Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um pulso eletromagnético (PEM) é um fenômeno que ocorre naturalmente e é causado por uma aceleração rápida e repentina de partículas, geralmente elétrons, que criam uma explosão de energia eletromagnética [1] X Fonte de pesquisa . Algumas causas comuns do PEM são relâmpagos, sistemas de ignição de motores de combustão e erupções solares [2] X Fonte de pesquisa . Embora esses pulsos possam danificar eletrônicos, a tecnologia também pode ser usada para um bom propósito e desativar de maneira segura dispositivos eletrônicos ou garantir a segurança de dados pessoais e confidenciais.
Passos
-
Reúna os materiais. Para criar um pulso eletromagnético simples, você precisará de uma câmera descartável, de um fio de cobre, de luvas de borracha, de solda e ferramentas de soldagem e de uma barra de ferro. Esses componentes podem ser encontrados na loja de ferragens local.
- Quanto mais grosso o fio de cobre que você usar neste experimento, mais poderoso será seu pulso eletromagnético.
- Caso não haja uma barra de ferro disponível para você, é possível usar um bastão não metálico como substituto. No entanto, ele terá um impacto negativo sobre a força do seu PEM.
- Ao trabalhar com componentes elétricos que possam estar carregados ou ao passar uma corrente elétrica por um objeto, é recomendado usar luvas de borracha para prevenir choques.
-
Crie uma bobina eletromagnética. Ela é um dispositivo feito de duas partes distintas, porém integrais: um condutor e um núcleo [3] X Fonte de pesquisa . Nesse caso, a barra de ferro será o núcleo, e o fio de cobre, o condutor.
- Enrole o fio de cobre bem apertado ao redor do núcleo, deixando poucas ou nenhuma lacuna [4] X Fonte de pesquisa . Você deve deixar uma sobra de fio no começo e no final para que possa conectar a bobina a seu capacitor de flash.
-
Solde as pontas de sua bobina eletromagnética em um capacitor. Este é geralmente um componente cilíndrico de duas pontas encontrado na maioria das placas de circuito. Sua câmera descartável deverá ter um capacitor para seu flash [5] X Fonte de pesquisa . Remova as pilhas da câmera antes de tentar soldar as pontas da bobina ao capacitor, ou você pode levar um choque feio.
- Usar luvas de borracha pode salvar você de uma descarga elétrica enquanto lida com o circuito da câmera e o capacitor de flash.
- Gaste a carga do seu capacitor prendendo o flash depois de remover as pilhas da câmera. Qualquer carga armazenada pode resultar em um choque elétrico [6] X Fonte de pesquisa .
-
Encontre um local seguro para testar seu dispositivo PEM. Dependendo dos materiais usados, o alcance efetivo do dispositivo não será de mais do que alguns centímetros em qualquer direção. Seja como for, quaisquer eletrônicos pegos nesse pulso podem ser destruídos permanentemente [7] X Fonte de pesquisa [8] X Fonte de pesquisa .
- Lembre-se de que o PEM influencia eletrônicos indiscriminadamente, o que inclui dispositivos de suporte à vida, como marcapassos, e itens valiosos como celulares. Qualquer dano causado a esses objetos pelo PEM pode ter repercussões legais.
- Uma plataforma aterrada, como um toco de árvore ou uma mesa plástica, é uma superfície de teste ideal para seu emissor de PEM.
-
Encontre um objeto de teste adequado. Como o campo do pulso eletromagnético só vai afetar eletrônicos, você pode comprar um dispositivo barato em uma loja especializada. Caso ele pare de funcionar depois do PEM, você criou um pulso eletromagnético com sucesso.
- Muitas lojas de artigos para escritório têm calculadoras eletrônicas baratas que você pode usar para testar seu PEM.
-
Reinstale as pilhas da sua câmera. Você precisará de eletricidade para recarregar seu capacitor, que então fornecerá a corrente para sua bobina eletromagnética e criará seu PEM. Coloque o objeto de teste perto do emissor de PEM.
- Os campos eletromagnéticos são, na maioria dos casos, invisíveis ao olho. [9] X Fonte Confiável World Health Organization Ir à fonte Se você não tiver um objeto de teste, mesmo que tenha criado um PEM com sucesso, talvez não consiga saber.
-
Deixe seu capacitor de flash carregar. Você pode fazê-lo removendo os fios da bobina eletromagnética, permitindo que a corrente da bateria alimente o capacitor e, com um manipulador isolado , como luvas de borracha ou pegadores plásticos, recoloque os fios da bobina no capacitor. Usar as mãos nuas pode resultar num choque parecido com o de uma taser .
-
Ative seu capacitor de flash. Ativando o flash da sua câmera, você liberará a eletricidade armazenada nele, que passará pela bobina eletromagnética e criará seu PEM.
- A natureza do campo que você criar afetará quaisquer eletrônicos, até os que estiverem desligados. Se você tiver escolhido uma calculadora como objeto de teste, ela não ligará se o PEM tiver funcionado.
- Dependendo do tipo de capacitor de flash usado, a voltagem exigida para carregá-lo será variável. A capacitância aproximada para uma câmera descartável deverá ficar entre 80 e 160 microfarads, e a voltagem provavelmente estará entre 180 e 330 Volts [10] X Fonte de pesquisa Mims, Forrest M. <i>Forrest Mims' Circuit Scrapbook II</i>. Indianapolis, IN, USA: H.W. Sams, 1986. 149. Print. .
Publicidade
-
Reúna os materiais. A construção do dispositivo de PEM portátil será mais tranquila se você tiver todas as ferramentas e os componentes exigidos para a produção na hora. Você precisará de:
- Pilhas AA
- Caixa de pilhas AA
- Fio de cobre
- Papelão
- Câmera descartável com flash
- Fita isolante
- Núcleo de ferro (de preferência em formato circular)
- Luvas de borracha (recomendadas)
- Chave elétrica simples
- Solda e ferro de soldagem
- Antena de walkie-talkie [11] X Fonte de pesquisa
-
Remova a placa de circuito da câmera. Dentro do aparelho, você verá uma placa de circuito principal que controla as funções dele. Retire as pilhas primeiro e depois, a placa, prestando atenção na posição do capacitor de flash [12] X Fonte de pesquisa .
- Usar luvas de borracha pode salvar você de uma descarga elétrica enquanto lida com o circuito da câmera e o capacitor de flash.
- Os capacitores costumam se parecer com cilindros presos à placa do circuito, com duas pontas. Esse será um componente necessário do seu dispositivo de PEM.
- Gaste a carga do capacitor prendendo o flash depois de remover as pilhas da câmera. Qualquer carga armazenada no aparelho pode resultar em choque elétrico.
-
Enrole o fio de cobre ao redor do núcleo de ferro. Você precisará de um comprimento adequado de fio. O núcleo de ferro deverá ser coberto de maneira uniforme e completa. Você também deve enrolar o fio bem apertado, ou o impacto sobre seu PEM será negativo [13] X Fonte de pesquisa .
- Deixe um pouco a mais de fio de cobre nas pontas. Você precisará dele para conectar o resto do dispositivo de PEM a sua bobina eletromagnética.
-
Isole sua antena de walkie-talkie. Ela servirá como o suporte no qual você colocará a bobina eletromagnética e a placa de circuito da câmera. Enrole fita isolante na base da antena como medida preventiva contra choques.
-
Prenda o circuito da câmera a um pedaço resistente de papelão. Ele servirá como outro isolante para prevenir quaisquer choques elétricos desagradáveis. Use a fita isolante, tomando cuidado para não cobrir nenhuma das saídas elétricas do seu circuito, e prenda-o a um pedaço de papelão.
- Prenda o circuito da câmera voltado para cima, de modo que o capacitor e seus caminhos de conexão não sofram interferência do papelão.
- O suporte de papelão do seu circuito deverá ter um espaço extra para a caixa de pilhas.
-
Prenda sua bobina eletromagnética à ponta da antena de walkie-talkie. Como a corrente passará pela bobina para criar o PEM, é uma boa ideia isolar duas vezes a antena colocando outro pedacinho de papelão entre ela e a bobina. Você poderá então usar a fita isolante para prender o núcleo ao papelão.
-
Solde a fonte de energia. Encontre as abas conectoras da bateria no seu circuito e conecte-as aos polos positivo e negativo correspondentes da sua caixa de pilhas [14] X Fonte de pesquisa .Esta poderá então ser presa a um espaço livre do papelão com fita isolante.
-
Conecte a bobina ao capacitor. O fio extra que você deixou no começo e no final precisará ser soldado aos eletrodos do capacitor de flash. Para controlar o fluxo de eletricidade entre o capacitor e o núcleo eletromagnético, será necessário amarrar a chave elétrica entre esses dois componentes [15] X Fonte de pesquisa .
- Você deve calçar luvas de borracha durante essa parte da montagem do dispositivo de PEM. Qualquer carga restante no capacitor pode dar um choque em você.
-
Prenda o suporte de papelão na antena. Use a fita isolante para prender com firmeza a base de papelão e seu componente na antena. Você deverá colocar o suporte na base da antena, que já deverá estar isolada com fita.
-
Encontre um objeto e um local de teste adequados. Uma calculadora simples e barata é ideal para testar seu dispositivo de PEM portátil. Dependendo dos materiais e da técnica usada na construção dele, o alcance do campo PEM pode incluir somente as coisas mais próximas da sua bobina ou alcançar vários centímetros ao redor dela.
- Quaisquer eletrônicos pegos pelo PEM podem ser danificados permanentemente. Escolha um local afastado o suficiente dos itens que não deseja danificar. Você pode ser responsabilizado legalmente por quaisquer danos causados pelo PEM.
-
Teste o dispositivo de PEM portátil. Veja se a chave dele está desligada e instale as pilhas na caixa. Segurando o dispositivo pela base isolada da antena, como a arma de neutrinos dos Caça-Fantasmas, aponte a bobina eletromagnética em direção ao objeto de teste e mude a chave para a posição "ligada".
- Caso não esteja confiante no seu conhecimento sobre a construção de componentes elétricos, você pode usar luvas de borracha ao operar o dispositivo como precaução extra.
- Caso o item tenha funcionado com sucesso, seu objeto de teste e outros eletrônicos pegos no campo do PEM não ligarão.
- Dependendo do tipo de capacitor de flash usado, a voltagem exigida para carregá-lo será variável. A capacitância aproximada para uma câmera descartável deverá ficar entre 80 e 160 microfarads, e a voltagem provavelmente estará entre 180 e 330 Volts [16] X Fonte de pesquisa Mims, Forrest M. <i>Forrest Mims' Circuit Scrapbook II</i>. Indianapolis, IN, USA: H.W. Sams, 1986. 149. Print. .
Publicidade
Dicas
- O tamanho do fio de cobre e o comprimento da bobina determinarão a força e o raio do pulso eletromagnético. Para sua segurança, comece com um dispositivo pequeno para testar a eficácia do projeto antes de criar um pulso maior e mais poderoso.
Publicidade
Avisos
- Trabalhar com pulsos eletromagnéticos pode ser perigoso. Há o risco de choque, ou em alguns casos, de explosão, incêndio ou danos eletrônicos. Remova os dispositivos eletrônicos do local de trabalho antes de criar a bobina de cobre. Quaisquer itens desse tipo dentro de vários centímetros do pulso podem ser danificados.
- Você pode ser responsabilizado legalmente por quaisquer danos causados aos eletrônicos por seu PEM.
Publicidade
Materiais Necessários
- Fio de cobre (emissor de PEM)
- Câmera descartável (emissor de PEM)
- Barra de ferro (emissor de PEM)
- Solda e ferramentas de solda (emissor de PEM)
- Caixa de pilhas AA (dispositivo de PEM portátil)
- Caixa de pilhas AA (dispositivo de PEM portátil)
- Fio de cobre (dispositivo de PEM portátil)
- Papelão (dispositivo de PEM portátil)
- Câmera descartável (com flash; dispositivo de PEM portátil)
- Fita isolante (dispositivo de PEM portátil)
- Núcleo de ferro (de preferência circular; dispositivo de PEM portátil)
- Luvas de borracha (recomendadas para os dois)
- Chave elétrica simples (dispositivo de PEM portátil)
- Solda e ferro de solda (dispositivo de PEM portátil)
- Antena de walkie-talkie (dispositivo de PEM portátil)
Referências
- ↑ http://whatis.techtarget.com/definition/electromagnetic-pulse-EMP
- ↑ http://midimagic.sgc-hosting.com/emp.htm
- ↑ http://www.wisegeek.com/what-is-an-electromagnetic-coil.htm
- ↑ http://www.instructables.com/id/EMP-generator/
- ↑ http://www.explainthatstuff.com/capacitors.html
- ↑ http://www.electronicproducts.com/Power_Products/Power_Management/How_to_build_a_mini_EMP_generator_to_disrupt_electronics.aspx
- ↑ http://www.empcover.com/what-is-an-emp-attack.html
- ↑ http://www.futurescience.com/emp/EMP-myths.html
- ↑ http://www.who.int/peh-emf/about/WhatisEMF/en/
- ↑ Mims, Forrest M. Forrest Mims' Circuit Scrapbook II . Indianapolis, IN, USA: H.W. Sams, 1986. 149. Print.
- ↑ http://www.instructables.com/id/Handheld-EMP-device/?ALLSTEPS
- ↑ http://www.instructables.com/id/Handheld-EMP-device/step3/Step-3-Getting-started-making-the-skeleton/# step1
- ↑ http://www.instructables.com/id/Handheld-EMP-device/step2/Step-2-The-COIL/
- ↑ http://www.instructables.com/id/Handheld-EMP-device/step6/Step-6-The-source-of-energy/
- ↑ http://www.instructables.com/id/Handheld-EMP-device/step7/Step-7-Attaching-the-coil/
- ↑ Mims, Forrest M. Forrest Mims' Circuit Scrapbook II . Indianapolis, IN, USA: H.W. Sams, 1986. 149. Print.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 174 376 vezes.
Publicidade