PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Este projeto exige conhecimento prévio em mistura e assentamento de concreto, bem como na preparação de formas para concreto e no manuseio de ferramentas (martelo, furadeira, nível, entre outros). Se é seu primeiro trabalho com concreto, é ideal trabalhar antes em algo mais simples para ganhar experiência — um piso de concreto, por exemplo. Como alvenaria é um trabalho intensivo, é ideal consultar-se com um médico para saber se está apto. Se quiser encarar o encarar o desafio, basta um pouco de planejamento e esmero para incorporar degraus de concreto à sua propriedade — e o melhor, por uma fração do que um pedreiro cobraria.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Planejando a escada

PDF download Baixe em PDF
  1. Cada degrau é composto de duas partes: um espelho (a parte vertical dele) e uma base (a parte em que se pisa). Outros termos importantes são:
    • A inclinação é o ângulo entre a beirada do primeiro e do último degraus de um lance.
    • A altura é o espaço que a escada cobre da base do primeiro degrau ao topo do último.
    • O comprimento é igual à profundidade da escada.
    • Armadura de distribuição é a armação que fica sob cada lado da escada e sustenta os degraus. O cálculo do tamanho da armadura é essencial para a confecção do molde. [1]
  2. Em primeiro lugar, há que se encontrar a altura da escada — o que pode ser feito calculando a distância entre os dois níveis que você deseja interligar. E então:
    • Determine o comprimento da escada encontrando a distância entre a extremidade do primeiro degrau e a parte de trás da escada.
    • Determine a largura — ou seja, o espaço entre uma extremidade e outra. [2]
  3. Isso pode ser feito dividindo a altura total da escada pela altura do espelho. Em alguns países, a lei determina que a altura máxima de um degrau deve ser de 20 cm. Consulte as normas do seu país para ter certeza de que sua escada não viola nenhuma lei.
    • Se você obtiver um número decimal, arrendonde-o para o próximo número inteiro.
    • Se você vai construir a escada de tal modo que o último degrau fique abaixo do nível superior, o número de bases será um menor que o número de espelhos.
    • Muitos sites disponibilizam calculadoras que facilitam o processo, determinando, com base no comprimento e na altura que você precisa cobrir, o número de degraus e bases, a altura de cada espelho, o comprimento da armadura de distribuição, a inclinação etc. Faça uma busca simples com os termos "calculadora" e "escadas" e você os encontrará facilmente. [3]
  4. A profundidade da base dá ao construtor uma certa margem de manobra, mas deve ter pelo menos 30 cm para acomodar pés pequenos e grandes.
  5. Para tanot, divida a altura da escada pelo número de espelhos. Se obtiver um número quebrado, arredonde-o para um número par de milímetros ou para 1/16 de polegada. [4]
  6. Trata-se das peças que amparam as laterais dos degraus. Para encontrar essa medida, multiplique a altura da escada por ela mesma. Depois, multiplique o comprimento por ele mesmo. E então:
    • Some os dois resultados e tire a raiz quadrada do número obtido .
    • Para encontrar o ângulo, calcule a secante (sin -1 ) da altura da escada dividida pelo comprimento da armadura de distribuição.
    • Será mais fácil calcular comprimento e ângulo da armadura de distribuição com uma calculadora (física ou online) ou com o telefone celular. O símbolo da raiz quadrada é muito parecido com um sinal de visto (√). [5]
  7. Planeje-se para instalar os corrimões, se precisar deles.Talvez você precise instalar os corrimões no concreto enquanto ele está mole; portanto, determine se eles são necessários antes de começar a construção. Se as escadas ficarem perto de uma parede, você pode instalar um corrimão nela.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando o solo

PDF download Baixe em PDF
  1. Agora que conhece as dimensões da escada, pode marcar o contorno dela cravando uma estaca em cada canto com uma marreta de borracha.
    • Meça de uma ponta a outra para garantir que as estacas estão devidamente alinhadas e que as dimensões estão corretas.
    • Para garantir que as estacas estão bem alinhadas, envolva todas elas com uma corda e veja se ela forma ângulos de 90º.
    • Pular este passo pode fazer com que tenha mais trabalho mais adiante, e pode até culminar numa escada irregular ou mal-acabada. [6] [7]
  2. Faça uma trincheira 15~20 cm abaixo do nível do solo, no formato da base da escada. Use a corda enrolada em torno das estacas como referência.
    • O objetivo é livrar o terreno de pedras, raízes de árvores, grama, gravetos e qualquer coisa que possa interferir na fixação do concreto. É preciso criar um lastro dentro dessa trincheira, sobre o qual o concreto se apoiará.
    • O lastro deve ter 10~20 cm. A profundidade da trincheira deve ser igual à dessa medida, ou o primeiro degrau será mais alto ou mais baixo que o desejado. [8] [9]
  3. Com as dimensões que você obteve, corte uma tábua para cada degrau e uma para cada lado da armadura de distribuição. Use madeira barata ou de reuso.
    • Use tábuas de 5 x 15 ou 5 x 20. Ou, no mínimo, use compensados de madeira que tenham 20 mm de grossura.
    • A forma deve ser vazada no fundo da escada e na base de cada degrau. O ângulo da base da armadura de distribuição deve ser idêntico ao ângulo da escada, ao passo que o topo deve ser cortado em zigue-zague, de acordo com a profundidade a altura dos degraus.
    • Se os dois níveis que a escada devem ligar formam um ângulo reto, não há a necessidade de cortar a armadura de distribuição em ângulo. Nesse caso, a profundidade e altura da peça seriam idênticos aos da escada.
    • Deixe todos os espelhos ligeiramente inclinados, exceto pelo da base da escada. Isso lhe permitirá dar o acabamento no concreto com mais facilidade. [10]
  4. Com parafusos e uma furadeira, prenda cada extremidade das tábuas uma armadura de distribuição. Se a base da armadura é em ângulo, apoie no chão a parte inclinada, de modo que as quinas dos degraus fiquem voltadas para cima.
    • Com parafusos, prenda tábuas de 5 x 10 no molde e firme-as no solo com estacas de madeira. Assim, você evita que o molde fique frouxo.
    • Separe as armaduras de distribuição por um espaço igual à largura da escada, e então apoie as tábuas dos espelhos na parte vertical do zigue-zague. Agora, você poderá parafusá-las facilmente.
    • Se a base da armadura de distribuição não é inclinada, mas em ângulo reto, apoie-a contra um objeto resistente, de modo que os degraus fiquem na mesma posição que ficariam com a escada terminada. Talvez seja necessário colocar uma tábua entre as duas armaduras para estabilizá-las enquanto você parafusa os degraus.
    • A superfície das tábuas do molde deve ser regular e não haver espaços entre elas, pois o concreto vazaria por eles, resultando numa escada irregular. [11]
  5. A escada ficará apoiada numa base de algum material granulado — cascalho, por exemplo — que protegerá o concreto das variações do solo e da deterioração. Lembre-se que esse lastro deve ter entre 10 cm e 20 cm.
    • Colocado o lastro, é hora de compactá-lo contra o solo para dar a ele firmeza, regularidade e estabilidade. Cheque se ele está bem nivelado com uma tábua e um nível.
    • Em projetos pequenos, a compactação pode ser feita com um soquete manual — que consiste basicamente de uma chapa de metal presa a um longo cabo de madeira. Já projetos grandes requerem uma compactadora pneumática.
    • Sem um lastro resistente, a construção pode sair com falhas, rachar ou se deteriorar. A força do concreto depende da fundação em que ele se apoia.
    • Se quiser, você pode colocar uma malha de ferro sobre o lastro antes de despejar o concreto. Com esse reforço, a malha seguraria o concreto mesmo que ele rachasse, garantindo a integridade da estrutura. [12]
    • Se viver em uma região muito fria, aplique uma camada de espuma expansiva a 5 cm de profundidade antes de adicionar o concreto. Assim, você evita que a parte de baixo dos degraus congele e saia danificada. [13] [14]
  6. Coloque o molde sobre o lastro, com o topo perfeitamente alinhado ao plano superior. Após posicioná-lo, confira com um nível se ele está perfeitamente alinhado. Havendo alguma inclinação, calce um dos lados do molde com mais cascalho até que ele fique nivelado. [15]
    • Se quiser, você pode inclinar a escada muito ligeiramente para a frente, a fim de que a água da chuva escoe melhor. [16]
  7. Uma armação com vergalhões dará mais firmeza ao molde e ajudará as escadas a durarem mais. Use vergalhões que tenham, pelo menos, 10 mm de diâmetro e una-os com arame.
    • O topo da armação deve estar, pelo menos, 5 cm abaixo da altura final das escadas.
    • Use um alicate de corte ou uma rebarbadora para cortar os vergalhões na altura certa.
    • Use um amarrador de arame para prender bem os arames.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Assentando o concreto e finalizando a escada

PDF download Baixe em PDF
  1. . Se estiver fazendo uma escadaria grande, precisará alugar uma betoneira. Siga as instruções disponíveis no saco de concreto para determinar a quantidade de água a ser adicionada. [17] [18]
    • Projetos pequenos (uma escada de um degrau, por exemplo) prescindem de equipamento profissional, como a betoneira. Você pode misturar o concreto à mão, diretamente na carriola, ou improvisar uma caixa de massa com sobras de madeira.
    • Adicione pigmento ao concreto antes de batê-lo para alterar permanentemente sua cor.
  2. . Transfira-o para o molde com uma colher de pedreiro, com a carriola ou, em projetos maiores, com o funil da betoneira. Se o nível superior da escada for inacessível para a carriola, improvise uma rampa com terra ao lado de onde será a escada. [19]
  3. Providencie uma desempenadeira, uma colher de pedreiro grande ou uma tábua e alise o concreto, partindo do degrau do topo para o da base. Ao terminar esta etapa, você terá uma ideia de como a escada ficará depois de acabada.
    • Caso você use uma tábua, ela deve ser isenta de empenamento ou outro tipo de irregularidade, que podem distorcer o espelho do degrau. [20]
  4. . O acabamento consiste em usar um objeto plano para forçar a parte cremosa do concreto (ou seja, a parte livre de cascalho) a vir à superfície. Uma desempenadeira longa de aço (talvez não necessária em projetos menores) é a ferramenta ideal para a tarefa.
    • Em projetos menores, é possível usar uma desempenadeira de magnésio — ferramenta extremamente durável, projetada para deslizar facilmente no concreto ainda líquido.
    • Para usar a desempenadeira longa, empurre-a com a borda mais próxima de você ligeiramente elevada ao longo do degrau, depois puxe-a com a borda mais distante de você ligeiramente elevada. Repita o processo várias vezes para melhores resultados.
    • Depois da desempenadeira longa, use a de magnésio para finalizar. Passe a ferramenta em gestos longos. É normal que o concreto libere água nesta etapa. [21] [22]
  5. Passar uma vassoura com cerdas de aço na superfície faz com que ela ganhe pequenos sulcos. Concreto liso é escorregadio — o que é muito perigoso para quem estiver no topo da escada.
    • Não aperte muito a vassoura. Sulcos profundos demais acumulariam água, comprometendo o concreto com o tempo.
    • Caroços de concreto se formando nas pontas das cerdas de aço é um sinal de que você está passando a vassoura cedo demais. Faça um novo acabamento com a desempenadeira de magnésio e aguarde um pouco antes de escovar a superfície outra vez. [23]
    • Somente escove quando não conseguir ver água saindo da superfície do concreto. Se não esperar, a escovação criará sulcos profundos demais.
  6. Respeite o tempo indicado pelo fabricante na embalagem, especialmente porque esse tempo varia muito de uma marca para outra. Normalmente, o concreto leva 28 dias para curar completamente.
    • Você pode acelerar o processo aplicando um impermeabilizante no concreto depois que ele secar. Para melhores resultados, siga à risca as instruções da embalagem do impermeabilizante.
    • Será possível remover o molde depois de um dia. Desrosqueie os parafusos cuidadosamente para desmontá-lo. Passados alguns dias, o concreto estará rígido o bastante para que se possa caminhar sobre ele, mas não totalmente curado. Aproveite sua nova escada!
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Desempenadeira de aço longa (para grandes projetos)
  • Ingredientes para concreto (mistura de cimento, agregado, água, areia)
  • Betoneira (opcional)
  • Furadeira
  • Tábua (para nivelar o concreto)
  • Madeira para o molde
  • Marreta
  • Nível
  • Desempenadeira de magnésio
  • Trena
  • Parafusos
  • Colher de pedreiro
  • Corda
  • Carriola
  • Estacas de madeira

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 132 465 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade