Há várias formas de preparar salmão assado. O melhor método depende do seu gosto pessoal, e dos ingredientes disponíveis. Continue a ler para aprender algumas coisas básicas ao fazer o salmão no forno.
- Tempo de preparação (tradicional): 15 minutos.
- Tempo de cozimento: 40 a 60 minutos."
- Tempo total: 55 a 75 minutos.
Ingredientes
- Filés de salmão inteiros.
Passos
-
Compre filés inteiros de salmão para assar. A cor da carne pode variar de um rosa clarinho até um vermelho mais escuro dependendo da espécie de salmão. O filé de salmão é cortado de comprido, dividindo o peixe ao meio. A carne rosa fica exposta de um lado e do outro ficam a pele e as escamas.
- A maior parte do salmão consumido no Brasil vem do Chile, onde os peixes são criados em cativeiro. As espécies mais comuns são o salmão do Atlântico, o salar, e o do Pacífico, o coho.
-
Não tire a pele dos filés e vire-a para baixo na hora de assar o peixe. Deixar a pele para baixo ajuda a reter a umidade durante o processo de cozimento, o que é mais importante ainda quando o salmão é assado, pois ele costuma ficar mais seco.
-
Ligue o forno entre 175 ºC e 190 ºC. A temperatura correta depende da receita escolhida e do tamanho do filé. Ligue o forno na menor temperatura no caso de filés pequenos e na maior para os grandes. A temperatura errada, seja muito alta ou muito baixa, pode deixar o peixe seco.
-
Asse o filé de salmão em uma forma refratária com tampa. Mantenha o peixe coberto durante o processo, retendo a umidade e acelerando o cozimento.
-
Verifique o salmão com frequência, pois o tempo de preparo pode variar bastante dependendo do forno e do tamanho do peixe. Um filé menor pode demorar só 25 ou 30 minutos para ficar pronto, enquanto um grande pode levar de 40 a 60 minutos para assar.
-
Use um termômetro culinário caso você tenha um em casa. Esse termômetro pode ser encontrado em alguns supermercados ou lojas de artigos para o lar. Insira-o na parte mais grossa do filé de salmão e tire-o do forno quando a temperatura interna da carne alcançar 60 ºC.Publicidade
-
Preaqueça o forno a 175 ºC. O salmão será embrulhado no papel-manteiga, mas o forno não precisa ficar quente demais. O preparo de salmão ou de qualquer outro tipo de peixe a papilote, ou seja, embrulhado no papel-manteiga, é uma técnica prática que quase nunca dá errado. Ainda por cima, basta jogar o pedaço de papel fora para limpar a assadeira.
-
Prepare o salmão. Se você for usar a técnica do papilote, é melhor:
- Deixar a pele no salmão e virá-la para baixo.
- Lavar o peixe com água fria, secá-lo dando batidinhas com um papel-toalha ou esperá-lo secar.
- Temperar com sal e pimenta.
-
Dobre o papel-manteiga no meio na diagonal. Coloque-o na assadeira e centralize o filé de salmão em um dos lados do papel.
-
Adicione ervas aromáticas ou legumes no papel-manteiga junto com o salmão. Ao assar o peixe no papilote, você pode acrescentar alguns legumes e temperos para cozinhar junto com ele. Aqui vão algumas sugestões de combinações que ficam ótimas com o salmão:
- Limão, alcaparras e alecrim . O limão com salmão já é uma dupla clássica, ainda mais com a adição de alcaparras. Coloque um pouco de alecrim fresco para dar um toque de frescor ao prato.
- Aspargos, limão e cebola . Pique alguns aspargos e coloque-os junto com o salmão, finalizando com limão e cebola roxa. A cebola fica adocicada e o limão ajuda a dar mais umidade e leveza à carne.
- Endro e limão . O endro desidratado tem um sabor bem suave, quase de erva-doce, o que faz dele um tempero perfeito para o salmão se você não quiser nada muito dominante. Não se esqueça de colocar o suco de limão!
- Tomate, abobrinha e cogumelos . Para um prato mais completo, experimente adicionar esses legumes (não é necessário cozinhá-los antes). Algumas gotas ou uma fatia inteira de limão nunca é demais junto com o peixe.
-
Coloque azeite e vinho branco. Depois de escolher os temperos e os legumes para acompanhar a carne, regue o salmão com um pouco de azeite. Além disso, uma colher de sopa de vinho branco ajuda a manter tudo mais úmido e saboroso.
- A manteiga serve como substituta para o azeite. Se quiser um paladar mais intenso, coloque uma colher de sopa de manteiga no papilote no lugar do azeite.
-
Dobre o papel-manteiga para fazer um embrulho com o salmão e os legumes. Dobre o papel por cima do salmão, formando uma espécie de triângulo. Depois, dobre as extremidades do papel-manteiga, selando a embalagem para que o salmão e os legumes cozinhem no próprio caldo.
- Não sele totalmente o embrulho. Por um lado, o pacote deve ficar bem fechado, mas, por outro, não é para deixar todo o ar quente preso lá dentro. Não tem problema se um pouco de ar escapar.
- Não aperte demais o papilote. Deixe um bom espaço dentro dele para o salmão e legumes. O embrulho deve comportar bem todos os ingredientes, sem que eles fiquem apertados.
-
Asse o salmão a 180 °C por 20 a 25 minutos. O peixe deve ficar opaco e desfazendo no final. Uma carne de cor avermelhada e translúcida não está bem cozida.
-
Tire o salmão do forno e sirva. Passe os ingredientes para um prato ou abra o embrulho de papel-manteiga e sirva tudo ali mesmo.
-
Está pronto.Publicidade
Dicas
- Para um sabor mais gostoso, use um salmão fresco. Se você só encontrar filés congelados, deixe-os na geladeira para que descongelem devagar durante a noite.
- Ao comprar um salmão em uma feira ou peixaria, verifique se ele foi devidamente acondicionado e manuseado. A carne deve estar firme, as escamas não devem se soltar com facilidade e o peixe deve ter um aroma fresco de mar e não um cheiro forte.
Avisos
- Tome cuidado para não confundir o salmão em postas com filés de salmão. As postas são fatias mais grossas do peixe e cozinham com mais rapidez do que um filé inteiro. A posta de salmão geralmente vem sem pele e sem espinhos e deve ser cozida a uma temperatura menor.
Referências
- http://www.bigoven.com/recipe/159960/spicy-baked-salmon
- http://allrecipes.com/recipe/carlys-salmon-en-papillote-in-paper/
- Larousse Gastronomique, compilada por Robert J. Courtine, editada por Jennifer Harvey Lang, publicada por The Hamlin Publishing Group, 1995.
Sobre este guia wikiHow
Para assar salmão, comece preaquecendo o forno em 230 °C e forrando uma assadeira com papel-alumínio. Em seguida, coloque o salmão na assadeira, com a pele para baixo. Pincele azeite de oliva sobre o salmão, cobrindo também as laterais, e tempere com sal e pimenta. Asse o salmão por quatro a seis minutos para cada centímetro de meio de grossura do peixe. O salmão estará pronto quando a parte interna da carne estiver opaca e se desmanchando. Para preparar um tempero de limão, alho e endro, comece adicionando ½ xícara (120 ml) de manteiga derretida e 4 colheres de sopa (60 ml) de suco de limão em uma vasilha. Em seguida, adicione de 7 a 8 dentes de alho triturados e 2 colheres de sopa (6 g) de endro picado. Mexa bem e derrame a mistura sobre o salmão antes de assá-lo. Se quiser aprender a cobrir o salmão antes de assá-lo, continue lendo o artigo!