Baixe em PDF Baixe em PDF

O Aloe vera (também conhecido como babosa) é uma planta nativa das regiões tropicais, mas pode ser cultivada em casa em diversos climas. Ela é fácil de cuidar depois que se aprende o básico. Com um pouquinho de dedicação, a planta pode viver por anos e anos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Fornecendo os cuidados básicos

Baixe em PDF
  1. A janela da cozinha ou outro ponto ensolarado da casa são locais perfeitos para colocar a planta, que também se dá bem em lugares com luz do sol indireta. Na sombra, a babosa não se desenvolve bem, portanto a luminosidade é um requisito fundamental.
    • É possível deixar a planta para fora o ano todo se você morar em uma região de clima ameno sem invernos rigorosos. O Aloe vera é composto de 95% de água e até uma geada leve pode fazê-lo congelar e se desfazer. [1]
    • Se quiser fazer o plantio ao ar livre, prefira lugares que recebam luz solar indireta (entre seis a oito horas de sol por dia).
  2. Essa planta é fácil de cuidar, pois não precisa de muita água. Espere os primeiros 5 cm de solo ficarem secos para só então voltar a regá-la devagar e com abundância, até que a água escorra pelos furos de drenagem do vaso. Só volte a dar água quando o solo voltar a secar da mesma forma. Em regiões mais quentes, as regas podem ser mais frequentes (cerca de uma vez por semana) por causa da evaporação da água. Já no inverno, basta regá-la umas duas vezes por mês. [2]
    • Se acabou de trocar o seu exemplar de vaso, espere dois ou três dias antes de regar a planta para que as raízes se adaptem ao novo solo antes de absorverem a água.
    • Na dúvida, prefira regar a menos do que a mais. Se o Aloe vera ficar encharcado, as raízes apodrecem, o que acaba matando a planta. É melhor esperar alguns dias caso não tenha certeza.
    • Se for um jardineiro extremamente dedicado, use água da chuva. Na natureza, a planta recebe água quando chove, caso contrário, ela fica sem. Tente reproduzir o ambiente natural. [3] No entanto, essa técnica não funciona em épocas de seca.
    • Nunca se esqueça de que o excesso de água pode apodrecer as raízes e incentivar o surgimento de fungos, portanto tome cuidado. [4]
  3. De outubro a março, o Aloe vera cresce bastante. Você pode dar uma mãozinha aplicando fertilizante duas vezes ao mês durante o período. Dilua um fertilizante 15-30-15 na água seguindo a proporção de uma medida de fertilizante para cinco medidas de água. Adicione-o à planta na hora de regar.
    • Pare de fertilizar o Aloe vera no inverno, pois a planta só precisa de fertilizante quando estiver crescendo. [5]
  4. Existem diversas pragas que atacam essa planta, como cochonilhas-farinhentas. Esse inseto marrom de formato achatado gosta de sugar a seiva da babosa. Para evitar infestações, use um pesticida natural que não seja tóxico. [6]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Trocando o Aloe vera de vaso

Baixe em PDF
  1. A planta geralmente é comercializada em vasos plásticos pequenos e frágeis. Para que ela viva por muitos anos, é uma boa ideia transplantá-la para um vaso maior, onde haja mais espaço. Se a babosa já estiver em um vaso grande e resistente de cerâmica que tenha furos para drenagem, pule essa etapa.
  2. O Aloe vera, assim como outros cactos, prefere um solo arenoso e seco e não se desenvolve bem em solos muito úmido. Procure um substrato especial para cactos, suculentas e plantas que retém água e gostam que as suas raízes fiquem secas.
    • Se a sua região for quente e não correr riscos de geadas, você pode cultivar o Aloe vera ao ar livre mesmo. [7] Para compor um solo apropriado, misture 1/3 de areia, 1/3 de cascalho e 1/3 de terra.
  3. O Aloe vera adora espalhar as raízes e crescer, portanto escolha um vaso grande para que a planta tenha espaço suficiente. Prefira um vaso de cerâmica com furos para drenagem e coloque um prato embaixo para coletar a água e a terra que escorrerem. Além disso, não deixe água parada no prato – descarte-a.
    • Após alguns meses ou um ano de cuidados, talvez a babosa comece a ficar muito grande para o vaso. Se as folhas estiverem tomando conta, é hora de replantar o exemplar. Compre um vaso novo três vezes maior do que a raiz atual e replante-o.
  4. Encha uma parte do vaso com o substrato e posicione a raiz bem no centro. Coloque mais terra em volta, até chegar quase nas folhas. Pressione a terra de leve com as mãos para fixar a planta no lugar.
    • A terra só deve cobrir a raiz. Coloque seixos por cima do solo.
  5. Eles ajudam a manter a umidade e a reproduzir o ambiente natural. Coloque os seixos, pedrinhas ou conchas que você gostar e pressione-os levemente contra o solo perto do caule.
  6. A planta-mãe de Aloe vera sempre gera plantinhas minúsculas. Ao localizar uma planta-bebê toda formada, separe-a da planta-matriz usando uma faca. Tome cuidado para não quebrar a raiz nesse momento. Coloque-a em uma prateleira limpa e seca para deixá-la secar por alguns dias. Em seguida, replante-a em um vaso menor, usando substrato especial para cactos e suculentas.
    • É possível propagar a mudinha mesmo que ela não tenha raiz. Encha um vaso pequeno com o substrato certo e coloque o lado cortado da planta-bebê em contato com a terra. Em vez de regar, pulverize um pouco de água no vaso por alguns dias. Depois de algum tempo, você vai ver a raiz começando a brotar. Assim que perceber isso, coloque a planta em um vaso normal.
    Publicidade

Dicas

  • O Aloe vera é muito útil, pois o seu gel dá alívio imediato a queimaduras de sol e de outros tipos. Se você passar um dia exposto ao sol e a sua pele ficar vermelha, parta uma folha grande e passe o gel que há dentro dela na queimadura ou corte a folha ao meio com uma faca e passe o lado com gel na pele afetada. O local cortado da planta seca e se recupera, não se preocupe.
  • Você pode colocar a folha de babosa cortada na geladeira para que ela fique geladinha e a aplicação seja ainda mais refrescante.
Publicidade

Avisos

  • Não passe o gel em cortes ou feridas abertas; use-o apenas nas áreas queimadas. Se você tiver sofrido uma queimadura de grande extensão, vá ao médico.
  • Se houver gatos na casa, não deixe que eles mordam a folha da planta!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 191 348 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade