Baixe em PDF Baixe em PDF

Independentemente de estar lidando com seus próprios gatos, ou com os bichos do vizinho, ou com alguns felinos selvagens, é possível manter tais animais longe de sua propriedade com segurança, sem machucar os bichos ou o ambiente. Há muita coisa que você pode fazer para deixar seu espaço menos atraente para os felinos de maneira rápida, natural e simples – independentemente do gato estar dentro de algum lugar ou em áreas externas. Veja o Passo 1 para mais informações.

Método 1
Método 1 de 2:

Afastando os gatos em ambientes internos

Baixe em PDF
  1. Se o seu bichano constantemente arranha o sofá, ou não para de deixar um pouco de pelo no encosto de uma cadeira, é simples cobrir a superfície a ser protegida com uma folha de alumínio. O som e a textura da folha são indesejáveis para o felino, e ele normalmente evitará tal tipo de material. Você sempre pode remover a folha quando estiver usando a cadeira ou quando convidados estiverem chegando.
    • Alguns donos de gato também afirmam ter sucesso usando faixas de fita adesiva nos braços de sofás ou em travesseiros para criar uma textura estranha pouco apreciada pelos bichos. A fita pode ser eficiente, independentemente do lado grudento estar virado para cima ou para baixo.
    • Também pode ser útil usar repelentes aromatizados ou pequenos pedaços de alumínio para afastar o felino da área. Tais aromas serão discutidos nos próximos passos.
  2. Limpadores com odores cítricos são os mais eficientes para manter os bichanos longe de superfícies – portanto, é ótimo aplicar tais produtos em balcões, perto de dispositivos e gentilmente em móveis e em outros lugares que precisem ser protegidos contra os felinos.
    • Capim-santo, lavanda e cóleus são outros aromas repelentes. Tente jogar lavanda e cascas de frutas cítricas em pequenas tigelas, colocando-as em gavetas próximas de itens quebráveis ou de outros cantos onde a presença de bichos é indesejada. Adicione óleos essenciais nesses mesmos aromas para aumentar o cheiro, se necessário. Borrife perfumadores de roupas com cheiro de lavanda ou de frutas cítricas em tapetes para manter os animais longe de certos ambientes do lar. Você também pode usar esses sprays em outras superfícies macias, como cortinas e camas, para afastar gatos desses lugares.
    • Repelentes comerciais para gatos normalmente são feitos com urina, ou com dejetos de outros predadores. É provavelmente algo que você não queira borrifar isso dentro de sua casa – porém, o uso do repelente é discutido nos próximos passos.
  3. Se seu gato não fica longe de sua samambaia, ou se ele gostar de subir no sofá e detoná-lo com suas garras, use um pouco de água para espantar o animal. Você pode colocar um copo de água perto do lugar em que o felino terá de ficar afastado, mergulhando o dedo no recipiente e jogando um pouco de líquido no animal para desencorajá-lo.
    • Melhor ainda, compre algumas arminhas de água e esconda-as em lugares estratégicos ao redor da casa para ter armamento sempre disponível. Seus amigos podem achar isso esquisito, mas o gato não terá onde se esconder.
    • Faça isso calmamente, sem erguer a voz. O bicho precisa associar a água ao local e ao desconforto, e não a sua voz.
  4. Bater colheres, estalar os dedos ou gritar não são maneiras eficientes de fazer com que o felino fique longe de superfícies ou objetos. Você obterá resultados por um curto período – o bichinho fugirá e se esconderá, provavelmente. No longo prazo, porém, os gatos chegarão a reagir desse jeito sempre que ouvir sua voz elevada ou estalos. O animal se tornará tímido, mas não evitará o objeto em questão.
  5. Há algum motivo para seu gato querer se deitar no seu colchão superconfortável e tirar uma soneca? Se quiser manter o bichano longe de sua cama, você precisa fornecer uma alternativa igualmente convidativa para o sono do animal. Nem todos os gatos gostam de dormir em camas, preferindo pequenos espaços com cobertores quentes e peludos são convidativos e agradáveis. Prepare uma caixa com um cobertor velho, e passe um pouco de gateira nele para deixá-lo mais atraente.
    • Se o felino estiver arranhando móveis, é absolutamente essencial comprar um poste de arranhar e aparar as unhas do animal regularmente. Gatos com garras precisam arranhar coisas regularmente – portanto, arrume um lugarzinho para que seu animal se divirta.
    • Também é uma ideia fazer com que seja desafiador, para o gato, chegar a superfícies onde a presença dele é indesejada. Os felinos são puladores ardilosos – portanto, isso pode ser difícil. Porém, se você remover superfícies que possibilitem o pulo e outros objetos que os bichanos usem para alcançar superfícies altas, tudo ficará relativamente bem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Afastando os gatos em ambientes externos

Baixe em PDF
  1. Se gatos de rua estão vindo ao seu quintal, é por que estão procurando por alimento e encontrando-o em algum lugar. Se você tiver animais de estimação, coloque a comida deles esteja dentro de casa, de modo que seja impossível alcançá-la. Garanta que não haja comida extra espalhada por aí. Também é uma boa ideia verificar se ratos não invadiram sua residência, permanecendo escondidos em varandas, por exemplo.
    • Verifique todas as latas de lixo por segurança, tampando-as bem e verificando se não há nenhum resto de comida ao alcance dos animais. Mantenha a pilha de lixo controlada e segura para que os gatos não apareçam atraídos pelo aroma dessas latas de sardinha.
    • Converse educadamente com seus vizinhos para descobrir se eles vêm alimentando gatos. Se uma pessoa começar a distribuir comida, será muito difícil afugentar os animais. Isso também deixa os bichos fadados à alimentação excessiva, o que acaba afetando a saúde dos bichanos no longo prazo.
  2. Os gatos, até mesmo os selvagens, realmente não gostam de água. Colocar sprinklers ativados por movimento em pontos estratégicos afugentará os gatos. Coloque os sprinklers em áreas estratégicas onde você veja os bichos regularmente e onde a presença deles é indesejada. Você pode colocar sprinklers em diversas outras áreas para obter boa defesa.
    • Após alguns dias, troque um pouco o local do sprinkler para que os gatos sejam afugentados e não detectem padrões. Os bichanos precisarão ser assustados muitas vezes antes de deixarem seu quintal em paz.
  3. Há vários tipos de planta atraentes (para você) que afugentam gatos. Especificamente, plantar arruda ao redor do jardim fará com que os felinos fiquem longe. No inverno, você pode colher e secar a arruda para armazená-la durante o inverno e usar como repelente. Na primavera, passe a erva no seu jardim para manter os bichos longe.
    • Outras plantas legais conhecidas por suas propriedades repelentes incluem a citronela, o capim-santo, o eucalipto e a lavanda. Esses são aromas agradáveis para pessoas, além de serem plantas atraentes para se ter num quintal. Os felinos odeiam tais plantas. [1]
  4. Você pode adubar a superfície do seu jardim, assim como plantas externas, alimentadores de pássaros e quaisquer outras regiões onde a presença de felinos não seja desejada, usando cascas de frutas cítricas, café moído ou tabaco. Essas substâncias são conhecidas por afastarem gatos e terem propriedades rearranjadoras de nitrogênio. Elas são excelentes para o ambiente e podem assustar os animais.
  5. Se você realmente tiver problemas com gatos e nenhum bicho de estimação, pode ser hora de deixar de ser bonzinho. Sem ser cruel com os felinos, você quer mantê-los longe, e pode investir em métodos mais confiáveis e eficientes para afastar os felinos, incluindo o uso de sprays repelentes e de dispositivos sônicos.
    • Experimente um repelente comercial. Normalmente, eles são feitos de urina de predador sintetizada ou coletada, e uma pequena quantidade de tal produto ao redor do perímetro de seu quintal deve fazer muito para manter felinos e outros animais distantes. Siga as instruções do produto e verifique se a substância não prejudica os animais. [2]
    • Instale um repelente ultrassônico designado para gatos. Esses dispositivos criam transmissões de áudio de tom agudo e que humanos e a maioria dos outros animais não escutam. Assim, as ondas de som afastam os bichos. Não use esses repelentes se você tiver bichos de estimação em casa. Você pode querer falar com seus vizinhos para descobrir se eles têm bichinhos se quiser usar tal dispositivo.
  6. Se você tiver um belo jardim e desejar que os bichos passem longe dele, é possível criar barreiras que dificultem o acesso a tal parte. Feche a entrada a jardins, varandas ou outras áreas em que felinos gostem de dormir e urinar. Remover o abrigo deles pode mantê-los longe do seu quintal.
    • Coloque pedrinhas em um lugar onde haja terra exposta no jardim para impedir que gatos cavem no local. Você também pode cortar passadeiras de tapete plásticas para encaixar entre fileiras do jardim ou em qualquer outra área onde haja uma grande quantidade de terra exposta. Coloque esses elementos no jardim, lado pontudo para cima, e cubra-os levemente com solo. Esses espinhos não ferirão as patas dos gatos, mas os impedirão de pisar no local. Você pode encontrar esses objetos em oficinas e em lojas de tapetes. Eles podem ser um pouco caros, mas assim que customizá-los para seu jardim, será possível usá-los sempre.
    • Passe arame farpado no solo caso não queira usar os itens mencionados acima. Use pedras ou espinhos para ancorar as extremidades dos pedaços e cubra o arame com solo.
  7. Se você fizer com que os passeios do bichano sejam menos atraentes, pode ser desejável fornecer a eles uma área livre no quintal que o impeça de retornar aos pontos proibidos. Isso é uma ideia especialmente boa se o gato for SEU, ou se você gostar da presença do animal, mas desejar que ele fique longe de suas ervilhas.
    • Plante gateira no lugar onde a presença dos bichos seja desejada, e permita que a grama cresça mais. Adicione um poleiro alto ou dois se não houver uma árvore, cerca ou outro ponto alto para o animal ficar.
    • Você pode fornecer aos gatos uma caixinha de areia ao preparar o solo de determinada área ou ao colocar areia no local. Limpe a área regularmente para encorajar o gato a continuar usando o ponto.
  8. . Se tiver um sério problema com gatos de rua, é uma boa ideia colaborar com o controle populacional e ajudar os animais de sua vizinhança a permanecerem saudáveis ao castrar os bichos e liberá-los novamente.
    Publicidade

Avisos

  • Entre em contato com o centro de zoonoses local se estiver tendo problemas com gatos selvagens. As leis em relação ao controle desses bichos variam de acordo com o local.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 670 195 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade