimentos com os filhotes ou os tente comer.
    • Se você estiver criando guppies para revendê-los ou para produzir traços específicos, coloque o macho e a fêmea que deseja reproduzir no tanque. Ponha o macho de volta no tanque principal uma vez que você notar que o ponto de gravidez ficou mais escuro. Note que guppies fêmeas podem armazenar esperma por meses, então uma fêmea que você comprar quando adulta pode fertilizar seus ovos com os espermas de um macho que não está presente em seu tanque.
  4. Eles têm bocas minúsculas e precisam de muita proteína, por isso eles devem ser alimentados separadamente dos adultos. Prepare a comida especial antes mesmo dos filhotes nascerem, e inclua fontes de proteína e matéria vegetal. Proteína de alta qualidade pode ser fornecida na forma de camarão bebê de água salgada (não adulto), microvermes, bifes de coração picados em fatias finas e uma mistura de gema de ovo e água. [8] Matéria vegetal pode ser usada em pequenas quantidades, a qual pode assumir a forma de infusórios (organismos microscópicos que dão o tom verde a algumas lagoas), alface verde-escuro e fresco finamente picado ou pequenos pedaços de espinafre cozido. [9]
    • Não alimente os guppies com camarão de água salgada adulto até eles já tenham se tornado adolescentes; se o camarão permanecer sem ser tocado, é capaz que ele seja muito grande para ser comido.
  5. Eles têm maiores necessidades de energia do que os guppies adultos e possuem os estômagos pequenos, então alimente-os com pequenas quantidades cerca de seis vezes ao dia. Se a água ficar suja ou turva, apesar das trocas frequentes de água, reduza a quantidade de alimentos e certifique-se de que ela seja pequena o suficiente para ser comida.
  6. Uma vez que os filhotes tenham nascido, você pode querer mudar 10% ou menos de água a cada dois dias, em vez de fazer uma troca de água maior e mais estressante a cada uma semana ou duas. [10] Peixes jovens são especialmente vulneráveis a trocas de água, e a alta frequência de alimentação pode gerar resíduos que se acumulam no tanque rapidamente.
  7. Após cerca de dois meses, os filhotes deverão ser consideravelmente maiores e só precisarão ser alimentados de três a quatro vezes por dia. Depois de cerca de quatro a cinco meses, eles poderão receber uma dieta similar à de um adulto e serem alimentados de uma a duas vezes por dia. Você pode optar por alterar a dieta lentamente para aumentar as chances dos filhotes se adaptarem à ração em flocos, substituindo gradualmente outras partes da dieta por alimentos em flocos. Diferentes variedades e indivíduos crescem em velocidades diferentes; no entanto, você não deve colocar os filhotes em um tanque com peixes adultos até tenham aproximadamente o mesmo tamanho.
    • Você poderá usar alimentos maiores, tais como camarão adulto de água salgada, se seus guppies estiverem crescendo com um bom ritmo. Continue alimentando os guppes jovens com alimentos de alta qualidade e observe-os para se certificar de que eles estejam comendo o novo alimento.
    Publicidade

Dicas

  • Peixes machos são facilmente identificados pela presença de uma barbatana pontiaguda em sua base, próxima do ânus. As fêmeas têm uma nadadeira mais arredondada e possuem uma mancha escura em seu abdômen quando estão carregando ovos, especialmente os fertilizados.
  • Tente não fazer com que seus guppies filhotes fiquem tateando o substrato em busca de alimento! Jogue a comida diretamente acima deles. Isso também se aplica aos adultos, que devem nadar ativamente para procurar comida.
Publicidade

Avisos

  • Antes de alimentar os seus guppies com qualquer tipo de animal vivo não mencionado nesta página, pesquise na internet para saber se há alguma possibilidade de contaminação bacteriana que possa danificar ou matar os seus guppies.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 624 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade