Baixe em PDF
Baixe em PDF
Conversar com um adulto sobre depressão pode ser bastante difícil, já que a maioria dos adolescentes têm medo de não ser levada a sério ou de ser rotulada pelos próprios familiares. No entanto, você poderá seguir alguns passos para conseguir puxar o assunto com sua família: prepare-se cuidadosamente para a conversa pesquisando sobre os sintomas da depressão, peça para ter uma conversa a sós com seus pais e, finalmente, diga como eles poderão ajudá-lo durante o tratamento.
Passos
-
1Identifique os sintomas da depressão . Antes de conversar com sua família sobre o assunto, você deverá refletir se realmente está deprimido — use fontes confiáveis, como o site da Organização Pan-Americana da Saúde , para aprender mais sobre a doença. [1] X Fonte Confiável National Institute of Mental Health Ir à fonte
- Na adolescência, os sintomas da depressão podem manifestar-se de diferentes formas: talvez você se sinta indeciso, cansado, irritado, ou muito triste; ou talvez também tenha dificuldades na escola, como falta de interesse e motivação, ou problemas de memória e de concentração.
- Um adolescente deprimido também pode distanciar-se dos amigos e familiares e começar a querer passar mais tempo sozinho; pode ter insônia ou sentir sono demais; e também pode tentar anestesiar os sentimentos com a ajuda das drogas e do álcool, ou adotando outros comportamentos de risco. [2] X Fonte de pesquisa
- Mesmo que não tenha certeza se você está deprimido, conversar sobre seus sintomas e pedir ajuda aos seus pais ainda será a melhor opção.
-
2Tenha em mente que a conversa não será fácil. Você poderá ficar bastante emotivo ao falar sobre o problema — talvez um de vocês comece a chorar, e não há nada errado nisso. O assunto é complicado, mas falar sobre a depressão antes que as coisas piorem é definitivamente a atitude mais apropriada para a situação.
- Talvez seus pais já tenham percebido que algo anda errado e simplesmente não saibam identificar o que está acontecendo, ou o que podem fazer para ajudar — dando um nome ao problema, você vai tranquilizá-los e ajudá-los a compreender quais medidas deverão tomar daqui para frente.
-
3Peça ajuda a uma pessoa de confiança. Caso tenha medo da reação dos seus pais, você poderá pedir conselhos para o orientador da escola, um professor, ou outro adulto confiável — isso vai ajudá-lo a se preparar melhor para ter a conversa com sua família. [3] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Diga algo como “Professor Anderson, acho que estou deprimido. Não sei como contar isso para minha família".
- Esse adulto poderá convidar seus pais para uma reunião, permitindo que você dê a notícia em um ambiente seguro e confortável.
-
4Decida com quem deseja conversar primeiro. Talvez você queira falar com os dois ao mesmo tempo, ou talvez prefira conversar com apenas um deles — você pode ter um relacionamento mais íntimo com um dos seus pais, acreditar que um reagirá melhor do que o outro, ou talvez até sentir que um deles é responsável pelo problema. [4] X Fonte de pesquisa
- Nesse caso, comece conversando com a pessoa com quem você se sente mais confortável — ela poderá ajudá-lo a dar a notícia para o outro adulto.
-
5Escreva uma carta se estiver com dificuldade para encontrar as palavras certas. Ter uma conversa direta sobre nossos sentimentos pode ser muito difícil, portanto, talvez um bilhete ou mensagem de texto sejam formas mais fáceis de comunicar a notícia aos seus pais. [5] X Fonte de pesquisa
- Escreva com um tom sério para mostrar que não está brincando — descreva alguns dos seus sintomas, explique como o problema vem afetando sua vida, e peça que eles marquem uma consulta com um médico ou profissional de saúde mental.
-
6Pratique o que vai dizer. Improvisar uma conversa sobre depressão pode ser difícil, portanto, ensaie o diálogo na frente do espelho, ou com um amigo de confiança, para se sentir mais confortável na hora de falar com seus pais.
- Coloque os pontos mais importantes no papel e tenha essas notas à mão durante a conversa — isso vai ajudá-lo a se lembrar de tudo o que pretende falar, mesmo que a situação fique muito emotiva.
-
7Preveja as perguntas deles. Prepare-se para explicar a depressão e descrever seus sentimentos e sintomas; além disso, aproveite sua pesquisa para reunir dicas de como as outras pessoas podem ajudá-lo. É provável que sua família tenha muitas perguntas, portanto, prepare as respostas com antecedência ou simplesmente diga que você se sentirá mais confortável conversando com um profissional. Aqui estão alguns exemplos de possíveis perguntas: [6] X Fonte de pesquisa
- Você tem vontade de se machucar ou de se suicidar?
- Há quanto tempo se sente assim?
- Alguma coisa ou situação provocou isso?
- Como podemos ajudá-lo a se sentir melhor?
- Seus pais também poderão fazer outras perguntas enquanto estiverem processando a notícia, e talvez vocês precisem discutir o assunto diversas vezes até que eles consigam compreender o problema totalmente; mas, provavelmente, as próximas conversas serão mais fáceis do que a primeira.
Publicidade
-
1Escolha um bom momento. Puxe o assunto quando seus pais não estiverem ocupados ou distraídos com outra coisa — opte por um momento tranquilo em que vocês tenham a chance de conversar a sós, como longos passeios de carro, noites tranquilas em família, caminhadas, ou os momentos em que todos estiverem fazendo as tarefas domésticas juntos. [7] X Fonte de pesquisa
- Pergunte quando seria um bom momento se seus pais forem pessoas muito ocupadas, dizendo algo como "Tenho algo importante para falar com vocês. Quando seria um bom momento para uma conversa em particular?".
-
2Mostre que está falando sério. Alguns pais cometem o erro de não levar a depressão dos filhos a sério, portanto, conquiste a atenção deles declarando imediatamente que o assunto é sério.
- Transmita seriedade dizendo algo como “Tenho um problema grave e preciso de ajuda" ou "Falar sobre isto não é fácil, mas preciso que vocês ouçam de verdade".
- Em alguns casos, a oportunidade de falar sobre o assunto e de demonstrar a gravidade da situação poderá surgir naturalmente — talvez você comece a chorar e simplesmente coloque seus sentimentos para fora de uma hora para outra; ou talvez seus pais notem sua extrema frustração com a escola e tomem a iniciativa de perguntar se há algo errado. [8] X Fonte de pesquisa
-
3Fale na primeira pessoa do singular (eu). Formule todas as frases assim para conseguir comunicar os próprios sentimentos sem colocar seus pais na defensiva — dizer algo como “suas brigas constantes me fazem mal” poderá fazer com que seus pais sintam a necessidade de defender o próprio comportamento, em vez de simplesmente prestarem atenção no que você tem a dizer. Portanto, seus sentimentos deverão ser o foco da conversa.
- As frases na primeira pessoa do singular podem soar como "Eu me sinto exausto, desanimado, e tenho dificuldade para levantar da cama" ou "Sei que ando mal-humorado ultimamente. Tenho sentido raiva de mim mesmo, e às vezes até me odeio. Sinto vontade de morrer".
-
4Dê um nome aos seus sentimentos. Agora que disse como tem se sentido, diga o nome do problema — converse com seus pais sobre a pesquisa que acabou de fazer e ofereça-se para compartilhar artigos interessantes sobre o assunto. Os artigos Como enfrentar a depressão e Como saber se você está deprimido poderão ser boas opções.
- "Li alguns artigos sobre depressão, e os sintomas são bem parecidos com o que tenho sentido. Acho que talvez eu esteja deprimido".
- Seja firme se eles tentarem minimizar o problema com expressões como “estar de fossa” ou “chateado”, e diga que seus sintomas atendem aos critérios clínicos da depressão.
-
5Peça para conversar com um médico. Não basta puxar o assunto e esperar que os adultos saibam como resolver o problema — deixe bem claro que você está preocupado com a depressão e que quer receber ajuda. [9] X Fonte Confiável National Institute of Mental Health Ir à fonte
- Diga algo como “Acho que preciso consultar um médico”.
- Além de confirmar o problema, uma consulta médica poderá ser o primeiro passo necessário para que você receba o tratamento adequado ou seja encaminhado para um especialista.
- Pergunte também se sua família tem históricos de depressão ou de outros problemas mentais — isso vai ajudá-lo a compreender se a condição pode ter algum componente genético.
-
6Não se desespere se eles não reagirem bem à notícia. Talvez eles reajam com descrença, raiva, medo ou remorso; mas tenha em mente que, embora você esteja enfrentando a depressão há algum tempo, seus pais acabaram de receber a notícia. Portanto, dê algum tempo para que eles lidem com isso e descubram como realmente se sentem. [10] X Fonte de pesquisa
- Caso eles estejam confusos, diga algo como "Também levei um bom tempo para entender o que estava acontecendo", e lembre-se de que isso não é sua culpa — você fez a coisa certa e deu a notícia da melhor forma possível.
- Caso a família não leve suas reclamações a sério, continue insistindo até que alguém tome uma atitude, ou tente conversar com outro adulto. [11] X Fonte Confiável Child Mind Institute Ir à fonte A depressão é um problema grave, independentemente das crenças pessoais dos seus pais.
Publicidade
-
1Fale sobre seus sentimentos. Conversar sobre o problema pode ser muito difícil, mas você vai se sentir melhor se puder compartilhar as próprias emoções com alguém. Portanto, tome coragem e converse com seus pais sobre a depressão, particularmente nos dias em que estiver sentindo-se pior do que o normal. [12] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Não se sinta culpado por estar deprimido, e não esconda os próprios sentimentos para tentar proteger sua família do estresse e da preocupação.
- Conversar com os adultos não significa que você espera ser "curado" por alguém — esses diálogos são apenas uma válvula de escape para suas emoções, e vão ajudá-lo a se sentir menos sozinho.
- Todos os pais querem saber quando algo está errado com seus filhos, em vez de precisarem tentar adivinhar — portanto, seja honesto para que eles possam começar a ajudá-lo.
-
2Escreva uma lista com todas as coisas que a família poderá fazer para apoiá-lo. Compartilhe informações úteis sobre o tratamento da depressão — o problema poderá ser aliviado com a ajuda de medicamentos, uma boa noite de sono, refeições balanceadas, e a prática de atividades físicas; portanto, diga como seus pais poderão ajudá-lo a tomar tais medidas. [13] X Fonte de pesquisa
- Liste de que formas eles poderão apoiar seu tratamento — eles poderiam fazer caminhadas noturnas com você, promover jogos em família para ajudá-lo a extravasar um pouco do estresse, comprar remédios na farmácia, ou tomar medidas para que você durma sempre na hora certa.
-
3Peça que eles o acompanhem nas consultas, se quiser. Essa é uma ótima forma de envolver seus pais no tratamento, já que eles poderão monitorar seu progresso e terão a oportunidade de esclarecer quaisquer dúvidas com o profissional responsável. Além disso, você se sentirá mais apoiado durante esse momento difícil se tiver alguém para acompanhá-lo às consultas psiquiátricas e sessões de terapia. [14] X Fonte Confiável Child Mind Institute Ir à fonte
- Diga algo como “Gostaria que vocês me acompanhassem na próxima consulta".
-
4Pergunte se eles gostariam de participar de um grupo de apoio. Talvez seu médico ou terapeuta tenha recomendado algum grupo para adolescentes ou jovens com depressão — as reuniões vão ajudá-lo a criar um vínculo com outras pessoas que estejam enfrentando situações parecidas com a sua; mas seus pais também poderão encontrar benefícios nesses grupos.
- Nas reuniões, sua família vai aprender mais formas de apoiá-lo durante o tratamento; e também poderá criar vínculos com outras pessoas que também estejam apoiando o tratamento de um adolescente.
- Muitas organizações oferecem grupos de apoio para pacientes e familiares de pessoas com depressão, portanto, faça uma pesquisa on-line para encontrar opções perto de você. [15] X Fonte Confiável National Alliance on Mental Illness Ir à fonte
-
5Peça ajuda a um profissional. Caso tenha conseguido fazer terapia, mas ainda sinta que não pode contar com o apoio dos seus pais, você poderá pedir a ajuda do terapeuta — talvez ele se ofereça para conversar com sua família sobre a gravidade da situação, entre outras coisas.
- As pessoas reagem melhor quando as preocupações das crianças e adolescentes são validadas por um profissional de saúde mental, ou por algum tipo de diagnóstico oficial.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.nimh.nih.gov/health/publications/teen-depression/index.shtml
- ↑ http://www.mentalhealthamerica.net/conditions/depression-teens
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/depression/teenagers-guide-to-depression.htm
- ↑ http://www.mentalhealthamerica.net/conditions/time-talk-talking-your-parents
- ↑ https://www.buzzfeed.com/annaborges/how-do-i-tell-my-parents-i-need-mental-health-help?utm_term=.xjqKYopDZ#.osGM4zZG2
- ↑ http://www.mentalhealthamerica.net/conditions/time-talk-talking-your-parents
- ↑ http://www.yourlifeyourvoice.org/Pages/tip-how-to-talk-to-parents.aspx
- ↑ http://kidshealth.org/en/teens/talk-depression.html#
- ↑ https://www.nimh.nih.gov/health/publications/teen-depression/index.shtml
- ↑ https://www.healthyplace.com/blogs/breakingbipolar/2012/02/telling-your-family-you-have-a-mental-illness-you-are-not-ok/
- ↑ https://childmind.org/article/how-to-talk-to-your-parents-about-getting-help-if-you-think-you-need-it/
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/depression/teenagers-guide-to-depression.htm
- ↑ http://kidshealth.org/en/teens/talk-depression.html#
- ↑ https://childmind.org/article/how-to-help-your-depressed-teenager/
- ↑ https://www.nami.org/Find-Support/Teens-and-Young-Adults
Publicidade