PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você sempre chora em momentos constrangedores? Fica nervoso por nada? Emocionar-se demais em momentos inapropriados pode ser frustrante e tornar seus sentimentos pessoais repentinamente públicos. Mas você pode aprender a controlar suas emoções para senti-las mais profundamente nos momentos apropriados.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Enfrentando suas emoções

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes, a emoção que expressamos não reflete o que realmente sentimos. Acabamos acusando alguém de nos fazer sentir que somos alguma coisa, como estúpidos, inúteis, feios ou rejeitados. Tente entender o que está realmente sentindo. Por que reagiu desta forma? A que essa resposta está conectada? Olhe pra dentro de si para encontrar o problema real ao qual você está reagindo. [1]
  2. Quando sentir as lágrimas chegando aos olhos ou uma onda de raiva ou ciúme, pare. Pergunte a si mesmo "Por que estou me sentindo assim?" Observar suas emoções em vez de ignorar é um primeiro passo para aprender a controlá-las.
    • Entender o porquê de estar se sentindo de algum jeito ajuda a não racionalizar. Quando racionalizamos, podemos mentir para nós mesmos e deixar as coisas piores. [2]
    • Seja honesto consigo mesmo. Mentir não o ajuda em nada.
  3. Quando sentir uma onda de emoções vindo, faça algumas perguntas antes de reagir. Fazer algumas perguntas a si mesmo pode ajudá-lo a evitar reações imediatas, e também a se acalmar enquanto avalia a situação. Pergunte a si mesmo:
    • Este sentimento vai me ajudar a resolver alguma coisa?
    • Eu ganho mais me prendendo ou me libertando deste sentimento?
    • Eu sou capaz de me livrar deste sentimento?
    • Eu posso sair um pouco de onde estou para colocar meus pensamentos no lugar?
    • Eu posso controlar esse sentimento de maneira a me manter completamente consciente das minhas decisões e das consequências? [3]
  4. Avalie sua vida e seus hábitos. Procure coisas que você faz e o deixam sensível no mesmo momento. Lembre-se de que é você quem controla suas emoções e atitudes. Mesmo que você reaja negativamente a um estímulo externo, no fim das contas é você quem controla o que pensa e sente. [4]
    • Você fica mais emotivo sob stress? Se sim, tente controlá-lo para evitar reações emocionais.
    • Você reage de maneira mais emocional quando não dormiu ou comeu o suficiente?
    • Exercício físico ajuda no controle das suas emoções?
    • Você fica mais sensível em multidões de desconhecidos?
    • Seu ambiente de trabalho o deixa sensível?
    • Conseguir definir algumas causas comuns pode ajudá-lo a evitar situações nas quais você reagirá de maneira emocional demais, ou preparar-se para elas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Lidando com as suas emoções

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça exercícios de respiração no decorrer do dia. Levante, dê uma volta, alongue-se, leia algo que faça com que se sinta bem, ligue ou mande mensagem para um amigo, escreva um e-mail. Faça coisas que o façam feliz e reduzam seu stress. [5] Isso o ajuda a manter a calma e a concentração, assim estará preparado quando encontrar uma situação emocional complicada.
  2. Quando sentir suas emoções vindo, dê alguns passos na direção oposta. [6] Sair fisicamente de perto, mesmo que apenas alguns metros, o afasta do drama emocional. O ato físico ajuda você a focar em outra coisa, o que pode aplacar sua raiva ou conter suas lágrimas. Ao sair de perto, você pode pensar logicamente e decidir a melhor maneira de lidar com a situação.
    • Se você se pegar chorando, tremendo de raiva ou gritando, saia de onde estiver. Vá ao banheiro ou outro cômodo para se recompor.
  3. Franzir as sobrancelhas pode influenciar sua reação. Contrair o rosto como se fosse começar a chorar também pode acabar causando as lágrimas. Tente manter o rosto neutro, ou até dar um leve sorriso. Pode não ajudar a acalmar suas emoções, mas também pode parar a onda de lágrimas ou o ataque de raiva. [7]
  4. Respirar permite que você acalme seu sistema nervoso e seus instintos de luta, podendo assim tomar uma decisão mais consciente. Respirar fundo o ajuda a se acalmar e diminui a ansiedade.
    • Tente inspirar pelo nariz devagar por quatro segundos. Segure por dois segundos. Expire pela boca por seis segundos. Repita. [8]
    • Comece a fazer exercícios de meditação e relaxamento para ajudar a controlar suas emoções. Fazer yoga regularmente pode reduzir o stress e fazer com que você reflita sobre as razões da maneira como se sente.
    • Exercícios de respiração podem ajudar se você perceber que está ficando sensível demais em um momento inoportuno. Se estiver chorando ou gritando, pare um pouco para respirar e se acalmar.
  5. Quando estiver muito sensível, não tome decisões importantes. Você não estará pensando claramente e não terá estabilidade emocional para tomar uma decisão razoável e consciente. Não responda perguntas muito significativas se estiver sensível demais. Você pode se arrepender do que disser. Em vez disso, afaste-se da situação. Dê a si mesmo um tempo para processar seus sentimentos antes de tomar decisões.
  6. Quando se encontrar em uma situação que o deixe muito sensível, entenda seu estado no momento. Depois pergunte a si mesmo o porquê dessa reação. Você está reagindo a características suas que já sabe que são pontos fracos? Está estressado? A reação tem a ver com o interlocutor?
    • Verifique o F.I.S.C. Pergunte a si mesmo se está Faminto, Irritado, Solitário ou Cansado. Vá comer algo, dar uma volta se estiver irritado, falar com um amigo ou descansar um pouco. [9]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Adam Dorsay, PsyD

    Psicólogo
    O Dr. Adam Dorsay é um psicólogo atuante em San Jose, California. É um dos criadores do Project Reciprocity, um programa internacional localizado na matriz do Facebook, e é consultor da equipe de segurança da Digital Ocean. Sua especialidade é tratar adultos bem-sucedidos com problemas de relacionamento, estresse, ansiedade e infelicidade. Em 2016, ministrou uma famosa palestra TEDx sobre homens e emoções. O Dr. Dorsay possui formação em Terapia pela Santa Clara University e recebeu seu título de Doutor em Psicologia Clínica em 2008.
    Adam Dorsay, PsyD
    Psicólogo

    Seja paciente consigo enquanto aprende a controlar suas emoções. É muito mais saudável aprender a lidar positivamente com suas emoções e sentimentos em vez de tentar suprimi-los. As emoções são como uma segunda língua e você precisa reconhecer que pode ser difícil aprender a controlá-la. Tudo bem. Com o tempo, você pega o jeito.

  7. Todos os dias, passamos por situações desagradáveis, desconfortáveis ou nas quais somos criticados. Às vezes, a forma como alguém nos trata nem é pessoal, mas causada por algo na vida do outro. Ser mais resistente pode ajudá-lo a passar por situações difíceis sem que suas emoções o dominem.
    • Fique em silêncio e não reaja. Você não precisa reagir a tudo. Desligue-se de algumas coisas e simplesmente se afaste.
    • Pare de pensar tanto. Ser sensível demais às vezes nos faz enxergar as coisas de maneira desproporcional. Pegamos elementos pequenos e insignificantes e transformamos em algo grande. Aprenda a não ceder a esse tipo de pensamento e evite versões distorcidas da realidade.
    • Entenda por que as coisas o deixam chateado. Há alguma maneira de melhorar a forma como aquela pessoa o trata? Você pode conversar com respeito e paciência sobre o assunto?
    • Não leve críticas tão a sério. Quando alguém o critica, use o momento para tentar melhorar. Se discorda do que foi dito, confie o suficiente em si mesmo para ignorar. As pessoas sempre irão criticá-lo, faz parte da vida. Aprenda a aceitar. [10]
  8. Observe a situação pelos olhos do outro. Ele quis magoá-lo? Estava tentando ajudar? Estava realmente sendo cruel ou tentando humilhá-lo? Se a pessoa não estava tentando magoá-lo propositalmente, concentre-se em seus próprios sentimentos em vez dos dela. [11]
  9. Pergunte a si mesmo "Ainda me sentirei assim daqui a uma hora, um dia ou um mês?" Muitas vezes, emoções são reações momentâneas. Sim, naquele momento parece terrível e você acha que nunca vai melhorar. Mas quantas vezes você olha para trás e pensa "Por que eu estava tão nervoso/chateado/irritado/triste?" Lembre-se de olhar em frente.
    • Essa estratégia também o ajuda a pensar duas vezes nas suas reações. O que seu chefe/colega/amigo pensará amanhã se você tiver uma reação exagerada hoje?
  10. Caso esteja com dificuldades em lidar com suas emoções, converse com alguém. Seus amigos e família se importam com você e vão ajudar. Às vezes, conversar ajuda a dissipar algumas das emoções acumuladas. Caso não ajude, você pode falar com um terapeuta. Ele pode ajudá-lo a lidar com suas emoções de maneira saudável e construtiva.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 131 864 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade