Baixe em PDF Baixe em PDF

Qualquer quintal ou jardim fica mais bonito quando tem uma laranjeira. Essas árvores produzem não só folhas muito cheirosas, mas também frutas deliciosas. É muito fácil germinar sementes de laranja, mas a planta pode demorar de sete a 15 anos para gerar frutos nessas condições. Caso queira algo mais rápido, é melhor você comprar algo enxertado em um viveiro. Por outro lado, se quiser fazer tudo por conta própria, leia as dicas deste tutorial.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Juntando e limpando as sementes

Baixe em PDF
  1. Corte a fruta ao meio para encontrá-las e use uma colher ou faca para fazer a extração. A árvore que você plantar a partir dessas sementes provavelmente vai gerar frutas semelhantes; assim, escolha uma variedade de que goste.
    • Algumas variedades de laranjas não têm sementes — e, portanto, não dá para cultivar nada a partir delas. [1]
  2. Separe as que forem grandes e estiverem saudáveis e inteiras, sem manchas, marcas, rachaduras, descoloração ou outras imperfeições. Use um pano de prato para limpá-las e tirar todos os resíduos de polpa e suco e, por fim, transfira-as a uma tigela com água limpa.
    • Essa limpeza das sementes também remove os esporos de fungos e mofo e evita infestações de moscas-das-frutas. [2]
    • Você pode limpar e germinar todas as sementes da laranja e, depois, escolher as maiores e mais saudáveis para o plantio.
  3. Encha uma tigela pequena com água limpa e em temperatura ambiente e deixe as sementes no líquido por 24 horas. Esse processo aumenta a probabilidade de elas germinarem, já que as suas cascas ficam mais moles e aceleram o desenvolvimento. [3]
    • Depois de mergulhar as sementes na água por 24 horas, tire-as da tigela e ponha-as sobre um pano limpo.
    • Não mergulhe as sementes além de 24 horas, ou elas podem ficar ensopadas e inférteis.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Germinando as sementes

Baixe em PDF
  1. Compre um vaso de 10 cm com furos no fundo ou separe um local adequado para o plantio no seu quintal ou jardim. Se optar pelo plantio direto, escave um pouco do solo e ponha as sementes ali; se optar pelo vaso, ponha uma camada fina de cascalhos no fundo para melhorar a drenagem da água; depois, encha o resto com o substrato. Por fim, faça um buraco de 1,5 cm no meio do solo com o dedo, posicione a semente e cubra tudo.
    • Depois de transplantar a semente ao vaso, ponha-o em um local que receba a luz direta do sol todos os dias.
  2. Brotos recém-nascidos precisam de algum fertilizante mais simples, como chá de compostagem. Ponha uma quantidade suficiente do produto no local para umedecer o solo e repita o processo a cada duas semanas. Regue-o bem uma vez por semana ou sempre que ele ficar muito seco.
    • Se o solo ficar seco demais com muita frequência, a laranjeira não vai sobreviver. [4]
    • Conforme os brotos se transformam em árvores, eles vão ficar maiores e produzir folhas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Transferindo as mudas

Baixe em PDF
  1. Depois de algumas semanas, quando a muda já tiver algumas folhas e for maior, você vai ter que transplantá-la a uma estrutura adequada, como um vaso de 20-25 cm com orifícios no fundo (para a camada de cascalhos).
    • Preencha boa parte do baso com um substrato adequado. Misture um pouco de turfa e areia para dar à planta um solo com boa drenagem e levemente ácido. [5] As laranjeiras precisam de um pH entre 6,0 e 7,0.
    • Você também pode comprar substratos específicos para plantas cítricas em floriculturas e viveiros.
  2. Faça um buraco no meio do substrato do vaso novo com cerca de 5 cm de profundidade e largura. Primeiro, ponha uma camada do substrato no fundo do vaso; depois, remexa a estrutura para que os produtos se misturem e fiquem mais soltos. Nesse processo, tire o substrato e as sementes do vaso de uma vez e transfira tudo a outro. Por fim, preencha a área próxima à raiz com mais substrato.
    • Regue o solo logo depois para deixá-lo bem úmido.
  3. Lugares próximos às direções em que o sol brilha servem, mas o ideal é usar um solário ou uma estufa.
    • Se mora em um local quente, você pode levar o vaso com a planta ao quintal ou jardim na primavera e no verão, desde que o proteja de rajadas de vento. [6]
  4. As laranjeiras precisam de bastante água. Durante os meses quentes da primavera e do verão, regue a planta bem uma vez por semana. Em áreas onde chove muito, regue-a quando necessário para evitar que o solo fique seco.
    • Nos meses do inverno, só regue o solo quando a sua camada superior ficar um pouco ressecada. [7]
  5. As laranjeiras precisam de muitos nutrientes. Aplique um fertilizante equilibrado, como um 6-6-6, duas vezes ao ano: uma no início da primavera e outra no início do outono. Isso é ainda mais importante nos primeiros anos, antes que a árvore dê frutos. [8]
    • Também existem fertilizantes específicos para árvores cítricas.
  6. Quanto ela tiver cerca de um ano de idade, leve-a a um vaso de 25-30 centímetros. Depois disso, repita o processo todo mês de março. Se mora em uma área que fique relativamente quente o ano inteiro, basta levar a planta a um local ensolarado fora de casa. [9]
    • As laranjeiras não costumam sobreviver quando são expostas a temperaturas abaixo de -4 °C; assim, não as transplante permanentemente a locais mais frios (embora isso seja raríssimo no Brasil, ocorrendo pouquíssimas vezes e somente nos estados do Sul).
    • Laranjeiras adulta são grandes; se mora em um local de clima mais fresco, plante-as em um solário ou uma estufa, se possível.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 241 609 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade