Baixe em PDF
Baixe em PDF
Sabe aqueles espaços em branco que todo caderno tem? Todo mundo tem algum caderno que não foi totalmente usado, seja porque as aulas acabaram ou porque a matéria dele não era muito importante. De qualquer forma, se inspirar para preencher essas páginas é fácil e você pode acabar querendo um caderno novo depois disso. Não deixe todo esse papel encostado: existem tantas maneiras de usá-lo!
Passos
-
Estabeleça uma rotina. Seja objetivo quando decidir quanto tempo terá para escrever no diário; se decidir por atualizá-lo diariamente, é possível que o caderno acabe mais rapidamente do que você imagina. Pense no melhor dia e horário para isso e use períodos do dia em que você não tem nenhum compromisso para atender. Se tem a manhã e a tarde tomados, escreva antes de dormir.
- Depois de definida a hora em que atualizará o diário, comprometa-se com ela. Ter objetivos o ajudará a usar todas as páginas mais rapidamente. [1] X Fonte de pesquisa
- A sensação de concretizar um plano é uma das melhores e pode melhorar seu humor.
-
Escreva sobre seu dia. Fale sobre seus sucessos e também sobre os fracassos. Além de propiciar uma boa reflexão, isso desafiará sua memória, que ficará cada vez melhor com seu novo hábito.
- Dê-se um tempo para pensar antes de escrever. Um exemplo seria dormir a noite inteira, acordar de manhã e só então escrever sobre o dia anterior.
- Inclua a data das atualizações. No futuro, quando você entrar em debate consigo mesmo sobre o dia em que beijou sua namorada pela primeira vez, poderá sanar essa dúvida através dos registros de seu diário.
-
Escreva sobre suas fantasias. Seu caderno pode ser uma testemunha de sua imaginação. Quando estiver entediado e pensando na vida, descreva as coisas que estiver imaginando detalhadamente. Esse é um bom exercício para a criatividade.
- Você não precisar escrever sobre dragões e unicórnios, a não ser que isso esteja passando pela sua cabeça na hora.
- Digamos que você sonhou que estava no Japão; explore as sensações do sonho e os pensamentos que teve, sempre tentando lembrar os detalhes.
- Embora essa seja uma opção, não é necessário escrever em narrativa. A ideia é lembrar dos pormenores que estão em sua mente; se quiser desenvolver seu relato e transformá-lo em uma história, tanto melhor.
-
Desabafe sobre seus sofrimentos. Escrever também é uma ótima maneira de pôr para fora os problemas da vida. Os poetas e escritores de clássicos da literatura mundial produziam mais quando sofriam e usavam a intensidade das sensações para traduzi-las em lindas palavras. O que eles não sabiam é que essa é uma forma de terapia pessoal, uma maneira de manter contato com os próprios sentimentos e refletir sobre eles. [2] X Fonte de pesquisa
- Alguns exemplos são a perda de um ente querido, um término de relacionamento, um amor não correspondido, etc.
- Seja verdadeiro consigo mesmo, não tenha medo de alguém ler seus pensamentos.
-
Escreva uma carta. Embora escrever cartas seja um tanto obsoleto, elas são uma ótima finalidade para todo esse papel. Escreva para amigos e familiares contando suas novidades, ou mande uma carta de desabafo para alguém que o magoou e não a envie. Por mais romântico que isso soe, pense em como é gratificante poder escrever uma carta para alguém! [3] X Fonte de pesquisa
- As pessoas só recebem propagandas e contas pelo correio. Uma carta pode fazer toda a diferença no dia de alguém.
-
Faça um diário da amizade. Escolha um ou mais amigos para atualizarem o caderno com você. Basta alternar com quem o caderno ficará cada semana e depois passar para o próximo. Use-o para estreitar os laços com seus amigos, divida seus pensamentos e ideias com eles.
- Vocês podem usar esse caderno coletivo para escreverem uma história juntos; cada capítulo fica por conta de um amigo por vez.
- Use a mesma estratégia, mas em vez de uma história, desenvolvam uma HQ.
-
Use o caderno para anotar seus sonhos. Todos os dias pela manhã, escreva os sonhos que teve na noite anterior assim que acordar, enquanto a memória ainda está fresca. As lembranças dos sonhos costumam ficar na cabeça durante os primeiros minutos do despertar e você pode usar esse período para atualizar o caderno. Com o tempo, você lembrará até dos sonhos mais curtos e bizarros.
- De acordo com pesquisas, esse exercício pode estimular mais sonhos e a capacidade de lembrá-los. [4] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Analise a quantidade de espaço que pode ser usado. Você pode transformar essas páginas em um caderno de desenho. O tamanho das folhas e os espaços já preenchidos podem até fazer um efeito nos desenhos. Por exemplo, um caderno de anotações pode ser usado para desenhos mais detalhados – se você tiver canetas bacanas para isso, tanto melhor!
- Não poupe nenhum espaço. Mesmo nas folhas em que sobrarem somente uma ou duas linhas, aproveite e rabisque nelas também.
-
Saia para desenhar em público. Leve seu caderno para a rua e desenhe o que a paisagem apresentar. Procure uma vista bonita em um parque e sente-se de frente para ela, ou vá a um café e desenhe as coisas interessantes que encontrar. [5] X Fonte de pesquisa
- Tome cuidado se decidir por desenhar as pessoas. Não seria de estranhar se alguém se sentisse incomodado, portanto peça a permissão de sua musa antes de começar.
-
Tente copiar uma imagem de revista. Existem tantas publicações e com tantas imagens legais para reproduzir! Em vez de simplesmente refazer um desenho bonito, estude a imagem e tente fazê-la do zero; sua habilidade será muito mais aprimorada.
- Revistas sobre viagens e natureza têm algumas fotos muito interessantes e cheias de detalhes para praticar.
-
Rabisque as folhas. Não se leve a sério, use um traço mais irreverente para se expressar e preencha a folha com ele. Os rabiscos são bons por caberem em qualquer lugar; uma folha que só tem as margens desocupadas pode ganhar uma moldura divertida! Você pode desenhar logos de banda, símbolos com os quais tem afinidade, formas geométricas, cachorros e outros bichos, rostos, espadas, etc. - você pode desenhar o que quiser! [6] X Fonte de pesquisa
- Brinque e desafie sua imaginação, desenhe para se divertir.
-
Treine um desenho que quer dominar. Uma boa opção de prática é refazer o mesmo desenho várias vezes, até ele ficar perfeito. Crie diversas versões da mesma imagem, para ter mais opções de escolha. Quando chegar ao resultado desejado, passe-o para uma tela ou outra mídia.
- A prática leva à perfeição! Fazer o mesmo desenho diversas vezes fará com que você evolua seu traço e refine seu estilo; é como se a imagem ficasse tatuada na sua mente.
-
Faça colagens. Tal é uma maneira criativa e divertida de criar verdadeiras obras de arte. Recorte fotos de revistas e livros e preencha o caderno com composições delas. Você só precisa de uma tesoura e cola! Escolha imagens aleatórias, como um cachorro correndo, uma mesa de sinuca e um pomar e arranje-as como quiser.
- Quando chegar a uma composição que o agrade, cole as imagens nessa posição.
- Revistas particularmente boas para isso são a Superinteressante, Mundo Estranho e National Geographic .
Publicidade
-
Faça sua lista de compras. Ficar parado em um corredor de supermercado pensando no que comprar é perda de tempo, portanto saia de casa com uma lista pronta. Verifique a despensa e a geladeira para descobrir o que está faltando e use seu caderno para anotar.
- Quando quiser fazer uma receita específica, sempre verifique se tem os ingredientes e anote o que será necessário comprar.
-
Elabore uma lista de afazeres. Ter um guia de tarefas facilitará sua semana e otimizará o seu tempo. Se você costuma se sentir pressionado por não saber como usá-lo, faça uma lista de objetivos em um papel; o simples ato de escrever as tarefas é um incentivo para concretizá-las. [7] X Fonte de pesquisa
- Você pode fazer a lista uma vez por semana, diariamente ou uma só lista para a semana inteira, de uma vez só.
-
Elabore o itinerário de uma viagem. Planejar uma viagem pode ser complicado e começar anotando tudo que é necessário pode ajudar. Já pensou se um dia você vai acampar na praia e não tem uma escova de dentes quando acordar? Para não esquecê-la, desenvolva um itinerário detalhado e faça a lista de tudo que precisará. Sempre leve seu caderno com você, para riscar da lista as coisas que já fez.
- Faça tudo que estiver no papel; se você anotou “trocar o óleo antes de pegar a estrada”, troque-o!
-
Use o caderno para estudar. Afinal de contas, o uso mais básico de um caderno é na escola. Usar o caderno para estudar a matéria o preencherá rapidamente. Se no final do semestre ele ainda tiver espaços, guarde-o para o semestre que vem.
- Reutilizar seu caderno economiza dinheiro e não desperdiça material.
Publicidade
Dicas
- Sempre deixe seu caderno em um lugar seguro, evite que pessoas xeretas leiam as coisas que você escreve.
Publicidade
Referências
- ↑ http://zenhabits.net/write-daily/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/sideways-view/201308/writing-therapy
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/write-yourself-well/201403/transactional-writing-letters-heal
- ↑ http://www.healthguidance.org/entry/17249/1/Why-You-Should-Keep-a-Dream-Diary.html
- ↑ http://www.learn-to-draw-right.com/sketching.html
- ↑ http://www.fastcocreate.com/3034356/heres-why-how-and-what-you-should-doodle-to-boost-your-memory-and-creativity
- ↑ https://www.mindtools.com/pages/article/newHTE_05.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 36 307 vezes.
Publicidade