Baixe em PDF Baixe em PDF

O mamão é uma planta perene cultivada nos climas tropicais e subtropicais onde não há chance de geadas ou temperaturas muito baixas. Algumas espécies podem chegar a uma altura de 9 metros e a maioria delas dá flores de um amarelo vivo, laranja ou cor de creme. Os frutos do mamoeiro podem ter várias formas, incluindo um formato de pera ou arredondado, e são conhecidos pela polpa doce, amarelada ou cor de laranja. Aprenda a cultivar o mamão para aumentar as chances de obter plantas saudáveis e uma colheita com frutos de alta qualidade.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Cultivando mamão a partir de sementes

Baixe em PDF
  1. O mamão se desenvolve bem em regiões onde o inverno tem temperaturas mínimas entre -7 °C e 4 °C. [1] [2] O mamoeiro pode sofrer danos ou até morrer se for exposto a um frio prolongado e prefere climas mais quentes durante a maior parte do ano.
    • O mamoeiro não se dá nada bem em solo úmido. Se o clima de sua região for chuvoso, você pode plantá-lo em um monte de terra bem drenado, como vai ser descrito adiante.
  2. Escolha uma mistura para solo (substrato) destinada a plantas tropicais que seja rica em nutrientes ou faça a sua própria usando terra do jardim e adubo numa proporção de 25% a 50%. Contanto que o solo drene bem, a textura exata dele não tem muita importância. O mamão cresce em solo arenosos, argilosos ou rochosos. [3]
    • Se for possível medir o pH do solo ou se você tiver substratos comerciais à disposição, escolha um solo que possua o pH entre 4,5 e 8. Esta é uma variação grande, portanto, se outras plantas crescem bem em alguma porção do seu jardim, é bem provável que ele tenha um solo com o pH correto para o cultivo do mamão.
    • Se você desejar que mais sementes germinem, use uma mistura de solo estéril ou esterilize o seu próprio substrato, misturando-o com vermiculita em uma proporção de 50/50 e aquecendo-o a uma temperatura superior a 90 °C por uma hora. [4]
  3. Você pode utilizar as sementes retiradas de dentro de um mamão ou sementes compradas em uma loja de jardinagem. Aperte-as contra uma peneira para quebrar a membrana que as envolve sem quebrar as próprias sementes. [5] Lave-as com água abundante e, em seguida, seque-as em um local escuro com papel-toalha.
  4. Você pode plantar as sementes diretamente no jardim e assim evitar o risco de transplantá-las mais tarde, ou pode plantá-las em vasos para ter um controle maior das plantas, já que é possível ver quais estão brotando. Ponha a semente no solo cerca de 1,25 cm abaixo da superfície e espaçadas a uma distância de uns 5 cm.
    • Plante o máximo de sementes que puder no espaço para aumentar as chances de obter tanto plantas macho quanto fêmea, removendo as que forem mais fracas mais tarde. Não há nenhuma forma confiável de se dizer se uma planta é macho, fêmea ou hermafrodita antes de plantá-la. [6]
  5. Regue-o completamente após o plantio, mas sem encharcá-lo nem formar poças. Monitore a umidade ao longo das próximas semanas e regue quando for necessário, mantendo o solo um pouco úmido, mas não encharcado.
  6. Depois de mais ou menos duas a cinco semanas do plantio, algumas das sementes vão germinar e brotar no solo na forma de mudas. Após deixá-las crescer por mais uma ou duas semanas, arranque ou corte as menores mudas, assim como as que parecerem murchas, manchadas ou apresentarem qualquer problema de saúde. [7] Selecione as plantas até que reste uma só em cada vaso ou mudas separadas a pelo menos 90 cm de distância. Mantenha pelo menos cinco plantas por enquanto para ter 96% de chance ou mais de produzir mamoeiros machos e fêmeas. [8]
    • Depois de escolher as plantas mais bem-sucedidas, passe para a etapa sobre plantio se for transplantá-las para o seu jardim, ou, caso contrário, para a seção sobre cuidados gerais.
  7. Se você ainda tiver mais plantas do que estimava ter, espere até que atinjam aproximadamente 90 cm para determinar o gênero de cada planta. A planta macho floresce primeiro, produzindo um caule longo e fino com diversas flores. A flor da planta fêmea é maior e próxima ao tronco. Com a finalidade de produzir mais frutos, você vai precisar ter apenas uma planta macho para cada dez ou quinze plantas fêmeas; as demais podem ser removidas. [9]
    • Algumas plantas de mamão são hermafroditas, o que significa que elas produzem os dois tipos de flor. Estas plantas se autopolinizam.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Plantando uma muda de mamão crescida

Baixe em PDF
  1. Se a região for sujeita a chuvas fortes ou inundações, faça um monte de terra de 60 cm a 90 cm de altura por 1,2 m a 3 m de diâmetro. [10] Assim, evita-se que a água se acumule na raiz do pé de mamão, diminuindo as chances de danos ou morte da planta.
    • Leia as instruções abaixo antes de fazer o monte de terra e saiba como preparar o solo.
  2. Faça um buraco três vezes mais largo e profundo do que o tamanho do vaso. Escolha um local ensolarado, bem drenado, a uma distância de aproximadamente 3 m de construções ou outras plantas. Faça um único buraco para cada planta.
  3. Substitua um pouco da terra do buraco ou do monte por composto, misturando-os bem, a não ser que o solo de seu jardim já seja rico em nutrientes.
    • Não misture a terra com estrume, pois ele pode queimar as raízes.
  4. O mamoeiro pode morrer por doenças causadas após o transplante. Siga as instruções do fungicida e aplique-o no solo para diminuir tais riscos. [11]
  5. Adicione a terra modificada de volta ao buraco até que a profundidade dele seja aproximadamente igual à profundidade do vaso de terra ou do tamanho da raiz da planta, para aí então poder fazer o seu transplante, ou então faça um montinho com a terra. Remova os mamoeiros dos vasos, um de cada vez, e plante cada exemplar em um buraco próprio, na mesma profundidade que estavam no vaso. Manuseie-os com cuidado para evitar a raiz quebre ou fique danificada.
  6. Preencha o espaço remanescente com a mesma terra. Dê batidas na terra com cuidado para eliminar as bolsas de ar se a terra não preencher os espaços entre as raízes. Regue a muda recém plantada de mamoeiro até que a terra e volta da raiz fique totalmente úmida.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando do mamoeiro

Baixe em PDF
  1. Coloque o fertilizante em plantas em crescimento a cada 10 ou 14 dias, diluindo-o de acordo com as instruções da embalagem. Use um fertilizante "de uso geral", não um específico. [12] Continue a colocar pelo menos até que a planta esteja com 30 cm de altura.
    • Depois que os mamoeiros alcançarem este tamanho, os horticultores que cultivam o mamão para ser comercializado continuam a fertilizá-los a cada duas semanas com 100 gramas de um fertilizante de uso geral, colocado próximo à planta, mas sem tocar o caule. Empregue essa prática se quiser acelerar o crescimento da planta, aumentando gradualmente a quantidade de fertilizante e o espaço de tempo entre cada aplicação, até que os pés de mamão recebam até 900 gramas a cada dois meses a partir do sétimo mês de idade.
  2. O mamoeiro pode ser danificado com facilidade pela água empoçada, mas pode não produzir frutos de um tamanho regular se não for regado direito. Se os exemplares forem plantados em um solo argiloso que retém bem a água, não regue mais do que uma vez a cada três ou quatro dias. Em solo arenoso ou rochoso, aumente esta quantia pra uma vez a cada um ou dois dias no tempo quente. [13] Dê mais alguns dias entre as regas durante as estações do ano mais frescas.
  3. Use cascas de pinho ou cascas de outras árvores em volta do tronco caso precise eliminar ervas daninhas, ou se a planta parecer murcha por falta de absorção de água. Coloque uma camada de 5 cm de húmus ao redor do mamoeiro a uma distância de pelo menos 20 cm do tronco.
  4. A casca e as folhas com manchas ou amareladas indicam possíveis doenças. Manchas pretas nas folhas geralmente não interferem nos frutos, mas podem ser tratadas com fungicida nos casos de infecções mais graves. [14] Folhas enroladas podem indicar contaminação por herbicida de algum jardim das proximidades. [15] Outros problemas, como infestação de insetos ou o colapso total da planta, podem exigir uma consulta com um especialista em jardinagem ou agricultor.
  5. Frutas ácidas e verdes podem ser consumidas como um vegetal, mas a maioria das pessoas prefere comer os frutos completamente maduros, amarelos ou alaranjados, por conta do gosto doce. Você pode colhê-los a qualquer momento depois que a fruta estiver em sua maior parte mais amarelada caso queira que ela acabe de amadurecer dentro de casa, longe das pragas. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Coloque os mamões maduros no refrigerador para prolongar a vida útil e o gosto bom deles.
Publicidade

Avisos

  • Não corte a grama ou as ervas daninhas em volta do mamoeiro com um cortador de grama, pois você pode acabar batendo sem querer no tronco, machucando-o. Mantenha um espaço de cerca de 60 cm em volta da árvore sem grama plantada para reduzir a necessidade do controle das ervas daninhas.
  • Não fertilize o gramado ao redor dos mamoeiros. As raízes dos pés se prolongam além deste círculo e o excesso de fertilizante no gramado pode danificá-las.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um vaso de 4 litros.
  • Mistura de solo (substrato).
  • Sementes de mamão.
  • Tesoura.
  • Fertilizante de uso geral.
  • Pá.
  • Adubo.
  • Húmus de cascas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 345 798 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade