PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um relacionamento casual pode ajudar você a criar um vínculo com outra pessoa sem compromisso, envolvimento emocional ou exigências comuns de um relacionamento sério. É uma ótima forma de se aproveitar a companhia de alguém ao mesmo tempo em que aprende mais sobre si mesmo, sobre o que gosta e o que não gosta e sobre o que busca em relacionamentos futuros. Por fim, embora relacionamentos casuais não exijam exclusividade, é preciso estabelecer alguns limites, ter uma comunicação aberta e respeito mútuo.

Método 1
Método 1 de 3:

Comunicando suas necessidades

PDF download Baixe em PDF
  1. Encontrar alguém que queira um relacionamento casual pode ser complicado porque ele não é tão convencional quanto um relacionamento romântico. Aproxime-se de algum amigo ou conhecido com quem se sinta confortável e diga que não está procurando nada sério, mas que gostaria de passar algum tempo com ele. Seja respeitoso e compreensivo se a pessoa recusar.
    • Há vários sites e aplicativos de relacionamentos que podem ajudá-lo a encontrar alguém que esteja na mesma onda que você. Seja você mesmo nessas situações, sendo honesto com o que procura. Cuide da sua segurança e avise a um amigo quando for encontrar, pela primeira vez, alguém que conheceu nesses aplicativos.
  2. A comunicação é a questão-chave para o sucesso de qualquer relacionamento, e não é diferente para relacionamentos casuais. Sejam francos e honesto com o que cada um busca nesse tipo de relacionamento – se querem companhia, intimidade ou simplesmente alguém para ir ao museu ou ao cinema. Encoraje seu parceiro a dizer o que ele quer, quais são suas necessidades e expectativas, e façam o compromisso de manter uma comunicação aberta.
    • Diga a seu parceiro que gosta de passar o tempo com ele, mas que não está procurando um compromisso ou um relacionamento sério e, então, pergunte se ele fica confortável com a situação.
  3. Decida com seu parceiro quais serão as regras do relacionamento: se vão se ver somente algumas noites no mês, se vão sair pra jantar só aos finais de semana etc. É importante não passarem tempo demais juntos, pois pode parecer que se tornou um relacionamento sério. Conversem sobre as opções e vejam qual é a melhor para ambos.
  4. Com tantas plataformas de comunicação, desde mensagens de texto a bate-papos online, é importante deixar claro qual meio funciona melhor pra vocês e com que frequência entrarão em contato. [1] Comunicar-se com muita frequência pode gerar envolvimento emocional, então cumpra o que combinarem.
  5. Manter o relacionamento privado pode ser importante se tiverem amigos em comum, mas vocês podem não se importar se esse não for o caso. No entanto, decidam isso com antecedência para não serem pegos desprevenidos quando alguém perguntar sobre vocês.
  6. Ainda no início, decidam como e por quais motivos terminarão o relacionamento, podendo ser, por exemplo, depois de um tempo específico ou se algum dos dois encontrar outra pessoa. Então, quando chegar a hora, combinem se terminarão por telefone ou se vão sair para tomar um café e conversar, que são opções casuais que refletem o relacionamento.
  7. Você escolheu estar em um relacionamento casual e não quer se envolver, mas pode ser que isso aconteça, afinal, passar tempo com uma pessoa pode fazer aflorar sentimentos, mesmo que você lute contra isso. Saiba, no entanto, que isso é normal. Conversem sempre e verifiquem se a conjuntura atual ainda funciona para ambos. Essa é uma conversa desconfortável, e, por isso, talvez a evitem por um bom tempo, mas seja honesto consigo mesmo e observe se seus sentimentos pela outra pessoa começam a se transformar em algo maior.
    • Converse com seu companheiro sobre essa possibilidade no início do relacionamento. Um dos dois pode se envolver emocionalmente, e vocês precisam decidir como agir se isso realmente acontecer: pode ser terminar a relação sem ter que conversar antes ou, ainda, conversarem sobre a situação, mas terminarem logo em seguida. Vejam o que é mais confortável para ambos.
    • Seu parceiro pode se apaixonar, mas você não. Se isso ocorrer, seja aberto e honesto sobre o quer e o que precisa. Não dê falsas esperanças, mas seja cuidadoso e respeitoso.
  8. Estar em um relacionamento aberto não pressupõe ser desleal ou desrespeitoso com seu parceiro, então sejam gentis, cuidadosos e atenciosos quando estiverem juntos e quando se falarem. Além disso, não o ignore intencionalmente ou dê o bolo o tempo todo. O fato de terem respeito mútuo não significa que estão em um relacionamento sério. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo as coisas leves

PDF download Baixe em PDF
  1. Pode ser ir escalar, a um show ou jogar conversa fora, que são ótimas formas de aproveitar a companhia da outra pessoa, passar tempo juntos, sem se preocupar com possíveis implicações românticas, deixando de lado qualquer seriedade.
    • Apresente seu parceiro a seus amigos e convide-o para sair com eles, como ir ao cinema ou jogar boliche.
  2. Em um relacionamento casual, é importante evitar situações românticas para não extrapolar os limites de um relacionamento casual. [3] Saídas românticas, jantar à luz de velas, ir a casamentos ou celebrar datas comemorativas juntos pode gerar envolvimento emocional e uma conexão mais intensa com o passar do tempo. Assim, para mantar o acordo de não envolvimento, é melhor evitais situações que possam favorecê-lo.
    • Conversem sobre quais feriados ou celebrações podem passar juntos, como aniversário ou uma promoção no trabalho. No entanto, pode ser que achem melhor evitar qualquer tipo de celebração.
  3. Em um namoro, é normal que casais abordem assuntos sérios e difíceis, mas é diferente em um relacionamento casual. Isso não significa que não possa compartilhar detalhes e histórias da sua vida pessoal, mas é melhor evitar conversas profundas e pessoais para manter o nível de simplicidade. Decidam como vão lidar com conversas e situações mais sérias.
    • Tenham conversas atuais e alegres. Conversem sobre livres, filmes, esportes, eventos atuais, enfim, temas que sejam interessantes, divertidos e nada sérios: "Você viu o jogo de futebol ontem à noite? Não acredito que viraram o jogo no último segundo!".
  4. É importante se sentir seguro e confortável com seu parceiro em todos os momentos, então converse e seja honesto sobre o nível de intimidade que quer ter. Não se sinta pressionado a fazer nada que não queira e respeite os limites do seu parceiro, conversando abertamente sobre isso.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Terminando um relacionamento casual

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que não aja uma ligação mais forte entre vocês, não desapareça nem ignore quando ele tentar entrar em contato para não o magoar. Seja respeitoso e cuidadoso com os sentimentos dele porque, embora seja só uma relação casual, agir dessa forma pode feri-lo e acabar com a autoestima dele. [4]
  2. Seja porque se envolveu muito sentimentalmente, encontrou outra pessoa ou perdeu o interesse no relacionamento, converse com seu parceiro e seja honesto, afinal, a relação foi baseada em uma comunicação aberta, clara e honesta. Não tente poupá-lo da verdade, mas seja gentil.
  3. Talvez ambos achem que o melhor é dar um tempo e parar de se falar, ou pode ser que tenham criado um vínculo legal e queiram manter contato como amigos, embora estejam cientes de que transformar uma relação casual em amizade não seja nada fácil. Ouça sua intuição e escolha a melhor opção para sair do relacionamento.
    • Analise se realmente está interessado em manter uma amizade. Pergunte a si mesmo se não se importaria de vê-lo com outra pessoa.
    • Se terminaram porque alguém se apaixonou, considere este fato. Neste caso, pode ser complicado manterem a amizade, pois pode aumentar o envolvimento.
    • Deem um tempo se decidirem manter a amizade. Depois de um tempo, entre em contato e marque de encontrá-lo em algum lugar público.
    Publicidade

Dicas

  • Pratique sexo seguro e faça exames regularmente. Fale abertamente sobre sua vida sexual com seu médico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 189 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade