Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitos gatos desenvolvem caroços em algum ponto de suas vidas. Ainda assim, pode ser assustador encontrar um caroço em seu animal de estimação. Alguns deles são totalmente inofensivos, enquanto outros precisarão ser tratados por um veterinário o mais cedo possível. Em geral, vale a pena um veterinário avaliar quaisquer caroços que você não tem certeza se são inofensivos. Monitore outros sintomas que podem indicar o tipo de caroço que o seu gato tem e compartilhe a informação com seu veterinário.

Método 1
Método 1 de 3:

Visitando seu veterinário

Baixe em PDF
  1. Em geral, os caroços que estão presentes a mais de uma semana ou duas devem ser olhados pelo seu veterinário. Contudo, vale a pena ressaltar que pequenos caroços que não crescem, não têm secreção ou que não incomodam seu gato dificilmente representam algum perigo.
    • Se um caroço aparece de repente e cresce notavelmente, leve seu gato para o veterinário assim que possível.
  2. Alguns deles serão totalmente inofensivos. Por exemplo, um tecido duro que se forma no local de um machucado ou depois de uma cirurgia é provavelmente um tecido de cicatrização. Porém, se um caroço parece incomodar seu gato ou estiver infectado, converse com um veterinário o mais rápido possível.
  3. Ele provavelmente será capaz de determinar se um caroço em particular está com fluidos, como um abcesso, ou se é sólido, como um tumor ou um cisto. Porém, o veterinário não será capaz de determinar se um tumor é inofensivo ou perigoso sem exames. Ele provavelmente precisará utilizar uma agulha ou bisturi para remover uma pequena quantidade de tecido e fazer a biópsia.
    • Note que seus testes iniciais serão rápidos, fáceis e seguros. Eles podem ser realizados enquanto seu gato está acordado e causarão pouca ou nenhuma dor.
  4. Seu veterinário vai recomendar uma biópsia se não for capaz de determinar a causa de um caroço através dos testes iniciais. Seu gato será anestesiado para que todo o caroço ou uma parte dele possa ser removida. Esse procedimento é útil, já que permite que o veterinário consiga ter um diagnóstico definitivo sobre a causa do caroço.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Considerando causas prováveis

Baixe em PDF
  1. Abcessos são um tipo comum de caroço que normalmente se formam alguns dias depois de uma briga com algum outro gato ou cachorro. Eles são grandes e cheios de líquido. Se você notar que seu gato parece febril ou doente e que tem um caroço com uma casca no meio, é provável que seja um abcesso. [1]
    • Abcessos são infecções bacterianas. Enquanto eles normalmente não são perigosos, é melhor checar a situação com um veterinário. Ele pode drenar o fluido e prescrever antibióticos ao seu gato para livrá-lo da infecção.
  2. Sangue pode se reunir abaixo da pele no local de um pequeno machucado. Isso irá criar um caroço inchado e com fluido chamado hematoma. Hematomas são comuns em gatos que chacoalham bastante a cabeça e danificam os folículos capilares entre a cartilagem e a pele de suas orelhas.
    • Hematomas precisam ser avaliados por um veterinário. Normalmente existe uma causa subjacente para um hematoma. Por exemplo, ele pode ser o resultado de ácaros de ouvido ou alguma infecção que levou seu gato a danificar a orelha.
  3. Alguns cistos podem ser causados por folículos pilosos ou dutos de óleo obstruídos. Se um caroço aparece repentinamente, mas não muda e tem um fio crescendo do seu centro, pode ser um cisto. Não mexa neles se não ficarem infeccionados repetidamente e não incomodam seu gato.
    • Se você se sente inseguro, a melhor opção é marcar um veterinário e verificar se o cisto precisa ou não ser removido.
  4. Se você mudou o tipo de comida que dá ao seu gato recentemente e notar caroços em suas cabeça e pescoço, esses caroços são provavelmente a evidência de uma reação alérgica. Não dê mais esse tipo de comida e veja se os caroços diminuem. [2]
    • Caroços desse tipo serão pequenos, claros e cheios de líquido.
    • Enquanto os caroços em si não são perigosos, seu gato pode se machucar ao se coçar.
  5. Se os caroços são pequenos, avermelhados e levemente pontudos, eles provavelmente são mordidas de mosca. Elas geralmente são acompanhadas por coceira e talvez por queda de pelos. Fale com o seu veterinário sobre como se livrar de moscas e fique atento a feridas na pele de seu gato, especialmente se ele coçá-las e lambê-las. [3]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Identificando tipos diferentes de tumor

Baixe em PDF
  1. Procure por caroços em seu gato todo mês e sempre que seu comportamento mudar. Se um caroço vier a ser um tumor, quanto mais cedo ele for tratado, melhor. Comece colocando as suas duas mãos no topo da cabeça do seu gato e acariciando em volta de suas orelhas e abaixo de seu pescoço. Depois verifique suas pernas dianteiras, sob seus ombros e descendo pelas costas e barriga. Por último, sinta seus quadris e pernas traseiras. [4]
    • Ligue para o seu veterinário ou marque uma consulta para inspecionar quaisquer novos caroços.
  2. Tumores que são benignos, ou tumores que não são cancerígenos, geralmente crescem bem lentamente. Você pode notar um quando ele é pequeno e pode também nunca notar uma mudança no tamanho do mesmo. Caroços de tumores benignos são arredondados e firmes. Você pode ser capaz de mexer eles embaixo da pele. A pele não parecerá doente. [5]
    • Tumores benignos geralmente não são um risco ao seu gato, mas é sempre bom que um veterinário dê uma olhada. Alguns tumores que parecem ser benignos podem ser cancerígenos.
    • Seu veterinário provavelmente vai recomendar remover um tumor que está localizado no rosto ou nas pernas de seu gato, mesmo que ele seja benigno. Fora isso, ele provavelmente recomendará deixar o tumor benigno em paz.
  3. Tumores malignos, cancerígenos, são um risco para o seu gato e devem ser tratados imediatamente. Felizmente, eles também são relativamente fáceis de identificar. Primeiro, tumores malignos irão aparecer subitamente e serão surpreendentemente grandes, crescendo consideravelmente rápido. Eles podem ter formas estranhas e a pele acima deles pode estar descolorada ou não saudável.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 84 973 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade