Baixe em PDF Baixe em PDF

A relação cintura-quadril mede como a gordura está distribuída em seu corpo. Pessoas com uma porcentagem maior de gordura na região da cintura costumam ter um corpo de tipo "maçã", enquanto aquelas com quadril maior têm uma forma corporal similar à "pera". Mulheres com a proporção cintura-quadril de 0,8 ou inferior e homens com um valor de 0,9 ou inferior estão em uma margem considerada "segura". A RCQ de valor 1 ou superior, para qualquer gênero, coloca a pessoa em questão sob "risco" de sofrer com problemas de saúde associados ao peso.

Método 1
Método 1 de 2:

Tirando as medidas

Baixe em PDF
  1. A única forma de tirar medidas corporais com precisão é usando uma fita métrica flexível e maleável.
    • Para resultados profissionais, que não são necessários para uma mensuração doméstica, a Organização Mundial da Saúde sugere usar uma fita não elástica com tensão de 100 g. [1]
  2. Não se acorcunde ou incline o corpo, o que poderá interferir na medição. Evite também segurar o fôlego ou contrair o abdome, ou você terá medidas incorretas. [2]
    • Você deve usar pouca ou nenhuma roupa. Tire as medidas tão rente à pele quanto possível.
  3. Dessa forma, você terá os valores mais precisos. Tente fazer as medições entre o intervalo de uma expiração e o início de outra inspiração. [3]
  4. Com frequência, essa linha está um pouco acima do umbigo, sobre as protuberâncias do quadril. Mantenha a fita métrica reta na barriga, sem dobrá-la ou torcê-la. Não é preciso apertar a pele, mas deixe-a bem justa.
    • Escreva essa medida como a "circunferência da cintura". Por exemplo, digamos que se trate de 65 cm.
    • A unidade de medida é irrelevante, desde que você use a mesma também para medir o quadril. [4]
  5. Geralmente, essa linha está na altura mais ampla dos glúteos, logo abaixo do início das coxas. Envolva a fita métrica rente à pele, sem dobrá-la, torcê-la ou apertá-la.
    • Escreva essa medida como a "circunferência do quadril". Por exemplo, nesse caso teremos 80 cm.
    • Se você usou centímetros para medir a cintura, use a mesma unidade de medida para o quadril. [5]
  6. Este é o padrão clínico, mas se você apenas tem a curiosidade de saber um valor aproximado, pule este Passo. Médicos tomam novas medidas para ter a certeza de que os números são tão precisos quanto possível.
  7. O resultado será a relação cintura-quadril, ou RCQ. Basta pegar uma calculadora e dividir a medida da cintura pela medida do quadril:
    • Por exemplo, digamos que a circunferência da cintura seja 65 cm e a do quadril, 80 cm.
    • RCQ = 0,8125
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Entendendo a relação cintura-quadril

Baixe em PDF
  1. Um homem saudável geralmente tem um quadril ligeiramente mais largo do que sua cintura, mas a diferença não deve ser grande. É por isso que sua relação, em pessoas saudáveis, estará próxima a 1. No entanto, observe que pequenas variações fazem uma grande diferença para homens — qualquer valor acima de 0,95 indica um risco de saúde. Manter-se em valores iguais ou inferiores a 0,9 é o ideal. [6]
  2. Mulheres costumam ter um quadril naturalmente maior para dar à luz, indicando que uma relação saudável será inferior à usada para homens. Por essa razão, encontramos números geralmente menores — eles costumam resultar da divisão de uma maior circunferência do quadril. Qualquer valor acima de 0,85 é razão para reexaminar a dieta e os hábitos de exercícios. [7]
  3. A relação cintura-quadril é um indicador cientificamente válido para se prever doenças cardiovasculares, diabetes, pressão sanguínea elevada e problemas na vesícula biliar futuros. [8]
  4. Diminuir a relação cintura-quadril a níveis saudáveis costuma ser um fator principalmente influenciado por dieta e exercícios. A melhor forma de se combater uma RCQ não saudável é comer mais frutas e vegetais, carnes magras (frango, peru e peixe) e diminuir o consumo calórico total. Você também deve considerar:
    • Parar de fumar.
    • Caminhar, correr ou pedalar durante 30 minutos ao dia.
    • Conversar com um médico sobre medicamentos que afetam os níveis colesterol ou a pressão sanguínea.
    • Diminuir o consumo de álcool, refrigerante e outras calorias "vazias". [9]
  5. Embora a relação cintura-quadril seja um importante indicador de saúde, ela não é o único ao qual você deve prestar atenção. Use outro teste, como o Índice de Massa Corporal (IMC) , para dar um contexto a esse valor.
    • O IMC representa uma medida da quantidade de gordura total no organismo, indicando quanto no corpo está composto por gordura. Pessoas com formas corporais atípicas (muito altas, magras, largas, magras etc.) podem aprender mais de seus valores de IMC do que da RCQ.
    • Embora não se trate de uma medida de obesidade, você deve fazer exames de pressão sanguínea caso esteja preocupado com os efeitos de uma dieta inadequada e da falta de exercícios físicos.
    Publicidade

Dicas

  • Se você tem dificuldade em posicionar a fita métrica ou ler as medidas, peça a ajuda de um amigo.
  • Caso esteja tentando perder peso, repita a medição da RCQ a cada um a seis meses. Escreva o valor em cada ocasião para avaliar o seu progresso ao longo do tempo. À medida que o peso cai, a sua relação cintura-quadril também desce.
Publicidade

Avisos

  • A relação cintura-quadril não representa um teste absoluto. Embora se trate de uma boa medida para se tirar, ela não pode indicar por si só se você tem um corpo saudável ou não. Ela é apenas uma pequena parte do exame médico.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Fita métrica flexível
  • Lápis ou caneta
  • Caderno de anotações
  • Calculadora

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 767 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade