Baixe em PDF Baixe em PDF

Lutar boxe exige muita energia física e mental, e dentro do ringue cada segundo importa. Não há nada como um soco rápido e eficiente para se manter à frente na disputa. Combine força, velocidade e habilidade para se mover com tranquilidade e atacar com força!

Método 1
Método 1 de 3:

Fortalecendo seus músculos

Baixe em PDF
  1. Pule corda, ande de bicicleta — ergométrica ou normal — e adicione pesos aos agachamentos para aumentar o desafio. A parte inferior do corpo é a base da sua força, portanto é preciso desenvolver e fortalecer os quadríceps e os músculos isquiotibiais. [1]
  2. Na piscina, dê socos embaixo d’água. A água cria resistência contra o soco, assim como as faixas de resistência. Dê socos de forma repetida, consistente e delicada para treinar o movimento. Essa técnica o ajudará na construção de “memória muscular” para o soco enquanto fortalece seus músculos.
    • Você pode utilizar um saco de pancada como alternativa.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Mark Vinci

    Instrutor de Defesa Pessoal
    Mark Vinci é diretor da Model Mugging Self Defense, o sistema de treino focado em situações de estresse e alta adrenalina desenvolvido em 1971. O programa foi criado com base no estudo de inúmeros ataques, inspirando-se em várias disciplinas e aplicando a informação a metodologias de artes marciais e ciências de combate. Mark condensou o Model Mugging System nos Cinco Princípios da Defesa Pessoal, atualizando sempre sua pesquisa em criminologia e seu currículo. Possui experiência em ações policiais e militares e em artes marciais. É mestre em Psicologia Forense.
    Mark Vinci
    Instrutor de Defesa Pessoal

    O Nosso Especialista Concorda: você deve praticar seus socos em um saco pesado para condicionar as articulações do seu pulso e evitar lesões. Dessa forma, cada mão ficará firme e tensa no momento do golpe, relaxando logo em seguida.

  3. Melhore os movimentos de rotação fazendo exercícios para o torso, como abdominais e flexões . Fortaleça a parte superior do corpo com exercícios para o torso; dessa forma, será possível melhorar o impacto do soco e aumentar a velocidade. Além disso, você pode praticar seu movimento rotacional balançando um taco de beisebol ou de golfe da mesma forma que faria ao dar um soco. [2]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Mark Vinci

    Instrutor de Defesa Pessoal
    Mark Vinci é diretor da Model Mugging Self Defense, o sistema de treino focado em situações de estresse e alta adrenalina desenvolvido em 1971. O programa foi criado com base no estudo de inúmeros ataques, inspirando-se em várias disciplinas e aplicando a informação a metodologias de artes marciais e ciências de combate. Mark condensou o Model Mugging System nos Cinco Princípios da Defesa Pessoal, atualizando sempre sua pesquisa em criminologia e seu currículo. Possui experiência em ações policiais e militares e em artes marciais. É mestre em Psicologia Forense.
    Mark Vinci
    Instrutor de Defesa Pessoal

    Exercícios cardiovasculares e treinos com pesos também podem ajudá-lo a aumentar a velocidade dos socos. Se quiser aumentar a força e velocidade dos seus socos, faça exercícios com pesos, mesmo se for o peso do seu próprio corpo. Exercícios cardiovasculares também são bons, pois ajudam a manter a energia. Além disso, melhore sua flexibilidade com movimentos de contra-ataque em que você golpeia com uma mão enquanto puxa a outra.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Aumentando sua velocidade

Baixe em PDF
  1. Alongue-se para relaxar o corpo e maximizar a velocidade do soco. Qualquer tensão no corpo diminuirá a velocidade do soco. Respire fundo, solte os ombros e alongue-se para aliviar a tensão dos músculos. Quanto mais relaxados seus músculos estiverem, maior será a velocidade dos seus movimentos.
    • Feche o punho apenas no momento do impacto.
    • Mantenha os bíceps e ombros soltos até o momento imediatamente antes do soco. [3]
  2. Respire profundamente para limpar a mente antes de dar um soco. Respire fundo. Encha os pulmões e solte totalmente o ar para aliviar qualquer tensão na mente ou no corpo. Respirar fundo elimina as distrações da mente e o ajuda a focar no golpe.
    • Faça exercícios de meditação por alguns minutos antes de lutar ou treinar.
    • Não pense em vencer ou perder; esteja presente no momento e foque na sua velocidade. [4]
  3. Faça o seguinte experimento: dê uma sequência de socos respirando devagar e outra sequência respirando depressa. Você logo descobrirá que, ao respirar devagar, não é possível socar com a sua velocidade máxima. Isso porque os movimentos rápidos têm origem nas respirações rápidas. Tente respirar depressa e de forma constante, inspirando antes de socar e expirando depois do golpe. [5]
  4. Enquanto foca na respiração, pratique seus socos o quanto puder. Quanto mais praticar, maior será a sua velocidade. Utilize a técnica de “boxe de sombra” — “shadowboxing”, em inglês — em que você se move em torno de si mesmo enquanto soca o ar.
    • O soco mais rápido é dado com a maior quantidade de força dentro da menor quantidade de tempo.
    • Execute o movimento do soco na menor quantidade de tempo para dar o soco mais rápido possível. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo exercícios com instrumentos de treino

Baixe em PDF
  1. Luvas com pesos adicionam peso nas costas das mão, o que as tornam instrumentos ideais para exercícios de soco. O peso é mantido no mesmo lugar para movimentos como uppercuts, ganchos e jabs.
    • Luvas com pesos ajudam a manter sua mão em uma posição fixa, o que é ótimo para aumentar a velocidade dos socos.
    • O peso extra o ajudará a se acostumar com a execução do soco com mais peso. Dessa forma, ao retirar as luvas, será mais fácil de realizar o movimento com maior velocidade. [7]
  2. O peso para pulso é um tipo de peso para as mãos que é preso no pulso com tiras de Velcro, o que permite uma distribuição uniforme do peso. Coloque os pesos nos pulsos e treine como de costume, focando nos exercícios de soco. Após retirar os pesos, você precisará de muito menos força para dar o soco, fazendo com que o movimento exija menos esforço.
    • Aumentar a força também ajuda a aumentar a velocidade do soco.
    • O peso para pulso é parecido com as luvas com pesos. A diferença é que, nesse caso, o peso é distribuído no pulso ao invés de nas costas da mão. [8]
  3. O saco de reflexo ajuda a melhorar a coordenação entre as mãos e os olhos e diminuir seu tempo de reação. O objetivo é diminuir o tamanho do círculo do movimento, já que um círculo menor resulta em um soco mais rápido.
    • Mantenha as mãos perto do saco de reflexo e acerte-o em pequenos movimentos circulares. A sua mão deve fazer um pequeno círculo no ar.
    • Acerte o saco em um ritmo direita-direita, esquerda-esquerda; faça duas vezes com a mão direta e duas vezes com a esquerda. Repita esse exercício aumentando a velocidade conforme ficar mais confortável. [9]
  4. Um teto-solo melhora a técnica de soco e aumenta a velocidade. O objetivo é acertá-lo com velocidade e precisão até se acostumar com o movimento. Isso melhorará seus reflexos mentais.
    • Comece acertando o teto-solo com combinações de um ou dois socos até sincronizar os movimentos. Quando estiver confortável, acerte um jab ou outra combinação de socos.
  5. As faixas de resistência são elásticos utilizados para fortalecer os músculos por meio da resistência. Você pode utilizá-las em diversos exercícios diferentes. Fortalecer os músculos do braço ajuda a criar uma variação de movimentos mais fluida durante os socos, o que aumenta a velocidade ao longo do tempo.
    • Coloque um pé no meio da parte elástica da faixa, agarre a alça da mão e curve o braço em um movimento ascendente, como faria ao contrair os bíceps. Esse movimento ajudará a fortalecer os músculos dos bíceps. [10]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 583 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade