PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Em 1976, o biólogo Richard Dawkins definiu o termo “mimeme”, ou simplesmente “meme”, como uma unidade de transmissão cultural. [1] Trata-se de um conceito, ideia, comportamento, estilo ou uso de um determinado elemento que se espalha de uma pessoa para outra em uma determinada cultura. Na internet, os memes costumam vir no formato de imagens ou vídeos com legendas engraçadinhas compartilhados nas redes sociais. Existem diversos tipos de memes. Neste artigo, você vai aprender como fazer o seu próprio meme.

Método 1
Método 1 de 2:

Entendendo os memes

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem diversas categorias de memes. Cada subcultura de internet tem um estilo próprio. Aqui vão alguns estilos diferentes de memes: [2]
    • Tradicional: os memes tradicionais são aqueles que a gente costuma ver nas redes sociais. No geral, eles contêm imagens de fácil reconhecimento, como uma cena de um filme, um retrato de uma celebridade, uma foto de um gato ou uma imagem viral.
    • Obscuros: também chamados de “dank memes”, os memes obscuros fazem uso de um humor absurdo ou fora de contexto. Em muitos casos, os “dank memes” fazem paródia dos memes tradicionais, usando-os de maneira absurda. Normalmente, os alvos são memes que estão morrendo ou saindo de moda.
    • Edgy: os memes edgy usam humor negro para chocar as pessoas e desafiar as normas sociais.
    • Positivos: os memes positivos, ou “wholesome”, se preocupam menos com o humor e mais com passar uma mensagem alto astral.
  2. O termo “meme” normalmente se refere a memes de internet. Os memes mais comuns são imagens e vídeos com legendas compartilhados em sites e redes sociais. Existem diversos tipos de memes, mas eles normalmente usam imagens, estilos ou conteúdos repetidos. O termo também pode fazer referência a gírias, siglas de internet (ex.: TMJ, SDDS, RS etc.), emojis e expressões feitas com o teclado. [3]
  3. Normalmente, os memes fazem piada com o jeito como as pessoas reagiram a um acontecimento recente ou a uma tendência popular. O humor é baseado no sarcasmo. Às vezes, porém, o humor dos memes pode ser absurdo ou simplesmente nonsense. A graça pode ser apontar os aspectos ridículos de uma situação ou simplesmente ser ridículo.
    • Um bom exemplo é a grande quantidade de memes que apareceram nas redes sociais após uma cobra naja picar um traficante de animais, em Brasília. Os memes atribuem à cobra um desejo por vingança para zombar do homem, que colocava pessoas e animais em risco vendendo espécies que não devem ser mantidas em cativeiro.
    • Um bom exemplo de um meme absurdo é usar um som distorcido ou uma batida intensa para enfatizar um momento em um vídeo.
  4. Os memes mudam muito ao longo dos anos. Para não fazer um meme ultrapassado, pesquise as piadas que andam circulando nas redes recentemente. Preste atenção, também, nos memes postados nas plataformas que você costuma usar, como o Twitter, o Facebook, o Instagram, o Reddit ou o 4Chan. Evite reciclar memes “mortos”. Um meme é considerado “morto” quando as pessoas deixam de usá-lo como base ou se esquecem completamente dele. Para encontrar memes recentes, dê uma olhada em subreddits como o r/memes e o r/dankmemes. Às vezes, alguns memes ficam famosos. Tente usá-los como base. Recentemente, por exemplo, o político americano Bernie Sanders foi parar nos Trending Topics do Twitter por causa de um meme.
    • Experimente fazer uma busca por memes junho 2020 no Google. A busca certamente retornará vários memes sobre como 2020 foi um ano horrível, que mais parecia o princípio do apocalipse.
    • Para quem fala inglês, o knowyourmeme.com é um excelente recurso. O site cataloga diversos tópicos que se tornaram memes e oferece informações detalhadas a respeito da origem de cada meme, além de exemplos populares.
  5. Fazer referência a acontecimentos, livros, filmes e jogos conhecidos, entre outras coisas, aumenta a comicidade dos memes.
    • É comum que cenas de filmes e seriados, por exemplo, sejam usadas como forma de reagir a um determinado acontecimento. Alguns exemplos populares são as imagens do Willy Wonka sorrindo, do Fry, do seriado Futurama, apertando os olhos e do Coringa dançando numa escadaria.
  6. Experimente combinar uma imagem tranquila com um texto agressivo, ou vice-versa, para criar um contraste bizarro e absurdo. Esse tipo de coisa costuma estar na raiz de diversos memes virais.
    • Experimente, por exemplo, combinar uma foto de um gatinho com uma piada cheia de palavrões para dar ao meme um toque absurdista.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo um meme

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos memes é baseada em imagens. Escolha uma imagem ou um vídeo que expresse a mensagem que você quer passar. A imagem escolhida pode ser uma captura da reação de um ator em um filme, um print de um post ridículo nas redes sociais ou uma foto de uma figura pública. Você pode até mesmo juntar duas ou mais imagens lado a lado.
    • Use a busca de imagens do Google para encontrar e baixar imagens dos mais variados tipos.
    • Você também pode usar a função de captura de tela do seu computador, celular ou tablet para salvar imagens de vídeos, jogos e páginas de redes sociais.
  2. Você não precisa de nenhum programa superelaborado para fazer um meme. Qualquer software que permita que você adicione texto a uma foto já basta. Tanto o Windows quando o iMac vêm com programas de edição de imagem já instalados. O mesmo vale para iPhones, iPads e aparelhos com Android. Caso queira, você também pode baixar um programa mais avançado, como o Photoshop. Para celulares e tabletes, experimente um aplicativo como o Memeatic.
    • Windows: os computadores com Windows já vem com o MS Paint instalado. Você pode usar o programa para adicionar texto e desenhos simples a qualquer imagem. Basta iniciar o programa, clicar em Arquivo e selecionar a opção Abrir para abrir a imagem escolhida no MS Paint
    • Mac: abra a imagem no aplicativo Preview. Em seguida, clique no ícone da canetinha para abrir as ferramentas de desenho.
    • iPhone e iPad: abra a imagem no aplicativo Fotos ou Câmera. Selecione a opção Editar no canto superior direito da tela. Em seguida, pressione o ícone dos três pontinhos (…) no canto superior direito. Selecione a opção Marcação para abrir as ferramentas de desenho.
    • Celulares e Tablets com Android: abra a imagem no aplicativo Fotos ou Galeria. Clique no ícone do lápis na parte inferior da tela para abrir as ferramentas de desenho. Nos modelos mais recentes, Selecione Editar e procure a opção Marcação .
    • Edição avançada: para fazer edições mais avançadas, use o Adobe Photoshop ou o GIMP, uma alternativa gratuita. Você também pode usar o Photshop Express, que é gratuito para iPhone, iPad e Android.
    • Geradores de memes: além dos softwares de edição de imagens, existem aplicativos específicos para fazer memes. O Imgur Meme Generator é um ótimo aplicativo web que pode ser aberto em qualquer navegador, assim como o ImgFlip Meme Generator . Já Meme Generator é um aplicativo gratuito para iPhone, iPad e Android.
    • Edição de vídeo: caso queira usar um vídeo em vez de uma imagem estática, você vai precisar de um software de edição de vídeo. Você não precisa de nenhum programa caro, como o Final Cut ou o Adobe Première. Um software de edição gratuito, como o Windows Movie Maker, o InShot ou o Filmora Wondershare deve dar conta do recado. Criar um meme é partir do vídeo é igualzinho a usar uma foto. A única diferença é que você vai usar um trecho de um vídeo em vez de uma imagem estática.
  3. Na maioria dos programas de edição de imagem, a ferramenta de texto tem o formato de uma letra "T" ou "A". Clique no ícone e, em seguida, no lugar em que você quer colocar o texto. Normalmente, o texto é centralizado na parte superior ou inferior da tela. Ele deve ser simples e curto.
    • No iPhone e no iPad, pressione o ícone de mais (+) na parte inferior da tela e selecione Texto para abrir a ferramenta de texto. Pressione a caixa de texto e selecione Editar para escrever.
    • No iPhone, no iPad e no Android, basta arrastar a caixa de texto para movê-la pela imagem.
  4. Abra o menu de fontes e escolha uma para o seu texto. A mais usada em memes é a Impact, uma fonte forte e fácil de ler. Caso ela não esteja disponível no seu aplicativo, use uma fonte de letras grossas e sem serifa, como a Arial ou a Helvetica.
  5. Abra a paleta de cores e selecione uma para a sua fonte. Escolha uma cor que não confunda o texto com o fundo. No geral, o melhor é manter as letras pretas ou brancas, ou usar letras brancas com um contorno preto, se possível.
  6. A não ser que você esteja usando o texto como etiqueta para partes específicas da imagem, ele deve ser grande, bem demarcado e ficar centralizado na parte superior ou inferior do meme. Abra o menu de tamanhos da fonte para mudar o tamanho das letras. No iPhone, no iPad ou no Android, basta pressionar a caixa de texto com o dedão e o indicador e expandi-la para aumentar o tamanho do texto.
  7. Após terminar a edição, pressione Salvar ou Pronto se estiver usando um smartphone ou um Tablet. Caso esteja no computador, clique em Arquivo e em Salvar como . Digite o nome do arquivo e clique em Salvar .
  8. Após terminar de criar o seu meme, compartilhe-o para que ele viralize. Clique na opção de criar um novo post em uma rede social ou em um fórum. Em seguida, clique no botão de anexar imagem ou vídeo. Poste o meme e fique de olho nas reações.
    Publicidade

Dicas

  • Um meme pode ser uma coisa tão simples quanto uma imagem fora de contexto acompanhada por uma legenda dizendo "Quando [contexto]" (por exemplo, uma foto de um esqueleto de elefante acompanhada pela frase "Quando você come demais no Natal").
Publicidade

Avisos

  • O humor dos memes costuma ser impiedoso, e o mesmo vale para a comunidade que se forma ao redor deles. Caso queira contribuir para o mundo dos memes, prepare-se para ver imagens agressivas, inapropriadas e ofensivas com bastante frequência.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 61 711 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade