PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fugir de uma briga não torna uma pessoa mais fraca ou covarde do que ninguém, apenas prova que ela tem integridade e sabe controlar as próprias emoções. Portanto, quando se encontrar no meio de um conflito com seu parceiro, amigo, pai, ou até mesmo com um desconhecido completo, lembre-se de que se afastar da situação pode ser uma boa ideia. Você vai ficar satisfeito consigo mesmo e com essa decisão se permanecer calmo e souber como se retirar da briga.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mantendo a calma

PDF download Baixe em PDF
  1. Não exploda e comece a gritar com a outra pessoa — quanto mais irritados ficamos, mais difícil é evitar uma briga. É você quem deve ficar no controle.
    • Repita mentalmente alguma frase reconfortante, como “Vou ficar bem” ou “Não vale a pena ficar chateado por isso”. [1]
  2. Pense no que quer dizer e, se sentir vontade de ofender ou atacar o outro, faça algumas respirações profundas com o diafragma ou conte lentamente até dez. Seu objetivo deve ser livrar-se da raiva para poder pensar racionalmente. [2]
  3. Leve o ponto de vista do outro em consideração — ter empatia não significa incentivar um certo comportamento, mas sim compreender por que aquela pessoa pode ter pensado ou agido de tal forma. Você terá mais facilidade para deixar a raiva de lado e se afastar da briga se conseguir entender o ponto de vista alheio. [3]
    • Por exemplo, caso esteja brigando com um colega que tenha trabalhado muito nos últimos dias para terminar um projeto importante dentro do prazo, reflita sobre como todo o estresse causado por essa situação pode ter influenciado o comportamento dele.
    • Caso seu parceiro fique bravo porque você quer sair com os amigos, tente pensar no motivo da raiva em vez de simplesmente acusá-lo de ser irracional. Talvez ele esteja chateado porque se sente abandonado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Acalmando os ânimos

PDF download Baixe em PDF
  1. Fique atento a indícios visíveis de raiva, como punhos cerrados, ombros tensos e tremedeira. [4] Você precisará determinar o quanto o outro está bravo para poder decidir a melhor forma de aliviar a tensão da situação.
    • Uma pessoa visivelmente irritada poderá partir para a agressão física ou verbal se você tentar abandonar a situação, portanto, antes de se retirar, é importante ficar atento a sinais de que o outro esteja perdendo o controle.
  2. Acalme-a dizendo o quanto você gosta dela, mas seja sincero. Dizer que amamos ou nos importamos com alguém com quem estamos brigando pode ser difícil, mas também pode ajudar a acalmar a situação. [5]
    • Por exemplo, no meio de uma discussão acalorada com a pessoa amada, você poderia dizer algo como "Amo você e não quero brigar deste jeito. Vamos parar agora mesmo".
  3. As desculpas não precisam ser sinceras e você não precisa acreditar que o outro está certo, apenas deixe o orgulho de lado para evitar que a situação fique ainda pior.
    • Por exemplo, caso acabe brigando com um desconhecido, diga algo como "Olha, me desculpe. A culpa foi minha e eu não quis transformar isso em uma briga. Podemos deixar para lá?".
  4. Faça uma pausa na briga para que os dois tenham algum tempo para se acalmarem. Provavelmente, vocês vão pensar de forma muito mais racional depois desse intervalo.
    • Por exemplo, quando estiver brigando com um amigo, diga algo como "Não estamos chegando a lugar nenhum com esta discussão. Vamos esfriar a cabeça e continuar a conversa mais tarde?".
  5. Use o humor para aliviar a tensão entre vocês dois — talvez a pessoa esteja muito brava para dar risada, mas a piada poderá evitar que a situação fique ainda pior. [6]
    • Não seja sarcástico nem tire sarro da outra pessoa. Se estiver discutindo com um amigo ou parceiro, tente fazer uma piada que seja engraçada para vocês dois. [7]
  6. Não deixe que a outra pessoa o atinja com insultos ou ataques pessoais — se você tentou acalmar os ânimos, mas ela continua insistindo em brigar, é melhor se retirar. Afaste-se com passos calmos e confiantes.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Ross Cascio

    Instrutor de Defesa Pessoal
    Ross Cascio é um instrutor de Krav Maga para defesa pessoal, boa-forma e combate. Treina e ensina Krav Maga na Krav Maga Worldwide HQ Traning Center em Los Angeles, California, há mais de 15 anos. Ele ajuda pessoas a ficarem mais fortes, mais seguras e mais saudáveis.
    Ross Cascio
    Instrutor de Defesa Pessoal

    Retirar-se da situação é a melhor maneira de permanecer seguro. Quando se entra em uma briga, normalmente uma das partes sai machucada dela: você ou a outra pessoa. Talvez doa no ego fugir, mas é melhor do que sair ferido. Não pense no seu orgulho: pense na segurança.

    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Abandonando a briga

PDF download Baixe em PDF
  1. Evite gritar ou sair correndo quando a pessoa estiver dizendo alguma coisa — retire-se calmamente da situação, mas sem aborrecer o outro ainda mais. Use um tom de voz calmo para dizer que não quer continuar a brigar. [8]
    • Se estiver brigando com seu parceiro, diga algo como "Vou dar uma volta", ou "Não quero discutir agora, vou para o quarto".
    • Se estiver brigando com um desconhecido, diga: "Tenho que ir agora, tenha um bom dia", e vá embora.
    • Seja direto se estiver brigando com um amigo ou colega de trabalho. Diga: "Vou embora agora. Vamos continuar a falar mais tarde".
  2. Poderia ser o quarto se você estiver em casa, sua sala se estiver no trabalho, ou seu carro se estiver em um local público. Afaste-se da pessoa para que os dois tenham espaço para esfriar a cabeça e não dê corda se ela tentar segui-lo. Diga, respeitosamente, que precisa de tempo para pensar e telefone imediatamente para a polícia se sentir que está perigo.
  3. Não retribua uma agressão, a menos que você seja forçado a se defender, e sempre tente abandonar o confronto. Tente chamar a atenção de algum transeunte se você estiver em um local público e não conseguir fugir da briga. Se estiver em casa e as coisas ficarem violentas, vá embora ou se tranque no quarto e telefone imediatamente para a polícia. [9]
    • Em um local público como uma loja ou parque, procure pessoas que possam ajudá-lo e chame a atenção delas gritando por ajuda.
    • Se estiver em um bar ou casa noturna, chame a atenção do bartender ou peça que um amigo vá procurar o segurança do local.
  4. Pense no motivo do conflito e em tudo o que foi dito. Esfrie a cabeça e relembre cada detalhe — caso tenha discutido com um parceiro, tome um momento para avaliar quais problemas do relacionamento foram responsáveis pela briga. Você vai evitar novos conflito no futuro se tentar aprender com a situação.
    Publicidade

Dicas

  • Não permaneça em uma briga por orgulho. Lembre-se sempre de que abandonar esse tipo de situação não é uma atitude fraca ou vergonhosa — isso apenas mostra que você é uma pessoa forte e tranquila.
  • Às vezes, deixar o orgulho de lado e pedir desculpas é a melhor forma de lidar com um conflito.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 458 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade