Baixe em PDF Baixe em PDF

O coco mais fresco é aquele colhido diretamente do coqueiro. Pegar cocos maduros não requer nenhum instrumento ou instruções especiais — quando já estão maduros o suficiente, eles caem sozinhos. Para colher os mais novos, você precisará de uma vara longa com uma lâmina na ponta para remover a fruta dos galhos altos ou usar um arnês para escalar o coqueiro e pegar o coco com a mão.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando cocos maduros

Baixe em PDF
  1. Naturalmente, os cocos mais novos são menores do que os mais velhos, já que ainda não terminaram de crescer. Na verdade, o coco maduro pode ser até 25 a 50% maior do que um que ainda não está pronto para ser colhido. Quando estiver maduro, ele chegará a uma média de 30 a 40 cm de comprimento e 15 a 20 cm de diâmetro. [1]
    • Os cocos variam de tamanho dependendo da árvore. Por isso, normalmente é melhor verificar a cor e a textura para decidir se a fruta está pronta para ser colhida.
    • Os cocos que crescem em cachos tendem a se desenvolver e amadurecer no mesmo ritmo.
  2. A casca de um coco jovem (a parte borrachuda que cerca a noz marrom e fibrosa) deve estar densa e suave, cedendo só um pouco. Os cocos em estágios médios de desenvolvimento tendem a amolecer um pouco e podem ter algumas rugas ou depressões. A parte de fora, que antes era suave, agora ficará enrolada e amadeirada à medida que a fruta amadurece. [2]
    • Até que o coco amadureça o suficiente para cair sozinho, é necessário colhê-lo manualmente.
  3. Como outras frutas, os cocos mais jovens começam com uma cor verde pálida. À medida que amadurecem, eles começam a desenvolver um tom amarelo-dourado. Eventualmente, ficam marrons e qualquer cor residual desaparecerá. O coco cairá do coqueiro logo após chegar a esse ponto.
    • Os cocos verdes (com cerca de cinco a seis meses de idade) têm o maior conteúdo de água e normalmente são colhidos para serem bebidos.
    • Quando eles ficam amarelos (depois de sete a nove meses), um pouco da água se solidifica e forma uma “geleia”, ou polpa, que pode ser extraída e consumida ou processada na cozinha.
    • Quando ele se torna marrom (12 a 16 meses), a maior parte da água de dentro já terá se transformado em um leite. Os maduros normalmente são usados para fazer cremes e óleos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cortando os cocos com uma vara

Baixe em PDF
  1. Esses instrumentos são feitos prendendo uma lâmina longa e curvada na ponta de uma vara de bambu. A vara comum pode ter de 5 a 10 metros de comprimento, o que facilita para cortar os cocos lá no alto ficando no chão. [3]
    • Procure uma vara de bambu longa para alcançar a parte de cima do coqueiro e grande o suficiente para prender a lâmina na ponta.
    • Se você mora em uma área onde a colheita de coco é uma prática comum, pode ser possível encontrar instrumentos especiais feitos de materiais leves, como fibra de carbono e alumínio. Eles também são vendidos on-line.
    • A colheita com a vara é o método preferido em países como Índia, Sri Lanka, Malásia e Nova Zelândia.
  2. Fique a uma distância segura da base do coqueiro e deixe a vara bem reta. Mire no coco que quer cortar e, lenta e cuidadosamente, oriente a lâmina na direção dele. Tente prendê-la diretamente sobre a parte da planta que se conecta com o cacho. [4]
    • Segure a vara firmemente com as duas mãos. Isso não apenas facilitará para controlá-la, mas também reduz as chances de escorregar.
    • Verifique se não há mais ninguém perto da vara para não machucar alguém caso ela caia.
  3. Depois de prender a lâmina sobre a planta, puxe a vara com bastante força. A lâmina é extremamente afiada, portanto, um ou dois puxões devem ser suficientes para soltar o coco. [5]
    • Seja paciente. Como você está trabalhando de uma distância imprecisa, pode demorar um pouco para remover o coco do cacho com sucesso.
  4. Ao usar uma vara, você precisa ficar diretamente debaixo do cacho de onde pegará os cocos, por isso, esteja sempre pronto para sair do caminho se vir algum caindo na sua direção. A melhor forma de fazer isso é se movimentando continuamente ao redor do coqueiro em zigue-zague enquanto trabalha. Pode parecer estranho, mas isso pode reduzir as chances de levar um coco na cabeça! [6]
    • De acordo com algumas estatísticas, a queda de coco mata cerca de 150 pessoas por ano no mundo todo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Colhendo os cocos com as mãos usando um instrumento de escalada

Baixe em PDF
  1. Prenda o instrumento ao redor da cintura e das coxas. Em seguida, coloque uma corda na fivela em um lado do arnês e prenda-a na base do coqueiro, prendendo-o depois no lado oposto. Dê um puxão na corda para ver se está bem presa.
    • Juntos, a corda e seus pés servirão como contraponto para o seu peso, possibilitando que você suba na árvore de maneira lenta e controlada.
    • Você pode encontrar um arnês em lojas de artigos esportivos que vendem equipamentos de escalada ou rapel.
    • O arnês é usado mais frequentemente para subir em árvores de 10 a 25 metros de altura ou mais. [7]
  2. Para improvisar rapidamente a alça para os pés, pegue uma corda ou um tecido forte e amarre as pontas juntas para formar uma alça. Torça a alça no centro, formando um oito. Em seguida, coloque um pé em cada volta formada e posicione-se perto da base do coqueiro. [8]
    • Para obter melhores resultados, a alça não deve ser mais larga do que a árvore. As mais curtas suportam mais peso, o que permite que você “fique em pé” no tronco enquanto solta o coco com a mão.
    • Faça um nó duplo na corda ou no tecido para deixá-lo mais firme. Caso contrário, você pode acabar caindo da metade da árvore.
  3. Se estiver usando um arnês, suba lentamente pelo tronco puxando a corda-âncora para cima com você à medida que sobe mais. Se tiver feito a alça para os pés, empurre a parte central no tronco para criar tração e “pule” lentamente. [9]
    • Vá devagar e tenha muito cuidado. Se necessário, pare depois de alguns segundos para descansar antes de continuar.
    • Não é necessário subir até o topo - você só precisa chegar onde pode pegar a fruta com facilidade.
    • Não estique muito o braço para pegar o coco, pois isso aumenta suas chances de cair. Se tiver que se esticar demais, talvez seja necessário subir um pouco mais.
  4. Pegue a casca pela parte suave e redonda e gire-a no sentido horário ou anti-horário, como se estivesse desenroscando uma lâmpada. Depois de girar um pouco, ele sairá facilmente. [10]
    • Se o coco estiver sendo um pouco teimoso, você pode precisar puxá-lo gentilmente para soltá-lo.
    • Evite arrancar ou puxar com força. Isso pode comprometer sua estabilidade ou fazê-lo movimentar os pés do tronco.
  5. Quando conseguir soltá-lo, vire-o de ponta-cabeça (você ainda estará segurando a parte de baixo redonda nesse momento) e deixe-o cair direto no chão. Em seguida, desça com cuidado. [11]
    • Deixá-lo cair com a ponta virada para baixo evita que ele quebre quando bater no chão.
    • Normalmente, não há problema em deixá-lo cair de qualquer ângulo, pois o coco tem uma casca dura que o protege da quebra.
    Publicidade

Dicas

  • Talvez você não precise de nada além de uma escada comum para colher manualmente em um coqueiro baixo.
  • O coco é incrivelmente versátil. Use o máximo da fruta que puder (incluindo a água, a geleia e a polpa) para não desperdiçar nenhuma parte. Você pode até mesmo pintar a casca vazia quando terminar e pendurá-la como decoração.
Publicidade

Avisos

  • Evite ficar embaixo de coqueiros, a menos que esteja se preparando para subir. Um coco em queda pode chegar a velocidades de 85 km/h, o que é rápido o suficiente para causar lesões ou até mesmo a morte.
  • Sempre existe um perigo envolvido na colheita de cocos frescos, não importa que método escolher. Se não tiver confiança na sua habilidade de escalar ou pegar o coco com a vara, é melhor comprar de um supermercado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 23 465 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade