PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ser demitido nunca é uma experiência agradável ou fácil. É bem provável que você sinta um misto de emoções, passando do medo à raiva. Talvez esteja se perguntando o que aconteceu e o que fazer em seguida, principalmente se não foi informado do motivo da demissão. Abaixo, você encontrará algumas dicas para compreender sua situação e superá-la.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Recebendo a notícia da demissão

PDF download Baixe em PDF
  1. Sente-se e ouça em silêncio tudo o que ele disser no momento da demissão, pois é preciso reter todas as informações nesse momento para compreender exatamente o porquê de estar sendo demitido.
  2. A decisão da demissão já foi tomada e é pouco provável que você possa fazer algo para mudar a situação. Não tente convencer seu chefe a reconsiderar. [1]
    • Caso insista em discutir, é possível que seu chefe diga coisas negativas sobre você quando futuros empregadores ligarem em busca de referências.
  3. É compreensível ficar com os nervos à flor da pele, mas é preciso se esforçar para não transparecer isso. Não importa se está triste ou nervoso, respire fundo, mantenha a calma e não faça um escândalo. [2]
    • Pratique alguns exercícios de respiração quando sentir que está prestes a perder a calma. Peça licença por um minuto e respire fundo por dez segundo. Prenda a respiração por alguns instantes e solte o ar, contando até dez. Repita até conseguir se controlar melhor.
  4. Caso não tenha recebido motivos para a demissão, você pode perguntar, mas é bom estar preparado para receber uma resposta vaga como "Foi uma questão de corte de pessoal". Algumas coisas para se perguntar:
    • Quais os próximos passos?
    • Tenho que preencher alguma papelada?
    • A empresa pode me indicar alguma agência de empregos?
    • Quais os procedimentos de saída da empresa?
  5. Talvez seu ex-chefe concorde em descrever a sua demissão de modo neutro para possíveis futuras referências, sem queimar a sua imagem com outras empresas.
  6. Caso a empresa ofereça um valor em troca de um acordo no qual você admite que pediu demissão, pense bem antes de assinar. A sua assinatura dará o respaldo legal à empresa para dizer que não tem mais nenhuma obrigação com você. [3]
    • Peça um tempo para pensar e, se possível, mostre o acordo para um advogado antes de assinar para verificar a legalidade da situação.
  7. Por mais irritado que esteja, agradeça pela oportunidade e siga seu rumo. Deixar a raiva assumir o controle na situação só vai prejudicar a sua imagem: suas ações serão lembradas e possivelmente relatadas para futuros empregadores.
    • Ao manter a calma, você poderá utilizar o emprego no futuro como referência na hora de fazer uma entrevista para outro cargo.
  8. Comece a cortar despesas e a organizar seu orçamento para poder se sustentar por um tempo, até arranjar outro emprego. Se precisa ir ao médico por algum motivo, planeje-se para ir antes que o convênio médico da empresa expire. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Conhecendo seus direitos

PDF download Baixe em PDF
  1. Segundo a legislação brasileira, o empregador pode demitir funcionários quando bem entender, mas os empregados ainda têm alguns direitos que podem ser úteis em caso de demissão sem justa causa.
    • Em caso de demissão, você provavelmente conversará com o seu chefe ou com o departamento de RH da empresa. Agora é hora de fazer valer seus direitos.
  2. Antes de rescindir o contrato de trabalho, o empregador deve notificar o funcionário por um período mínimo de 30 dias, para que ele tenha tempo hábil de se planejar e procurar outro emprego. Existem duas opções de aviso prévio: a empresa pode desligar o funcionário imediatamente e pagar a parcela referente ao período, ou o funcionário pode trabalhar por mais 30 dias após a dispensa. Além disso, existe o aviso prévio proporcional, no qual há acréscimo de três dias para cada ano trabalhado na empresa.
    • Você também deve receber o 13º salário do ano, proporcional de acordo com o último mês de trabalho [5] .
    • Dependendo do caso, o empregador precisará pagar uma multa de 40% referente ao valor total depositado na conta do fundo de garantia do funcionário [6] .
  3. Em alguns casos, o funcionário não pode ser demitido por um período de estabilidade, e a demissão é considerada ilegal. É importante conhecer os seus direitos. [7]
    • Você não pode ser demitido como retaliação por ter feito uma reclamação sobre ilegalidades na empresa, por exemplo. Se for o caso, contrate um advogado e entre na justiça.
    • Se acredita ter sido demitido por discriminação contra raça, origem, gênero, idade, religião, estado social, deficiência ou orientação sexual, contate um advogado e recorra à justiça.
    • Caso tenha entrado no auxílio doença comum ou acidentário, você tem o direito de manter o seu emprego. Ao voltar à atividade, você tem direito à estabilidade por pelo menos 12 meses, período no qual não poderá ser demitido sem justa causa. [8]
    • As gestantes também têm o emprego garantido da confirmação inicial da gestação até cinco meses após o parto. Apesar da pressão que muitas mulheres recebem, elas não podem ser demitidas antes desse período, salvo em caso de infração grave que caracterize justa causa. Algumas empresas, entretanto, optam por desligar a funcionária em questão, pagando todos os meses restantes adiantados. [9]
  4. Dependendo do dia do mês no qual foi demitido, você tem direito a receber o salário proporcional pelo período trabalhado. Faça valer esse direito!
    • Saiba que a empresa deve quitar as férias vencidas ou futuras, de modo proporcional. Se necessário, contate um advogado para saber o valor exato que você deve receber [10] .
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Recebendo o seguro-desemprego

PDF download Baixe em PDF
  1. Entre em contato com um advogado ou com uma agência do Ministério do Trabalho e Previdência Social para saber se você está apto para receber o benefício. No geral, para a primeira solicitação do seguro-desemprego, você deve estar desempregado, ter sido demitido sem justa causa e ter trabalhado por pelo menos 12 meses. [11] .
    • Se pediu demissão ou foi demitido por justa causa, você não tem direito a receber o seguro-desemprego. Além disso, o seguro é negado para quem recebe outros benefícios da Previdência Social, com exceção de auxílio-acidente e pensão por morte. [12]
  2. Os trabalhadores formais têm de 7 a 120 dias, contados a partir da data da demissão, para procurar o Ministério do Trabalho e Previdência Social com a documentação necessária e dar entrada no benefício. Os trabalhadores domésticos, por outro lado, têm de 7 a 90 dias. [13]
    • Entre em contato com o Ministério do Trabalho ou faça uma pesquisa na internet para descobrir em qual órgão apresentar os documentos e fazer a solicitação do benefício em seu Estado.
  3. O procedimento pode variar um pouco dependendo de onde você mora, pois alguns estados, como São Paulo, têm centrais como o Poupatempo, que facilitam o processo, concentrando-o em um único lugar. É importante reunir os seguintes documentos antes de fazer a solicitação do benefício: [14]
    • Documento pessoal (RG e CPF);
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    • Certidão de nascimento ou de casamento;
    • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP ou cartão cidadão;
    • Três últimos holerites dos meses que antecedem a demissão;
    • Formulário preenchido do Requerimento de Seguro-Desemprego ;
    • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
    • Levantamento do FGTS ou extratos dos pagamento feitos.
  4. Se algum documento faltar ou você for considerado inelegível para o benefício, talvez tenha havido algum engano. Obviamente, cheque se os seus documentos estavam todos em dia e se a solicitação do seguro-desemprego foi bem preenchida.
    • É bom saber também os diferentes períodos de trabalho para as requisições seguintes. Se trabalhou 12 meses e recebeu o seguro-desemprego, na próxima vez em que ficar desempregado, o tempo mínimo para receber o benefício será de 9 meses. [15]
    • Caso acredite ter sido demitido sem justa causa, mas a empresa tenha documentado uma demissão justificada, recorra a testemunhas e a um advogado para conseguir solicitar o seguro-desemprego.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Procurando um novo emprego

PDF download Baixe em PDF
  1. Atualize o seu currículo com informações recentes antes de começar a procurar um novo emprego. Inclua as habilidades desenvolvidas no seu último trabalho, junto da experiências profissionais.
    • Se não sabe se o currículo está bom, faça algumas pesquisas na internet ou peça a ajuda de um amigo de confiança. É muito importante transparecer profissionalismo!
    • Para aumentar o impacto do currículo, inclua projetos, tarefas importantes e conquistas profissionais na seção "Experiência".
    • Não é preciso explicar como se deu o fim do seu último emprego. A menos que o entrevistador pergunte de quais empregos você foi demitido, não diga nada. [16]
  2. Assim que superar a perda do trabalho, volte para o mercado. Tudo bem tirar algumas semanas para organizar a sua vida, mas é bom saber que é difícil que você tenha sucesso nas primeiras entrevistas e que, quanto mais tempo desempregado, mais difícil será conseguir um novo emprego.
  3. Prepare-se para as entrevistas . Revise o seu currículo e a descrição da vaga ao ser chamado para conversar, preparando-se para responder sobre suas experiências e parecer a pessoa certa para o cargo.
  4. É bem provável que o entrevistador pergunte por que saiu do último emprego: responda de modo sincero e profissional, sendo o mais positivo quanto possível. Não é preciso entrar em detalhes, mas tente ser sincero e responder algo como "Saí em bons tempos com a empresa e agora estou procurando por uma boa oportunidade para utilizar meus pontos fortes".
    • Tente transformar experiências passadas em positivas. Por mais que se decepcionou com a demissão, você deve se sentir sortudo por ter aprendido tanto no emprego.
    • Não fale mal do seu ex-chefe, pois você não sabe quais as conexões dele. Demonstrar respeito, independentemente do ocorrido, também é muito importante.
    • Seja sincero e não invente histórias sobre a demissão. É possível que você seja descoberto. [17]
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Preparando-se no futuro

PDF download Baixe em PDF
  1. Não importa o quanto seu emprego pareça seguro, você sempre corre o risco de ser demitido sem um motivo adequado. Por conta disso, é muito importante estar preparado para tudo.
    • Mantenha o currículo sempre atualizado e fique de olho nas vagas disponíveis, o tempo inteiro.
  2. Atualize seu currículo com frequência, sempre que desenvolver uma nova habilidade ou conquistar mais experiências profissionais. O currículo deve mudar e se desenvolver junto com você. Pode ser difícil manter o controle de todos os projetos do trabalho, portanto, tente atualizar o currículo assim que terminar uma tarefa ou um curso.
  3. Se participa de uma rede como o LinkedIn, é bom manter seu perfil atualizado com experiências profissionais e habilidades aprendidas para causar uma boa impressão.
    • Responda as solicitações de amizade rapidamente para demonstrar interesse e organização.
  4. Mesmo que acredite que seu emprego está seguro, é bom ficar sempre de olhos nos outros possíveis cargos que poderia ocupar.
    • Compare seu emprego com outros cargos parecidos para descobrir se está sendo tratado de modo justo. Talvez você se surpreenda ao descobrir que profissionais semelhantes estejam recebendo muito mais ou muito menos.
  5. Trata-se de uma prática importante para quando se é demitido, pois quanto mais conexões temos, maiores são nossas chances de arranjar um emprego rapidamente. Algumas dicas:
    • Participe de eventos e festas profissionais.
    • Estabeleça conexões virtuais.
    • Seja respeitoso e simpático sempre que encontrar alguém.
    Publicidade

Dicas

  • Evite as emoções negativas associadas à demissão. Muitos profissionais capazes e competentes são demitido! Processe o que está sentindo e siga em frente com a cabeça erguida!
  • Se acredita que foi demitido por um motivo ilegal ou discriminatório, procure um advogado imediatamente! Não deixe o tempo passar e a situação cair no esquecimento.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 23 448 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade