Baixe em PDF Baixe em PDF

Para plantar maconha medicinal, é necessário que você saiba a diferença entre a planta macho e a fêmea. Quase todos os cultivadores de cannabis preferem a fêmea porque só ela produz o botão, que tem as propriedades medicinais; as plantas macho têm uma concentração de THC mais baixa se comparadas às fêmeas e costumam ser mantidas só para gerar sementes.

Método 1
Método 1 de 2:

Identificando as plantas macho

Baixe em PDF
  1. As plantas macho geralmente têm um caule mais grosso do que a fêmea para poder sustentar o peso de sua altura, também maior do que a da fêmea; além disso, as plantas macho produzem menos folhas. [1]
  2. Quando as plantas masculinas polinizam, acabam por reduzir drasticamente a safra de fêmeas; isso acontece porque as fêmeas gastam energia para produzir as sementes ao invés de THC quando são fertilizadas, o que encolhe a colheita. A checagem é mais fácil para quem tem plantação doméstica.
    • Olhe cada planta para descobrir qual é macho e qual é fêmea; um macho infiltrado devastará sua plantação.
    • As flores masculinas são mais facilmente reconhecidas entre sete e dez dias (se cultivadas em ambientes internos) ou três semanas (em ambientes externos) antes das fêmeas. [2]
  3. As bolinhas que nascem nessas junções são os maiores indícios de que se trata de uma planta com flor masculina. Essas flores liberam o pólen e devem ser retiradas se você quiser uma safra de melhor qualidade. [3]
    • Deixe essas bolinhas intocadas se estiver tentando criar plantas novas ou reproduzi-las.
    • As flores femininas também apresentam esses bulbos, mas com pelinhos longos e transparentes, portanto não saia arrancando ainda — espere mais se tiver visto só uma ou duas bolinhas.
  4. Estamos falando de uma planta que desenvolve ambos os sexos; se vir características de flores masculinas na plantação, pode arrancar, pois as hermafroditas também liberam pólen e fertilizam as fêmeas, danificando a safra. [4]
    • As hermafroditas nunca são desejáveis, elas podem arruinar toda uma safra se você não tomar cuidado.
  5. Assim que descobrir quais flores são masculinas, você deverá removê-las antes que estraguem a plantação. Não tente arrancar as bolinhas à mão, a existência de poucas bolinhas já é o suficiente para reduzir sua safra. Muitos produtores jogam essas plantas fora, mas alguns preferem guardá-las para reprodução; se é isso que você quer, faça-o em um cômodo separado das fêmeas e tome medidas para que o pólen não seja transferido de um cômodo para o outro através de suas roupas, mãos, etc. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Identificação das plantas fêmea

Baixe em PDF
  1. As flores masculina e feminina da planta de maconha são idênticas durante as primeiras seis semanas. A diferenciação só será possível depois que elas tiverem desenvolvido os órgãos reprodutores.
    • É possível comprar sementes feminizadas; estas geram praticamente 100% de flores femininas. Enganos acontecem de vez em quando, portanto preste atenção em suas plantas mesmo assim para garantir que não há machos infiltrados. [6]
  2. Se você está tentando diferenciar o sexo de plantas adultas, um dos indícios mais básicos é a quantidade de folhas; as plantas macho têm um caule mais grosso e muito menos folhas, enquanto as fêmeas do mesmo tipo são mais curtas e folhosas, principalmente perto do topo.
  3. Assim que se desenvolve completamente, a planta fêmea começa a florir. Nas juntas do caule com a folha, você verá pelinhos fininhos e transparentes chamados pistilos (ou fiapos), saindo de uma espécie de cálice, bem na junção do caule, há também galhos novos e folhas menores crescendo.
    • As plantas com flores masculinas têm saquinhos de pólen, mas não têm o pelinho. [7]
    • Lembrando que as plantas de maconha podem desenvolver tanto os sacos de pólen quanto os pistilos; são as hermafroditas e devem ser removidas.
  4. Só as plantas com flores femininas produzem THC em quantidade suficiente para uso medicinal e só se não forem fertilizadas. O fiapo existe para atrair o pólen; quando eles se encontram, criam uma semente e toda a energia e nutrientes da fêmea são destinados a ela em vez dos brotos cheios de THC. Suas flores femininas deverão ser as únicas em sua safra, mas isso só é possível se elas forem separadas dos machos.
    Publicidade

Dicas

  • Faça verificações frequentes quando suas plantas alcançarem a 6º semana de vida — assim você saberá o sexo o mais cedo possível.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 020 360 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade