Um pai tóxico é uma pessoa cujo comportamento negativo causa danos emocionais e de autoestima aos próprios filhos. Ser um pai tóxico não caracteriza necessariamente nenhum tipo de transtorno mental; no entanto, um pai com comportamento tóxico pode sofrer de algum tipo de doença mental, como a depressão. Identificar um pai tóxico pode ser muito importante para o bem-estar dos filhos, portanto observe os sinais que apontem para o problema. Se o problema for na sua casa, saiba que é possível aprender a conviver com ele. Aprenda a lidar com o comportamento de pais tóxicos da melhor maneira possível, principalmente se houver algum tipo de abuso infantil ocorrendo.
Passos
-
Observe as coisas que os pais dizem aos filhos. Um pai tóxico fará com que seus filhos se sintam mal. Eles podem criticar duramente a criança com frequência e, muitas vezes também desconsiderar as conquistas dela. Um pai tóxico costuma ser muito negativo e gritar com frequência com os filhos.
- Um exemplo clássico desse tipo de comportamento é quando a criança leva para casa uma prova com uma boa nota. A criança pode dizer algo como “Veja, eu tirei 9 na prova de matemática!”, e um pai tóxico pode responder com “Por que você não tirou um 10?”. Esse comportamento desconsidera o bom trabalho da criança, fazendo-a sentir que desapontou os pais por não ter sido melhor.
DICA DE ESPECIALISTAPsicólogaA Dra. Liana Georgoulis é uma Psicóloga com mais de 10 anos de experiência e Diretora Clínica do Coast Psychological Services em Los Angeles. Formou-se na Pepperdine University. Foca em oferecer terapia cognitivo-comportamental e outros métodos comprovados de tratamento psicológico para adolescentes, adultos e casais.Existem pais tóxicos dos mais diversos tipos. A psicóloga Liana Georgoulis diz: "Vários comportamentos podem ser considerados tóxicos. Há os claramente agressivos, como gritar, culpabilizar e bater, mas há algumas outras atitudes mais sutis que são muito mais prejudiciais para o desenvolvimento da personalidade da criança. Por exemplo, um pai pode não levar em consideração as necessidades do filho ou até se tornar muito dependente dele, sustentando-se emocionalmente nele."
-
Compreenda que pais tóxicos exigem a atenção da criança. Os filhos de pais tóxicos acabam muitas vezes fazendo o papel de pais em situações onde a pessoa tóxica precisa de atenção por estar chateada ou preocupada com alguma coisa. Infelizmente, a maioria das crianças não tem maturidade para lidar com esse tipo de responsabilidade — e nem deveria ter. [1] X Fonte de pesquisa
- A maior responsabilidade de um pai é cuidar dos filhos, não o contrário.
-
Reconheça o egoísmo em pais tóxicos. Um pai prejudicial não é capaz de deixar o ego de lado ao discutir com os filhos, podendo até mesmo fazer uma greve de silêncio até que a criança peça perdão. Eles não costumam priorizar os sentimentos da criança, mas sim os próprios sentimentos, o que pode ser muito difícil para uma criança. Os pequenos não têm habilidades para compreender o porquê dos pais se comportarem de tal forma. [2] X Fonte de pesquisa
- Muitos pais sentem a necessidade de controlar todos ao redor. Com o intuito de conquistar tudo o que querem e terem a própria felicidade como prioridade, eles não têm medo de fazer com que outras pessoas se sintam mal, mesmo que sejam seus próprios filhos.
DICA DE ESPECIALISTA"Instabilidade, falta de apoio emocional e um comportamento excessivamente crítico são atitudes tóxicas dos pais."
Liana Georgoulis, PsyD
PsicólogaLiana Georgoulis, PsyD
Psicóloga -
Lembre-se de que um pai tóxico pode ser muito negativo. Todos nós passamos por alguma fase negativa em algum ponto da vida; para os pais tóxicos, é quase impossível dizer algo de positivo, levando isso ao extremo. Quase tudo o que eles dizem são reclamações sobre algo e, muitas vezes, sobre os próprios filhos. Tais pais não sentem medo de dizer algo que possa magoar. [3] X Fonte de pesquisa
- A negatividade atrai negatividade. Uma criança que cresce cercada por pessoas constantemente negativas provavelmente desenvolverá a mesma atitude. Além disso, ela se sentirá muito mal consigo por conta das críticas constantes ouvidas dos pais.
-
Procure por sinais explícitos de abuso. Apesar de não ser sempre o caso, um pai tóxico pode abusar dos filhos verbalmente em vários graus. Em alguns casos, o abuso vem em forma de críticas constantes ou de com jogos mentais complexos que fazem com que a criança sinta-se como uma pessoa ruim. Em outros casos, ele pode ir até mais longe, em forma de agressões físicas ou sexuais. [4] X Fonte de pesquisa
- Bater em uma criança é uma forma de abuso. [5] X Fonte de pesquisa
- Ao se tratar de crianças, qualquer forma de toque indevido é considerado abuso sexual. [6] X Fonte de pesquisa
- Caso suspeite que o filho de alguém esteja sofrendo algum tipo de abuso, contate as autoridades responsáveis, mesmo que não tenha certeza absoluta. Em situações assim, é sempre melhor prevenir do que remediar. Você pode procurar um centro de serviços de proteção social para crianças e adolescentes, que são vinculados aos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREA), ou ligar para o disque denúncia nacional dos direitos humanos (100) para encontrar ajuda.
- Caso você seja a criança que está sofrendo abusos, conte para alguém. Você pode conversar com uma professora na escola ou pode chamar a polícia. Caso tenha muito medo das opções anteriores, procure uma das unidades do CREA ou ligue para o Dique Direitos Humanos (100).
Publicidade
-
Procure um espaço seguro para espairecer. Pode ser muito difícil lidar com as emoções presentes quando se precisa conviver com pais tóxicos. Você pode se sentir muito bravo ou triste com a situação; ter um espaço para desabafar nesses casos é uma boa maneira para conseguir lidar com as emoções negativas. Experimente manter um diário para escrever tudo o que quiser, seja em um caderninho ou no computador. [7] X Fonte de pesquisa
- Caso queira, você pode utilizar o diário para identificar padrões negativos que possam ajudá-lo a lidar com seus pais. Escreva sobre coisas que o afetam e pense sobre o que pode fazer para lidar melhor com essas situações no futuro.
- Tente escrever coisas positivas sobre você mesmo. Se os seus pais fazem com que se sinta mal consigo mesmo, lembre-se de que você não é alguém ruim e que pode cometer erros como qualquer outra pessoa. Tente escrever algo de bom que tenha feito todos os dias. Pode parecer bobeira, mas isso ajuda muito a criar uma percepção positiva sobre si.
-
Lembre-se de que não é culpa sua. É sempre muito difícil conviver com pessoas tóxicas. Elas parecem ter um talento especial em espalhar negatividade e fazer com que todos se sintam mal. Infelizmente, muitas pessoas se comportam de tal maneira por crescerem cercadas por pessoas tóxicas também. Compreender que a negatividade dos seus pais não tem nada a ver com você pode ajudá-lo a quebrar o ciclo tóxico.
- Lembre-se também de que você é a única pessoa a quem pode controlar. Como uma criança, não é sua responsabilidade manter seus pais felizes; saiba que você não está vivendo uma relação saudável entre pais e filhos e que a única coisa que pode fazer é cuidar dos seus próprios comportamentos e reações. Tente escrever no diário algumas formas de lidar com as situações difíceis. Escreva também sobre as reações que teve durante algum evento passado, pensando sobre como poderia ter agido melhor. Não encare isso como uma forma de criticar a si próprio, mas sim como uma forma de tomar o controle da situação. [8] X Fonte de pesquisa
DICA DE ESPECIALISTAPsicólogaA Dra. Liana Georgoulis é uma Psicóloga com mais de 10 anos de experiência e Diretora Clínica do Coast Psychological Services em Los Angeles. Formou-se na Pepperdine University. Foca em oferecer terapia cognitivo-comportamental e outros métodos comprovados de tratamento psicológico para adolescentes, adultos e casais.Pais tóxicos fazem você duvidar de si. A Dra. Liana Georgoulis, psicóloga, diz: "Quando uma criança tenta abordar alguma necessidade de maneira básica, como dizer que está com fome, pais tóxicos tem um jeito de fazer os filhos questionarem a legitimidade dessa mesma necessidade. Pais tóxicos podem fazer os filhos acreditarem que são extremamente falhos ou frágeis ; a criança passa a duvidar de si . Desenvolvida a dúvida, é incrivelmente difícil resolvê-la; muitas pessoas procuram terapia para tal ."
-
Procure por pessoas de confiança. Você pode tentar conversar com seus pais sobre seus sentimentos em relação a eles, mas isso pode não acabar muito bem, principalmente se eles não reconhecerem a própria toxidade. Nesse caso, procure por um adulto de confiança e peça para que ele o ajude a lidar com a situação. Converse com ele sobre como seus pais o fazem se sentir e peça alguns conselhos. [9] X Fonte de pesquisa
- A pessoa de confiança também poderá agir como um mediador. Ter um adulto por perto ao conversar com seus pais pode ajudar, já que será menos provável que eles evitarão a conversa e digam que você é apenas uma criança que não sabe de nada.
-
Saia de casa se for necessário. Infelizmente, caso você ainda seja menor de 18 anos e more com pais tóxicos, é bastante provável que não haja outra saída a não ser aprender a lidar com a situação e dar o melhor de si. No entanto, se você vive em um situação de abuso de qualquer natureza (emocional, física ou sexual), saia de casa imediatamente. Não existe nenhum tipo de justificativa para o abuso e não existem motivos para que você fique em um ambiente assim. Vá para a casa de um amigo ou de um membro da família em quem confie; caso não exista nenhum outro lugar para onde possa ir, tente buscar ajuda com algum vizinho. [10] X Fonte de pesquisa
- Caso esteja passando por uma situação de abuso, entre em contato com as autoridades imediatamente. Se sentir muito medo de ligar para a polícia, contate o Disque Direitos Humanos através do telefone 100. A ligação é confidencial e eles podem ajudá-lo a saber como agir e a quem procurar. Você também pode procurar o CASV da sua região.
Publicidade
-
Distancie-se da relação. Quando lidamos com pessoas tóxicas, o melhor a se fazer é distanciar-se delas. Pode ser que não seja possível cortar todo o contato de vez com seus pais, mas você pode fazer o máximo para não ter que cruzar os caminhos com frequência. [11] X Fonte de pesquisa
- Se tiver mais de 18 anos, você é legalmente um adulto, o que significa que pode sair da casa dos seus pais e nunca olhar para trás. Se não pretende manter uma relação com seus pais tóxicos, você pode explicar para eles o porquê de estar se distanciando. Isso talvez os ajude a procurar a ajuda que precisam; no entanto, você também deve estar preparado para encarar a realidade de ter um pai que não possui nenhum interesse em mudar.
- Em alguns casos, o melhor a se fazer é cortar qualquer forma de contato, principalmente se estiver claro que eles não têm nenhum interesse em mudar. Procure pessoas que o tratem bem e faça delas a sua família. Isso pode ser um pouco doloroso, mas, com o tempo, você verá que será mais feliz e saudável assim.
-
Compreenda que talvez não haja muito o que fazer. Em alguns casos, não há muito o que fazer para mudar a situação. Lembre-se de que única pessoa que você é capaz de controlar é você mesmo. Uma pessoa tóxica apenas buscará mudança ao reconhecer seus próprios erros. Infelizmente, nem todos alcançam esse tipo de autoconhecimento. [12] X Fonte de pesquisa
- Se você for próximo de pais que considera tóxicos, tente intervir e conversar com eles sobre suas preocupações, mas saiba que essa será uma conversa bastante difícil e que eles podem acabar afastando da família. Caso suspeite de qualquer tipo de abuso contra uma criança, o mais certo e seguro a se fazer é contatar a polícia ou a secretaria de educação da criança e do adolescente, em vez de tentar lidar com a situação sozinho.
- Se não conseguir conversar com eles sobre o assunto, você pode tentar ser um confidente para a criança. Caso seja apropriado, você pode dar à criança o que ela precisa para se sentir amada e reconhecida. Será melhor ter ao menos uma pessoa positiva na vida da criança do que ninguém.
-
Lembre-se de que eles são humanos. Pode ser bastante difícil sentir empatia por uma pessoa tóxica, já que elas sempre dificultam as situações. No entanto, tente lembrar-se de que ela é um ser-humano e que talvez esteja passando por um momento difícil, mesmo que não assuma. Lembre-se de que a dor que ela sente não tem nada a ver com você e tente ter uma dose de compaixão para conseguir lidar com a situação da melhor forma possível. [13] X Fonte de pesquisa
- Isso não quer dizer que você precisará estar por perto e convivendo com eles durante todo o tempo, nem que exista uma desculpa para tal comportamento. Caso esteja ficando depressivo por ter que lidar com um pai tóxico, não se sinta culpado ao ir embora. O seu bem-estar deve ser sua prioridade sempre.
Publicidade
Dicas
- Procure manter-se respeitoso ao lidar com pais tóxicos. Com certeza não será uma atitude fácil durante todo o tempo, mas manter o respeito pode ajudar a tornar a situação mais amena.
- Caso um pai tóxico tente mudar, forneça o apoio necessário. Eles podem ter causado muitos danos no passado, mas admitir que estavam errados exigirá muita coragem.
Avisos
- Caso suspeite que uma criança está sofrendo abusos físicos, verbais ou sexuais, entre em contato com as autoridades imediatamente. Nenhuma criança merece sofrer abusos e muitas delas não estão em posição de se defender sozinhas.
Referências
- ↑ http://www.lifehack.org/350678/13-signs-toxic-parent-that-many-people-dont-realize
- ↑ http://www.talentedladiesclub.com/all-help/10-giveaway-signs-toxic-person-handle/
- ↑ https://www.romper.com/p/7-signs-you-have-a-toxic-parent-because-its-not-always-obvious-1941
- ↑ http://www.nytimes.com/2009/10/20/health/20mind.html?_r=0
- ↑ https://www.bostonglobe.com/lifestyle/2016/04/27/study-spanking-nearly-detrimental-abuse/X44bY3WymbVSv9LSRrKLWL/story.html
- ↑ http://www.stopitnow.org/ohc-content/defining-child-sexual-abuse
- ↑ http://everydayfeminism.com/2013/08/living-with-toxic-parents/
- ↑ http://everydayfeminism.com/2013/08/living-with-toxic-parents/
- ↑ http://everydayfeminism.com/2013/08/living-with-toxic-parents/