PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você adquirir um animal de estimação, seu principal objetivo deverá ser zelar pela saúde e felicidade do bichinho. Uma das principais maneiras de fazer isso é alimentá-lo com uma dieta balanceada. Porquinhos-da-índia, como qualquer outro animal de estimação, precisam de nutrientes específicos para viver bem. Basta dedicar um pouco do seu tempo para garantir uma alimentação balanceada ao porquinho-da-índia e assim você já assegurará uma vida feliz e saudável a ele.

Método 1
Método 1 de 2:

Fornecendo uma dieta balanceada

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles amam feno! O feno é essencial para a saúde digestiva e dentária dos bichinhos. Porquinhos-da-índia devem ter acesso ilimitado a ele, o que quer dizer que é preciso reabastecer um prato bem servido de três a cinco vezes ao dia.
    • A Phleum pratense é a melhor opção para porquinhos-da-índia em geral. Eles adoram comê-la e brincar com ela, além de ela ser saudável para bichinhos de qualquer idade.
    • O feno de alfafa contém bastante cálcio, portanto, não é apropriado para os porquinhos mais velhos, a não ser ocasionalmente, como um petisco. Mesmo se o seu pet amar alfafa, seja moderado. Este alimento não deve fazer parte da dieta diária dele. Considere-o como uma sobremesa ou um petisco.
      • O feno de alfafa deve ser dado a porquinhas-da-índia grávidas ou amamentando e a filhotes com menos de quatro meses de idade.
    • Outros tipos de alimentação incluem capim, feno de Poa pratensis, feno de Bromus, feno de aveia e Dactylis glomerata. Eles podem ser usados ocasionalmente para variar a dieta do porquinho.
    • Procure fenos verdes e macios, pois os amarelos e duros podem ser palha.
    • É possível comprar feno em lojas de animais, mas geralmente ele fica armazenado por muito tempo, o que não é muito saudável. É preferível pedir feno de uma fazenda local, ou consegui-lo por meio do veterinário, o que costuma ser mais barato e ter maior qualidade.
  2. [1] O segredo é fornecer legumes e vegetais variados para que ele tenha uma dieta balanceada. Os mais apropriados para porquinhos-da-índia são o aipo, cenoura, tomate fresco, pepino, milho, couve, um pouco de brócolis cru, porções pequenas de espinafre e vagem. [2] .
    • Outros legumes e vegetais como beterraba, salsinha ou pequenas quantias de pimentão e plantas como trevos ou folhas de dente-de-leão (lave-as primeiro) devem ser dados ocasionalmente. [3]
    • Não dê nenhum legume ou vegetal estragado ou murcho ao seu pet. Lembre-se: não dê a ele nada em mal estado, ou que você mesmo não comeria.
  3. Esteja ciente de que a ração fornece uma grande quantidade de energia, e o seu excesso pode levar à obesidade ou problemas dentários. Dê apenas de 1/8 a ¼ de xícara por dia como suplemento ao restante da dieta.
    • Procure rações que possuam adição de vitamina C. Este é um nutriente muito importante que porquinhos-da-índia necessitam.
    • Evite alimentá-lo com granola, pois isso pode provocar o transtorno alimentar seletivo.
    • Use apenas rações próprias para porquinhos-da-índia. Rações de coelhos ou de outros roedores não são apropriadas, pois contêm quantias diferentes das vitaminas e nutrientes essenciais.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Alimentando o seu porquinho-da-índia

PDF download Baixe em PDF
  1. Porquinhos-da-índia são um dos poucos mamíferos (assim como os humanos) que não produzem a própria vitamina C, então eles precisam ter uma fonte alimentar. Eles necessitam de 10 a 30 mg de vitamina C todos os dias. [4] Alguns legumes e vegetais ricos em vitamina C, que é boa para o pet, incluem: folhas verde-escuras, pimentão, brócolis e couve-flor.
    • Eles têm muita tendência a contrair o escorbuto, uma doença causada quando os níveis de vitamina C estão muito baixos.
    • É possível fornecer uma suplementação de vitamina C.
    • Não é recomendável que a dilua na água. Isso pode fazer com que o porquinho-da-índia pare de beber água por não apreciar o gosto. Além disso, é difícil controlar a quantia de vitamina C que ele estaria ingerindo, já que poderia beber muita ou pouca água.
  2. Isto é, quantias generosas de frutas com muito açúcar (elas só devem ser dadas com moderação) e legumes com amido, como a batata. [5]
    • Evite os seguintes legumes e vegetais: alface americana, rúcula, alface roxa, couve-flor, beterraba, batata e rabanete.
    • Alimente-o com pequenas porções de fruta. As frutas têm uma quantia muito alta de açúcar e, além disso, podem também conter uma proporção baixa de cálcio e fósforo, que pode causar problemas de bexiga e até mesmo diarreia. [6] Isso acontece com frutas como a uva passa.
    • Evite também dar frutas cítricas ao porquinho-da-índia. [7]
    • Os porquinhos-da-índia são herbívoros. Isso quer dizer que não devem ser alimentados com carne ou laticínios. [8]
  3. Estes alimentos são um desperdício de dinheiro e não fazem bem ao seu bichinho. Ele com certeza prefere um pedaço de maçã ou flocos de aveia como petisco do que algo artificial cheio de açúcar. Além do que, o natural é muito melhor para a saúde dele. [9]
  4. Estes tipos de suplementos não são necessários se você dedicar um pouco do seu tempo à alimentação adequada do bichinho. Se precisar dar a ele algum suplemento, considere a ideia de comprar um que seja aprovado pelo veterinário e tenha um alto teor de fibras.
  5. Porquinhos-da-índia mastigam por instinto e comem tudo o que oferecer a eles durante o dia. Preste atenção na quantidade e siga uma dieta equilibrada. Explique isso com cuidado às crianças pequenas que possuam um porquinho-da-índia para que elas não o alimentem em excesso.
  6. Eles costumam mastigar tudo o que veem pela frente, incluindo os pratos onde comem. Escolha um prato grosso que não possa ser virado e nem destruído com facilidade. [10]
  7. Os alimentos que não forem ingeridos devem ser removidos imediatamente, dentro de um dia. Os porquinhos-da-índia podem ser bastante exigentes com comida, e se ela for mantida na gaiola por mais tempo do que deveria, eles podem não ter mais interesse em comer aquilo. Se eles a evitaram por um dia inteiro, é porque provavelmente não vão comê-la e ela só fará sujeira na gaiola.
  8. [11] A quantia de comida depende da idade, estilo de vida e saúde em geral do porquinho-da-índia. Isso quer dizer que pode ser preciso mudá-la com o passar do tempo para manter o pet saudável.
  9. [12] Coloque um bebedouro na gaiola para que ele tenha acesso à água limpa a qualquer momento. Não o deixe ficar vazio. Se o porquinho-da-índia não conseguir beber água, ele pode ficar muito doente.
    • Os melhores bebedouros são os específicos para coelhos ou porquinhos-da-índia e têm uma bola de metal no bocal.
    • Se o seu porquinho-da-índia ficar em um cercadinho fora de casa, não deixe a água congelar no inverno.
    • Limpe o bocal do bebedouro frequentemente com um cotonete para que ele fique sem obstruções de resíduos de alimentos. Limpe o próprio bebedouro colocando grãos de arroz crus e um pouco de água dentro dele e chacoalhando-o com vigor. O arroz vai dissolver todo o lodo esverdeado (algas) formado nele.
  10. Se você tiver um gramado que com certeza não foi tratado com produtos químicos e nem usado por outros animais para urinar e defecar, é possível soltá-lo para pastar ali. Mantenha o espaço completamente cercado e deixe o porquinho-da-índia passear por lá nos dias mais quentes. Veja se não está ventando e se a temperatura está entre 15 e 24 °C.
    • Só deixe o bichinho do lado de fora com supervisão. Embora alguns porquinhos-da-índia vivam em cercadinhos no quintal, eles não podem ser deixados soltos sem supervisão. Isso poderia deixá-los expostos à ação de predadores ou permitir que fujam.
    • Verifique se ele tem um local com sombra para se proteger do sol ou se esconder quando algo o assustar.
    • Solte-o no gramado sempre em um novo local. Ele vai manter o gramado bonito e aparado, e ainda por cima vai fertilizá-lo.
    Publicidade

Dicas

  • Cada porquinho-da-índia tem suas próprias preferências alimentares. Se o seu sempre abandonar um determinado alimento, é porque provavelmente não gosta. Entretanto, não desanime: às vezes ele precisa dar algumas mordidas para descobrir que é saboroso. Isso é mais comum no caso dos porquinhos jovens ou recém-adquiridos em um pet shop, que geralmente só fornece um tipo de comida a eles. Ele não possui um paladar muito diversificado ainda.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 285 217 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade