PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitas vezes, não estamos preparados para fazer provas. A culpa pode ser do cansaço, da preguiça, do medo de reprovar etc. Assim, somos "obrigados" a colar. Se for esse o caso, leia as dicas deste artigo para aprender o que fazer para tirar aquele 10,0 que você sempre quis.

  1. Há alguns métodos diferentes: usando uma folha extra com as respostas, combinando com um colega, ou de forma bem sutil e difícil de provar. Consulte as seções abaixo para obter mais informações.
  2. Não adianta colar e ser flagrado pelo professor. Siga estas dicas:
    • Não levante suspeitas. Tente manter um equilíbrio entre copiar as respostas e disfarçar. Mantenha a calma e não encare um mesmo lugar por mais de cinco a dez segundos. Passe os olhos em várias direções — assim, o professor ou os supervisores não vão ficar desconfiados e nem encontrar o seu cúmplice (ou a folha de respostas).
    • Não seja ambicioso demais. Não é impossível tirar a nota máxima colando — contudo, se você for o único da turma a tirar nota alta, o professor vai desconfiar. Isso não é problema para quem já costuma tirar notas boas; porém, se o professor souber que você não tem um desempenho tão bom, ele pode acabar descobrindo. Erre algumas questões de propósito para garantir. Tente tirar cerca de 8,0 em uma primeira prova, aumentando a nota gradualmente até tirar 10,0. Faça essa oscilação para parecer mais natural.
    • Livre-se das provas que podem incriminá-lo. Peça para ir ao banheiro assim que terminar (se ainda não tiver ido) para jogar o papel da cola na privada ou no lixo. Quanto mais tempo você ficar com esse papel, maiores as chances de ser pego por uma autoridade.
    Publicidade
Método 1
Método 1 de 4:

Usando o método da folha extra

PDF download Baixe em PDF
  1. Inclua fórmulas, palavras-chave, termos de vocabulário, datas, definições, nomes, conjugações de verbos etc.
  2. Use letra legível e em tamanho adequado (nem muito grande, nem muito pequeno). Apesar de querer incluir tudo o que for possível em uma folha pequena, lembre-se do seguinte: se as fontes forem minúsculas, você vai ter que fazer mais força para lê-la e, assim, ficar exposto. Além disso, se possível, digite e imprima a folha para reduzir as chances de o professor deduzir que foi você que a preencheu à mão.
  3. Essa estratégia é mais comum em provas de português. Copie as palavras que você não souber escrever direito no papel e guarde-o no colo ou na manga. Tenha bastante cuidado, pois o método é perigoso.
  4. Experimente estes métodos:
    • Cole usando o próprio corpo : em vez de anotar as respostas em uma folha impressa ou escrita à mão, anote tudo na própria pele. Use o antebraço (se for homem) e a coxa (se for mulher). Essas opções são legais porque você pode usar um vestido ou uma camiseta de manga longa para disfarçar e não parecer óbvio. Escolha um ponto que só seja visível para você mesmo.
    • Cole usando uma garrafa d'água : imprima as colas em um pedaço de papel que tenha a mesma cor que o rótulo da garrafinha. Cole-o por cima desse rótulo virado na sua direção. Tente imitar o estilo de escrita da embalagem para disfarçar. [1]
    • Cole usando um fichário : se você tem um fichário com um "bolso" na frente, use-o para guardar a cola. Ponha-o debaixo da carteira e dê uma olhada quando ninguém estiver prestando atenção. Só tenha muito cuidado, ainda mais se tiver que fazer barulho.
    • Cole usando uma calculadora : esta opção é comum para quem está fazendo provas de matemática, já que essa é a única oportunidade de colar sem levantar suspeitas. Anote fórmulas e informações entre a parte traseira e a tampa da calculadora.
    • Cole com um método alternativo com a calculadora : se você tem uma calculadora gráfica, salve as fórmulas matemáticas nela. Depois, arquive as informações para conseguir acessá-las mesmo que o professor peça para você esvaziar a memória RAM. Desarquive-as durante a prova e, por fim, limpe a memória de novo. Isso também dá certo se a escola disponibiliza calculadoras, já que nenhum professor ou aluno vai consultar o arquivo. Por fim, se necessário, pesquise como fazer esse processo. [2]
    • Cole usando uma pilha de papéis : esconda a folha da cola em um lugar separado da prova para não ser pego em flagrante. Você pode guardá-la no banheiro, na cadeira de alguém etc.
    • Esconda as colas sob a manga de uma camisa de manga longa : este também é um bom método, já que o professor não vai procurar nesse local. Tire a folha e consulte a matéria quando ele não estiver olhando.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando o método do parceiro

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha algum colega que saiba o conteúdo (que tenha dito que estudou ou que seja inteligente). Ajuste-se para ficar à extrema direita ou esquerda do assento, diagonalmente em relação à pessoa, para poder olhar por cima do ombro dela sem ter que mexer muito a cabeça. Nunca escolha alguém que esteja no meio ou na frente da sala, pois o professor pode ficar mais atento a você.
  2. Vocês podem dobrar as chances de tirar notas boas se trabalharem em conjunto. Faça o seguinte se a prova for de múltipla escolha:
    • Combine sinais com as mãos ou os pés para indicar que a resposta é a letra A, B, C, D ou E ou "errada". Crie um sinal específico para "resposta errada" para aumentar as suas chances de se sair bem e ajudar a outra pessoa. Além disso, pense em um sinal sonoro para chamar a atenção do colega sem levantar suspeitas (tossindo, batendo o pé etc.).
    • Tussa para chamar a atenção do colega.
    • Use os dedos para informar o número da questão. Um três seguido de um dois, por exemplo, pode indicar a questão "32".
    • Espere o colega sinalizar a resposta (puxar a orelha para representar "B", por exemplo).
    • Se você precisar de ajuda entre duas respostas: tussa, informe o número da questão e sinalize quais as alternativas que quer marcar.
    • O seu colega pode acenar com a cabeça se você estiver correto ou enviar o sinal de "resposta errada" se estiver incorreto (se você tem cabelo longo, prenda-o em um rabo de cavalo).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando métodos mais seguros

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o professor usa provas prontas tiradas do livro, compre uma cópia dele na internet. Memorize as respostas antes da avaliação. Este método funciona com qualquer matéria, mas principalmente ciências básicas, línguas estrangerias e história, por exemplo. [3]
  2. Para isso, converse com alguém que esteja à sua frente nos estudos ou que passe por algo parecido. Estude direto desse documento — e, se achar que o professor vai usar as mesmas questões, estude a partir delas.
  3. Se o professor que vai aplicar a prova costuma deixar os alunos irem ao banheiro ou saírem da sala durante a avaliação, peça licença. Aproveite a deixa para memorizar os assuntos ou as questões e pesquise as respostas na internet antes de voltar, por exemplo.
    • Diga que está passando mal e vá ao banheiro até o horário da prova terminar. Antes disso, só descubra se o professor vai deixar você voltar antes de recorrer a este método — para não se encrencar.
  4. Na hora da entrega, tente colocar a prova em cima da pilha de avaliações da mesa do professor quando ele não estiver por perto. Nesse momento, pegue a caneta e copie todas as respostas da primeira prova do conjunto. Contudo, lembre-se de que este método é arriscado e pode não dar certo.
  5. Para isso, é bom que você saiba de antemão o formato exato da avaliação. Assim, vai poder anotar os pontos principais das respostas.
    • Se o papel da prova for específico da escola, lembre-se de fazer a marcação nos lugares certos. Se necessário, inclua os números das páginas e outros detalhes.
    • O próximo passo é grampear esse papel à folha da prova original sem ninguém perceber.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Tentando não colar

PDF download Baixe em PDF
  1. Consulte as anotações e o caderno para tentar acertar o máximo possível de questões sem colar.
    • Para provas discursivas, tente memorizar palavras-chave e pontos principais : geralmente, os professores tentam buscar esses termos mais importantes e não consideram tanto o "resto". Se você souber o que pode ser cobrado, tente usar quatro ou cinco termos específicos em vez de tentar decorar tudo — para aumentar as chances de sucesso.
    • Para provas de verdadeiro-ou-falso, tente estudar bastante os acontecimentos para captar os detalhes. Em provas assim, há mais "Verdadeiros" que "Falsos". Toda frase que precisar ser mudada para se tornar verdadeira é falsa.
    • Para provas de múltipla escolha, tente "juntar" as informações que você sabe que vão ser cobradas : em vez de memorizar listas de palavras, separe o conteúdo em conjuntos menores. [4] Por exemplo: se a prova for de história, não tente decorar o nome dos cinco presidentes da ditadura militar de uma vez. Em vez disso, memorize as iniciais de cada um: "CB (Castello Branco), CS (Costa e Silva), M (Médici), G (Geisel) e F (Figueiredo)". Assim, vai ser mais fácil se lembrar de tudo.
    • Para provas de matemática, tente memorizar fórmulas : saber as fórmulas pode ser mais eficaz que passar horas a fio fazendo exercícios. Se possível, copie-as quantas vezes conseguir até decorar para não ter que colar.
  2. Levando em consideração o cronograma do semestre ou ano letivo, você pode tentar montar um plano de estudos próprio .
    Publicidade

Avisos

  • Os seus colegas podem desconfiar e contar ao professor que você está colando.
  • Se divide o computador em casa, é melhor apagar o histórico de navegação para que ninguém descubra que você leu este artigo.
  • Sempre há a possibilidade de você ser pego. Se isso acontecer, você pode ser castigado com uma nota zero automática, uma suspensão ou até a expulsão. Muitas escolas até marcam o histórico permanentemente. Se tiver medo, tente estudar em vez de colar.
  • Muitos dos conhecimentos que adquirimos na escola vêm a calhar na vida profissional. Nesses casos, é melhor não colar — afinal, você não vai conseguir colar em ambientes profissionais.
  • Não se gabe de colar. Parece óbvio, mas muitas pessoas se acham porque colam. Alguém pode acabar dedurando você.
  • Fique sempre de olho no professor. Nenhum método funciona quando ele fica olhando para você com ar de desconfiança.
  • Se você tiver que colar porque não teve tempo para estudar, lembre-se de que ainda assim é bom consultar o conteúdo depois da prova. Talvez a próxima avaliação cobre assuntos cumulativos, por exemplo.
  • Usar métodos difíceis de comprovar é sempre melhor que contar com um parceiro — que, por sua vez, é sempre melhor que usar uma folha. Quanto menos provas houver da infração, melhor.
  • Colar nunca é uma boa ideia: você pode se sentir culpado e até querer confessar o que fez e se encrencar.
  • Mesmo que não seja pego, você provavelmente não vai tirar uma nota muito melhor só por colar. Além disso, você pode arriscar ser desqualificado, suspenso ou até expulso.
  • Em alguns países, você pode ser preso se colar em uma prova importante. [5]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 616 713 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade