Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este método vai ensinar a construir uma cama no alto prendendo dois dos lados dela em paredes. Assim, a complexidade do projeto vai ser menor, e o móvel poderá suportar bastante peso. As medidas utilizadas são de uma cama de solteiro.
Passos
-
Meça a altura desejada. Para isso, escolha o espaço que deseja ter sob a cama. Use uma trena para fazer a medição e anote o número. Não se esqueça de levar em consideração quaisquer móveis que ficarão no vão livre.
-
Prenda a cabeceira na parede. Com um detector de obstáculos, localize as colunas e marque-as com fita crepe. Faça furos ligeiramente menores do que o diâmetro dos parafusos sextavados usados na instalação. Em seguida, prenda a cabeceira na parede utilizando arruelas e parafusos de 100 mm de comprimento — use uma chave inglesa para isso.
- Use um nível para garantir que a cabeceira esteja reta.
-
Prenda a tábua lateral. Faça furos nas colunas e na peça. Em seguida, utilizando uma chave inglesa, prenda a tábua na parede com arruelas e parafusos de 100 mm de comprimento.
- Use um nível para garantir que a tábua lateral esteja reta.
-
Prenda o pé da cama. Faça furos na ponta da tábua lateral e, em seguida, no pé. Para prendê-los, utilize parafusos sextavados de 100 mm e arruelas.Publicidade
-
Crie o pilar de sustentação. Para isso, corte duas tábuas de 5 cm x 10 cm na altura do vão mais 10 cm. Em seguida, prenda-as uma na outra com parafusos sextavados de 60 mm. Alterne os parafusos em ambos os lados das peças.
-
Nivele o pilar. Coloque um nível na parte superior do pé da cama. Em seguida, coloque o pilar em posição e ajuste o pé do móvel até que fique reto. Prenda as peças com um grampo ou peça para outra pessoa segurá-las no lugar.
-
Prenda o pilar. Faça furos tanto no pé da cama quanto no pilar. Prenda as peças com parafusos de 100 mm e arruelas de metal.
-
Prepare a tábua da lateral externa. Com um grampo, prenda a peça no pilar de sustentação ou peça para alguém segurá-la no lugar. Um nível vai ajudá-lo a deixar tudo retinho.
-
Prenda a tábua no lugar. Faça furos nessa peça na direção da cabeceira, do pé da cama e do pilar de sustentação. Prenda usando seis parafusos sextavados de 100 mm e arruelas (dois parafusos em cada local).Publicidade
-
Posicione e prenda a primeira ripa de sustentação do estrado. Coloque-a na parte de dentro da tábua externa para que o topo dela fique nivelado com o topo do pilar de sustentação. Verifique o nível e prenda com sete parafusos de 60 mm.
-
Posicione e prenda a segunda ripa de sustentação. Coloque-a na parte de dentro da tábua lateral presa na parede para que o topo dela fique nivelado com o topo do pilar de sustentação. Verifique o nível e prenda com sete parafusos de 60 mm.
-
Acrescente a primeira ripa na outra direção. Posicione-a no lado de dentro da cabeceira, de modo que o topo fique nivelado com o topo das ripas laterais. Prenda com quatro parafusos de 60 mm.
-
Acrescente a segunda ripa na outra direção. Posicione-o no lado de dentro do pé da cama, de modo que o topo fique nivelado com o topo das ripas laterais e do pilar de sustentação. Prenda com quatro parafusos de 60 mm.
-
Acrescente as ripas restantes. Meça e marque a localização das 14 peças para criar um espaçamento uniforme ao longo do estrado. Prenda a ponta de cada ripa nas peças laterais utilizando dois parafusos de 40 mm.Publicidade
-
Corte as tábuas principais da escada. Use peças de 5 cm x 15 cm. Elas devem ser 15 cm maiores do que a altura total da cama até agora.
-
Angule essas peças. Corte uma das pontas de uma delas num ângulo de 15° usando as serras de esquadria ou de braço radial. Apoie a ponta cortada no chão e encoste a peça contra a tábua externa na posição final. Então, faça uma marcação nivelada com o topo dela. Faça o mesmo corte de 15° nessa outra ponta.
-
Faça os dentes de encaixe. Encoste uma das peças laterais da escada novamente contra a tábua externa da cama e marque um dente de 4 cm de profundidade nela. Isso vai permitir que se encaixe com firmeza na estrutura. Use uma serra circular para começar a cortar o encaixe; finalize com um serrote ou um arco de serra. Use essa peça como molde para fazer a outra.
-
Faça os degraus. Meça e marque os espaçamentos entre cada degrau e deixe todos retos. Faça furos escareados na parte interna das peças laterais da escada e também nos degraus. Prenda cada peça utilizando parafusos de 60 mm.
-
Prenda as peças principais da escada. Partindo da parte interna da tábua lateral da cama, faça furos em cada peça lateral da escada. Prenda no lugar com parafusos sextavados de 60 mm e arruelas.
-
Afixe dois suportes nas peças laterais da escada. Faça furos escareados atravessando os suportes e as peças laterais e prenda usando parafusos de 60 mm. Garanta que o topo dos suportes se alinhem com o topo do corrimão lateral.
-
Afixe os suportes inferiores. Prenda dois na parte inferior da escada fazendo furos escareados atravessando tanto as peças laterais quando os suportes. Prenda com parafusos de 60 mm. Garanta que a parte inferior dos suportes se alinhem com a parte de baixo das peças laterais.
-
Monte a escada. Faça furos atravessando as peças laterais e a escada e a tábua externa. Prenda todas as peças nessa tábua usando parafusos sextavados de 100 mm e arruelas.
-
Prontinho! Compre um colchão de solteiro e aproveite a cama nova!Publicidade
Dicas
- Ao prender as ripas do estrado nas peças de sustentação, use apenas um parafuso em cada ponta. Eles servem apenas para impedir que a ripa fique se movimentando, e não para dar suporte à estrutura.
- A cama ficará muito mais bonita se você arredondar as bordas superior e inferior da parte externa dos corrimões. Para fazer isso, ao preparar essas peças, remova cerca de 1 cm de madeira, num ângulo de 45°, tanto em cima quanto em baixo. Arredonde com a lixadeira.
Publicidade
Avisos
- Esse design NÃO deve ser utilizado para uma cama maior. Nesse caso, um suporte adicional de 5 cm x 10 cm deverá ser instalado entre a cabeceira e o pé do móvel, perpendicular às peças do estrado.
Publicidade
Materiais Necessários
- Materiais:
- 3 peças de 5 cm x 20 cm x 2,40 m.
- 5 peças de 5 cm x 10 cm x 2,40 m.
- 3 peças de 5 cm x 5 cm x 2,40 m.
- 7 peças de 2,5 cm x 10 cm x 2,40 m.
- 2 peças de 5 cm x 15 cm x 2,40 m.
- 22 parafusos sextavados de 100 mm e 5/16".
- 12 parafusos sextavados de 60 mm e 5/16".
- 34 arruelas de 5/16".
- 64 parafusos de 60 mm.
- 28 parafusos de 40 mm.
- Ferramentas:
- Serra de esquadra ou de braço radial.
- Detector de obstáculos.
- Furadeira.
- Lixadeira.
- Chave de fenda quadrada.
- Serra circular.
- Serrote ou serra de arco.
- Chave inglesa.
- Nível.
- Grampos.
- Lista de partes:
- Cabeceira: 5 cm x 20 cm x 1,01 m.
- Tábua da parede: 5 cm x 20 cm x 1,87 m.
- Pé da cama: 5 cm x 20 cm x 1,01 m.
- Tábua externa: 5 cm x 20 cm x 1,95 m.
- Primeiro pedaço do pilar: 5 cm x 10 cm x 1,42 m.
- Segundo pedaço do pilar: 5 cm x 10 cm x 1,42 m.
- Ripa de sustentação lateral: 5 cm x 5 cm x 1,87 m.
- Ripa de sustentação lateral: 5 cm x 5 cm x 1,87 m.
- Ripa de sustentação do estrado (cabeceira): 5 cm x 5 cm x 86 cm.
- Ripa de sustentação do estrado (pé da cama): 5 cm x 5 cm x 86 cm.
- Ripas: 2,5 cm x 10 cm x 94 cm.
- Peças laterais da escada: 5 cm x 15 cm x 1,65 m (2).
- Degraus: 5 cm x 10 cm x 40 cm (6).
- Suportes da escada: 5 cm x 10 cm x 50 cm (4).
- Corrimão lateral: 5 cm x 10 cm x 1,25 m.
- Corrimão do pé: 5 cm x 10 cm x 1 m.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 36 051 vezes.
Publicidade