PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A Quaresma é uma tradição crista observada em muitas denominações. É o período santificado de 40 dias do sacrifício que levou Jesus à morte e à ressurreição. Durante a Quaresma, católicos e alguns protestantes se preparam para a Semana Santa fazendo jejum, orações e se reconciliando com o Senhor. Esses 40 dias são um tempo maravilhoso para repensar em tudo e permitir que carreguemos nossa cruz, assim como Cristo fez.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Focando na sua espiritualidade

PDF download Baixe em PDF
  1. A Quaresma é uma temporada de solenidade e sacrifício comemorando a saída de Jesus para o deserto. Nosso sacrifício é uma lembrança do sacrifício que o próprio Jesus fez para nos salvar de nossos pecados. Por causa disso, é uma tradição quaresmal sacrificar algo durante esses 40 dias.
    • Pense em todas as coisas triviais na sua vida que tiraram o seu foco de Deus. Você acha que passa mais tempo mandando mensagens ou atualizando o Facebook do que em oração e em um tempo com Deus? Você tem o hábito de comer alimentos pouco saudáveis em excesso? Diga: o que parece descartável em sua vida?
    • Só para constar, em 2017, a Quaresma começa no dia 1 de março, ou Quarta-Feira de Cinzas, e termina em 13 de Abril, ou Quinta-Feira Santa. A Páscoa é no domingo seguinte.
  2. Abrir mão de chocolate ou do Facebook por 40 dias é ótimo, mas por que não fazer algo positivo também em vez de apenas retirar o negativo? Decida passar mais tempo sendo voluntário, visite sua família, reze mais ou procure alguma outra forma de entrar em contato com sua fé.
    • Algumas famílias decidem economizar durante esses 40 dias para fazer algo com o dinheiro que sobra. Ou elas doam para a igreja ou fazem caridade, ou compram bens para os necessitados. É uma boa ideia para a temporada, focando naqueles que não têm nada para sacrificar.
  3. Além do culto dominical, é bom ir à igreja frequentemente, principalmente durante a Quaresma. A Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas, quando nos lembramos de que todos viemos do pó e ao pó retornaremos. Muitas tradições têm um culto de adoração no meio da semana, e ir a esses cultos é uma boa forma de participar da Quaresma.
    • Se você for escolher algumas vezes extras para ir nessa temporada, a quarta-feira de cinzas e a quinta-feira/sexta-feira santa (ou ambos) são escolhas óbvias.
  4. Reconciliação, ou Confissão, é uma forma maravilhosa de se arrepender dos pecados e se unir novamente a Cristo. Se você ainda não o fez, tente criar o hábito de se confessar regularmente. A Igreja Católica tornou obrigatório que todos os fiéis recebam o sacramento da penitência pelo menos uma vez por ano e uma vez durante a temporada da Quaresma, embora seja recomendado que você faça uma confissão pelo menos uma vez por mês, se possível.
    • Sua Igreja provavelmente oferece cultos de confissão semanais, se não mais durante essa época do ano. Se você não tiver certeza de quando ir, pegue um boletim local ou apenas faça uma ligação! Você pode marcar uma confissão particular também.
  5. Embora não seja obrigatório, as devoções são uma boa forma de se colocar na mentalidade correta para a Quaresma. A Igreja encoraja a adoração a Deus ou a veneração da Virgem Maria e dos santos. Sua paróquia local provavelmente tem adorações eucarísticas, onde você pode se envolver em uma oração profunda na presença do Santo Sacramento. Para praticar a veneração, você pode fazer dez Rosários diariamente ou rezar ao seu Santo Padroeiro.
    • Qualquer oração, contanto que signifique algo a você, é um passo na direção que Deus quer. Se há uma oração que você cresceu fazendo e que realmente fala com você, passe um tempo focando no que ela realmente significa e em como pode incorporá-la no seu dia a dia.
  6. O Natal e a Páscoa são tempos de felicidade e alegria; enquanto os tempos anteriores e sucessores a essas épocas são animados e divertidos, o mesmo não pode ser dito para a Quaresma. É um tempo de solenidade e simplicidade. É tempo de refletir na sua dependência na misericórdia de Deus e no seu entendimento da fé. Tenha momentos durante esse tempo para pensar sobre como você incorpora a mensagem de Cristo.
    • A Quaresma, em alguns lugares, é durante o inverno – quando apenas uma olhada pela janela é uma lembrança sombria das tribulações pelas quais Jesus passou pela nossa felicidade.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Participando das tradições da quaresma

PDF download Baixe em PDF
  1. Todos os católicos de catorze anos ou mais são solicitados a se abster de carne nas sextas-feiras da Quaresma, mas o peixe é permitido. Além disso, os católicos entre 18-59 anos são obrigados a jejuar na Quarta-feira de Cinzas, na Sexta-feira Santa, e em todas as sextas da Quaresma, o que significa que apenas uma refeição completa deve ser realizada no dia. Claro, só pode fazer isso quem tiver condições para tal. [1]
    • Algumas pessoas não devem jejuar (grávidas e idosos, por exemplo). Se o jejum não é uma opção boa para você, faça jejum de algo que não seja comida. Jejue de algo que representará um desafio – como seu celular ou seu e-mail – para sentir o sacrifício que está fazendo.
    • Jejuar tem se tornado mais voluntário do que qualquer outra coisa. No ano de 1966, o Papa Paulo VI tornou o jejum obrigatório apenas na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa – o restante é de acordo com a sua vontade.
  2. Enquanto muitas pessoas escolhem abrir mão de algo prejudicial na Quaresma, você pode usar esse tempo para reforçar bons hábitos. Você pode prometer ser mais paciente e bondoso com o próximo ou pode fazer um voto de ajudar os necessitados. Você pode sacrificar um certo costume ou adotar algo novo, ou fortalecer hábitos. O importante é que suas ações na quaresma o auxiliem a se aproximar mais da fé e da virtude.
    • Além de melhorar a sua vida, use esse tempo para criar hábitos que melhorem a vida dos outros. Seja voluntário em um hospital ou em um abrigo, ou simplesmente se envolva na igreja cumprimentando os fieis, fazendo leituras ou cuidando das ofertas.
  3. Embora alguns vejam isso como uma tradição Judaica, esse não é o caso! Na Quinta-feira Santa, muitos católicos fazem uma refeição de Seder, comemorando a última ceia de Jesus – o último dia da Quaresma. Você faz a refeição em silêncio, refletindo nas suas experiências da Quaresma com pão sem fermento e vinho (ou suco de uva). Como essa Quaresma mudou quem você é?
    • Se você quiser ficar um pouco mais histórico, tente incluir matzah (pão sem fermento), maror (raiz-forte), ovo e haroset (mistura de maçã, temperos e vinho tinto) como parte da sua refeição. [2]
  4. Muitas comunidades escolhem participar de algo para ajudar os necessitados nessa temporada. É possível que a sua Igreja já esteja fazendo algo assim – mas se não, você pode tomar a iniciativa! Esse é um bom momento para focar em melhorar o mundo, assim como Jesus fez.
    • Qualquer área de caridade pode ser a base do seu projeto. Tudo que você precisa é envolver a sua paróquia. Fale com seu padre e veja se ele pode ajudar a alertar as pessoas a se envolver por uma boa causa.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vendo a quaresma na sua casa

PDF download Baixe em PDF
  1. A cor da Quaresma é o roxo – uma visita a qualquer Igreja deixará isso bem claro. Coloque alguns toques de roxo real e escuro na sua casa para se lembrar de que esses 40 dias são significantes.
    • Mas mantenha a simplicidade – a Quaresma não é um tempo para excessos. Algumas velas roxas, uma toalha de mesa roxa – nada muito chamativo ou desnecessário. É um tempo para reservar e se preparar para o crescimento. Guarde o excesso para a Páscoa!
  2. Esse calendário ajudará você a focar na progressão da temporada da Quaresma e é um bom lembrete para ver os dias passando, chegando cada dia mais perto da ressurreição de Jesus. A Quaresma dura 40 dias e não inclui os domingos. Termina na sexta-feira antes da Páscoa (o último dia sendo a Quinta-feira Santa); conte para trás a parte daí.
    • Pendure o calendário em uma área comum de sua casa. Todos os dias, faça um X no calendário. Como você se sente com a proximidade da Páscoa? Os seus sacrifícios estão se tornando mais ou menos difíceis de manter?
  3. Como com qualquer tradição, sempre há comida envolvida. Aqui estão algumas ideias para você comemorar essa temporada:
    • Faça pãozinho de leite com uma cruz marcada. Esses pães são geralmente reservados para a Sexta-feira Santa – mas você tem que fazer com antecedência!
    • Faça pretzels caseiros. O formato simboliza os braços cruzados em oração. [3]
    • Claro, você pode sempre preparar os alimentos para famílias necessitadas ou para os moradores do abrigo local.
  4. Além do jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, faça uma refeição de sacrifício uma vez por semana. Uma tigela simples de arroz com um copo de leite em vez do banquete tradicional familiar. Limitar a si mesmo a isso irá lembrá-lo do que é normal para você – destacando que isso não é normal para os outros. Coisas que nós esquecemos tão facilmente!
    • Novamente, apenas faça dietas restritivas se for apropriado para você. Se não tiver certeza, você deve consultar um médico antes. Jesus não quer que você sacrifique a sua saúde!
  5. No começo da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, queime a palha que você tem do Domingo de Ramos do ano passado. Mantenha-as em uma tigela na mesa de jantar (ou onde você poderá lembrar) para refletir sobre a vida e a morte de Jesus. Ao fazer cada refeição, você sentirá uma vontade natural de ser grato pelo esplendor que tem.
    Publicidade

Dicas

  • Abrir mão de algo na Quaresma não é mais uma obrigação religiosa. Em vez disso, muitas comunidades e indivíduos fazem algo novo, mudam uma tradição comum ou simplificam uma parte de suas vidas. O objetivo dessas disciplinas é focar o seu interior em uma jornada espiritual com Cristo como uma preparação para a temporada da Páscoa.
  • Quaresma é o tempo em que aqueles que estão pensando em se tornar cristãos aprendem sobre a fé e se preparam para ser batizados. Isso significa que muitas igrejas fazem aulas extras para aprender sobre a fé. Esse é um bom lugar para aprender pela primeira vez ou para renovar seu entendimento sobre ser um cristão.
Publicidade

Avisos

  • Aqueles que não estão incluídos na faixa etária de 18-59 anos, que têm problemas de saúde ou que não podem fazer jejum não são obrigados a fazê-lo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 125 086 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade