Baixe em PDF
Baixe em PDF
Melhorar a recepção de rádios FM comerciais (88 Mhz a 108 Mhz) pode ser realizado simplesmente trocando sua antena por uma antena 5/8 dipolo. A maioria dos aparelhos de som possui conectores para uma antena externa. Geralmente, a antena que já acompanha o aparelho é extremamente simples, muitas vezes interna, ou é uma simples vara telescópica de metal. A recepção de rádio pode ser melhorada significativamente com pouco investimento. Todos os itens necessários estão disponíveis em lojas de eletrônicos ou armazéns.
Passos
-
Determine a frequência da estação que você deseja sintonizar. A antena é sintonizada a uma altura determinada, dependendo da frequência desejada. Independente desta frequência particular, toda a banda de transmissão FM (88 a 108Mhz) será sintonizada de forma mais eficaz com esta antena, com um ganho maior para a frequência escolhida e ganho levemente menor conforme a frequência se distancia daquele número.
-
Calcule o comprimento da antena. A fórmula para uma antena de 5/8 utilizando cabo bifilar de 300 ohm ('twin lead') é L = 300/f x 5/8 x 1/2, onde "L" é o comprimento em metros e "f" é a frequência em Mhz da estação desejada. A fórmula pode ser simplificada para L = 93,75/f.
- Uma antena construída para a frequência média entre 88 e 108 Mhz (98 Mhz) teria: 0,9566 m ou 95,66 cm de comprimento (93,75/98). Para aqueles países em que as unidades imperiais são mais utilizadas, a fórmula para converter metros em polegadas é: cm x 0.3937. Isso significa que uma antena de 95,66cm x 0,3937 = 37,66 polegadas de comprimento.
-
Melhore a disposição da antena. O projeto de melhora deste artigo é referente a um modelo simples de antena 5/8 dipolo, ou antena em forma de "T". Este design irá superar qualquer antena interna ou telescópica que tenha vindo acoplada ao seu aparelho. Ele é também similar aos modelos que já acompanham os aparelhos de som mais caros.
- Para potencializar o sinal com este modelo, simplesmente dobre, triplique ou quadruplique o valor, conforme abaixo: 37.66" x 2 = 75.32", ou 37.66" x 3 = 112.98", e assim por diante.
- A antena de 112,98 polegadas irá superar a de 75,32 polegadas, que supera a de 37,66 polegadas.
- Naturalmente, há um ponto 'sem retorno', em que o valor é tão grande que o sinal recebido na extremidade da antena não consegue viajar por toda sua extensão, por conta da resistência elétrica. Este limite é de 100 m (um pouco mais que um campo de futebol americano).
-
Corte a linha vertical (linha de alimentação). Como dito acima, esse tipo de antena se parece com um "T". Até agora, o cálculo apresentado se refere à parte superior da antena (o topo do "T"). A parte vertical (parte inferior) precisa estar conectada ao topo da parte horizontal para possibilitar a conexão da antena com o receptor do rádio. Embora tanto as partes verticais como horizontais funcionem como antena, a parte vertical costuma ser chamada de linha de alimentação.
- Corte um comprimento que seja igual a um múltiplo do comprimento calculado acima. Isso deverá ser grande o suficiente para se estender desde o conector do aparelho até a parte horizontal da antena.
- Um cabo 'escada' de 600 Ohm ou 450 Ohm são fisicamente maiores que um cabo bifilar de 300 Ohm ('twin lead'). Eles podem ser utilizados, mas exigem formulas diferentes em seu desenho. O cabo bifilar comum de 300 Ohm ('twin lead') foi escolhido por ser fácil de ser encontrado.
-
Prepare a antena para conectá-la na linha de alimentação. Localize o ponto no meio da parte horizontal da antena.
- Utilize um estilete para fazer um corte de 2,5 cm no meio deste ponto, paralelo e entre os dois conectores do cabo bifilar da antena.
- Corte um dos fios do cabo biliar no meio deste ponto.
- Retire o isolamento do cabo no meio deste ponto e nas extremidades da antena (aproximadamente 1,27 cm de cada lado).
-
Prepare a linha de alimentação para conectá-la na antena. Utilize um estilete para fazer um corte entre os fios do cabo bifilar, de aproximadamente 2,5 cm. Retire cuidadosamente 1,27 cm do isolamento de cada um dos cabos, nas duas extremidades.
-
Cubra as pontas do fio com solda. Torça os fios para mantê-los juntos. Se não puder soldá-los, pule para o próximo passo, após retirar o isolamento dos cabos, conforme indicado neste passo.
- Aplique uma pequena quantia de fluído de solda (não utilize o fluído de encanador, pois possui ácido). Um soldador pequeno de 20 ou 50 watts é suficiente.
- Assim que o fluído derreter, aplique a solda elétrica sobre os fios, encostando a ponta do soldador (você pode utilizar solda pura ou já com fluído. Apenas não utilize solda que contenha ácido).
- Aplique solda suficiente apenas para cobrir os cabos até seu isolamento. Retire então a sobra da solda e o soldador do fio. Faça isso com: 1- As duas extremidades da linha de alimentação; 2- Os dois fios das duas extremidades da antena horizontal e 3- os dois fios do corte feito no centro da antena horizontal.
-
Solde para juntar a antena e a linha de alimentação. Solde os dois fios de uma das extremidades da parte horizontal e repita o procedimento do outro lado (se não estiver soldando, torça firmemente os fios juntos).
- Junte uma das pontas da linha de alimentação com a parte central da antena horizontal, deixando as pontas soldadas próximas umas das outras. O lado esquerdo da linha de alimentação deve ser soldado com o fio esquerdo da antena, o mesmo ocorrendo com o lado direito.
- Se feito corretamente, um caminho poderá ser traçado começando por um dos fios da linha de alimentação e seguindo pela antena até sua extremidade. O caminho seguirá então pelo topo da antena e iniciará o sentido oposto. Ele então fará o mesmo trajeto de volta, pelo outro fio, terminando no final da linha de alimentação.
Publicidade
Dicas
- Um adaptador de 300 para 75 Ohms pode ser necessário caso o seu aparelho ofereça apenas uma conexão de 75 Ohms (cabo coaxial). Estes adaptadores permitem a conexão de cabos bifilares de 300 ohms e os convertem para a conexão coaxial de 75 ohms.
- A antena construída aqui é 'balanceada' e não funcionará bem se for conectada a uma antena típica telescópica, que é 'desbalanceada'. Se seu aparelho não possuir um conector para antena externa, você poderá melhorar sua recepção simplesmente anexando um pedaço de cabo (qualquer comprimento, mas quanto mais longo, melhor) na antena já existente e direcionando este cabo (quanto mais alto, melhor) na direção da estação que deseja sintonizar.
Publicidade
Avisos
- Antenas localizadas em ambientes externos devem ter proteção contra raios.
Publicidade
Materiais Necessários
- Cabo de antena bifilar ('twin lead') de 300 ohm
- Soldador de 20 - 50 watt
- Solda com fluído (não utilizar solda de encanador)
- Fluído de solda (não utilizar fluído de encanador), caso a solda já não o tenha
- Adaptador 300 / 75 Ohm (se necessário)
- Ferramenta para descascar o fio
- Ferramenta para cortar o cabo
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 166 027 vezes.
Publicidade