Baixe em PDF Baixe em PDF

A internet é um lugar vasto e selvagem, cheio de maravilhas e horrores. Talvez você tenha se deixado levar pela curiosidade e acabou em uma página desagradável. Pode ter sido uma foto perturbadora ou algum outro conteúdo. De qualquer forma, o fato é que você viu algo horrível e agora a imagem está assombrando a sua cabeça. Para esquecer disso, é preciso deixar a imagem de lado e encher sua cabeça com coisas mais alegres.

Método 1
Método 1 de 3:

Substituindo a memória

Baixe em PDF
  1. A ideia por trás da substituição (também chamada de deslocamento) é que você pode controlar seus pensamentos e suas reações. É possível esquecer intencionalmente de memórias ruins ao encher a cabeça de coisas mais positivas. [1] Seu cérebro tem foco limitado e só é possível guardar uma certa quantidade de coisas na sua esfera consciente imediata. Tente substituir sua memória negativa ao expor seu cérebro à coisas mais alegres. Assista a um vídeo feliz ou inspirador, leia uma história ou olhe fotos de animais fofos.
  2. A substituição de pensamento funciona melhor quando há alguma relação entre o pensamento anterior e o substituto. Então, se você assistiu a um vídeo aterrorizante, precisa ter a mesma dose de memórias felizes. Se viu uma foto horrenda, veja fotos que fazem você sorrir. Se leu algo que o deixou assustado, leia histórias para acalmar a mente.
  3. Procure memes ou fotos de animais fofinhos. Veja fotos de algo que seja agradável para você, como viagens em família, seus melhores amigos, seus animais de estimação e lugares que você viajou anteriormente. Vá até uma ferramenta de busca e procure “bebês pandas” ou “preguiças dormindo” para encontrar as fotos que precisa.
  4. Procure vídeos engraçados no YouTube ou assista a um episódio da sua série de comédia favorita. Procure vídeos de coisas simples: bebês rindo, um cachorro brincalhão ou alguém sorrindo. Encontre vídeos de momentos pacíficos, como as ondas do mar, o barulho de uma floresta ou vistas panorâmicas de montanhas.
    • Faça uma busca na internet para os tipos de vídeo que deseja encontrar. Procure “vídeos felizes” ou “animais brincando” para ver conteúdos relaxantes.
    • Confira o YouTube Haiku ou Vine para vídeos curtos, mas interessantes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Reprimindo a memória

Baixe em PDF
  1. Reprimir memórias, assim como substituí-las, é uma técnica que ajuda as pessoas a esquecerem lembranças negativas. [2] Suas memórias negativas geralmente estão atreladas a “gatilhos” que fazem você se lembrar do que viu e de como se sentiu. Você pode se forçar a ignorar a memória quando se lembrar dela e eventualmente se livrar do problema.
  2. Cientistas cognitivos dividem a memória em dois padrões: episódico e semântico. A memória episódica é experimental e subjetiva enquanto a memória semântica, é fatual e objetiva. Quando você vê uma imagem aterrorizante, é desencadeada uma reação negativa, ligada à memória episódica, lembrando do que você viu. Ao formar novas associações com os gatilhos, você será gradualmente “capaz” de esquecer o que viu. [3]
    • A memória episódica é a maneira que o cérebro tem de lembrar de coisas específicas que aconteceram. Essas memórias estão geralmente ligadas ao contexto emocional do ocorrido. Além disso, a memória pode estar ligada a gatilhos que continuam a estimulando na sua cabeça.
    • A memória semântica é um registro mais estruturado de fatos, significado, ideias e observações sobre nosso mundo externo. Nossos cérebros tendem a armazenar o conhecimento independentemente das experiências pessoais. A memória semântica geralmente não inclui contexto emocional.
  3. Se você vir algo horrível, é bem provável que a imagem reapareça na sua cabeça de tempos em tempos. Tente reverter esses pensamentos. Você pode fazer isso de duas formas: pode se “desapegar” do pensamento e enfrentá-lo ou pode “reprimi-lo” ao guardá-lo em um local mais profundo da sua mente. Quando se vir pensando em coisas obscuras, tente conscientemente pensar em coisas mais alegres. Você tem a opção de deixar a negatividade tomar conta ou não.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Seguindo em frente

Baixe em PDF
  1. Fique um pouco offline e tente interagir com o mundo a sua volta. Converse com seus amigos, saia para correr ou passe um tempo ao ar livre. Coloque sua mente no presente e faça algo que você gosta. Aquela coisa horrível que você viu online pode parecer muito mais abstrata ao se afastar do teclado e se envolver coisas mais relevantes.
  2. A internet pode ser um local que abriga as profundezas mais obscuras da condição humana. Cada clique pode levá-lo a um lugar desconhecido. Você pode encontrar algo lindo que pode inspirá-lo a mudar de vida, mas também pode encontrar coisas horrendas e traumatizantes.
    • Pense antes de ir clicar. Tente estar sempre ciente do contexto de cada site e veja se os links são de fontes seguras. Procure saber com antecedência do que se trata o site antes de clicar. Pergunte-se se é algo que você gostaria de ter na cabeça.
  3. Se vir algo ilegal e obviamente prejudicial, faça uma denúncia à polícia. Pode ser difícil rastrear criminosos online, mas isso já foi feito diversas vezes. Aqui estão exemplos de situações onde uma denúncia se faz necessária:
    • Alguém postou fotos de um animal sendo abusado. As fotos foram postadas em um fórum e você acha que há grandes chances de haver um abusador na sua região.
    • Alguém postou pornografia infantil ou outras evidências de abuso de crianças. Não só é uma atividade ilegal, como faz mal às crianças. Até onde se sabe, a vida de uma criança indefesa pode estar em risco.
    Publicidade

Dicas

  • Saia para respirar ar fresco, olhar o céu e esfriar a cabeça.
  • Tente não pensar a respeito. Quanto mais pensar na memória, mais ela vai ficar na sua cabeça.
  • Medite e procure outras técnicas que podem ajudá-lo.
  • Escreva a respeito em um diário com converse com alguém. Colocar a sua experiência em palavras pode ser uma ótima forma de processar seus sentimentos.
  • Ouça músicas animadas e divertidas. Mesmo que você não tenha o hábito de ouvi-las, batidas mais alegres podem ajudá-lo a esquecer.
Publicidade

Avisos

  • Se você vir algo relacionado a abuso infantil, faça uma denúncia às autoridades. Nunca hesite em agir a respeito.
  • Cuidado ao entrar em sites no futuro. A internet é uma terra de ninguém, cheia de coisas lindas e também horrendas.
  • Memórias ruins sempre podem voltar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 104 181 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade