Baixe em PDF
Baixe em PDF
O papel vegetal é útil para desenhos, costura e projetos de design. Se não tem uma folha dessas em casa, saiba que é fácil criar a sua própria com papel comum e alguns outros materiais que você provavelmente já tem na despensa. Vamos lá?
Passos
-
Pegue uma folha comum de papel. Como ela vai ser transformada em papel vegetal, é bom escolher uma folha que já reja relativamente fina, como é o caso da sulfite.
-
Reúna os materiais adicionais. Alguns itens são necessários para o processo, mas com sorte, você já os terá em casa. Você precisará de:
- Uma colher de sopa de óleo em um copo. Você aplicará o óleo no papel e pode precisar de mais, dependendo do tamanho da folha. O ideal é usar óleo vegetal, de coco ou infantil. O azeite de oliva é mais grosso e pode acabar encharcando o papel, portanto, evite-o. [1] X Fonte de pesquisa
- Pincel largo e com cerdas grossas.
- Folhas de jornal, papelão ou um pote de plástico grande.
- Toalhas de papel ou um paninho de limpeza.
- Secador de cabelo (opcional).
-
Prepare o espaço no qual vai trabalhar. Encontre uma superfície plana, como uma mesa ou uma bancada, e proteja-a, já que vai trabalhar com um óleo. Antes de começar, cubra o espaço com folhas de jornal.
- Você pode acabar respingando óleo pelo espaço, portanto, é uma boa ideia cobrir toda a superfície com o jornal.
- Outra opção é colocar o papel sobre um pedaço de papelão ou dentro de um pote de plástico grande.
Publicidade
-
Passe óleo na folha com um pincel. Pinte toda a superfície do papel com um óleo, que vai ser absorvido pela folha, deixando-a mais fina e transparente. [2] X Fonte de pesquisa
- Pinte além das bordas do papel, para garantir uma aplicação uniforme por toda a folha. Como seu espaço de trabalho está bem protegido e preparado, não é preciso se preocupar com a sujeira.
- Basta uma única camada fina de óleo sobre o papel. Retire o excesso do líquido do pincel antes de aplicá-lo sobre a folha, para evitar a formação de poças. O papel começará a ficar mais transparente conforme começa a secar.
-
Use uma folha de papel-toalha para absorver o excesso de óleo. É difícil avaliar a quantidade ideal de óleo para se colocar no papel, portanto, use uma toalha de papel ou um paninho de limpeza caso a folha esteja muito úmida no fim do processo.
-
Deixe secar durante a noite. É preciso deixar o óleo secar completamente antes de se usar a folha de papel vegetal, o que pode levar até 24 horas, dependendo do clima. Se quiser acelerar o processo de secagem, use um secador de cabelo. [3] X Fonte de pesquisa Depois que tudo estiver sequinho, é só usar o papel vegetal!
- Se possível, coloque a folha na janela, já que a luz do sol acelera a secagem. [4] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Contorne o desenho usando um lápis. Use um lápis macio e de ponta fina para desenhar sobre o papel vegetal. [5] X Fonte de pesquisa Cole a folha sobre o desenho ou impressão original, usando fita adesiva, e contorne. Ao terminar, solte uma das fitas e confira o traço, comparando-o com o original. Assim, você não corre o risco de desalinhar os desenhos caso precise fazer alguma alteração.
-
Transfira o contorno para outro papel. Dependendo do projeto, você pode querer transferir de volta o desenho para uma folha de sulfite ou de outro tipo de papel. Para isso, use um lápis para reforçar o verso do contorno no papel vegetal. Coloque-o sobre a folha em que planeja desenhar e passe o lápis novamente pelas linhas. O grafite no verso do papel vegetal vai transferir sua imagem para a outra folha.
- Uma lapiseira mantém a ponta mais fina e afiada por mais tempo, o que a torna ideal para transferir o contorno.
- Pode ser preciso retocar a imagem final depois de transferi-la. Não descarte o contorno no papel vegetal, pois talvez ele ainda tenha utilidade.
-
Guarde o papel vegetal corretamente. Essas folhas ficam sujas e rasgam com facilidade, portanto, guarde-as com cuidado. Ao terminar de usar o papel vegetal, lave as mãos para evitar sujeira e guarde a folha em um local seco, longe de outros papéis.
- Para proteção extra, enrole o papel vegetal em glassine, um papel transparente brilhoso usado na conservação de impressões e ilustrações. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Por mais que seja mais fácil comprar um papel vegetal pronto, este projeto é bem divertido e requer poucos materiais.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=zZQcdkAULTc.com
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=8Ap4_krM8Io.com
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=zZQcdkAULTc.com
- ↑ http://www.instructables.com/id/How-to-make-TRACING-PAPER/
- ↑ http://www.drawinghowtodraw.com/drawing-lessons/improve-drawing/dme-trace-transfer-copy-drawings.html
- ↑ http://www.art-is-fun.com/transfer-paper/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 41 014 vezes.
Publicidade